Saiba que você não é o único a enfrentar problemas com a taxa de rejeição, também conhecida como (Bounce Rate).

Se você também está passando por isso, então é claro que precisa que os visitantes de seu site, blog ou de sua loja virtual fiquem mais tempo em suas páginas. E que não saiam rapidamente delas.

Por esse motivo preparamos esse artigo onde mostraremos o passo a passo como fazer para diminuir a taxa de rejeição de seus sites.

Quando você chegar ao fim desse artigo de hoje você saberá exatamente o que fazer para reduzir o Bounce Rate fazendo que os seus visitantes permaneçam muito mais tempo consumindo seu conteúdo.

Que é isso que você deseja certo?

Reduzir taxa de rejeição - bounce rate

Mas Afinal O Que É A Taxa De Rejeição (Bounce Rate)?

A taxa de rejeição ou o Bounce Rate é com toda certeza uma das métricas mais conhecidas pelos profissionais de marketing digital.

Essa métrica revela o percentual de usuários visitantes que simplesmente deixam de acessar o seu web site logo após terem visitado uma única página.

Um dos principais fatores do aumento da taxa de rejeição está totalmente ligado a falta de conteúdo de alta qualidade, e também o de tempo carregamento de suas páginas.

Pois caso os visitantes não encontrem nada de útil em seu site, ou então ele não carregar rapidamente, provavelmente eles vão embora e não voltam nunca mais.

Então você sendo proprietário de um negócio online, não trate com descaso o Bounce Rate. Pois se a sua taxa de rejeição é alta, pior será o seu posicionamento a nível de Seo (Buscas Orgânicas Otimizadas).





Saiba você que o motor de busca leva muito em conta a duração da visita do usuário para poder mensurar se o site é relevante ou não é relevante para uma determinada palavra-chave.

Então se a maioria dos visitantes fecham rapidamente um web site assim que entram nele e não interagem com nada, então os mecanismos de pesquisa entendem que esse tipo de site não oferece conteúdo de qualidade para merecer um melhor posicionamento pra ele.

Obviamente não é isto que você quer, ou é?

Por esse motivo, como o intuito aqui é sempre te ajudar, preparei uma pequena relação de porcentagens médias a respeito de uma boa taxa de rejeição ou uma péssima taxa. Segue:

  • De 26% – 40% é considerado excelente;
  • Entre 41 – 55% é médio;
  • De 56 – 70% é ruim;
  • + 70% é péssimo.

Apenas lembrando você que essas variações de taxas servem como um guia, pois elas tem médias diferentes para cada tipo de site.

Veja nessa breve relação os valores médios de taxa de rejeição por tipos de sites:

  • Ecommerce e Lojas Virtuais: – 20% – 45%;
  • Sites B2B (Business To Business ) – 25% – 55%;
  • Web Sites Geradores de Leads – 30% – 55%;
  • Sites Sem Conteúdos Ecommerce – 35% – 60%;
  • Landing Pages – 60% – 90%;
  • Dicionários, portais, blogs e sites de notícias – 65% – 90%.

Caso você não saiba, os sites de vendas tipo e-commerce geralmente tem uma taxa de rejeição menor, mas isso é simples de entender. Os usuários ficam muito mais tempo no site fazendo pesquisas antes de realizar a compra.

E por outro lado, os sites que oferecem informação ou simplesmente atendem a uma dúvida rápida, como carrinhos de compra, envio de formulários de contato tem um bounce rate maior.

Por isso cada percentual da taxa de rejeição varia conforme o tipo de site e por esse motivo é tratada de forma individual.

O que á a taxa de rejeição

Como Descobrir o Bounce Rate De Seus Sites?

A melhor forma de saber a sua taxa de rejeição é usando a ferramenta gratuita Google Analytics. Está ferramenta de análise é excelente, pois ela permitirá analisar todo o trafego do seu site, inclusive ver qual a taxa de rejeição entre outras métricas importantes.

E para obter todas essas informações é necessários que o web site esteja integrado a uma conta do Google Analytics.

Processo de Integração:

  1. Faça uma cadastro gratuito no Google Analytics usando uma conta do G-mail;
  2. Preencha todas as informações necessárias como: nome da conta, Url do site (domínio) fuso horário e categoria;
  3. Por fim aceite os termos de uso do Google e insira o código gerado no Head (cabeçalho do seu site).

Logo após alguns dias de feita a integração do Analytics com seu site, então a taxa de rejeição começará a aparecer em seus relatórios. Caso você esteja com dificuldades para fazer a integração então use um plugin WordPress para Analytics.

Analisando Dados:

A ferramenta é excelente e essencial, e ela ainda disponibiliza vários recursos muito mais completos para você saber exatamente como anda o bounce rate de vários locais de seu site, assim como:

  • Todas as páginas: basta ir até a aba “Comportamento” que você verá a taxa de rejeição de cada página individualmente;
  • Canais: vá até a aba “Aquisição”. Aqui você saberá o bounce rate de cada fonte de tráfego;
  • Origem / Mídia: essa aba está localizada no menu “Aquisição”, e nela você fica sabendo qual é o tráfego de referência e qual a mídia possui a menor taxa de rejeição;
  • Campanhas: Essa aba está dentro do submenu “Ads”, e ela permitirá que você verifique todo o bounce rate de suas campanhas de anúncios no Google Ads.

Mas você também pode conseguir todos os dados sobre a taxa de rejeição do seu site de outra, e forma muito simples. Se o seu site for feito em WordPress instale e ative o Plugin MonsterInsights.

Os resultados serão mostrados no dashboard do site. E ele fará todo o trabalho de coleta de dados e informações.

Instalando O Plugin MonsterInsights:

Veja sua taxa de rejeição e muitas informações importantes após instalar o plugin, confira como em 4 passos a instalação:

  1. Acesse Plugins / no campo de pesquisa busque por MonsterInsights;
  2. Clique em instalar e ativar;
  3. Insira no plugin o código do GA – Google Analytics (código de rastreamento UA – fornecido na hora da criação da conta);
  4. Vá até Insights / procure por relatórios. A sua métrica estará lá e vai sempre atualizar.

Existem muitos plugins WordPress que realizam a mesma tarefa, fica a seu critério testar cada uma delas se ver necessidade.

Como Descobrir o Bounce Rate De Seus Sites

Formas Eficientes Para Diminuir O Bounce Rate De Seus Sites:

Agora que já sabe como fazer todo o monitoramento da taxa de rejeição do seu site, e você também já conseguiu entender bem melhor qual é a importância de fazer está medição.

Então chegou a hora de você aprender as melhores dicas de como diminuir a sua taxa de rejeição, conseguindo deixar os seus projetos online muito mais otimizado para as buscas e melhor para os visitantes.

Conteúdo De Qualidade:

Tenho certeza que você lá leu e ouviu isto várias vezes “Conteúdo é Rei”, pois ele é verdadeiro, pode acreditar nisso. O seu conteúdo precisar ser da mais alta qualidade.

Isso só vai ajudar a diminuir a taxa de rejeição de qualquer tipo de site.

Jamais tenha medo de testar modelos diferentes de formatação e visualização de suas páginas. Mesmo que você tenha de focar em conteúdo de alta qualidade. Incremente o visual de suas páginas.

E jamais deixe de saber a opinião de outras pessoas, assim você também elimina a comodidade de sua parte de vez.

bounce rate - criar Conteúdo de Qualidade

Exiba Sua Marca:

Não seja desagradável com seus visitantes, por isso não fique implorando por coisas. Isso não é nada bom e pode prejudicar a taxa de rejeição do site. Por isso foque no Brand (Marca).

Impressionar tem um papel fundamental em converter muito mais vendas na internet, é que as relações de confiança entre os vendedores e o público em geral ficam ainda mais fortes.

Por isso utilize este conceito para criar sempre senso de segurança, cujo os visitantes, confiam, podendo oferecer o que tiver, sempre vai agregar valor e qualidade pros leitores.





Existem várias formas de fazer o marketing pessoal, os mais simples e usado sempre exemplificam números em vendas, metas atingidas, reviews positivos no site, entre outros dados.

