• Post category:Web

Você já criou o seu site ou blog ou ainda vai criar, e obviamente que  você deseja ganhar dinheiro na net com ele certo? Mas você sequer sabe ao menos por onde começar. Então saiba que você não é o único que está nessa situação, então elaboramos um guia bastante útil para você aprender como monetizar um site.

Atualmente existem muitas formas de monetização de sites, que são as que abordaremos nesse nosso conteúdo, que esperamos te ajudar com ele.

Mas antes de você saber mais sobre como monetizar um site, é necessário em primeiro lugar alinhar as suas expectativas em relação ao dinheiro, pois ele não vem rapidamente assim da noite pro dia.

E aí, vamos lá saber como você vai fazer para literalmente transformar os seus sites e blogs em uma verdadeira máquina de fazer dinheiro 24 horas por dia?

formas de como monetizar um site

O que é a monetização de sites?

A monetização de sites ou de blogs consiste em vender espaços para anúncios, ou então participar de programas como o Google Adsense ou então inserir links de programas de afiliados em seu conteúdo, entre outras muitas formas de monetizar um site.

E você será comissionado conforme a forma de monetização escolhida, você poderá receber pequenas comissões em dólar por cliques em banners no seu site. Ou então receber comissões por vendas realizadas de produtos físicos ou digitais através de um link de afiliado que esteja em seu conteúdo.

Alinhando expectativas:

Como já mencionamos no tópico anterior, é importante que você alinhe as suas expectativas, pois como já é do seu saber não existe, nunca existiu e também nunca vai existir dinheiro fácil. Então saiba desde já que monetizar um site leva sim tempo e bastante dedicação.

Jamais espere algum lucro logo no começo, que isso você não terá mesmo, acredite. Mas também não fique desanimado, pois o que vai fazer os seus sites e blogs render será a sua dedicação e o seu esforço. E isso levará um tempo.

E se realmente deseja alcançar e colher resultados, existe um fator mundial que todo proprietário de site tem de levar em consideração, que é o tráfego. Sem ele é impossível conseguir obter lucros com seu blog ou site.

Expectativas já alinhadas, então vamos direto ao ponto, pois o que interessa é você chegar no final desse artigo sabendo como monetizar um site ou blog.

Como monetizar um site?

Um dos principais pontos que você tem de levar em consideração é que para você começar a monetizar o seu site ele já deve estar gerando tráfego, um site sem visitas é impossível de ser monetizado.

Então assim que o seu site começar a receber visitantes, é que está na hora de começar a pensar em lucrar com ele. E para isso elaboramos uma lista com algumas formas de monetização de sites. Segue:




Google Adsense:

O programa de parceiros do Google Adsense é com toda certeza a forma mais comum para monetizar um site, o mesmo funciona no sistema de PPC (Pay Per Click), onde você receberá uma pequena comissão em dólar todas as vezes que um visitante que estiver em seu site clicar em um banner.

E outra coisa bastante interessante desse programa, é que você pode ter quantos sites ou blogs quiser, falando sobre assuntos diferentes, e ainda monetizar todos eles.

Basta criar um conta gratuita no Adsense, cadastrar o seu site, inserir o código de verificação do Google e aguardar uns dias. Você será notificado via e-mail sobre sua aprovação no programa. Daí é só começar a colocar os blocos de anúncios em seu site para começar a lucrar.

como monetizar sites - google adsense

Programa de afiliados:

Participar de programas de afiliados também é uma outra forma de monetizar sites e blogs, hoje em dia existem muitas plataformas de afiliados com produtos físicos e produtos digitais (infoprodutos).

O que você precisa fazer é criar conteúdo de valor para os seus visitantes mostrando que é possível sim resolver o problema deles. E entre o conteúdo você insere links de afiliados com produtos relacionados aos problemas que eles desejam resolver, ou algo que eles querem comprar, que por sua vez se transformará em comissões para você quando algum visitante comprar.

Trabalhar com o marketing de afiliados é uma ótima forma de ganhar uma renda passiva, pois você não necessita ter os seus próprios produtos para vender. Basta escolher algum produto de alguma plataforma digital para afiliados.

como monetizar seu site - programa de afiliados

Vender espaço para anúncios:

Saiba que vender alguns espaços específicos de seu web site diretamente para propaganda também é uma outra maneira de monetizar um site. Esse formato por sua vez pode até te tomar mais tempo, mas por outro lado seu retorno financeiro será muito maior.

