• Post category:Web

Fazer uso do melhores bancos de imagens grátis é muito útil para quem tem um web site ou blog, ou então utiliza muitas mídias sociais na internet.

 

Você pode utilizar essas plataformas grátis sempre que necessitar de imagens de excelente qualidade e que sejam livres de direitos autorais.

 

A grande maioria das pessoas costumam utilizar fotos do Google para usar em seus posts ou até mesmo nas redes sociais.

 

O que pode causar problemas futuros para você, pois no Google você não tem como saber se uma imagem tem ou não direito autoral, ou se ela está protegida por lei.

 

E outro detalhe muito importante, usar imagens do Google não é legal, pois muitas delas tem péssima qualidade, e pode deixar o seu conteúdo ruim. E não é isso que você deseja certo?

 

Com toda certeza você já ouviu o velho ditado (uma boa imagem vale mais que 1000 palavras), pois é, ele é verdadeiro.

 

Hoje estamos na era que o conteúdo é Rei, então se você deseja sair na frente de seus concorrentes usar imagens de ótima qualidade, e que sejam atraentes é essencial.

 

Com o passar do tempo, elas e os vídeos se tornaram ingredientes fundamentais para que muitas empresas e até mesmo Freelancers se destaquem na web.

 

Então se pretende se destacar no meio da multidão usar bancos gratuitos é um item obrigatório e necessário.

 

Nesse artigo de hoje você vai saber o que é, qual é a origem deles, e a importância de usar os melhores.

bancos de imagens gratuitos

Como surgiram?

Os primeiros bancos de imagens surgiram em 1920, onde naquela época as agências de fotografias excluíam as imagens e fotos que por sua vez não seriam mais usadas nas sessões de fotografias comerciais.

 

Então essas fotografias que ficavam sobrando eram ofertadas para outros projetos.

 

Mas somente no ano de 1980, que foi quando surgiram muitas agências de publicidade, então a procura pelas fotos começaram a aumentar.

 

Porém naquela época, as sessões de fotografia eram muito caras e também muito trabalhosas. E então com isso, com o intuito de reduzir custos, as empresas de marketing começaram a elaborar seus próprios catálogos.

 

O tempo foi passado e as empresas enxergaram que poderiam sim ganhar dinheiro vendendo royalties das fotos para outras pessoas.

 

E foi então que os grandes fotógrafos profissionais da época viram a excelente oportunidade apostando nesse mercado.

 

E foi exatamente desse jeito que surgiram os primeiros bancos de imagens online.

 

Qual a importância de usar imagens profissionais de qualidade?

Está é uma pergunta muito fácil de ser respondida, dados que foram levantados pela empresa HubSpot sobre a utilização de imagens em diversas estratégias de marketing digital revelaram que:

 

  • Na rede social Twitter, postagens com fotos conseguem 150% muito mais retweets em relação aos posts sem;
  • Mais de 80% dos profissionais de marketing em redes sociais utilizam recursos visuais atrativos nas mídias sociais;
  • Publicações no Facebook com imagem são responsáveis por conquistar muito mais engajamento de seus usuários;
  • Os usuários da internet dão muito mais atenção para elas do que para textos.

 

E não para por aí, artigos e postagens de blogs que tenham 1 imagem a cada 80 ou 100 palavras conseguem praticamente o dobro de compartilhamento nas redes sociais.

 

Por esses motivos mencionados, não tenha dúvidas que usar imagens profissionais é uma excelente maneira de conseguir melhores resultados na internet.

 

Pois além de você estar conseguindo transmitir muito mais profissionalismo, também conseguirá engajar muito mais os usuários que chegam em seus conteúdos. E claro é isso que você deseja certo?

 

Por isso você não tem mais desculpas para não utilizar um banco gratuito em seus projetos online.

 

Mas quando devo usar?

Você precisará usar um banco gratuito sempre que for publicar um novo post em seu blog, assim deixará ele muito mais atraente para seus visitantes.

 

Eles também são uma ótima alternativa para fugir das fotografias lá do Google, como já mencionamos acima muitas são protegidas por direitos autorais.

 

Você também deve usar quando for fazer postagens nas suas redes sociais, use-as no Facebook, no Instagran, no Twitter e no Pinterest também. E também nas redes sociais novas, elas já estão aí.

 

Elas são profissionais e deixaram suas publicações muito mais ricas e atraentes.

