Você alguma vez já parou para pensar quais são as Invenções Tecnológicas que mais revolucionaram o mundo, e que mudaram a vida de centenas de milhares de pessoas?
Muitas das vezes nem nos damos mais conta dessas grandes invenções, pois simplesmente elas já fazem parte de nossas vidas. Algumas dessas importantes invenções já fazem parte de nossas vidas a mais tempo. E outras é claro à menos tempo.
Caso você não saiba, o dia 15 de agosto é um verdadeiro marco histórico para a evolução da tecnologia do século XX, pois nessa data comemora-se o invento do primeiro computador elétrico de grande escala.
Então resolvemos preparar uma breve lista para você com as maiores invenções tecnológicas dos últimos tempos, e que em nossa opinião só tendem a evoluir cada vez mais, contribuindo e facilitando muitas tarefas do nosso dia a dia.
Maiores invenções:
Iremos separar o nosso conteúdo em uma espécie de ordem conforme eles foram acontecendo, dessa forma você saberá os anos ou décadas, e também quem foi o inventor ou inventores dessas grandes inovações tecnológicas que mudaram o mundo, e continuaram mudando.
Primeiro computador do mundo:
O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Analyzer and Computer) foi o pioneiro, sendo o primeiro computador elétrico de todo o mundo a ser produzido em grande escala.
O mesmo foi desenvolvido por 2 cientistas do norte dos Estados Unidos, John Eckert e John Mauchly no ano de 1.946, exatamente durante o período da Segunda Guerra Mundial. Sendo gastos aproximadamente um montante de 500 mil dólares para realizar toda a sua construção na época.
O ENIAC foi criado especialmente a pedido do exército dos Estados Unidos, e foi graças ao seu lançamento que então aconteceu a grande revolução no mundo da computação de um modo geral.
O computador tinha a capacidade de processar apenas 5 mil operações por segundo (que naquela época era muita coisa), e o mesmo possuía em sua estrutura mais de 17 mil válvulas termiônicas, todas de 160W de potência.
O computador ENIAC era tão grande, mais tão grande que era necessário uma sala inteirinha somente para ele, e para sua instalação. O mesmo tinha um peso aproximado de absurdas 30 toneladas, e que ocupava um espaço de 180 metro quadrados.
Na época o seu sistema operacional era comandado por pessoas do próprio exército, onde o mesmo era utilizado para a realização de cálculos para trajetórias futuras que eles ainda iam percorrer.
Primeiros computadores pessoais:
Os primeiros computadores pessoais, onde o grande Steve Jobs (fundador da Apple), já na década de 70, com a intenção de poder facilitar as funções dos computadores comuns daquela época, então ele lançou em 1.976 o Apple I.
Que por sua vez era inteirinho montado a mão, contando apenas com um simples monitor gráfico e um teclado e nada mais. E alguns anos depois no ano de 1.979 surgiu então o Apple II.
Tanto os computadores pessoais Lisa de 1.983, e o Macintosh de 1.984 então foram os primeiros computadores de uso pessoal a utilizarem o mouse, e também a possuir uma interface gráfica com muito mais qualidade. Com menus, pastas e também a área de trabalho.
Sistemas operacionais (Microsoft):
Então Bill Gates já praticamente no fim dos anos 70 fundou a empresa Microsoft, e que por sua vez também começou a desenvolver computadores pessoais. No começo Bill usou ideias de outras máquinas já produzidas para então construir as suas próprias máquinas.
Gates também foi o responsável por desenvolver um do primeiros sistemas operacionais. E que também seria o mais bem sucedido entre todos até hoje, o MS-DOS.
Então assim Bill e Jobs fizeram uma grande parceria, onde eles praticamente copiaram toda a tecnologia gráfica da Macintosh, para desenvolver um novíssimo sistema operacional, o sistema Windows. E dessa forma já nos meados dos anos 80 a Microsoft então também se tornou a grande líder do mercado de computadores pessoais.
Surgimento da internet:
Esse grandioso invento jamais poderia ficar de fora de nossa lista, no ano de 1.992 o cientista Tim Berners-Lee criou então a primeira rede mundial de computadores, a WWW ou World Wide Web.
Anos depois as siglas WWW foram então usadas para a identificação do navegador da internet, o mesmo também foi o criador do HTTP. Que se trata de um protocolo que estabelece as conexões da internet para todo o planeta.
A rede teve uma difusão gigantesca, então em 1.993 foi comunicado a todos que a internet seria totalmente pública e também livre e isentas de taxas para todos os seus usuários. Hoje somos 3,9 bilhões de usuários em todo o mundo.
Mídias sociais:
As redes sociais também são outros grandes surgimentos tecnológicos que com toda certeza chegaram para revolucionar a maneira de como as pessoas se relacionam e se comunicam. E vieram para ficar, pois hoje já existem muitas novas redes sociais que estão em total crescimento.
Mas o ano de 2.004 foi realmente um grande marco da enorme popularidade das mídias sociais, como o já extinto Orkut, o Google Plus que também não existe mais, o Facebook que não para de crescer nunca. Sem falar no YouTube que se tornou um gigantesca plataforma de vídeos.
Mark Zuckerberg foi quem assumiu a liderança entre todas as redes sociais, disparando na frente de todos com o Facebook, que hoje em dia conta nada mais nada menos que com 1,5 bilhões de usuários em todo o mundo.
