• Post category:Ecommerce

Como você mesmo já deve estar imaginando, criar um loja virtual requer bastante trabalho e dedicação, e para começar com o pé direito você deve procurar pelas melhores plataformas de ecommerce para o seu negócio online.

E depois de escolhida a plataforma, então, daí sim você já pode começar a pensar em como vai gerenciar o seu estoque, de que forma vai fazer o processamento dos pagamentos das suas vendas, formas de envio e entrega e muito mais.

Mas sabendo escolher uma excelente plataforma de ecommerce até esses itens mencionados acima serão fáceis de serem administrados.

E foi pensando em você que resolvemos elaborar esse conteúdo e te mostrar quais são as principais funções e recursos você deve procurar em uma plataforma para ecommerce.

Então, bora lá saber quais são as melhores plataformas de ecommerce para você! Ou qual é a melhor.

melhores plataformas de ecommerce

Melhores Plataformas De Ecommerce:

Como nós não sabemos se você é um iniciante e esteja montando a sua primeira loja online, ou não, então saiba que existem diversas opções diferentes de plataformas de ecommerce que você poderá utilizar, basta analisar cada uma e optar por uma que te atenda.

Então daqui pra frente iremos auxiliar você a escolher uma plataforma para ecommerce mostrando os seus recursos e também as funcionalidades de cada uma delas.

E jamais esqueça que antes de escolher a plataforma é bom já comprar e registrar o domínio (que será o nome da loja online) e contratar um excelente plano de hospedagem de sites. Segue as plataformas:

WooCommerce:

De todas as plataformas de ecommerce que iremos te mostrar aqui nesse artigo, o WooCommerce é o único que não é uma plataforma, na verdade ele é um plugin para lojas virtuais que são feitas em WordPress. Que é um super gerenciador de conteúdo (CMS), na verdade um dos preferidos mundialmente.

Então o WooCommerce quando unido ao WordPress, ele acrescenta todas as funcionalidades que um ecommerce necessita de verdade. Para sermos sinceros é a nossa opção mais que predileta.

E para iniciantes é melhor ainda, pois o painel administrativo fica tão intuitivo que até mesmo quem está iniciando pode começar a montar a sua própria loja de vendas sem complicações.

O Woocommerce vai auxiliar você praticamente com todas as tarefas, como por exemplo cadastrar produtos na loja, fazer o processamento dos pagamentos, relatórios, cálculos de frete e muito mais.

melhor plataforma de ecommerce

Magento:

O Magento é uma plataforma muito popular, principalmente quando o tema do assunto são as melhores plataformas de ecommerce, diferente o Woocommerce a plataforma Magento é bem mais voltada para lojas virtuais extremamente grandes.

Essa plataforma de ecommerce se destaca e consegue levar vantagem sobre as outras plataformas por ser muito mais flexível. O Magento é bastante poderoso e irá permitir que você crie pequenas ou enormes lojas virtuais.





Mas se realmente pretende desfrutar de todos os recursos dessa plataforma, saiba então que terá que ter boa experiência e conhecimento também em programação. E aí sabe como programar? Se não sabe vai precisar de um programador.

No quesito de usabilidade para o usuário, saiba desde já que essa plataforma para ecommerce não é muito amigável e nem muito intuitiva, mas mesmo assim ela consegue se destacar em alguns quesitos como por exemplo, ela é muito segura e é excelente para Seo.

plataformas de ecommerce mais usadas

OpenCart:

Podemos classificar a OpenCart como uma plataforma para ecommerce intermediária entre o PrestaShop, que veremos à seguir, e o Woocommerce que vimos no começo, ambas plataformas são poderosas. Pois oferecem ótimas funções.

O OpenCart tem o seu total destaque em seu painel administrativo, que é muito moderno e bastante intuitivo. Sem falar que ele te fornece muitas informações para você melhorar ainda mais o todo o desempenho de sua loja virtual.

