• Post category:Tecnologia

Se você já tem um E-commerce, ou está montando um, saiba que é mais que essencial usar fotos de alta qualidade para poder conseguir destacar ainda mais seus itens a venda em sua vitrine online. Mas será que você sabe como tirar fotos de produtos para loja virtual? Saiba que quanto melhor for a imagem, mais vantagens e resultados positivos terá na hora de vender.

 

Como o visitante da loja virtual não tem o contato físico com o produto, a imagem torna-se o primeiro contato que o possível comprador tem com a mercadoria, desse modo as imagens devem sempre apresentar uma excelente qualidade se realmente pretende vender.

 

Saiba que ao contrário do que muitos pensam, não é necessário fazer um grande investimento em equipamentos fotográficos profissionais para fotografar os produtos de sua loja virtual. Na maioria dos casos um bom smartphone que conte com uma excelente câmera e mais algumas dicas já podem produzir imagens excelentes.

 

Então, fique conosco até o fim dessa leitura, e entenda por que fotos de qualidade são tão importantes para o seu negócio e para suas vendas, e confira as melhores dicas de como tirar fotos de produtos para loja virtual. Venda muito mais.

como tirar fotos de produtos para ecommerce

Por que é importante usar boas fotos de produtos na loja virtual?

Como já foi mencionado logo no início, não resta nenhuma dúvida que imagens de qualidade são fundamentais para melhorar o volume de vendas de produtos em qualquer que seja o E-commerce. Pois como dito, o visitante não pode tocar o produto para conferir a sua qualidade, justamente por esse motivo toda a parte visual necessita ser bem trabalhada.

 

As imagens tem de informar e também tem de ser atraentes, sem falar que as mesmas tem de transmitir pro cliente que está vendo ela a quantidade máxima de informações relevantes como se ele estivesse vendo o produto pessoalmente ao vivo e a cores. Por isso a sua importância, se a imagem for realmente de qualidade, a mesma irá fazer o seu papel deixando os clientes com desejo de compra. Onde eles até esquecerão de pesquisar em uma loja física em sua cidade.

 

Sem falar que quando produtos são pesquisados no Google, sendo na rede pesquisas ou no Google Imagens Pesquisa, os mesmo irão ser mostrados ao lado dos itens de seus concorrentes. Então caso sua foto seja ruim, terá chances menores conseguir algum destaque entre as outras. Por isso fazer uso de imagens de qualidade só irá trazer benefícios nas buscas feitas pelos possíveis compradores.

 

Dicas de fotos de produtos para E-commerce para iniciantes:

Como sabe a grande parte dos tutoriais existentes apenas dão dicas grátis de fotografia somente focando pessoas que já possuem câmeras semiprofissionais ou profissionais e equipamentos mais adequados, mas o pequeno empreendedor não vive essa realidade, principalmente se estiver montando seu E-commerce do zero. Onde ele só terá em mãos um bom aparelho de celular com uma boa câmera fotográfica.

 

Nesse caso poderá optar também em montar o seu próprio mini estúdio fotográfico, o mesmo não requer muito investimento inicial de sua parte, assim poderá começar a tirar fotos para sua loja virtual. Então pra começar a usar seu mini estúdio caseiro de fotografias será necessário uma mesa, um EVA da cor branca de modo curvo, para poder dar aquele toque de fundo infinito, escolher um bom celular, energia para a luz, entre outros.

 

Para economizar na parte da iluminação do ambiente, opte por um lugar que tenha uma boa luz natural como locais próximos a portas e janelas. Os resultados é claro não serão os mesmos que se estivesse usando equipamentos profissionais, mas eles já serão muito melhores do que de muitas lojas online.

 

O que levar em consideração antes de fotografar produtos para loja virtual?

Acreditamos que agora você já sabe que tirar fotografias de qualidade dos produtos para um E-commerce é mais que essencial para seu sucesso, então pra você conseguir tirar fotos melhores que as dos seus concorrentes confira outras dicas que consideramos importantíssimas:

 

Entender a importância das fotos para lojas virtuais:

De uns anos pra cá o mercado online teve um crescimento muito grande, exigindo assim das marcas ainda mais qualidade no seu conteúdo, tendo que deixá-lo cada vez mais atrativo para o consumidor. Não estamos nos referindo somente às descrições dos produtos e textos, tenha em mente que as fotos são um divisor de águas para sua marca.

 

Jamais se esqueça que nesse ramo o que passa mesmo credibilidade para o comprador é a boa qualidade das imagens dos produtos, então tenha em mente que usar sempre boas fotos só te trará vantagens e benefícios, e com isso irá conseguir impulsionar ainda mais suas vendas na internet.

