• Post category:Web

Estar com o computador muito lento é horrível, sem falar que isto pode causar demora em diversas situações. Principalmente se você utiliza o mesmo para estudo ou trabalho, como é caso de muitas pessoas que usam seus pcs para criarem sites, blogs e lojas virtuais. Ou até mesmo se usa a máquina para gerenciar sites de outras pessoas.

 

Hoje em dia estar com o seu equipamento em dia é mais que uma obrigação sua, pois o trabalho ou até mesmo os estudos não podem parar por causa disso não é mesmo?

 

Por esse motivo resolvemos escrever esse conteúdo com a finalidade de ajudar você a resolver problemas caso esteja com o computador muito lento. Então vamos lá acabar de uma vez por todas com esse terror de lentidão em sua máquina!

como resolver problemas de computador lento

Comece desinstalando programas desnecessários:

Provavelmente você tem instalado em seu computador alguns programas que você nem sabia que eles existiam até então.

 

Muitos deles já vêm com a instalação padrão de fábrica, e outros programas podem ter sido instalados até mesmo por você. Mas foi usado apenas uma única vez para resolver alguma coisa do dia a dia.

 

Alguns programas padrões, ou alguns que você mesmo instalou e esqueceu de desinstalar depois do uso podem estar deixando o seu computador muito lerdo.

 

Então o que você precisa fazer é descobrir quais são eles, e em seguida fazer a desinstalação deles. E para fazer isso é muito simples:

 

Clique em Iniciar – depois clique em Painel de Controle – Programas. Verifique a lista completa de programas que estão instalados e remova os que você não usa mais.

 

Deletando arquivos que você não utiliza:

É muito bem provável que você tenha salvo em seu pc muitos arquivos antigos que você nem usa mais. E eles podem ser a causa da lentidão, arquivos como por exemplo:

 

  • Fotos e imagens;
  • Vídeos ou filmes que baixou da internet;
  • Músicas que nem ouve mais;
  • Pastas contendo arquivos de antigos trabalhos ou estudo.

 

Enfim, você pode ter muitos gigas salvos aí na sua máquina que precisam ser deletados e que podem ser a causa de toda essa lerdeza.

 

Reduza ou elimine programas que iniciam de forma automática ao ligar o Pc:

Alguns programas como players de música ou de vídeo, ou até mesmo o Skype que você deve usar para conversar com pessoas em seu dia a dia, na grande maioria das vezes são executados de forma automática logo quando você liga a sua máquina.

 

E isso é péssimo, pois consome memória e pode deixar o seu computador lento.

 

E para resolver isso é muito simples, o que você tem de fazer é configurar esses programas para eles não iniciarem automaticamente, ou então faça a desinstalação dos mesmo caso não use mais eles.

 

Então clique em Iniciar – pesquise por Executar, e logo em seguida pesquise por (msconfig). Atenção pois uma caixa irá se abrir.

 

Daí é só clicar na aba Startup e assim vai ver todos os arquivos de programas que são iniciados de forma automática quando você liga o seu computador.

 

Agora é só desmarcar de forma manual todos os programas para que eles não iniciem mais de forma automática.

 

Atualize os drives:

Não sabemos se você sabe dessa informação, mas discos rígidos desatualizados podem ser um grande problema. E podem sim deixar o seu pc muito lento.

 

E para resolver isto pode pode usar programas que irão atualizar os seus drives de forma automática, que são eles:

 

 

Ambos gratuitos e simples de serem usados.

 

Aumentando o espaço do Hd:

Uma outra solução muito simples para resolver problemas com lentidão está ligado ao espaço de seu disco rígido (hd).

 

Mas isso vai depender das atividades que você executa em sua máquina. É muito bem provável que necessite de mais espaço para ter um computador mais rápido e funcionado de forma correta.

 

Então se você usa o mesmo para gravar mídias de vídeos, saiba que este tipo de arquivo necessita de muito mais espaço. Então a recomendação é utilizar um hd de 1TB ou até maior.