 

Então agora que você já sabe o que é, como eles surgiram, e porque é importante usá-los e quando deve usá-los, chegou a hora de conhecer quais são os melhores, segue a relação:

 

Conhecendo os melhores bancos de imagens grátis:

Existem muitos deles na internet, tanto pagos, quanto gratuitos. Mas como a intenção aqui é sempre ajudar você, então nesse artigo de hoje iremos te mostrar somente os que são grátis ok. Além disso todos os que forem mencionados nessa relação são livres de direitos autorais. Vamos a eles:

 

Pixabay:

No Pixabay que nós consideramos um dos melhores de todos, você encontrará imagens de todos os tipos, ilustrações, vetores, e até mesmo vídeos gratuitos para usar onde desejar.

 

Ele é bem completo e disponibiliza imagens de altíssima qualidade. Estão divididos por categorias, por tamanho e você pode pesquisar em português e também em inglês. Muito difícil não encontrar o que deseja aqui.

 

Freeimagens:

O FreeImagens conta com um acervo incrível e que não para de crescer, aqui elas também são separadas por categorias, mas você pode efetuar pesquisar por palavras-chave também.

 

Todas elas disponibilizadas podem ser usadas tanto para fins comerciais, artísticos e até recreativos, e para fazer o download das mesmas basta realizar um breve cadastro.

 

FreePik:

O FreePik é super simples e prático e já conta com nada mais nada menos que com mais de 1 milhão e meio de imagens de alta qualidade e 100% grátis.

 

Além de disponibilizar fotos, eles também disponibilizam vetores gratuitos para quem deseja se aventurar com programas gráficos como por exemplo o Adobe.

 

Quando você clica em cima da foto, então já conseguirá ter acesso a licença dela, daí é só efetuar o download para seu computador.

 

Morguefile:

O Morguefile conta com um design clean e muito prático, as imagens disponibilizadas nesse site são de ótima qualidade.

 

Aqui você poderá escolher as suas imagens preferidas com diversos estilos diferentes e baixar sem ter a necessidade de realizar nenhum cadastro no site.

 

O mesmo também dispõe de um campo de pesquisa para facilitar a busca e assim encontrar o que deseja mais rapidamente.

 

Flickr:

O Flickr é praticamente uma comunidade de fotógrafos, não sabemos se você sabe, mas vários fotógrafos compartilham suas fotos de seus trabalhos 100% grátis. Por esse motivo o Flickr pode ser excelente para você.

 

É só realizar uma busca avançada usando o filtro para conseguir encontrar somente trabalhos que possuem a licença Creative Commons. Para facilitar sua busca avançada acesse aqui. Dessa forma só encontrará conteúdo licenciado.

 

RgbStock:

O Rgbstock foi elaborado por ilustradores e também por fotógrafos, conta com fotos de altíssima resolução.

 

Para você encontrar o que procura utilize palavras-chave e também filtrar por categorias, e para efetuar o download é preciso fazer um rápido cadastro.

 

Dreamstime:

O Dreamstime é o que recebe a maior quantidade de acessos diários de visitantes, isso simplesmente pelo fato dele contar com nada mais nada menos que quase 10 milhões de imagens.

 

A grande parte delas disponibilizadas nesse site são sim gratuitas, mas porém algumas são pagas. Mas nem por esse motivo deve ignorar esse poderoso banco gratuito de fotos.

 

Utilize o buscador para encontrar o que deseja e também use os filtros de categorias.

 

Free Digital Photos:

O Free Digital Photos disponibiliza para seus usuários diversas galerias, ambas divididas e categorizadas com diferentes temas. A grande maioria de suas imagens são produzidas por artistas digitais, ilustradores e fotógrafos, e por esse motivo são de excelente qualidade.

 

Freerangestock:

O Freerangestock é grátis, mas para você conseguir baixar as imagens é necessário fazer um rápido cadastro no site antes.

 

As imagens disponibilizadas por esse banco são de excelente qualidade, e outra grande vantagem é que você pode fazer o download de quantas fotos quiser no mesmo dia, pois a quantidade é ilimitada.

 

Stock Up:

O Stock Up dispensa cadastro para você conseguir baixar as imagens para o seu pc, ele funciona como se fosse um buscador, por exemplo: você pesquisa a palavra ou termo que deseja e ele te mostra os resultados.

 

Suas fotos são lindas, de alta qualidade para você usar onde desejar.

 

Unsplash:

O Unsplash disponibiliza fotos incríveis para você usar em seus blogs e sites, e também é muito recomendado para usar no Facebook.

 

O mais legal de tudo é que aqui você vai encontrar milhares de fotografias da natureza e de lugares incríveis.

 

É muito usado para utilizar em postagens com aquelas frases motivacionais que sempre vemos nas redes sociais.

 

Pexels:

O Pexels também dispensa cadastro para você conseguir baixar as imagens pro seu computador, as mesmas são de altíssima resolução, ideais para você fazer suas manipulações.

