Qual a importância da tecnologia no nosso cotidiano? A tecnologia, a internet , os celulares e tudo mais ao nosso redor tiveram impactos muito maiores do que a maioria das pessoas é capaz de compreender.

Isso porque as pessoas estão tão inseridas neste mundo de estímulos constantes e de informações constantes, em que fica difícil parar e pensar à respeito de uma época em que o mundo parecia andar mais devagar.

Tendo crescido nos anos 90, essa mudança de realidade do mundo é ainda mais clara, e é cada vez mais interessante compreender o quanto a velocidade e a constante atualização de tudo parece ser mais importante do que construir algo com uma base mais sólida hoje em dia.

Compreender esse choque tecnológico, e entender qual a importância da tecnologia em nosso cotidiano, é o objetivo desse artigo.

E mostrar que você pode nem perceber, mas está totalmente dependente e conectado à tecnologia neste exato momento enquanto lê esse texto.

qual a importancia da tecnologia no nosso dia a dia

Conectividade total e a não necessidade da presença física:

Uma das formas de mostrar para você qual é a importância da tecnologia em nossa rotina diária é verificar o que foi possível se fazer frente à pandemia de COVD 19, que está ocorrendo à cerca de um ano.

A falta de contato físico das pessoas foi muito aliviada pela presença virtual e mesmo o entretenimento se tornou muito mais simples e eficiente com essa tecnologia.

Se essa pandemia tivesse ocorrido em outro momento da nossa história, por exemplo, nos anos 90, estaríamos presos em casa sem internet, no máximo com a internet discada, que só era possível de ser usada na madrugada para contar apenas um pulso telefônico.

E o pior de tudo, assistindo apenas a reprises sem fim na televisão e o que mais tivéssemos de entretenimento mais tradicional.

Home office? Você poderia esquecer isso! Apenas alguns poucos teriam essa possibilidade.

Em resumo, sem essa conectividade toda, essa crise teria sido centenas, senão milhares, de vezes pior, até porque a comunicação entre os centros de estudo também não seria tão eficiente, e uma vacina não teria sido desenvolvida em tempo recorde.

Agora, quando falamos do dia a dia que existia antes da pandemia, existe uma questão que vem se tornando cada vez mais preocupante: a opção de conversar apenas com aqueles que têm ideias parecidas com as nossas.

A tecnologia nos permitiu o isolamento em bolhas ideológicas, que podem se tornar problemáticas quando começam a alimentar notícias falsas ou conceitos perigosos, como discurso de ódio.

Além disso, junte a isso o fato de que as pessoas têm cada vez mais dificuldade de estarem no “aqui e agora”. As mídias sociais são desenvolvidas de forma a desempenhar um mecanismo parecido com o vício, que faz com que passemos cada vez mais tempo acessando essas redes e “vendendo” nossos dados à essas empresas em troca do serviço.

Esses dados são tratados por inteligências artificiais ,cada vez mais inteligentes, e então oferecidas aos anunciantes dessas plataformas, de forma a oferecer produtos cada vez mais personalizados com as suas pesquisas, comportamentos e similares.

Uma Recomendação interessante sobre o assunto é “O Dilema das Redes”, um documentário da Netflix, que traz a opinião de especialistas sobre o assunto.

Se com essa pequena parte do que já está acontecendo você não entendeu ainda qual é a importância da tecnologia no nosso cotidiano, então confira já alguns impactos bem possíveis de acontecer na nossa sociedade nos próximos anos.

Iremos de Ônibus espacial para Marte de férias?

Os avanços das viagens espaciais e outros equipamentos relacionados também estão cada vez mais interessantes e, nesse sentido, é importante destacar a participação da Space X, como primeira empresa de exploração espacial privada do mundo, sendo a primeira a fazer com que os foguetes retornem depois de lançados.

As possibilidades de abertura que essas atividades vêm demonstrando são enormes e, quando realmente começarem, podem transformar o espaço e o trabalho nele a nova corrida do ouro.

Como isso vai ocorrer exatamente, é um pouco difícil de precisar, mas existem projetos para colonização da lua nos mais diversos governos e empresas.

Então qual realmente é a importância da tecnologia em nossas vidas quando isso ocorrer? A tecnologia será ,literalmente indispensável, como já é, já que a vida só pode existir fora do planeta por meio de complexos sistemas tecnológicos de suporte de vida.

O fim do dinheiro? Ou o fim do mundo?

As questões climáticas vão se tornando cada vez mais urgentes, já que suas consequências vão se tornando cada vez mais agudas. Apesar disso, ainda existe uma resistência de setores mais tradicionais e conservadores das indústrias para mudar suas formas para tecnologias mais verdes, além de um grande desestímulo à essas mudanças de forma mais dramática.

Nesse sentido, a pergunta: qual a importância do avanço tecnológico em nosso cotidiano? Volta então a fazer toda a diferença, já que caberá a ela ajudar a humanidade a controlar as alterações climáticas que desencadeamos com nossas indústrias e com a nossa tecnologia, o que é muito irônico.

Sem essa tecnologia, podemos literalmente ser extintos.

Se você quiser entender um ponto da importância tecnológica em nossa rotina, se torna simplesmente indiscutível é o sistema bancário atual, que é totalmente dependente de tecnologia.

Nesse sentido, mas em uma vertente totalmente diferente, temos também as criptomoedas, tornando-se cada vez mais aceitas dentro do dia a dia dos investidores e usadas para transações diretas.

É possível que, com o passar dos anos, todas as economias tenham de se acostumar com a possibilidade de mais moedas não governamentais circulando em trocas de serviços pelo País.

Conclusão:

Como você pode ver, a tecnologia mudou nossas rotinas de forma absurda e a tendência é que isso ocorra cada vez mais.

O segredo do sucesso nesse novo paradigma de sociedade é sempre se manter atento e adaptável, em busca das melhores posições e possibilidades que sempre irão surgir.

Então é isso, encerramos por aqui, esperamos que tenha gostado do nosso artigo onde abordamos aqui nesse texto rápido mas muito importante qual a importância da tecnologia no nosso cotidiano. Até mais e sucesso 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.