 

Utilize cores como uma estratégia de atração:

Caso não saiba, as cores de uma loja virtual tem o poder de transmitir sensações ao ser vista e observada, e caso queira passar aquela sensação harmoniosa nas fotos dos seus produtos, deverá fazer uso então de cores que são diferentes daquelas que transmitem ideia de tensão ou pressa. Por isso nossa dica é, use um fundo branco para fotografar seus produtos, e teste também outras cores até chegar onde deseja. Poderá também alinhar as cores dos itens ao seu plano.

 

Analise bem o conceito do produto:

Outra dica importante é, antes de começar a tirar fotos de um produto, foque no conceito do mesmo, imagine a composição do item, analisando tudo o que estará ao redor dele na imagem. E para encontrar mais inspiração ainda, pesquise por imagens parecidas na internet, assim poderá comparar e ver qual das fotografias consegue chamar mais a sua atenção, aproveite e pergunte a outras pessoas também.

 

Outra dica infalível pra quem trabalha com vendas online é tirar fotografias de produtos em situações reais, deixando os produtos perto de outros itens que o acompanharão em seu dia a dia. Sem falar que nesse caso é essencial usar modelos humanos e não manequins, isso vai com toda certeza ajudar a dar um contexto a mais de realidade para a foto.

 

Faça bom uso da iluminação:

A iluminação pode ser a sua grande parceira se usada corretamente, mas por outro lado pode ser a vilã, estando em um estúdio profissional logicamente que a luz se torna algo muito mais fácil de ser totalmente controlada, já que no estúdio contará com recursos e equipamentos como lâmpadas extras, refletores entre outros.

 

Mas a luz natural quando bem usada proporciona resultados fantásticos, então a dica é que se tirar fotos em ambientes ao ar livre, procure tomar bastante cuidado e crie um sombreamento suave no produto que está sendo registrado, e que esse sombreamento se espalhe sutilmente.

 

Fotografe de vários ângulos diferentes:

Para conseguir dar ainda mais realidade aos produtos, e o visitante conseguir sentir isso, fotografe sempre de diversos ângulos, procurando sempre encontrar a melhor de todas as perspectivas do item, dessa maneira o cliente formará a imagem em 3 dimensões em sua mente. Por isso uma foto deve sempre mostrar o design do produto, o seu formato e tamanho. Quanto mais informações o consumidor tiver sobre o seu produto melhor.

 

Atenção na hora de editar as imagens:

É claro que depois de tirar as suas fotos, você não vai publicá-las diretamente na loja, primeiramente irá editar elas, e terá que dedicar um pouco do seu tempo pra isso, caso tenha verba no orçamento poderá terceirizar a parte da edição. Escolha sempre as melhores fotos e trate elas usando alguns softwares de edição de imagens. Essa edição servirá para dar mais realce as cores dos produtos, fazer devidos cortes necessários na imagem tornando-as mais apresentáveis. Mas não confunda editores de fotos com aplicativos de filtros já prontos de smartphones.

 

Quais equipamentos são necessários para tirar fotos de produtos para lojas virtuais?

Se por acaso estiver apenas iniciando o seu comércio eletrônico, ou caso já tiver um tempinho nesse ramo de mercado e tenha um certo capital para investir em imagens de qualidade, então pode ir muito além do mini estúdio de fotos. Dessa forma conseguirá tirar melhores fotos dos seus produtos, sem falar que com isso irá conseguir passar ainda mais confiabilidade pros seus consumidores. E para ajudar preparamos um lista com os principais equipamentos que irá precisar:

 

Saiba desde já que um bom equipamento não é tão caro assim, pensando na melhoria que isso proporcionará na qualidade de suas fotografias, sem falar que usando uma câmera semiprofissional ou profissional suas imagens ficaram muito mais nítidas e atraentes. E o melhor de tudo irá aprender a como usar esses equipamentos da melhor forma. Outra dica é, procure investir também em algum treinamento que aborde técnicas de fotografia, existem ótimos cursos de edição de fotos online com excelentes custo benefício. Segue a lista de equipamentos:

 

Câmera para tirar as fotos dos produtos:

Jamais se esqueça que é sempre o consumidor que escolherá o produto conforme a foto que está apresentando na vitrine da sua loja, por isso se a imagem for ruim, de baixa qualidade e com pouca definição, provavelmente seu possível cliente irá optar pelo seu concorrente. Por esse motivo não fique pensando que uma boa câmera profissional ou semiprofissional seja algo caro, mas pense nos benefícios, vantagens e resultados positivos que trará pro seu negócio. Faça pesquisa de preços e não esqueça de conferir quais são as funções e principais características da câmera.

 

Iluminação de qualidade:

Se conta com uma iluminação de qualidade, as fotos ficaram sem aquele sombreado, e assim conseguirá apresentar o produto que está a venda como ele é de verdade. Muitas vezes somente a luz do dia não será satisfatório para conseguir registrar boas fotografias dos seus produtos. Por isso fazer uso de refletores, lâmpadas claras só irão contribuir.