 

O legal desse site é que eles também disponibilizam vídeos para você baixar e usar em qualquer lugar, e os vídeos também são livres de direitos autorais.

 

Stockvault:

O Stockvault também conta com muitas fotos da natureza, disponibilizando fotografias incríveis, porém o site é todo em inglês.

 

Por esse motivo use o tradutor do Google para realizar suas pesquisas até encontrar a foto que tanto desejada.

 

Para baixar basta dar um clique na imagem desejada, mas se não quiser fazer o download na hora, você pode optar por dar um like na foto e ela vai ser adicionada a sua listagem de favoritos na plataforma.

 

Iso Republic:

O Iso Republic é extremamente simples de usar, e você pode usar as fotos onde desejar. Faça buscas por palavras-chaves e também pesquise pelas diversas categorias que eles disponibilizam. Com toda certeza vai encontrar o que procura. E nem precisamos mencionar que a qualidade é ótima.

 

A, e eles também disponibilizam um banco de vídeos gratuitos para você baixar.

 

Kaboom Pics:

Diferente de todos os bancos apresentados até aqui, o Kaboom Pics permite que você faça busca até mesmo pelas cores que deseja.

 

E você também pode pesquisar usando palavras-chaves, módulos e até mesmo a posição das fotos (horizontal ou vertical).

 

Oferece imagens de altíssima qualidade e é muito simples de ser usado.

 

Shutterstock:

Então após apresentar para vocês os 15 melhores bancos de imagens gratuitos da internet, não poderíamos em hipótese alguma deixar de fora o Shutterstock, mas que fique bem claro, ele é pago.

 

O Shutterstock é o melhor de todos, não por ser pago, mas pelo fato de disponibilizar mais de 125 milhões de arquivos em diferentes formatos, que são eles:

 

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Músicas:
  • Vetores.

 

Tudo está muito bem dividido em mais de 29 categorias diferentes, assim fica muito mais fácil encontrar o que procura.

 

É com toda certeza o maior banco de imagens de todo o planeta. Todas elas, vídeos, músicas e vetores são da mais alta qualidade.

 

Ele por sua vez é muito usado por grandes agências que necessitam de muitos tipos de arquivos em diferentes formatos para atender seus clientes.

 

Atualmente o Shutterstock disponibiliza em seu acervo mais de 312.504.684 milhões de imagens todas livres de direitos autorais, e aproximadamente 1.521.673 milhão de novas fotos são adicionadas toda semana.

 

O Shutterstock oferece diferentes tipos de planos, desde anuais, até planos pré-pagos.

 

Otimize suas imagens:

Aqui vai uma excelente dica para vocês, pois não adianta de nada usar boas imagens sem saber como otimizá-las.

Deixar elas mais leves, mas mantendo a sua qualidade é fundamental até mesmo para o Seo de seus sites e blogs. Por isso daremos algumas dicas de como fazer isto em simples passos, que são eles:

 

  • Use um compressor de imagens para reduzir o tamanho do arquivo, nossa recomendação é que você utilize o TinyPNG. Ele vai comprimir elas deixando-as muito mais leves;
  • Se você utiliza o WordPress, que também recomendamos, então procure usar imagens no formato Webp. São formatos de última geração que vão ajudar até mesmo na velocidade do seu site;
  • Sempre antes de subir uma foto para seu conteúdo renomeie ela com a palavra-chave principal do artigo, pois isso vai ajudar os mecanismos de busca;
  • Acrescente também nelas um texto alternativo, dessa forma você estará informando ao robô do Google do que se trata aquele arquivo. E para fazer isto caso use o WordPress basta dar um clique sobre a imagem, em seguida clique no lápis do editor, vá até a opção avançada e é só preencher o texto alternativo.

 

Essas são dicas simples de serem aplicadas e que você deve sim aplicar sempre em seus conteúdos.

 

Conclusão:

Usar imagens de alta qualidade é extremamente importante para engajar e chamar a atenção de seu público-alvo, isso só vai ajudar você a conseguir melhores resultados, seja com seus blogs, sites ou redes sociais.

 

Então agora que já conhece os melhores bancos de imagens grátis, como eles surgiram, e qual a importância eles tem para seu negócio na internet.

 

O que você tem de fazer agora, é usar e abusar deles, e assim deixar o seu conteúdo muito mais rico e atraente para gerar cliques, comentários, compartilhamentos e mais clientes é claro.

 

Ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado muito desse artigo de hoje, e que ele tenha sido útil para você. Até mais e sucesso sempre 🙂

 

 

Leia também: