Caso você seja ou pretende ser um novo usuário do maior sistema de gerenciamento de conteúdo, o WordPress. Então provavelmente você gostaria de saber exatamente o que é um plugin WordPress.

E mesmo que você já seja um usuário da ferramenta, mesmo assim é normal ter dúvidas sobre o que é um plugin, como ele funciona, para que ele serve, entre outras dúvidas.

Então desde já saiba que os plugins são fundamentais para melhorar os recursos e funções do seu web site criado em WordPress. E agora nesse breve artigo que preparamos, você irá aprender de uma vez por todas o que é um plugin WordPress.

plugin wordpress o que e

O Que É Um Plugin WordPress E Como Ele Funciona?

Um plugin WordPress nada mais é que um código inserido em seu site WordPress, simplificando ele é como se fosse uma extensão que quando adicionada ao site melhora e proporciona um aumento de funções.

Saiba que usar plugins é praticamente a maneira mais recomendada de conseguir aumentar o potencial do seu site, sem ter a necessidade de alterar seus códigos originais. Dispensa por completo todo e qualquer conhecimento em programação.





Basta instalar e ativar o plugin WordPress, realizar algumas configurações simples se necessário for e pronto. Existem uma quantidade enorme de plugins que estão totalmente acessíveis no repositório de plugins do WordPress.

Saiba que o uso correto dessas ferramentas com toda certeza além de melhorar os recursos e funcionalidades do site, também irão melhorar a experiência do usuário (visitante).

como funciona um plugin wordpress

O Que Um Plugin WordPress É Capaz De Fazer:

Esses plugins conseguem deixar todo e qualquer tipo de site ou blog com muito mais recursos e também com muito mais funcionalidades. Com apenas alguns cliques você conseguirá criar portfólios online, lojas virtuais, blogs, sites de vários tipos e muito mais.

Caso você seja um fotógrafo ou então um artista que cria artesanatos por exemplo, é fundamental possuir um portfólio e deixar suas criações bem apresentáveis na web. Usando um simples plugin WordPress essa tarefa ficará muito mais simples.

E se você pretende criar seu site de vendas, você então poderá usar o plugin WooCommerce, que deixará seu site de vendas incrível com todos os recursos que você necessita.

Saiba que alguns plugins tem a capacidade de transformar o seu web site por completo, e já outros fazem a alteração de apenas algumas coisas, como por exemplo:

O plugin WordPress Seo By Yoast tem a função de melhorar e auxiliar o Seo do seu site, já o plugin Contact Form 7 te auxilia na criação de formulários de contato, permitindo assim que seus visitantes entrem em contato contigo facilmente.

o que um plugin faz

Como E Onde Encontrar Plugins Para Sites WordPress?

Existem muitos locais onde você pode encontrar plugins, mas sempre é bom ficar atento e tomar todos os cuidados com a fonte do mesmo, pois alguns plugins criados por alguns desenvolvedores web que não são muito confiáveis podem inclusive até mesmo prejudicar seu web site de alguma forma.





Então o melhor local para você encontrar os melhores plugins WordPress com toda certeza é o diretório oficial de plugins WordPress que atualmente conta com quase 58 mil plugins para você usar em seus projetos online de forma gratuita.

E claro que existem os plugins que são pagos que oferecem recursos que algumas vezes não se encontra no repositório oficial gratuito.

como encontrar os melhores plugins

Como Fazer A Instalação De Plugins?

Existem 3 formas simples para você instalar plugins WordPress em seus sites, que são elas:

  1. A forma mais simples é fazendo a instalação direto pelo painel administrativo do WordPress, basta acessar plugins > pesquisar > instalar e ativar;
  2. A outra maneira é fazendo um upload de um arquivo zipado do plugin desejado, para isso basta acessar plugins > adicionar novo > enviar plugins > ativar;
  3. E a outra forma é fazendo o upload do mesmo via FTP.

As formas 1 e 2 com toda certeza são as mais simples e recomendáveis, basta alguns poucos cliques e o plugin já estará instalado, ativo e funcionando.

Considerações Antes De Instalar Um Plugin:

Antes de você instalar qualquer plugin WordPress em seu site, sempre é bom levar alguns pontos importantes em consideração, como por exemplo:

  • Em primeiro lugar você tem de saber qual é o objetivo do seu site, para então assim saber o que instalar, e não apenas instalar uma ferramenta sem utilidade que ficará sem utilidade alguma.
  • Em segundo lugar procure sempre pesquisar na internet por recomendações de bons plugins, com toda certeza encontrará o que procura e que a ferramenta realize a função que seu projeto online precisa.

E não deixe de conferir nossa lista com os melhores plugins para sites e blogs WordPress. Nossa dica é pra que verifique antes de instalar a compatibilidade do plugin com a versão de seu WordPress. E procure sempre optar por plugins que tenham atualizações constantes, isso evitará dores de cabeça futuras.

Não Consigo Instalar Plugins No Meu Site WordPress?

Isso geralmente acontece com iniciantes, que estão começando a usar o CMS WordPress (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) recentemente. Muitos deles não sabem  que o WordPress conta com 2 versões. Que são elas o wordpress.org e o wordpress.com.

Ao usar o wordpress.org você terá total liberdade para instalar todo e qualquer tipo de plugin que seu site precisar, já o wordpress.com não te dá essa liberdade e até te limita nesse ponto.

Por isso nossa recomendação é para que opte sempre por usar o wordpress.org, basta registrar um domínio e efetuar a contratação de um plano de hospedagem que o wordpress.org estará disponível gratuitamente. E você terá toda a liberdade para adicionar os recursos que precisar.

Plugins WordPress Gratuitos Ou Pagos?

Existem muitos tipos diferentes de plugins gratuitos e também pagos, que também são conhecidos por plugins premium. Você pode ter um site, blog ou loja virtual usando somente plugins grátis. Acredite, existem muitos assim pela web.

Mas existem alguns recursos e funcionalidades que talvez você necessite e não encontre uma solução gratuita, nesse caso um plugin pago poderá resolver o seu problema definitivamente.

Mas antes de escolher um plugin WordPress premium fique atento aos recursos que ele oferece, e que ele se diferencie da versão gratuita atendendo as suas necessidades.

Outra dica é verificar antes da compra se você terá suporte caso necessite, e se ele vem com um manual digital explicando o seu uso.




Muitos Plugins Instalados Prejudicaram Meu Site?

Na prática a quantidade de plugins instalados no seu site não afetará a sua performance, mas caso esteja usando plugins de má qualidade isso pode sim acontecer.

Não se esqueça que tudo que for instalado no seu web site irá ocupar um espaço no seu disco em seu banco de dados, então saiba que se você optar por instalar muitos plugins então seu espaço de armazenamento será reduzido.

E não podemos deixar de mencionar que alguns plugins podem entrar em conflito com outros prejudicando assim o funcionamento do site. Por isso nossa dica é, use somente plugins que realmente são necessários. Mantenha seu site organizado.

Conclusão:

Resumindo, agora você já sabe o que é um plugin WordPress, como eles funcionam, para que eles servem e onde encontrá-los podemos dizer que é devido aos plugins que o CMS WordPress é tão popular e extremamente eficiente.

Os mesmos tem o poder de injetar códigos em seu site sem necessidade de programação aumentando os recursos e funcionalidades de qualquer site criado em WordPress, desde proteção, auxílio no posicionamento do site nas pesquisas, otimização de imagens de muito mais.

Então é isso, encerramos por aqui, esperamos ter ajudado, e basta se lembrar de nossas dicas na hora de escolher um plugin que não terá problemas. Até mais e sucesso 🙂

 

Fique e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.