 

Memória Ram:

A memória RAM tem um papel fundamental, que é fazer a execução de seus programas instalados no pc.

 

Note que ao abrir muitas janelas em seu navegador, programas ou até mesmo aplicativos de uma única vez a sua máquina ficará mais lenta e pesada.

 

Então se não deseja um computador lerdo uma das soluções é aumentar a memória RAM.

 

Faça uma desfragmentação de seu disco rígido:

Fazer a desfragmentação do disco rígido pode sim ajudar a melhorar o desempenho da sua máquina. E também irá aumentar até a velocidade dela.

 

Para realizar está tarefa simples, vá até o campo de pesquisa do seu menu principal, e pesquise por Desfragmentação, depois basta dar um clique em Desfragmentar e Otimizar Unidades.

 

Então você verá as unidades de disco que precisam e podem ser desfragmentadas. Basta escolher o disco que queira desfragmentar e esperar o processo ser concluído.

 

A desfragmentação de seus discos podem sim ajudar a resolver problemas de lentidão entre outros.

 

Utilize um software de limpeza:

Estes softwares de limpeza em nossa opinião são indispensáveis para que você mantenha o seu pc sempre limpo e rápido.

 

Eles irão deixar o seu computador muito mais seguro de muitos arquivos suspeitos, e também de muitas ameaças que podem comprometer o desempenho do mesmo.

 

Muito deles são gratuitos, e os softwares de limpeza que recomendamos são:

 

 

Ambos disponibilizam versões gratuitas e pagas e podem ajudar você caso esteja enfrentando problemas de lentidão em seu computador.

 

Não use os dois softwares juntos, escolha somente um e deixe instalado, faça limpezas com frequência.

 

Remova sempre a poeira do aparelho:

Acredito sim que isso seja de seu conhecimento, todo computador possui um ventilador, é uma espécie de ventoinha igual de motor de carro que ajuda na refrigeração do mesmo.

 

Porém esse pequeno ventiladorzinho pode com o tempo acumular poeira, que por sua vez irá entupir todo o fluxo de ar causando o aquecimento do mesmo.

 

E isso com toda certeza também deixará ele mais lento. Por esse motivo, faça uma limpeza frequente nesse componente de sua máquina. Pois limpeza nunca é demais.

 

Use um antivírus e deixe ele sempre atualizado:

Possuir um antivírus instalado e sempre atualizado é mais que uma obrigação sua, hoje em dia existem muitos deles, ambos gratuitos e pagos.

 

Atualmente os antivírus gratuitos que nós recomendamos são:

 

 

Escolha apenas um entre eles, instale, mantenha atualizado e faça varreduras com frequência em sua máquina, eles também irão ajudar com problemas de lentidão no pc.

 

Rápida conclusão:

Agora que você já viu que não é tão difícil assim solucionar problemas de computador lento, então chegou a hora de você colocar a mão na massa. Ops, melhor na máquina.

 

Apenas fazendo uma breve e rápida recapitulação do que foi dito em nosso artigo para você não esquecer:

 

  1. Desinstale programas desnecessários;
  2. Delete arquivos que não usa mais;
  3. Reduza ou elimine programas que iniciam automaticamente;
  4. Atualize os drives;
  5. Aumente o espaço do Hd;
  6. Tenha mais memória RAM;
  7. Desfragmente o disco rígido;
  8. Use softwares de limpeza;
  9. Remova a poeira da sua máquina com frequência;
  10. Use um antivírus sempre atualizado.

 

Essas foram as nossas dicas para ajudar você a resolver problemas de lentidão em seu pc, porém tenha sempre em mente que talvez chegou a hora de dizer bye bye para o seu companheiro. E não restará outra alternativa a não ser comprar um computador novinho em folha.

 

Então é isso, chegamos ao final de mais um artigo, esperamos que tenha sido útil pra você dar um basta nessa lerdeza em sua máquina. Ficamos por aqui, e sucesso 🙂

 

 

Leia também: