Caso você seja um freelancer, então obviamente que necessita de uma apresentação de respeito, e que consiga diferenciar as suas qualidades dos seus concorrentes em sua área de atuação. Mas você sabe como fazer um portfólio digital?
Se não sabe, então saiba que sem ter um que apresente os seus melhores trabalhos conseguir conquistar novos clientes com toda certeza será uma tarefa bem mais complicada. Então a única forma é você criar o seu portfólio online, e fazer com que ele tenha destaque sobre todos os seus concorrentes em todos os aspectos.
E como o nosso intuito aqui é sempre ajudar você, resolvemos elaborar esse artigo com algumas dicas e sacadas de como criar um portfólio digital em 3 simples passos.
E assim que já tiver realizado todas as etapas que te ensinaremos, então você já vai ter o seu catálogo online profissional, que só vai ajudar você a conquistar e fidelizar ainda mais novos clientes.
1 – Escolhendo um nome perfeito de domínio:
Em alguns casos conseguir encontrar um nome ideal para registrar o domínio do seu site, que será o nome do seu portfólio pode ser um tanto complicado. Então procure pensar sempre em nomes que por sua vez sejam originais, e verifique também se o mesmo está disponível para o registro. Mas quando o assunto é fazer um portfólio digital, então esse processo se torna bem mais simples e fácil. Basta seguir as dicas abaixo:
- Crie uma boa lista com diversas possibilidades de nomes de domínios para o seu catálogo digital;
- Procure nunca em hipótese alguma usar nomes complicados e compridos demais, pois isso pode dificultar que as pessoas consigam memorizar o endereço online de seu portfólio;
- Também jamais use números ou hifens em seu domínio, além de também confundir o usuário, pode não ser amigável para os mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.
- Dê preferência por registar domínios que terminam com a extensão .com ou .com.br, dessa maneira você provavelmente conseguirá atingir um público bem maior.
Se você quiser também poderá utilizar o seu próprio nome em seu domínio, essa é uma dica bastante inteligente pra você, pois saiba que um portfólio profissional nada mais é do que simplesmente você se apresentar e se vender a cargo de seu trabalho.
Caso você tenha um nome muito comum, então a disponibilidade para efetuar o registro pode sofrer variações, e é ai que entra a sua criatividade. Mas essa estratégia só funciona mesmo caso você seja um Freelancer em carreira solo.
Pois se você fizer parte de alguma agência, é bem provável que queira utilizar o nome dela em seu domínio. Isso é uma coisa que até faz mais sentido mesmo nesse caso, simplesmente porque além de envolver um número de pessoas trabalhando juntas, ainda tem o benefício do nome da agência, e se ela for conhecida será melhor ainda.
E outra dica pra você quando for escolher o nome do seu endereço na internet é que você inclua em seu domínio o seu campo de atuação. Suponhamos que você se chame Rafael e seja um massagista muito conhecido em sua cidade ou região.
Então um site de portfólio chamado rafaelmassagistaprofissional.com.br soaria bem melhor. Mas claro que isso é uma escolha sua, apenas demos uma dica. Procure certificar-se também que o nome escolhido seja de fácil leitura e compreensão, e assim que encontrar então o nome ideal basta registrá-lo.
2 – Definindo um tipo de hospedagem:
Você pode optar por vários tipos de hospedagens de sites para criar seu portfólio, desde uma hospedagem tipo compartilhada, tipo VPS, Cloud e até mesmo uma Dedicada. Mas tudo vai depender do tamanho do tráfego do seu site. Mas em vários testes que realizamos a hospedagem compartilhada atendeu muito bem os sites de catálogos online.
Caso você não saiba, a hospedagem tipo compartilhada é aquela onde você estará dividindo um espaço em um mesmo servidor com muitos outros sites. E ela tem uma pequena vantagem, que são os custos que são bem mais baixos que outros tipos de hospedagens.
Mas atenção, caso o seu site começar a receber um número muito grande de acessos diariamente, então será necessário fazer um upgrade para um tipo de hospedagem mais potente. E nós recomendamos é claro uma hospedagem do tipo Vps.
Então fica a nossa dica, como tudo vai depender da sua quantidade de visitas diárias, e também no planejamento de crescimento de tráfego do site, você pode sim começar com um plano compartilhado e depois mudar para um bem superior que é a hospedagem VPS.
E outra dica muito importante, busque sempre por provedores de hospedagens que ofereçam suporte 24/7, que disponibilize para você recursos de desempenho, e que ofereça um uptime (tempo do site no ar) de no mínimo 99,9% e backups diários. Sem falar no certificado de segurança, para deixar o seu portfólio seguro.
3 – Criação:
A melhor coisa em aprender você mesmo como fazer um portfólio digital profissional é que você não necessita de muitas habilidades, e também não precisa aprender programação para isso. Hoje você pode criar um site sem programar absolutamente nada.
Saiba que os mais interessantes são aqueles que apresentam todos os seus trabalhos é claro, e nada mais do que isso. Por isso dispensa por completo o uso de plataformas complexas e complicadas pra fazer seu portfólio online.
