• Post category:Tecnologia

Quem inventou a lâmpada foi Thomas Edson, cientista e empresário nos Estados Unidos, e não foi só a lâmpada que ele inventou, saiba que ao longo de sua vida ele registrou 2.323 patentes.

A invenção da lâmpada aconteceu no dia 21 de outubro de 1879, foi quando ele conseguiu fazer uma lâmpada acender e brilhar por 45 horas interruptas.

Está invenção foi um grande marco, pois iniciava-se ali a “Era da Eletricidade”, e devido a isso lampiões, velas e velhas tochas de madeiras enfim foram substituídas pela lâmpada elétrica.

Então Thomas começou a pesquisar qual seria a opção que apresentava mais durabilidade, e assim conseguiu descobrir que o bambu carbonizado poderia ficar queimando por 1.200 horas.

Essa foi a matéria prima usada até o começo de 1900, quando então o mesmo foi substituído por outras alternativas muito mais duradouras.

Quem foi o inventor da lâmpada

Quem Foi Thomas Edison?

Não podemos deixar de mencionar jamais aqui que outros cientistas conhecidos também foram essenciais para a invenção da lâmpada, falaremos mais a diante sobre.

Mas quem inventou a lâmpada foi Thomas Alva Edison (1847-1931) o grande e exótico cientista americano é o verdadeiro inventor da lâmpada.

Ele era filho de um pai muito habilidoso e trabalhador, que não media esforços para conseguir levar o pão de cada dia para casa. O mesmo fazia de tudo, era carpinteiro, negociante e muito mais.





A mãe era uma dedicada dona do lar, que por sua vez sempre viu em Thomas coisas especiais, talvez por ter sido o último filho dos sete irmãos que ele teve.

Thomas já trabalhou como telegrafista, jornaleiro, e logo quando jovem o seu problema de surdez já se iniciou, mas isso não foi nenhum obstáculo para ele, pois sempre foi uma pessoa muito criativa.

Só podemos dizer que Thomas Edson foi realmente quem inventou a lâmpada elétrica, proporcionando assim uma luz na escuridão para todo o mundo. Com toda certeza após esse invento a vida do ser humano começou a ter muito mais qualidade, pois essa grande invenção salva vidas, não tenha dúvidas disso.

thomas edson - inventor da lampada eletrica

Desafios Enfrentados Pelo Inventor:

Se você acha que a invenção da lâmpada foi assim simples, engana-se. Somente depois das mil tentativas que Thomas Edison conseguiu.

Como ele mesmo dizia: “não foram erros, mas sim mil formas diferentes de se fazer um lâmpada elétrica. Então ao usar um filamento fino de carvão a alto vácuo ele conseguiu o feito.

Com toda certeza encontrar o filamento certo talvez tenha sido seu maior desafio, foram usados 6.000 tipos de materiais diferentes, e gastos um montante de $ 40.000 dólares.

E foi usando uma simples linha de costura de algodão carbonizada para o filamento, que a lâmpada então permaneceu por 40 horas incandescida. Este foi o melhor resultado alcançado por Thomas e pela sua equipe.

O Sucesso Da Invenção:

Então após o invento da lâmpada ter dado certo, Thomas registrou o seu produto e assim começou a comercializa-lo, inicialmente fabricando e vendendo lâmpadas residenciais.

O mercado reage ao invento, e a empresa de Thomas, a Edison Eletric Company teve um enorme salto em suas ações, que chegaram a valer na época $ 3.500 dólares.

E no ano de 1890, que foi o ano em que Thomas Edison conseguiu finalmente provar para todo o mundo no Tribunal a paternidade de todos os seus inventos.

E dessa forma todo o planeta passou a conhecer a grande invenção que foi a lâmpada.




Cientistas Que Tentaram Inventar A Lâmpada Antes De Thomas:

Antes de Thomas Edison muitos outros cientistas também tentaram inventar a lâmpada elétrica criando seus próprios protótipos, conheça quem foram eles:

Alessandro Volta:

Um dos primeiros inventos que fornecia uma fonte de eletricidade foi inventado pelo italiano Alessandro Volta em 1800. Foi Alessandro quem inventou a pilha voltaica também.

Que era uma bateria primária que usava zinco, cobre, papelão e até água salgada. O seu dispositivo quando era enrolado com o fio de cobre em suas extremidades fazia a condução da eletricidade.

Humphry Davy:

Passados seis anos após da invenção de Alessandro Volta, então o inglês Humpry Davy usou uma bateria igual a do Volta para conseguir produzir uma corrente elétrica confiável.

E assim ele conseguiu exibir a primeira lâmpada com o formato de arco elétrico. Elas forneciam luz por meio de eletrodos ao ar livre, mas por sua vez ionizavam gás.

Mesmo a sua queima sendo muito rápida para o uso doméstico, elas foram bastante utilizadas em ambiantes públicos.

James Bowman Lindsay:

No ano de 1835, então o escocês James Bowman Lindsay conseguiu mostrar que a luz elétrica constante era sim possível usando um filamento de cobre.




Warren de la Rue:

No ano de 1840 o britânico Warren de la Rue usou um filamento de platina devido ao seu alto ponto de fusão, e também porque ele conseguia suportar grandes quantidades de eletricidade e brilho, e sem explodir em chamas devido a alta temperatura.

A teoria dele até que era muito boa, mas como a platina era muito cara sua teoria foi descartada devido ao alto custo.

Joseph Swan:

No ano de 1850 o estudioso britânico Joseph Swan iniciou suas pesquisas sobre os problemas de iluminação e sua relação com seu custo benefício.

Nos anos seguintes ele recorreu a alternativas mais baratas, e em 1869 patenteou um projeto que usava fios de algodão, mas não era nada útil.

Então em 1879 ele conseguiu desenvolver uma lâmpada usando filamento de algodão embebido com ácido e selado à vácuo em uma lâmpada de vidro.

Após um período ele mesmo descobriu problemas e a ineficácia do seu protótipo, mas mesmo assim seguiu com o experimento.

Conclusão:

Agora que você já sabe que realmente quem inventou a lâmpada foi Thomas Edison, que em nosso ponto de vista é com toda certeza uma das maiores invenções de todos os tempos.

Pois além da sua fantástica utilidade, ainda por cima colaborou com o meio ambiente livrando-o do excesso de poluentes dos velhos lampiões a gás.

E a nós só resta agradecer ao homem responsável pela invenção da lâmpada, pois muita coisa mudou de lá pra cá. Já imaginou o mundo sem luz?

É isso, esperamos que tenha gostado dessa incrível e importantíssima história. Um grande abraço e sucesso 🙂

 

Leia também outros artigos do nosso Blog que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.