Você poderá vender espaços para empresas de forma direta inserindo banners em algumas partes do seu site, links entre o conteúdo, popups entre outros locais. E o mais interessante que nesse formato de monetização é que você escolhe o preço de cada publicidade.

Nessa modalidade você será pago por anúncios e não por clique como no Adsense, apesar desse método usar o mesmo modelo de anúncios.

monetizacao de sites - vender espacos para anuncios

Vender seus próprios serviços ou produtos:

Você tem produtos para vender? Mas no momento o que você não tem é o espaço físico para poder vendê-los e divulgá-los. Então a solução para o seu problema é muito mais simples que você imagina.





Como você já possui um site ou um blog ou vai criá-lo, basta fazer a integração dele com alguma plataforma de ecommerce, e se o seu site foi criado em WordPress melhor ainda, daí basta adicionar o plugin Woocommerce. Com ele você cria e configura sua loja facilmente.

Em seguida personalize o design de sua loja virtual do jeito que desejar, cadastre os seus produtos, configure suas formas de envio e pagamento e pronto. Seu web site estará pronto para vender na web. Essa também é uma forma bastante tradicional de monetizar sites.

monetizar sites

Dropshipping:

Que tal aprender como fazer Dropshipping? Saiba que essa modalidade de negócios online dispensa a necessidade de possuir estoque físico de produtos. Ao contrário do tópico anterior.

Essa pode ser uma ótima forma de você monetizar o seu site, pois o Dropshipping está em total crescimento. E tudo o que você precisa fazer é seguir o mesmo passo do tópico acima.

Integre o seu web site com uma plataforma de ecommerce como mencionamos, encontre bons fornecedores que serão responsáveis pelo empacotamento e envio dos produtos pros seus compradores. E a você só cabe somente divulgar e ficar com a sua comissão.

E se preferir crie um site somente para essa modalidade, nós recomendamos.

ganhar dinheiro com sites com dropshipping

Links patrocinados de afiliados com cupons de desconto:

Você gosta de descontos? Nós adoramos. Mas vamos ser sinceros todos gostam, estatísticas mostram que 97% dos consumidores buscam por cupons de desconto antes de realizar uma compra online.

Então digamos que esse modelo de como monetizar um site seja bastante parecido com o marketing de afiliados. Mas nossa dica é, crie um site específico para trabalhar com essa forma de monetização. Seus resultados serão muito melhores.

como monetizar um blog

Criar cursos online:

Como você sabe, nos dias atuais não há mais a necessidade de ter salas de aulas para você poder dar aulas. Então se você tem habilidades e conhecimentos porque não criar seu próprio curso online. Dessa maneira você também poderá monetizar seu site vendendo seus próprios cursos online.

Os cursos online são disponibilizados para os seus compradores em vários formatos, podendo ser eles um e-book em PDF que pode ser baixado, um curso em vídeo aulas, e até mesmo em áudio.

Como você já possui um web site ou um blog, insira o seu curso nele e faça a promoção e a divulgação você mesmo. Saiba que criar cursos online é uma excelente forma de monetizar um site.





Essas são as formas de monetização de sites e blogs mais conhecidas, e também as mais confiáveis. Mas jamais se esqueça de uma coisa, estude e aplique técnicas de Seo em seu site, essas técnicas tem de ser aplicadas sempre, por toda a vida do blog ou site, afinal de contas ela será responsável por trazer muitas visitas pro seu site.

Mas enquanto esse tráfego todo não vem, não deixe de usufruir das mídias sociais para fazer marketing, e deixar seu site muito mais conhecido na internet e gerando visitas.

criar cursos online

Conclusão:

Agora que você já sabe como monetizar um site que você administra, ou o seu próprio site oferece alguns desafios, saiba também que a experiência é bastante recompensadora e vale muito a pena. E quanto antes você começar melhor.

Dedique-se, estude, invista seu tempo, e o mais importante de tudo, faça o seu tráfego crescer sempre, quanto mais melhor.

Então é isso, encerramos por aqui, esperamos ter ajudado, e te desejamos sucesso com a monetização de seus projetos na internet 🙂

 

Aproveite para ler outro artigo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.