Em 2.006 chegou o Twitter, com um estilo parecido com microblogs, para que o conteúdo pudesse ser compartilhado e forma rápida e fácil, mas com limites de quantidade de caracteres por post. Hoje a rede conta com 115 milhões de usuários ativos em todo o planeta. E não podemos jamais de mencionar outras redes sociais como o Instagram, o Pinterest, o LinkedIn, entre outras.
Celulares modernos (Smartphones):
Os aparelhos de celulares modernos, ou smartphones, também não poderiam ficar de fora de nossa relação, pois o aparelho pioneiro foi o famoso BlackBerry 5810 lançado nos anos 2.000.
O aparelho na época permitia ao usuário além da função de telefone é claro, um organizador pessoal, envio e recebimento de mensagens, e você ainda poderia ouvir música nele.
Esse mercado foi dominado por muitos anos pelo BlackBerry e também pela grande Nokia, mas daí veio o lançamento do iPhone pela empresa Apple em 2.007. O smartphone iPhone combinava novos recursos e funcionalidades aos aparelhos de celular.
E com esse aparelho então foi possível usar funções como multitoque, assistentes de voz, downloads de aplicativos, e também um novíssimo sistema operacional IOS.
Inteligência artificial:
A inteligência artificial também faz parte com certeza dos maiores inventos da tecnologia, esse termo foi criado no ano de 1.956, mas só veio se tornar popular mesmo nos dias de hoje. E tudo isso só foi possível graças ao crescimento do volume de dados que hoje estão disponíveis, como armazenamentos computacionais, algoritmos, entre outros.
Saiba que o GPS é considerado o pioneiro, pois ele foi o primeiro software (programa) a ter implantada a ideologia de pensar de maneira humana.
E logo depois com o auxílio da Internet das Coisas, Machine Learning, Big Data e Business Inteligence entre outras mais que a inteligência artificial (IA), então tornou informações e dados acessíveis, automatizando processos que nos dias de hoje são utilizados nos campos da ciência e tecnologia.
Alguns exemplos dessa inteligência artificial você pode ver em carros da marca Tesla, Google, e também em drones que transportam pessoas, que funcionam sem precisar da interferência humana.
Automação da indústria:
A automação industrial com toda certeza faz parte da história e também se trata de uma das grandes inovações tecnológicas, logo após a implementação da Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). Então a automação industrial tornou-se presente em diversas fábricas, mas principalmente nas linhas de produção autônomas.
E caso você não saiba, foi através do Sistema Toyota de Produção que nos anos 50 surgindo no Japão através da grande empresa automotiva Toyota. Que na época vinha sofrendo com problemas de produtividade baixa, e também com a falta de recursos. Sendo então um grande problema para o Toyoda Sakichi resolver.
Então ele aumentou a eficiência da linha de produção, conseguindo ainda uma boa redução de desperdícios. E ele ficou bastante conhecido no mundo todo devido ao best seller “A Máquina Que Mudou o Mundo”. Livro onde é descrito pontos e características que levaram a Toyota a obter sucesso na produção.
Veículos elétricos:
Carros elétricos também são grandes inovações da tecnologia que já são uma realidade em muitos lugares em todo o mundo. Os veículos elétricos surgiram em 1.828. E o primeiro de todos os carros elétricos já construídos foi feito por Thomas Davenport em 1.835.
Se um dia você tiver a oportunidade de conhecer o famoso Vale do Silício, então verá muitos carros elétricos lá sendo tendo suas baterias carregadas para o uso. Muitas marcas de automóveis já começaram a apostar em carros elétricos para um futuro próximo, a grande BMW já anunciou que à partir de 2.025 só produziram carros elétricos.
A Toyota já planeja e pretende parar de vender veículos movidos a gasolina até o ano de 2.050. E a Tesla por sua vez que só fabrica carros movidos a bateria só tende a evoluir cada vez, aperfeiçoando ainda mais a sua tecnologia.
Robótica:
Outra das grandes e importantes inovações é a robótica, onde a mesma teve o seu início no começo do século XX, quando então surgiu a enorme necessidade de aumentar em grande escala a produtividade e também conseguir melhorar ainda mais a qualidade dos produtos.
E devido a isso, a implementação de robôs na indústria apareceu com o intuito de deixar mais fácil e ágil o trabalho humano, acelerando os processos de produção. George Devol, esse é o nome do grande pai da robótica industrial, e também responsável pela criação do primeiro robô de materiais empregado no trabalho de uma linha de produção. Também conhecido como Unimate.
Os primeiros robôs, mesmo que ainda de certa forma primitivos, pois só sabiam remover coisas de um lugar para outro tinham todas as suas patentes na época pertencentes a George.
Conclusão:
Como você pode ler nesse nosso breve artigo, são muitas as invenções tecnológicas que realmente vieram para mudar as nossas vidas, e também mudar a maneira de como fazíamos certas coisas.
E claro, que não podemos de forma alguma dizer que elas não são uteis, pois elas são muito uteis e contribuem para melhorar o nosso dia a dia. Você já se imaginou sem um smartphone, computador e sem internet? Com toda certeza não né! Talvez somente em dias de férias e folga.
Então é isso, ficamos por aqui, nossa dica é: aproveite ao máximo elas de forma consciente, e obviamente muitas novas já estão surgindo por aí. Grande abraço e sucesso 🙂