O desejo de todos que possuem um negócio na web é com toda certeza ter um site entre as primeiras posições da primeira página do Google. Por isso preparei esse breve artigo com as melhores dicas de Seo para seu projeto.

Essa é uma verdadeira vitória bastante importante, no entanto ela não acontece de uma hora para outra. E também não existe receita de bolo pra isto. Mas existem técnicas simples de serem aplicadas que você verá aqui nesse artigo de dicas de seo para te ajudar a conquistar um melhor posicionamento.

É a reunião de técnicas conhecida como Seo (Search Engine Optimization que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca).

Deixando bem claro para você leitor que existem muito mais de 200 aspectos e fatores de ranqueamento pra determinar o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa do Google, que é o maior motor de busca de todo o mundo.

O único objetivo aqui é oferecer a você leitor as melhores dicas de seo caso você seja um iniciante no assunto. Informações estás com valor agregado contando com 5 técnicas simples de serem aplicadas. Porém super úteis se deseja melhorar o posicionamento de seu web site.

Dicas de Seo para iniciantes

Título:

Ao contrário do que se costuma cogitar, o título em definições de seo, não refere-se ao título do artigo ou da página em questão.

Sempre se lembre da concepção de otimização para motores de busca é no entanto sempre estar facilitando a conversação entre a página ou post e o buscador. Portanto o título sempre está ligado ao código fonte do seu site.

Por isso quando esse componente é reconhecido pelo algorítimo do Google, ele mostra-se nos resultados da busca e também na aba do navegador (quando o visitante efetua o clique no link).

Esse primeiro elemento nos leva é claro a obedecer sempre o limite de caracteres que são mostrados no buscador. No Google este limite é de 70 caracteres, mas nossa dica de seo aqui é usar somente 60 caracteres para sua mensagem não ficar cortada.

Devido a relevância do título pro seo, então para que o motor de busca reconheça a relação da postagem ou página com o teor pesquisado pelo usuário, é fundamental ficar atento a outros detalhes também:

  • Opte por formular títulos sempre usando poucas palavras, assim, as palavras chaves principais terão mais peso e valor;
  • Procure evitar ao máximo completar o espaço com elementos que não agregam e não ajudam em nada a retratar a página, como por exemplo frases sem sentido ou slogans;
  • Utilize um plugin de seo para te auxiliar com isso;
  • Sempre use a palavra chave principal no começo do título.

Meta Description:

É muito bem provável de já ter acontecido de você efetuar um busca no Google mas porém nenhum dos resultados mostrar uma descrição sólida e verdadeira. Mostrando o que realmente você encontraria em cada uma das páginas?

Isso é um grande problema que influência a experiência do usuário. Pois a falta ou nenhuma inserção que mostre o conteúdo verdadeiro da página não passa segurança, e não convence ao clique. Sendo assim inclua em nossas dicas de seo o preenchimento correto da meta description.

Sendo assim evite que o seu site ou blog seja protagonista desse tipo de cenário que é o uso da meta description. Que nada mais é que aquela descrição que fica localizada embaixo de cada resultado das pesquisas orgânicas.

Pro seo em si, a meta description não surte efeito direto quanto ao posicionamento. Estando escrito ou não o ranking do web site não mudará. No entanto nossa dica de seo é: pensar sempre em uma meta descrição como placas e cartazes informando o que o visitante vai encontrar, como um hotel por exemplo.

Possuir uma fachada bonita com uma boa localização são pontos essenciais. Porém, o hotel ficará muito mais atraente quando se coloca uma placa informativa (quarto com ar condicionado, vaga na garagem coberta), são informações importantíssimas ao cliente.

Por isso a meta descrição ou meta description tem um cargo parecido, visto que o web site pode estar em bom posicionamento contendo um excelente título. Mas não apresenta nenhuma descrição atrativa que convença o usuário a clicar.