Nossa dica pra você é que use o WordPress, que na verdade é um excelente sistema de gerenciamento de conteúdo, que por sua vez é poderoso, capaz de deixar seu site incrível em apenas alguns cliques. Mesmo sem conhecimento em programação como citamos acima.
Isso significa para você economia de tempo e de dinheiro, pois usando o WordPress para criar o seu catálogo online profissional então tudo se tornará mais simples. Inclusive o custo, pois praticamente todas as hospedagens disponibilizam ele gratuitamente bastando 1 único clique para ser instalado. Essa não é a única plataforma no qual você pode usar, mas devido a sua simplicidade e qualidade recomendamos ela com toda certeza.
Turbine seu portfólio com plugins e temas:
Agora que você já sabe quais são os 3 primeiros passos para começar chegou a hora de darmos uma otimizada em seu site e deixar ele com a sua cara, e do jeitinho que você quer. Afinal de contas ter uma boa presença na web é essencial. Então logo após você realizar a instalação do WordPress, você vai precisar fazer 3 coisas bem simples para que o seu portfólio online fique totalmente personalizado, que são elas:
- Em primeiro lugar você deve instalar e ativar um template WordPress especificamente já desenvolvido para essa finalidade, assim você poderá criar suas galerias de fotos facilmente;
- Em seguida basta você fazer a instalação de um plugin para criar a sua galeria e poder apresentar o seu trabalho, recomendamos que use o plugin Photo Gallery by 10web ou o FooGallery para isso, sua galeria de imagens ficará incrível;
- E por último adicione também ao seu site um formulário de contato para facilitar o contato entre os seus clientes e você. Pode ser o Contact Form 7. Pois além de simples funciona perfeitamente bem;
- Integre o mesmo com um plugin de Whatsapp para WordPress também, isso vai facilitar ainda mais o contato com seus possíveis clientes em potencial, permitindo assim o contato em tempo real.
Uma dica bem legal para você começar com o pé direito é escolhendo um tema com um design que te agrade, e que principalmente seja responsivo em dispositivos móveis. Pois hoje em dia eles são muito utilizados.
O repositório de temas do WordPress está repleto deles, contando tanto com opções gratuitas que com toda certeza já te atenderá muito bem, até opções pagas que você poderá usar caso desejar e tiver orçamento pra isso.
Então para você encontrar o tema ideal basta ir até o repositório de temas do WordPress, e no campo de pesquisa digitar “portfolio” sem acento. Então será listado muitos temas, e assim você poderá ver todos os temas disponíveis e usar o que lhe agradar.
Promova-se e divulgue o seu trabalho:
Bom aqui você já deve ter a sua estrutura todinha pronta, com seu portfólio funcionando, já com imagens na galeria, e com o formulário de contato também funcionando. Mas ainda falta um detalhe muito importante para completar esse catálogo profissional online, que é uma coisa simples de fazer, mas acredite que para conseguir vender seus serviços você precisará falar de você.
Então crie uma página “Sobre Você”. Isso é importantíssimo, pois trata-se da sua biografia. Ela nem precisa ser tão longa assim, basta elaborar uma minibiografia contendo alguns pontos importantes, como por exemplo:
- Faça uma rápida explicação de quem é você, o que realmente faz e em que área atua, afinal de contas as pessoas vão querem saber quem é você;
- Use uma foto bem destacada e atualizada que realmente mostre quem é você;
- Monte um breve currículo bem resumido e também coloque trabalhos já feitos anteriormente;
- Insira também links de todas as as redes sociais que participa.
E não esqueça jamais de divulgar ele na internet, não fique esperando pelos visitantes, corra atrás deles também, caso você dispuser de um orçamento use as redes sociais para fazer seu marketing. Participe de grupos do Facebook relacionados a sua área de atuação, divulgue seus serviços lá, é grátis.
Caso você ainda não tenha, então trate de criar um perfil no Instagram, além de ser uma das mídias sociais que mais cresce no mundo, lá você também poderá fazer a divulgação do seu trabalho usando Stories criativos para conquistar e engajar seu público.
E se quiser aumentar ainda mais as suas visitas faça anúncios no Google, aqui nessa plataforma de anúncios você poderá redirecionar suas campanhas diretamente para o seu público-alvo. Saiba que isso tudo que mencionamos é praticamente tudo o que você realmente precisa para conseguir finalmente encantar e conseguir ainda mais clientes na web.
Conclusão:
E aí conseguimos te ajudar a saber como fazer um portfólio digital online profissional? Esperamos que sim. Tenha sempre em mente que quando alguém está pensando em contratar algum serviço na internet, a primeira coisa que ela vai querer ver é o seu catálogo.
Lugar onde você poderá expor todos os seus serviços, contatos e muito mais, em suma ele é essencial e indispensável. Então não espere mais, mãos a obra e bora começar a criar o seu. Ficamos por aqui, grande abraço e sucesso 🙂