E jamais se esqueça de estar presente nas redes sociais sempre, Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, YouTube entre outras. Mas não se esqueça que tem várias novas redes sociais surgindo para serem exploradas.

A presença nas mídias sociais vai ajudar a expandir o conhecimento de sua marca. Assim criará conexão e engajará sua audiência a cada dia mais.

Formatação Do Texto:

Muita gente não da muito valor a este quesito, mas uma vez que o usuário passe por uma experiência ruim no site já é motivo para aumentar a taxa de rejeição. Por esse motivo tenha conteúdo sempre legíveis, bem escritos e atrativo.

E se deseja melhor ainda mais a experiência do usuário do seu web site, então nunca use fontes de letras muito estranhas ou pequenas demais. Pois assim elas estarão de certa forma dificultando a legibilidade do seu texto.

Não se esqueça jamais de corrigir seus textos antes de publica-los, na dúvida use corretores ortográficos online.E verifique sempre tudo relacionado a ortografia em geral.

Isso vai prejudicar o seu conteúdo de várias formas como se você apresentar frases e sentenças de palavras desconexas, vai deixar seu visitante confuso e assim reduzirá a credibilidade do site.

Mas você não quer e não vai passar por isso, vai?

diminuir a taxa de rejeição - formatação de texto

Turbine A Velocidade Do Seu Site:

Pesquisas revelam que 40% dos visitantes de um site não retornam mais para ele se ele carregar em mais de 3 segundos. Por isso o tempo de carregamento pesado e lento pode prejudicar suas páginas. Fazendo os visitantes fugirem.

Por isso para diminuir a taxa de rejeição do seu site nossa recomendação é que você comece a monitorar constantemente a velocidade do seu site. Existem várias ferramentas grátis para isso.

São muitos os fatores que podem estar prejudicando o tempo de carregamento do seu site, por exemplo:

diminuir bounce rate - velocidade do site

Site Responsivo:

Sabia que aproximadamente 53% de todo o tráfego gerado na web é proveniente de dispositivos móveis.

E seu o seu site não estiver devidamente adequado para todo e qualquer dispositivo móvel que seja também pode ser um indicio de aumento da taxa de rejeição.





Sendo que uma única vez que o usuário acessa o site e o mesmo não se adapta aos diversos tamanhos e tipos de tela, então eles vão embora pois querem uma excelente experiência.

Então se deseja diminuir a taxa de rejeição tenha um site responsivo e que apresente-se bem bem em qualquer tela.

reduzir a taxa de rejeição - site responsivo

Garanta Sempre Uma Excelente Experiência Para O Usuário:

Procure oferecer uma experiência para o usuário no qual você gostaria de ter.

E logo quando o seu web site estiver em outro nível, temos certeza que o bounce rate não será mais problema para você.

E para isso aplique todas essas dicas em sua caminhada pela internet. Por isso monitore o seu site constantemente e proporcione para o usuário uma excelente experiência.

Conclusão:

A taxa de rejeição nada mais é que a porcentagem (%) de visitantes que não clicam em um site após ter tido uma primeira interação com ele, e por sua vez ela não foi boa, pois não voltam mais.

E está métrica está ligada totalmente ao posicionamento dos sites nos resultados das pesquisas. Pois possuir uma taxa de rejeição alta significa também ter um ranqueamento ruim.

Por isso aplique sempre as nossas dicas em seus projetos para diminuir a taxa de rejeição:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Exibir suas marcas;
  • Formatação de seus textos;
  • Velocidade do site;
  • Site responsivo;
  • Melhor experiência do usuário.

Garantimos para você, que se aplicar tudo o que mencionamos aqui temos certeza que a sua bounce rate vai diminuir e muito.

O seu visitante merece um site responsivo, leve, rápido e que ofereça uma leitura agradável sempre, é claro.

Por isso comece a otimizar todas a suas páginas e veja a taxa de rejeição reduzir bastante.

E é isso, encerro mais um artigo, espero ter ajudado, até a próxima e sucesso 🙂

 

Fique e leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.