• Post category:Web

Possuir um web site, blog ou uma loja virtual com uma super velocidade de carregamento é o desejo de todos os Webmasters do planeta. Então uma das formas de melhorar a velocidade de carregamento é usando formatos de imagens Webp.

Mas você deve estar se perguntando agora, mas que raios é Webp?

Webp nada mais é que um formato de imagens modernas e com alto padrão de qualidade. Mas com o seu tamanho de arquivo muito menor do que os arquivos Jpeg e Png.

Nesse breve e rápido artigo aqui você vai ficar sabendo tudo sobre imagens Webp, e também como usar esse formato moderno de imagens em seus projetos WordPress.

Então, vamos lá aprender mais?

Imagem Webp

O Que É WebP?

O Webp nada mais é que um formato moderno de arquivos de imagens criado pelo próprio Google mais ou menos em 2010. Este formato por sua vez oferta taxas de compressões muito maiores para imagens mantendo é claro sua qualidade.

Então com isso os desenvolvedores de sites podem fazer a criação de imagens com arquivos muito menores, assim proporciona o carregamento muito mais veloz.

O formato de imagens Webp usa técnicas de compressão muito mais potentes, isso tanto no tipo Lossy (com perdas) quanto no tipo Lossless (sem perdas), isso quando comparados aos formatos Jpeg e Png.

A taxa de compressão sem perdas quer dizer que cada Bit dos dados originais irão se manter os mesmos após a extração dos arquivos.

Porém a taxa de compressão sem perdas do Webp permitirá diminuir o tamanho das imagens em até 25%, isso quando comparado ao arquivo tipo Png.

No entanto, existe também a compressão com perda, que por sua vez reduz o tamanho do arquivo quando remove-se uma certa quantia de dados originais.

Então quando se usa a programação antecipada para fazer a codificação da imagem, o Webp do tipo com perda fornece uma qualidade semelhante com o arquivo Jpeg. Reduzindo os tamanhos das imagens de 24 a 34%.




Webp: Quais as Vantagens Em Usar?

Como já mencionado no tópico anterior, utilizar tamanhos de imagens menores podem sim proporcionar uma enorme diferença para seu site, blog ou loja virtual. Pois isso ajudará a carregar a página muito mais rápido.

Outro ponto positivo que não podemos deixar de mencionar é que usando imagens Webp você também estará economizando muito mais largura da banda do servidor. Por exemplo: se você é um fotógrafo e usa muitas fotos.

Então para que seu entendimento seja ainda melhor, segue uma breve explicação sobre os formatos Png e Jpeg.

  • Png: com certeza é um excelente tipo de arquivo e mantem a qualidade da imagem, mesmo comprimido. Esse tipo de formato é bom para imagens que usam muitos pixels ou dados.

Por exemplo: logotipos, imagens contendo muito texto e ilustrações. Contudo esse tipo de arquivo não funcionará bem em fotografias.

  • Jpg ou Jpeg: é um excelente formato para imagens que usam muitas cores, e também está é a opção predileta para imagens estáticas. Mas no entanto esse tipo de arquivo tem um lado negativo, ela perde a qualidade quando comprimida.

Por isso o Webp é a combinação perfeita oferecendo o melhor entre os 2 formatos mencionados. Além de proporcionar um formato muito menor, o Webp sempre mantem a qualidade da imagem.

Suas Desvantagens:

Então agora que você já sabe das vantagens de usar formatos de imagens em Webp, também citaremos algumas desvantagens. No entanto garantimos que as vantagens são muito maiores.

Em primeiro lugar gostaríamos de dizer que os navegadores como Google Chrome, Firefox e Opera, que são os mais usados no mundo suportam o aquivo Webp. Mas os navegadores Internet Explorer e Safari ainda não.

Mas é claro que esses 2 navegadores citados por último com toda certeza não ficaram pra trás e logo suportaram o formato Webp também.