Então se deseja melhorar sua meta description, nossas dicas de seo são:

  • Utilizar no máximo 160 caracteres;
  • Procure usar sempre uma chamada para ação como: clique aqui, saiba mais, acesse já;
  • Use um conteúdo, explicativo, sedutor e breve.

Além disse uma boa meta descrição com certeza irá aumentar o seu CTR (taxa de cliques) nos resultados apresentados na pesquisa. O que é um importantíssimo ponto positivo para o ranqueamento.

Url Amigável:

A nossa dica de seo agora é sobre Urls, que significa (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos), ou seja todas letras (caracteres) que retratam o endereço da página. Por exemplo: https://xtudodaweb.com/plugins-whatsapp-wordpress.

A nossa orientação é sempre colocar a palavra chave principal na Url de maneira curta e amigável.

Muitos sites por ai não ligam muito para isto e acabam deixando suas Urls como se fossem um código, como por exemplo: www.site.com.br/25-01/2020-category/za88741/v=123. Urls assim são fáceis de serem encontradas durante uma pesquisa.

Porém, isso não é uma boa prática para os mecanismos de busca e deve ser alterado para que o robô encontre e identifique a sua ligação com o conteúdo que está na página ou post. E também com demais elementos importantes.

Imagens:

Como já sabemos o algorítimo do Google ainda não consegue fazer a interpretação do conteúdo de imagens efetuando raios X do componente gráfico. Sendo assim, o que torna possível a busca por imagem?

A resposta é bem simples e clara, o algorítimo consegue ler os textos das imagens. É na parte que está escrita que desempenha está função de fazer o fornecimento das descrições sobre as imagens, assim traz a informação que o robô indexador do buscador precisa para efetuar suas semelhanças com termos pesquisados.

Portanto, nossas dicas de seo quando estamos citando estratégias, é que sempre precisamos pensar nas imagens seguindo alguns pontos:

Então certamente que o nome do arquivo da imagem deve sim fornecer uma explicação, que por sua vez, deve se enquadrar no cenário. Isto é na colocação dela no conteúdo, sendo assim, nossa dica de seo é, quanto mais próximo for, isso fará com que o motor de busca à relacione com o conteúdo do artigo.

Já com o (Alt Text) ou texto alternativo, age como se fosse um tipo de rótulo para a foto ou imagem, possibilitando que, caso estejam nomeadas como DSC123456, e o texto alternativo (exemplo: cachorro quente tradicional) isto irá permitir que a imagem seja achada nas buscas de imagens.

Cabeçalhos (Headings):

E por fim para encerrar as dicas de seo básicas para iniciantes vamos falar de cabeçalhos do texto, também conhecido como headings. E estão relacionadas a organização do código fonte da página, mostrando como certos trechos do artigo (texto) necessitam ser priorizados.

Em um artigo ajustado é muito comum que a sua estrutura seja feita por três ou quatro escalas de prioridades, por exemplo (h1, h2, h3) porém é possível sim colocar até mesmo seis cabeçalhos. Isto para que partes importantes do conteúdo não fique fora de foco, isso vale tanto para o Google quanto para o leitor.

Então para que compreenda mais facilmente como os cabeçalhos (Headings) são utilizados no seo, irei supor agora que um post fale sobre um determinado assunto bem amplo. No qual terá de passar por um desmembramento ao qual algumas particularidades não passem batido.

Por isso o título principal sempre deve ser posto como h1, seguidos pelos subtítulos referentes ao assunto principal tem de ser colocados em h2. E os subtítulos ligados ao h2 devem ser postos em h3, e assim por diante.

Isso tornará a leitura muito mais fácil, objetiva e gostosa para o leitor e para o robô do motor de busca. Que terão muito mais acerto retornando ao usuário resultados muito melhores e condizentes com os termos usados na pesquisa.

Minha expectativa é que tenha gostado de minhas dicas de técnicas de seo mesmo sendo básicas espero ter ajudado você. E assim poder replicá-las em seus projetos logo de imediato.

Vou ficando por aqui, e muito sucesso para você em sua jornada pela internet 🙂

 

Fique e confira outros artigos:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.