 

Tripé:

Um tripé ajudará a tirar fotografias que não saem tremidas, o que é algo inaceitável, sem falar que ele auxiliará a não fazer fotos borradas, e só contribuirá no processo fotográfico dos produtos. Não há necessidade de comprar um tripé muito caro, existem muitos ótimos no mercado a preços acessíveis.

 

Programa de edição de imagens:

Como já mencionamos, investir em um curso de edição de fotos é essencial, pois nele você aprenderá a editar suas imagens usando softwares profissionais de edição como o CorelDRAW, o Adobe Photoshop, o Lightroom entre outros. Com os recursos disponibilizados nessas ferramentas vai ficar muito mais simples para conseguir fazer ajustes no contraste, no brilho, na saturação, e se quiser pode até remover algumas imperfeições que muitas vezes aparece em uma foto.

 

Melhores dicas de como tirar fotos de produtos para loja virtual:

Acreditamos que já deu pra você entender bem que fazer uso de boas imagens para seu comércio eletrônico é fundamental para o sucesso do mesmo, isso deve-se pois fotos de qualidade revelam muito mais coisas sobre o produto no qual o consumidor está pesquisando para comprar. Sem falar que imagens de alta qualidade irão melhorar o posicionamento no ranqueamento de sua loja nos resultados orgânicos das pesquisas do Google e outros buscadores.

 

Então, para que consiga tirar fotografias de seus produtos para sua loja online de forma eficaz, e conseguir transformar seus visitantes em clientes compradores, veja como fotografar produtos passo a passo:

 

  • Use sempre imagens que tenham relevância;
  • Jamais use o flash da câmera;
  • Estabilidade no ambiente fotográfico;
  • Trate sempre as fotos antes de subi-las para sua loja;
  • Evite distrações durante as sessões de fotografias;
  • Utilize profundidade de campo ao fotografar seus produtos.

 

Dicas de como tirar fotos para lojas virtuais com o celular:

E para você que no momento não pode investir em um estúdio, preparamos um guia rápido com excelentes dicas e ideias para você aplicar e tirar as fotos dos seus produtos para seu comércio eletrônico usando o celular, confira:

 

  • As lentes da câmera do celular sempre devem estarem limpas;
  • Não faça uso do flash automático;
  • Conheça as configurações de modos de fotografias do smartphone;
  • Procure utilizar alguns acessórios no cenário mas sem exagero;
  • Use sempre uma luz de preenchimento;
  • Faça testes com diferentes tipos de planos de fundo coloridos;
  • Não faça uso do zoom da câmera;
  • Utilize sempre a câmera traseira do celular;
  • Não faça edições exageradas;
  • Faça testes com lentes macro ou grande-angulares que se adaptam ao seu celular facilmente.

 

Complementando a apresentação das suas fotos:

Como pode ler até o presente momento, as fotos são mesmo essenciais para melhorar a experiência do usuário agregando valor a compra, mas saiba desde já que também existem outras técnicas de abordagem que irão complementar ainda mais suas imagens, saiba quais são elas:

 

  • Descrição dos produtos da loja: Use sempre textos originais, objetivos e claros, nada de usar textos genéricos em suas descrições;
  • Características técnicas dos produtos: As informações técnicas informam os clientes sobre do que o produto é feito, quais são suas dimensões, cores entre outros. A sua descrição deve fazer o complemento confirmando o que está sendo mostrado nas fotografias;
  • Use infográficos: Os infográficos devem ser utilizados para fazer a comparação do produto com uma de suas versões anteriores, mostrando aos consumidores melhores formas de uso e aplicação do produto;
  • Produza vídeos: Essa é praticamente a melhor opção de todas para complementar as fotos, pois ela permite que o consumidor consiga ter uma experiência mais valiosa com o produto;
  • Faça a inclusão de links externos: Use também links externos que levam a reviews de pessoas que já compraram o produto e deixam suas opiniões sobre, coloque também reviews de redes sociais;
  • Disponibilize sempre manuais de instrução: Jamais esqueça de disponibilizar o manual do usuário caso o produto precise ser montado, e esclareça a melhor forma de uso do item.

 

Conclusão:

Como pode ler ao longo de todo o artigo, fotos de qualidade tem o poder de influenciar os consumidores na hora da decisão da compra, sem falar que não pode ficar de fora de sua estratégia de marketing digital. Então agora que já sabe disso comece hoje mesmo aplicar em seu E-commerce as nossas dicas.

 

Indiferente das técnicas ou equipamentos, o que conta mesmo na hora de fazer boas fotos dos seus produtos é a vontade, por isso deixe sua criatividade fluir e faça fotos incríveis. Boas vendas e sucesso 😉

 

Leia também:

Os Melhores Sites Para Vender Fotos na Internet.
O Que é Shopify e Como Funciona a Plataforma?