Nesse breve artigo de hoje irei mostrar para você como saber se um site é seguro. A internet, é claro que veio sim para nos ajudar, mas por outro lado isso não significa que ela trouxe somente boas coisas.

Muitas pessoas por aí são mal intencionadas e usam a rede mundial de computadores com segundas intenções.

Então para você poder se prevenir e se blindar desses indivíduos mal intencionados que circulam pela web você necessita estar antenado em tudo o que acontece na internet.

Por isso ficar atento aos riscos que ocorrem enquanto navega, e também enquanto faz compras em lojas virtuais é de extrema importância.

Basta você seguir esse breve tutorial e verá como é muito simples saber se um site é seguro de verdade.

Recomendo que você siga as dicas é claro, mas tenha em mente que a primeira impressão quando entra em um site já vale e muito.

Um site com um layout bem desenvolvido e estruturado também pode revelar coisas sobre a segurança do site.

Então vamos lá aprender como se proteger!

Como Descobrir Se Um Site é Seguro

Confira Sempre a Url e o Domínio:

O domínio é o nome do site (endereço) que você digitou em seu navegador para entrar nele, ou então fez uma busca nos mecanismos de busca como o Google por exemplo e chegou até o site.

Então se o site é seguro ele por sua vez terá um domínio profissional, que te passará credibilidade e também segurança.

Um ponto muito importante para saber se um site é seguro é sempre verificar se ele possui o “S” que está localizado antes do domínio “HTTPS”.

Vou explicar melhor para você entender: as Urls são expedidas por HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou então são emitidas por HTTPS (Hypertext Protocol Secure).

O HTTPS nada mais é que uma extensão segura do HTTP. E somente os sites seguros possuem certificado de segurança, que também é conhecido como SSL/TLS e podem usar o protocolo HTTPS.

Dessa forma os sites conseguem estabelecer uma comunicação segura e confiável com o servidor.

Uma excelente maneira de saber como um site é seguro, é sempre fazer a verificação se ele então possui o certificado de segurança SSL (um cadeado antes do domínio).

Os certificados de segurança emitem uma chave que tem a finalidade de criptografar todas as informações que passam por ali. Desse maneira os dados são transferidos com total segurança e ficam protegidos.

Como descobrir se um site é seguro - certificado de segurança ssl

Procure Saber Mais Sobre a Reputação Do Site:

Procure saber o que outras pessoas estão falando sobre o site na internet. Faça pesquisas e consultas utilizando um buscador de sua preferência. Assim saberá mais sobre o passado daquele site.

Verifique se o site está listado no Google Meu Negócio. Esse é um serviço gratuito da empresa Google que está disponível a todos de forma gratuita.

Lá as empresas inserem todas as suas informações e todos os seus dados, começar pesquisando ali já é um bom começo para descobrir se um site é seguro.

Já que o foco principal desse tópico aqui é reputação, então nesse breve exemplo mencionaremos a Empresa Consul. Que como vocês sabem é líder no mercado de eletrodomésticos aqui no Brasil.

Veja só a quantidade de avaliações deixadas pelos seus clientes e também a sua nota. Basta dar um clique e ler todas as avaliações deixadas pelos compradores ao longo do tempo.

Mas se o site ou a empresa cujo você esteja pesquisando para saber se é seguro não tiver um perfil no Google Meu Negócio, fique tranquilo, pois muitas não tem mesmo.

E isso não significa que o site ou a empresa é ruim. Neste caso você pode e deve pesquisar também no site Reclame Aqui.

como verificar se um site e seguro -reputação da empresa

Procure Por Selos De Segurança:

Sempre que entrar em um site, principalmente em uma loja virtual procure por selos de segurança. Está é outra forma de saber se um site é seguro.

Ele pode ser um selo do certificado de segurança SSL ou de outros emissores também. Na grande maioria dos sites, principalmente sites de vendas online os selos ficam sempre localizados no fim da página.

Ou então eles aparecerão quando você estiver adicionando os produtos que escolheu comprar ao carrinho de compras. Ou então no processo de pagamento.

Mas atenção, sites mal intencionados também poderão inserir este selo sem possuir a certificação. Por esse motivo atente-se a todas as nossas dicas, pois a soma delas vai te dizer se um site é realmente seguro.

selos de segurança de sites

Verifique Se O Site Tem Uma Política De Privacidade Clara:

Uma outra forma de você saber se um site é seguro é através de sua Política de Privacidade. O site por sua vez deve apresentar uma Política de Privacidade clara e objetiva.

Nesta página ele deve informar exatamente como ele faz a coleta e a armazenagem dos dados de seus usuários.

Isto também vai assegurar que o site está de acordo com regimes, leis e regulamentos de locais e Países onde atua.

politica de privacidade

Informações De Contato:

Mas como saber se um site é seguro se você não consegue ter acesso a eles. Esse é um outro indício sobre a credibilidade de um site.

Por isso procure dentro do site uma página de “Contato” e também um página “Sobre” ou “Quem Somos”.

Nesses campos você vai encontrar detalhes como a história da empresa, endereço, telefone e formulário de contato. Geralmente essas páginas contendo estás informações ficam localizadas próximas ao rodapé do site.

Se um site é seguro ele não tem o que esconder, e por esse motivo não precisa ocultar estás informações de ninguém. Isto é uma segurança a mais só de saber que você terá como entrar em contato com eles caso precise.

informações de contato

Muito Cuidado Com Vírus Ou Malwares:

Mesmo fazendo um check list completo de todas as formas mostradas aqui para saber se um site é seguro, muitas vezes o site também pode estar infectado por vírus ou Malwares.

E para descobrir isso, confira algumas dicas:

  1. Muitos navegadores ou o seu próprio antivírus que você tem instalado em seu computador te avisa quando um web site está infectado;
  2. Na grande maioria das vezes sites duvidosos apresentam erros ortográficos gramaticais, o que não é nada normal em um site honesto;
  3. Urls duvidosas. Geralmente quando você passa o ponteiro do seu mouse em cima de uma url ou link você fica sabendo para onde ela vai te levar se clicar nela. Passe o mouse aqui e olhe para o canto inferior esquerdo de sua tela. A url vai te levar para página inicial do nosso Blog;
  4. Pop-ups estranhos. São aquelas janelas pequenas que ficam abrindo na tela pedindo para que você clique nela.

Fique atento a todos esses indícios, pois dessa forma é muito mais fácil saber se um site é seguro ou não.

Conclusão:

Agora que mostrei para vocês algumas formas simples de como saber se um site é seguro, e que você poderá navegar com muito mais tranquilidade por eles.

Pois agora você já sabe como fazer para identificar detalhes que antes não sabia, ou talvez até sabia mas não prestava muita atenção.

Então vou rever alguns cuidados contigo só para gravar na sua memória, são eles:

  • Conferir sempre a url e o domínio do site em que está navegando e se eles possuem o cadeado do certificado de segurança;
  • Procurar saber mais informações sobre a reputação dos sites;
  • Verificar sempre se os sites tem selos de segurança;
  • Ver se o site apresenta uma política de privacidade clara;
  • Procurar no site informações de contato, página sobre e quem somos;
  • Atentar-se com Malwares ou vírus.

Sabendo identificar esses detalhes básicos com toda certeza fará muita diferença em sua navegação pela internet, e também ajudará a evitar problemas e dor de cabeça.

É isso, cheguei ao fim de mais um artigo, como disse no início ele seria bem breve, mas nem por isso menos importante.

Vou ficando por aqui, até mais e navegue com mais tranquilidade. Sucesso 🙂

 

Leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.