Framework PHP: Os Melhores e Por QuĂȘ Usar?

Publicidade

Iniciar um web site do absoluto zero atĂ© que dĂĄ um certo trabalho, por isso usar um Framework PHP pode e vai te auxiliar a solucionar esse problema, pois eles oferecem um alicerce onde vocĂȘ pode fazer a construção e tambĂ©m o desenvolvimento do projeto.

EntĂŁo resolvemos elaborar esse artigo com o intuito de auxiliar vocĂȘ a encontrar os melhores frameworks para vocĂȘ realizar seus afazeres de programação e desenvolvimento.

Nesse nosso guia iremos te apresentar, e tambĂ©m falar sobre as caracterĂ­sticas de alguns dos nossos Frameworks PHP prediletos. Mas antes de entrar no assunto principal faremos entĂŁo uma breve introdução sobre e por que vocĂȘ deve utilizĂĄ-lo.

php framework
Framework PHP (imagem do Google)

Breve introdução e porque usar:

Caso vocĂȘ nĂŁo saiba, na ĂĄrea de desenvolvimento de programas, framework refere-se a biblioteca de arquivos que tem a função de armazenar muitas funçÔes bĂĄsicas. EntĂŁo o grande objetivo oferecer o alicerce para vocĂȘ poder desenvolver os seus projetos de forma muito mais eficiente. 

E para isso ele insere uma sĂ©rie de funcionalidades onde vocĂȘ terĂĄ que desenvolver desde o começo, caso vocĂȘ estivesse iniciando do absoluto zero.

EntĂŁo imagine que vocĂȘ esteja testando uma nova receita aĂ­ na sua casa.  VocĂȘ deverĂĄ comprar todos os ingredientes que serĂŁo necessĂĄrios para o preparo da receita conforme as recomendaçÔes da mesma.

Mas como vocĂȘ sabe tambĂ©m irĂĄ precisar de utensĂ­lios bĂĄsicos de casa como panelas, talheres e talvez algum eletrodomĂ©stico.  EntĂŁo nesse nosso exemplo saiba que os utensĂ­lios domĂ©sticos bĂĄsicos da cozinha representam os frameworks.

Que na verdade, sem eles com toda certeza vocĂȘ iria ter muito mais trabalho para realizar o preparo de todos os ingredientes de sua receita. EntĂŁo saiba que eles funcionam exatamente da mesma forma, tudo isso para vocĂȘ nĂŁo ter a necessidade de reinventar tudo diversas vezes.

Por esse motivo caso vocĂȘ esteja fazendo um planejamento para desenvolver uma nova aplicação em PHP,  nossa recomendação Ă© que procure um framework que jĂĄ tem incluso todas as funçÔes que vocĂȘ necessita.

Mas para sua sorte, as opçÔes sĂŁo bem diversas, mas claro que cada uma delas Ă© Ășnica na forma de desenvolver. E claro todas elas possuem caracterĂ­sticas distintas como pontos fortes e fracos. E como nosso intuito aqui Ă© sempre te ajudar, iremos agora te apresentar e te auxiliar a escolher o melhor framework PHP para todas as suas necessidades, que sĂŁo eles:

Melhores Frameworks PHP para desenvolvimento web:

NĂłs nĂŁo sabemos se esse Ă© o seu caso, mas caso jĂĄ tenha utilizado algum tipo de framework, como jĂĄ mencionado acima vocĂȘ sabe que cada ferramenta tem sua particularidade, o que a torna Ășnica.

Todas as opçÔes que apresentaremos sĂŁo gratuitas e tambĂ©m de cĂłdigo aberto, o que significa que vocĂȘ tem toda a liberdade para fazer seus experimentos nas diversas ferramentas.

Laravel:

Com toda certeza que o Laravel é um dos mais populares, é muito conhecido pela sua sintaxe que é elegante, além de ser muito fåcil de conseguir aprender, sem falar no prazer de trabalhar com ele.

Utilizando o Laravel vocĂȘ inicia seus trabalhos em seus projetos muito rapidamente, o que farĂĄ com que vocĂȘ economize tempo e trabalho contando com funcionalidades como gerenciamento de seção, autenticação de usuĂĄrio e cache. De modo geral o Laravel oferece as ferramentas que vocĂȘ necessita para construir aplicaçÔes PHP modernas.

E caso vocĂȘ esteja interessado nas partes tĂ©cnicas que fazem do Laravel uma excelente opção, Ă© muito fĂĄcil de descobrir. EntĂŁo saiba que a principal essĂȘncia do Laravel Ă© muito sĂłlida em relação a sua performance. Sem falar que suas funcionalidades podem ser estendidas com extensĂ”es.

Ele também tem total integração com alguns serviços de terceiros, como por exemplo o AWS (Amazon Web Services), que por sua vez permite o desenvolvimento de aplicaçÔes que são altamente escalåveis.