Ele também é de fácil personalização, e funciona por sistema de módulos, assim como o WordPress funciona com o sistema de plugins. Conseguirá se familiarizar facilmente com ele mesmo sem conhecimento.

Mesmo não oferecendo muitos recursos ou ferramentas quando comparadas a outras plataformas de ecommerce mais usadas, sim ela é uma ótima opção, pois a sua facilidade de uso deixa tudo muito mais simples.

maiores plataformas de ecommerce

PrestaShop:

O PrestaShop jamais ficaria de fora de nossa lista das maiores plataformas de ecommerce, aqui você poderá criar sua loja virtual de forma estruturada, e deixar ela com um layout bastante atraente. Sem falar que para criar sua loja aqui gastará pouquíssimo tempo.





Simplesmente por ela ser uma plataforma muito fácil de usar, ela oferece aos seus usuários uma grande variedade de funcionalidades. Como por exemplo checkouts personalizados, múltiplos meios de pagamento, gerenciamento de estoque de produtos e muito mais.

Além da plataforma PrestaShop disponibilizar todas essas funções, você ainda poderá deixar a sua loja online ainda muito melhor utilizando temas e plugins. Resumindo essa plataforma online é bem completa, e disponibiliza tudo o que você necessita para montar sua loja.

Prestashop

osCommerce:

A plataforma de ecommerce osCommerce é bastante parecida com as outras plataformas que vimos até o momento. Além da sua fácil configuração, ela dispensa qualquer conhecimento técnico ou alguma experiência anterior com outras plataformas para lojas virtuais.

Ao utilizar essa plataforma pela primeira vez, você com toda certeza vai notar que a sua interface é um pouco desatualizada, mas fora isso ela oferece um pacote de funções básicas e também avançadas. Que por sua vez se parecem com a AbanteCart que mencionaremos a seguir.

A plataforma online também oferece muitos templates e extensões gratuitas para você deixar sua loja virtual incrível e com um layout bem atrativo. Sem falar na comunidade de usuários ativos onde você poderá tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a plataforma caso necessite.

oscommerce

AbanteCart:

A plataforma para ecommerce AbanteCart é bem menos conhecida que as outras, mas por sua vez oferece funções incríveis. Ela é ótima para iniciantes, mesmo não oferecendo uma interface das melhores.

Os usuários gostam muito dela, principalmente pela facilidade de inserir e cadastrar novos produtos na loja usando o painel administrativo. Esse processo pode ser feito em apenas alguns cliques e em minutos. Sem falar que a própria plataforma te dá dicas e orientações a cada etapa.

Ela é uma plataforma de ecommerce de código aberto e oferece total suporte para às suas extensões e seus plugins, mesmo não tendo tanta opções assim.

abantecart CubeCart:

Não se engane com a plataforma de ecommerce CubeCart, quando você entra nela pela primeira vez poderá até ficar um pouco decepcionado, mas é só começar a configurar a sua loja que você verá diversas funcionalidades e recursos muito legais.

A plataforma disponibiliza de todas as funcionalidades e ferramentas que você necessita para conseguir montar o seu ecommerce, como por exemplo o rastreamento de suas vendas e o gerenciamento completo de todos os seus produtos. Sem falar na ferramenta para edição de imagens dos produtos.





E ela também dispõe para seus usuários uma função muito interessante e importante, que é a newsletter. Que por sua vez permitirá a captura de contatos (e-mails), para você se relacionar com seus possíveis clientes através de um sistema de e-mail marketing. O que fará com que suas vendas aumentem ainda mais.

Saiba que são pequenos detalhes como esse que vão fazendo a diferença entre as plataformas de ecommerce mais utilizadas. E conte também com total suporte a templates para personalização do layout da loja virtual e plugins.

Muito boa plataforma para iniciantes ou pequenas e médias lojas online.

cubecart

Shopify:

A Shopify também é uma ótima plataforma para ecommerce, que com a sua simplicidade permite que qualquer pessoa consiga criar a sua própria loja online.