E tem também outro problema que muitos desenvolvedores enfrentam, a plataforma WordPress ainda não tem suporte pra imagens Webp.

Então isso significa que não é possível subir (fazer o upload) de arquivos Webp pra sua biblioteca de mídia no WordPress.

Porém, isso não quer dizer que você não consiga utilizar arquivos de imagens com esse formato. Você só necessitará do auxílio de algum plugin WordPress para isso.

Webp: Como Utilizar no WordPress:

Fizemos uma pequena relação com alguns plugins que você poderá usar para transformar suas imagens em Wepb.

ShortPixel:

Você poderá exibir imagens no formato Webp em seu web site WordPress tranquilamente utilizando o plugin ShortPixel. Ele é um plugin gratuito e simples de de ser usado.

Com ele você também estará melhorando o Seo do seu projeto na web, pois ele irá carregar muito mais rápido e otimizado.

O ShortPixel usa de mínimos recursos e funciona perfeitamente bem em qualquer tipo de hospedagem de sites, como por exemplo: hospedagem Compartilhada, Cloud, Dedicada e Vps.

A compactação das imagens com perdas e sem perdas estão disponíveis para os arquivos mais utilizados como Jpg, Jpeg e Png, e também arquivos no formato Pdf.

Usar imagens otimizadas melhoram a experiência do usuário, além de melhorar a pontuação do Developers PageSpeed, GTMetrix e Pingdom. Melhorando seu page rank e consequentemente aumentado seus visitantes.

Excelente opção de plugin Webp e já conta com 200 mil instalações ativas em todo o mundo.

Plugin ShortPixel Webp

WebP Express:

Outra excelente opção para exibir imagens no formato Webp no seu WordPress é o plugin WebP Express. Esse plugin utiliza a Webp Convert Library para fazer a modificação nas imagens.

E por isso ele serve como um super conversor que gera arquivos Webp pros navegadores da web que suportam esse formato de imagem. Mas também mostra formatos Png e Jpg pros navegadores que não suportam.





Também é compatível com todas as hospedagens, consome menos banda do servidor, melhorando assim o tempo de carregamento do seu site.

O WebP Express também é uma excelente opção de plugin Webp e já conta com mais de 60 mil instalações ativas.

Plugin Webp WebP Express

Imagify:

Turbine o seu web site, blog ou loja virtual com o Imagify, tenha sempre imagens muito mais nítidas sem perder a qualidade.

Ela é considerada a ferramenta Webp mais avançada até o momento para se utilizar no WordPress. A mesma também é compatível com todo tipo de hospedagem, e oferece 3 diferentes níveis de compactação.

Ele conta com 2 versões, sendo uma free que possibilita você otimizar 25 Mb de arquivos de imagens (aproximadamente 250 imagens por mês).





O Imagify Webp também conta com a versão paga que inicia com $4,99 dólares por mês possibilitando otimizar até 10 mil imagens (cerca de 1Gb).

E vai até o plano mais caro de $ 69,99 dólares que permite otimizar nada mais nada menos que 500 mil imagens mês (cerca de 50Gb). Mas vale cada centavo pago indiferente do plano.

Plugin Imagify

Breve Conclusão:

Então agora que você já está por dentro do assunto imagens Webp, que com toda certeza vai te ajudar a ter imagens de alta qualidade e de tamanho de arquivos menores com muito mais qualidade em seu site.

Muito bem provável que queira de imediato começar a utilizar imagens nesse formato, já que seu propósito é carregar seu site muito mais rápido e é isto que você deseja.

Além de estar economizando a banda do seu servidor caso use muitas imagens em seus projetos. Como mencionado no artigo existem vantagens e desvantagens, mas com toda certeza usar Webp é muito mais vantajoso.

Esperamos que tenha gostado desse artigo e mão na massa, escolha o seu plugin Webp e otimize seu site. Até o próximo artigo 🙂

 

Fique e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.