E para aquelas tarefas de longo prazo, vocĂȘ entĂŁo pode programar para que elas sejam executadas de forma totalmente assĂ­ncrona, o que irĂĄ melhorar ainda mais o desempenho.

Principais caracterĂ­sticas:

  • ExtensĂŁo de funçÔes usando complementos;
  • Framework de sintaxe elegante;
  • Integração com algumas plataformas externas;
  • Funcionalidades nativas para poder trabalhar com gerenciamento de usuĂĄrios, cache entre outros;
  • Executa tarefas de forma assĂ­ncrona melhorando a performance.

E nĂŁo podemos deixar de mencionar que o Laravel conta com uma comunidade totalmente ativa, o que Ă© muito bom, pois caso necessite de ajuda saberĂĄ onde encontrar. E se essa for a sua primeira vez a usar um framework, entĂŁo saiba que o Laravel serĂĄ para vocĂȘ uma excelente opção.

Symfony:

Se existisse uma competição pelo nome do melhor, com toda certeza que o Symfony também estaria nessa competindo com o Laravel e com o CodeIgniter, pois ambos são muito populares.

O Symfony Ă© bastante flexĂ­vel, possuindo um pacote e tambĂ©m um sistema de componentes que permitirĂŁo a escolha exata das funcionalidades PHP que vocĂȘ necessita, e se quiser tambĂ©m poderĂĄ usar ele inteiro.

Então para garantir que sua aplicação seja executada da forma que realmente tem de ser, ele oferece funcionalidades de teste. Sem falar que o seu processo de aprendizado é um pouco complexo.

Principais caracterĂ­sticas:

  • Oferece um Ăłtimo manual para o aprendizado;
  • Muito flexĂ­vel permitindo a escolha de componentes;
  • Funcionalidade de testes.

O Symfony tambĂ©m Ă© uma Ăłtima opção, principalmente se vocĂȘ se importa com modularidade. VocĂȘ poderĂĄ optar por usar somente os componentes que desejar, sem ter a necessidade de usar toda a biblioteca. E isso faz dele um dos melhores frameworks PHP, caso vocĂȘ precise apenas de uma ajuda simples.

CodeIgniter:

O CodeIgniter se trata de um framework PHP que usa componentes distintos para poder lidar com tarefas específicas de desenvolvimento. Esse é um método bastante popular entre os desenvolvedores web, simplesmente porque permitem a criação de aplicaçÔes de alta escala sem ter de ocupar muito espaço.

Caso vocĂȘ seja um iniciante, entĂŁo saiba que o CodeIgniter pode ser sim uma excelente opção para vocĂȘ, principalmente por ser muito mais fĂĄcil de aprender. Sem falar que a plataforma tambĂ©m disponibiliza um Ăłtimo manual para melhorar ainda mais seu aprendizado. A sua performance Ă© bastante sĂłlida, tornando-o ideal para criação de aplicaçÔes mais leves para servidores mais modestos.

Principais caracterĂ­sticas:

  • FĂĄcil aprendizado;
  • Leve e totalmente focado em desempenho;
  • Criação de app escalĂĄvel.

Claro que existem diversas vantagens em utilizar o CodIgniter, mas de forma alguma podemos aqui considerå-lo como um dos melhores frameworks PHP, principalmente devido as suas atualizaçÔes que possuem pontos fracos, pois são atualizaçÔes irregulares.

Phalcon:

O Phalcon é um tanto diferente em relação aos outros, pois seu código fonte é escrito na linguagem de programação C, então ele nada mais é do que uma extensão em C do PHP.

Se o quesito Ă© desempenho, o Phalcon nĂŁo deixa a desejar, sempre entregando resultados de alta qualidade e nĂ­vel. Sem falar que ele Ă© muito leve, e mais, a plataforma quase nĂŁo tem arquivos pra ser instalados.

Muito pelo contrĂĄrio, ao invĂ©s disso basta vocĂȘ apenas instalar os mĂłdulos caso necessite deles, o que deixarĂĄ o processo de desenvolvimento muito mais organizado.

Principais caracterĂ­sticas:

  • Excelente performance com utilização de poucos recursos;
  • Escrito em linguagem C;
  • Utilização de bibliotecas e mĂłdulos somente se necessĂĄrios.

O Phalcon claro até parece ser uma ótima alternativa, principalmente pela sua popularidade. Mas não podemos deixar de mencionar que o seu manual de aprendizado é um tanto complicado.

E se precisar de ajuda por causa de bugs terå um pouco mais de dificuldade em encontrar. Mas mesmo assim o Phalcon estå entre os melhores. Principalmente se levarmos em consideração o seu desempenho.

Zend:

O Zend Ă©  totalmente voltado a objetos, tambĂ©m baseado em MVC (Model View Controller) permitindo que vocĂȘ carregue e use apenas os componentes que necessita, como por exemplo bibliotecas individuais. Assim sendo o Zend irĂĄ permitir que vocĂȘ mantenha o foco somente nas funçÔes e componentes que deseja, podendo ignorar todo o restante.