Ela oferece muitas ferramentas e funcionalidades para seus usuários como o gerador de nomes para negócios, integração com várias formas de pagamento, sistema de envio de produtos e muito mais.

A plataforma também disponibiliza maravilhosos temas para você fazer a personalização do layout da sua loja, e deixar ela do seu jeito.

De todas as plataformas online para ecommerce mencionadas nesse artigo, acreditamos que a Shopify é a mais nova entre todas. E já conta com mais de 1 milhão de utilizadores em todo o mundo.

shopify ecommercce

Dicas Para Escolher Um Plataforma de Ecommerce:

Agora que você já sabe quais são as melhores plataformas de ecommerce que existem, então chegou a hora de te darmos algumas dicas valiosas para você se atentar na hora da escolha da mesma.

Dicas e orientações como recursos e ferramentas fundamentais e essenciais que uma plataforma online tem de oferecer.

Como você já sabe, possuir um ecommerce é uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet, pois com ele você poderá exibir os seus produtos em sua vitrine online e já começar a vender na web. Indiferente se você irá vender produtos ou serviços.

Então, saiba que toda plataforma de ecommerce que se preze, tem de oferecer muitas funções e ferramentas como processo de pagamentos, relatórios gerais de estoque e vendas, enfim tudo o que é necessário para se montar, administrar e gerenciar uma loja virtual de forma eficiente.

Por isso fique atento a algumas funcionalidades abaixo relacionadas quando estiver fazendo a escolha de sua plataforma online para sua loja virtual:

  • Processo de pagamento: verifique se a plataforma tem integração total com todas as formas de pagamento possíveis, pois quanto mais formas de pagamento você oferecer melhor;
  • Organização da loja: procure sempre escolher uma plataforma de ecommerce que ofereça funcionalidades para definição de categorias, subcategorias e produtos. A organização da loja é fundamental.
  • Personalização dos produtos a venda: veja se a plataforma disponibiliza a criação de páginas individuais para cada item ou produto da loja, e que essas páginas sejam bastante customizáveis com informações bem detalhadas sobre os produtos.
  • Ferramentas para oferecer descontos e promoções: hoje em dia não oferecer descontos é perder a venda, então veja se a plataforma oferece funções para você poder oferecer promoções e descontos para seus visitantes e clientes.
  • Visual: as melhores plataformas de ecommerce contam hoje em dia com um visual atraente e responsivo e que funcionam em qualquer dispositivo, sendo ele um desktop, um notebook ou um smartphone. Busque isso também na hora da escolha.
  • Relatórios e informações: escolha uma plataforma que te ofereça todo tipo de relatório, e que também te mostre a maior quantidade possível de informações de seus visitantes e clientes. Pois assim você terá dados para analisar e com isso poderá fazer melhorias em seu ecommerce e vender ainda mais.

Hoje em dia criar uma loja online é muito mais simples e fácil do que há algum tempo atrás, mas isso não quer dizer que todas as plataformas de ecommerce sejam idênticas. Então tenha isso na sua cabeça que escolher uma plataforma para você será tarefa fácil.

Conclusão:

Como você viu, existem muitas plataformas de ecommerce com diversas funções e recursos diferentes para você colocar no ar a sua loja em apenas algumas horas.

A nossa recomendação para você não poderia deixar de ser o Woocommerce. Pois ela se destaca sendo a melhor e mais completa plataforma de todas as mencionadas em nossa lista.

Viu só nem foi tão difícil assim escolher uma plataforma, foi? Basta estar ciente de todas as nossas dicas e orientações, que com toda certeza escolher uma, entre as melhores e maiores plataformas de ecommerce mencionadas nesse artigo será tarefa fácil pra você.

E jamais se esqueça que ela tem de se encaixar perfeitamente em seu negócio.

Então é isso, encerramos por aqui, esperamos ter ajudado, desejamos muito sucesso para você 🙂 E qualquer dúvida deixe um comentário pra gente ok. Até a próxima.

 

Aproveite e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.