• Post category:Redes Sociais

Você fez um belo trabalho criando um ótimo post para o Facebook, mas na verdade antes de publicar ele é claro que você não tem a mínima ideia da quantidade de pessoas que serão engajadas. Por esse motivo, saber quais os melhores horários para postar no Facebook é essencial.

 

E se por acaso pensa que os bons horários para publicações nas diversas redes sociais existentes são os mesmos, engana-se, saiba que seus seguidores são completamente diferentes em cada uma das mídias e nicho de atuação de mercado.

 

Como sabe, a rede conta com milhares de usuários ativos nela diariamente, então saiba desde já que conseguir um bom engajamento nessa plataforma não será tarefa das mais fáceis. Mas com toda certeza valerá a pena, pois se trata da maior de todas as plataformas e a mais acessada.

 

Então fique conosco até o fim dessa breve e importante leitura e descubra quais são os melhores horários para publicar no Facebook e conseguir um engajamento muito maior para o seu negócio.

qual o melhor horario para postar no facebook

Qual a importância em saber qual o melhor horário para postar no Facebook?

Caso não saiba o horário de uma publicação está totalmente relacionado com o alcance que o post consegue atingir, isso significa, para qual a quantidade de pessoas a mesma será mostrada. Só de saber que a rede conta com milhares de usuários no Brasil e no mundo, acreditamos que já está mais que esclarecido a importância de estar presente nela, e lógico, de preferência nos horários certos.

 

Estudos realizados por grandes empresas são completos e bastante explicativos, porém as métricas e resultados sobre quais os melhores horários para postar fotos, vídeos e conteúdos no Facebook não são exatamente uma regra. Pois o que funciona para uma determinada página de um nicho específico pode não funcionar da mesma forma para outra página. Tudo isso porque os costumes do público-alvo e da persona são diferentes em cada tipo de negócio.

 

Então caso esteja iniciando agora a sua página, nada melhor que fazer postagens nos horários de pico da rede social, mas claro é importante salientar que também deve realizar testes em horários diferentes para medir o engajamento, poste de manhã, na hora do almoço, de tarde e de noite, e veja como sua audiência se comporta.

 

Qual é o horário de pico no Facebook?

Antes de falarmos sobre bons horários para fazer postagens no Face, é importante que você saiba qual é o horário de pico da rede social, o mesmo é entre as 13:00 e 15 horas da tarde em dias de semana. Na realidade quando as pessoas começam a chegar aos seus locais de trabalho, podemos dizer de modo geral as 09:00 horas da manhã, os engajamentos das publicações já começam a crescer, tendo seu ápice as 15:00 horas da tarde em dias de semana.

 

Mas atenção, pois esses números podem sofrer variação conforme a sua audiência, e essas variações podem ser por questões demográficas, pelo comportamento dos consumidores, entre outros.

 

Quais os melhores horários para postar no Facebook?

Conforme estudo realizado por uma das maiores empresas gestoras de mídias sociais do mundo, a Sprout Social, o mesmo revelou que os melhores horários para fazer publicações no Facebook são:

 

  • Segunda-feira das 09:00 horas da manhã até meio dia;
  • Terça-feira das 09:00 horas da manhã até no máximo umas 14:00 horas da tarde;
  • Quarta-feira das 09:00 horas da manhã também até as 14:00 horas da tarde;
  • Quinta-feira das 11:00 horas da manhã até meio dia;
  • Sexta-feira das 09:00 horas da manhã até as 14:00 horas da tarde;
  • Sábados e domingos os engajamentos costumam não serem bons.

 

E também temos uma outra pesquisa realizada pela Mentionlytics, outra gigante em gestão de mídias sociais que revela que as melhores horas para postar na rede social Facebook são:

 

  • Segunda a sexta-feira das 09:00 horas da manhã até as 15:00 horas da tarde;
  • Quarta-feira entre as 11:00 horas da manhã e entre as 13:00 e 14:00 horas da tarde;
  • Antes das 07:00 horas da manhã e após as 17:00 horas da tarde o engajamento não é nada bom;
  • Aos domingos o engajamento das publicações também não agradam.

 

Então, podemos dizer que agora você já sabe quais são os melhores horários para publicar no Facebook conforme dados citados por duas pesquisas diferentes realizadas por duas grandes empresas. Mas acreditamos que você deve estar se perguntando: será que essas horas para postar irão funcionar também para o meu negócio, será que fecharei mais vendas ou contratos?

 

Pode ser que funcionem como não, já que esses estudos foram realizados com consumidores completamente distintos da sua verdadeira audiência, justamente por esse motivo o que precisa é descobrir qual é a melhor hora para publicar no Facebook.

 

Descobrindo os melhores horários para publicar no Facebook:

As pesquisas como viu irão servir para dar uma direção pros gestores de páginas da rede, mas entender realmente qual é a melhor hora para postar no Facebook está mais baseada em dados do que indicadores. Pois afinal de contas, cada público possui suas próprias particularidades, por esse motivo é importante conhecer mais a fundo a sua audiência, e como essas pessoas se comportam. Então para descobrir a melhor hora de publicar segue algumas orientações:

 

Use o Facebook Insights para analisar sua audiência:

Caso você já seja um usuário da plataforma e usa ela para fazer a divulgação do seu negócio para conquistar sempre novos clientes, então fazer o acompanhamento dos dados e estatísticas de sua audiência é mais que essencial. E para fazer isso basta usar gratuitamente uma ferramenta da própria rede, o Audience Insights.

 

Com essa ferramenta conseguirá fazer todo o acompanhamento de muitas informações relevantes sobre o seu público como por exemplo ver como está o engajamento das postagens, quantidade de visualizações, números sobre seus seguidores da sua página, visualizações de fotos, informações sobre vídeos e áudios reproduzidos, dados demográficos, gênero e muito mais.

 

Procure entender melhor seu público-alvo:

Para conseguir elaborar uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, é importantíssimo entender qual é o seu público-alvo, vamos supor que tenha criado um E-commerce totalmente voltado a jovens de 18 a 25 anos de idade, saiba então que o horário que essas pessoas mais utilizam o Facebook é completamente diferente de faixas etárias entre 40 e 60 anos.

 

Então, será que fazer uma postagem em um horário diferente dos que os jovens estão conectados iria conseguir alcançá-los? Provavelmente não. Por esse motivo é mais que necessário entender bem quem são as pessoas que realmente deseja impactar com as suas publicações, e ter é claro uma persona definida.

 

Realize testes:

Para conseguir descobrir quais são os horários preferidos pelo seu público no Facebook, é extremamente necessário e importante que realize muitos testes para realmente tirar a prova que eles são bons pra postar seu conteúdo. Nossa dica é postar em horários diferentes e sempre comparar os resultados da publicações. Nada melhor que testes A/B para fazer esse acompanhamento.

 

Esse trabalho, é lógico que levará algum tempo, pois demandará de tempo para realização dos testes, e mesmo quando conseguir encontrar o horário certo nossa recomendação é pra continuar fazendo o acompanhamento do desempenho de suas postagens, pois em muitos casos é necessário fazer pequenas alterações em sua estratégia e deixá-la mais otimizada e melhor.

 

Utilize ferramentas para te auxiliar:

Como já mencionado anteriormente, a ferramenta gratuita de análise de dados e estatísticas Facebook Audience Insights irá te ajudar a ver e entender melhor como é o comportamento de seu público, como horários e dias que eles estão ativos, cliques em links externos, quais são as suas postagens com mais alcance, visualizações, comentários, curtidas, compartilhamentos, como está o engajamento de vídeos, fotos e muito mais.

 

A ferramenta disponibilizada pela plataforma é grátis como também já mencionamos, mas existem muitas outras ferramentas que irão te auxiliar a fazer uma boa análise sobre o comportamento de todos os seus usuários, geralmente as mesmas são pagas. Ferramentas como por exemplo o software Fanpage Karma, o LikeAlyzer, a plataforma Socialbakers, o mLabs, entre outras. Elas oferecem pros seus usuários um gerenciamento de mídias sociais muito mais completo e profissional. Caso queira testar em sua empresa faça testes nelas.

 

Melhores horários para postar no Facebook por nicho de atuação:

Agora que já sabe como é importante postar nos horários certos e que os testes são fundamentais, confira também uma breve lista de bons horários para publicar no FB por nicho de atuação e mercado:

 

Educação:

Essa é uma das áreas que é muito valorizada pela plataforma, postagens de instituições de ensino feitas entre as 14:00 e 15:00 horas da tarde de quinta-feira tendem a engajar melhor e trazer melhores resultados. E nos finais de semana as interações não são boas.

 

Empresas sem fins lucrativos:

Os melhores horários para empresas sem fins lucrativos postarem seus conteúdos e conseguir um bom engajamento é as 14:00 horas da tarde nas sextas-feiras. E o domingo não mostra boas taxas de interação, por isso dever ser ignorado.

 

Tecnologia:

O setor da tecnologia tem um destaque gigantesco não só no Facebook mas em praticamente todas as outras redes sociais existentes, e para engajar bem os melhores dias e horários para postar são segunda e terça-feira entre as 10:00 horas da manhã até o meio dia. E o engajamento dos posts caem muito nos sábados e durante o período da madrugada.

 

Saúde:

Caso não saiba o setor da saúde é praticamente o mais procurado em toda a internet, isso inclui o Facebook, para conseguir um bom destaque nesse setor a melhor hora pra postar é na sexta-feira geralmente ao meio dia. Já nos sábados e domingos o engajamento cai consideravelmente.

 

Varejo:

Para empresas que atuam no mercado de varejo (B2B), a plataforma é bem útil mostrando horários variados para publicar, geralmente conseguem bom engajamento nas terças-feiras as 14:00 horas da tarde, e também nas sextas-feiras as 11:00 horas da manhã. E os finais de semana para o segmento assim como os outros não é bom.

 

Conclusão:

Acreditamos que agora você já sabe quais são os melhores horários para postar no Facebook, então planeje as suas publicações com muito conteúdo de qualidade para elas conseguirem sempre um melhor engajamento. Jamais se esqueça de fazer testes, pois como mencionamos é importante que você descubra o melhor horário para o seu negócio. Faça uso das ferramentas de gestão de mídias sociais que citamos e procure extrair o máximo possível de informações sobre sua audiência.

 

E para extrair o máximo das redes sociais, aproveite e confira quais são os melhores horários para postar no Instagram, assim o marketing do seu negócio só tende a crescer cada vez mais, juntamente com suas conversões e vendas. Sucesso 😉

 

Leia também:

Saiba Como Vender Mais no Marketplace do Facebook.
Conheça as Melhores Plataformas de Marketplace Para Vender.