Devido a isso e tambĂ©m a natureza do objeto vocĂȘ entĂŁo poderĂĄ reutilizar muitos dos cĂłdigos que jĂĄ escreveu anteriormente, que na verdade soa como uma boa notĂ­cia. O Zend tambĂ©m permite que vocĂȘ faça a integração com algumas plataformas externas, tudo isso para estender ainda mais as suas funcionalidades.

Principais caracterĂ­sticas:

  • Voltado a objetos;
  • Integração com bibliotecas externas;
  • Reutilização de cĂłdigos jĂĄ escritos;
  • Uso apenas de itens desejados.

Mas nem tudo sĂŁo flores, o Zend possui alguns pontos fracos, como por exemplo a dificuldade de aprender nessa plataforma. Mas mesmo assim o Zend Ă© com toda certeza um dos melhores.

Yii:

Saiba que o Yii tambĂ©m estĂĄ entre os melhores, merecendo destaque na facilidade de sua instalação e configuração inicial, que por sua vez Ă© muito simples. Sem falar que o Yii Ă© um concorrente fortĂ­ssimo do Phalcon quando o assunto Ă© desempenho, o que nĂŁo deixa de ser um excelente atrativo.

O Yii, assim como outros, disponibiliza para o usuĂĄrio diversas ferramentas robustas que por sua vez aceleram o desenvolvimento das suas aplicaçÔes. Mas ele se destaca mesmo pelos seus recursos de segurança, que por sua vez podem ser utilizados em projetos que precisam de alta segurança.

Principais caracterĂ­sticas:

  • Excelente performance e velocidade;
  • Oferece instalação padrĂŁo ou personalizada;
  • Criação de web sites e aplicaçÔes muito mais seguras.

Como ponto fraco podemos dizer que o Yii Ă© um tanto difĂ­cil de aprender, isso caso seja o seu primeiro framework. E apesar de ser um dos principais, se vocĂȘ Ă© novato a linguagem, entĂŁo nesse caso recomendamos outras opçÔes.

FuelPHP:

Podemos dizer que o FuelPHP é bastante novo, pois teve seu lançamento em 2014. Os seus criadores dizem ter feito a melhor seleção de pråticas de outros frameworks jå existentes e criado algo novo e animador para os usuårios.

Principais caracterĂ­sticas:

  • Muito seguro;
  • Total suporte a HMVC;

O FuelPHP suporta versÔes 5.4 e acima disso. Sem falar na excelente documentação que disponibilizam para seus usuårios.

CakePHP:

O Cake PHP foi o pioneiro, sendo ele o primeiro framework PHP MVC a chegar no mercado. Isso no começo dos anos 2.000. Jå naquela época ele era considerado uma revelação. E saiba que ainda hoje ele estå entre um dos melhores disponíveis e gratuitos. Sem falar que também estå entre os mais populares.

Apesar do CakePHP ter melhorado muito na questĂŁo do desempenho adicionando novos componentes, eele se destaca mesmo Ă© na maneira como ele aborda os cĂłdigos.

E devido a isso, quando vocĂȘ domina por completo o seu conjunto de convençÔes, entĂŁo pode focar em desenvolver e entregar resultados melhores e muito mais rapidamente.

O CakePHP tambĂ©m disponibiliza para seus usuĂĄrios uma incrĂ­vel biblioteca com muitos componentes Ășteis. Saiba que ele oferece um dos melhores conjuntos de ferramentas e componentes do mercado. EntĂŁo se pretende implantar recursos mais difĂ­ceis de encontrar, ele Ă© Ăłtimo.

Principais caracterĂ­sticas:

  • Uso de convençÔes para desenvolver projetos mais rĂĄpido;
  • Enorme conjunto de ferramentas e componentes.

Se vocĂȘ tem amor por convençÔes PHP, entĂŁo o CakePHP pode ser mais restritivo. Mas se vocĂȘ gosta de desenvolver de forma criativa, o CakePHP pode nĂŁo ser uma boa opção. Mas mesmo assim Ă© muito escolhido por muitos desenvolvedores.

RĂĄpida conclusĂŁo:

Como vocĂȘ sabe existem muitas linguagens de programação no qual vocĂȘ pode usar, mas o PHP tem seu destaque quando o assunto Ă© programação de servidores. E mesmo vocĂȘ sendo um desenvolvedor PHP bastante experiente, saiba que leva um bom tempo para conseguir fazer a digitação de cada nova aplicação.

Por esse motivo saber escolher o framework PHP para atender as suas necessidades Ă© essencial, pois assim vocĂȘ poderĂĄ acelerar grande parte do trabalho, e assim poder ir direto ao ponto que interessa, que Ă© criar uma aplicação nova.

É isso, por hoje Ă© sĂł, ficamos por aqui, e esperamos que vocĂȘ tenha gostado do nosso conteĂșdo. Grande abraço e sucesso 🙂