A Rede Mundial de Computadores é constituída basicamente por uma grande série de documentos, em sua grande parte em HTML.

Que por sua vez podem ser acessados através de navegadores como o Chrome, o Mozilla entre outros.

Até pode ser que você não esteja ainda acostumado com o termo World Wide Web – WWW – que significa rede mundial de computadores. Mas com toda certeza já usou o sistema várias vezes no seu dia a dia.

Um exemplo bem simples é esse artigo que você está lendo agora, ele faz parte da grande rede mundial e computadores. Juntamente com outros sites, blogs e lojas virtuais que você visita com frequência.

Nesse artigo de hoje irei falar sobre toda a história da rede, quem foi o inventor, quando ela surgiu e também quando chegou aqui no Brasil.

Fique até o final e aprenda mais!

Rede Universal de Computadores

Internet: Quem Foi Seu Inventor?

O grande criador da rede mundial de computadores é o Tim Berners Lee (físico britânico e cientista da computação), que por sua vez na época trabalhava na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, a (CERN).

Ele por sua vez estava buscando solucionar um problema de comunicação entre pesquisadores e cientistas de diversos lugares do mundo.

Esses cientistas e pesquisadores tinham uma enorme necessidade de partilhar dados sobre seus estudos e experiências com outros parceiros de universidades e de laboratório que estavam em universidades muito distantes.

Berners encontrava-se totalmente desapontado com muitas ineficácias e também com muitas dificuldades na hora de buscar por informações em diferentes computadores.

Nos laboratórios de pesquisa da Europa, eram usados vários tipos diferentes de computadores. Marcas diferentes, sistemas operacionais totalmente diferentes.

Que por fim eram completamente incapazes de se comunicar entre si, então alguma coisa precisava ser feita com urgência para resolver isso de uma vez por todas.

A Internet: Quando Ela Surgiu:

Então a solução para isso chegou quase no final dos anos 90, mas precisamente em 12 de novembro de 1990.

Foi quando Tim Berners Lee e seu parceiro Robert Cailiau, que também é outro cientista da computação, ambos juntos desenvolveram o grande projeto World Wide Web (WWW) ou rede mundial de computadores.

Que viria a ser constituída por uma teia de documentos interligados por hiperlinks que são visualizados por browsers (navegadores). Ou seja, uma formação bem básica que seria a internet como é conhecida atualmente.

No princípio, porém, a web por sua vez não era nada complexa como hoje em dia que são conectadas por centenas de bilhões de máquinas.

Só para você ter uma ideia da simplicidade, o primeiro servidor dessa fase da internet utilizava como base principal a Workstation NexT Computer.

Que era onde o Sr. Berners Lee trabalhava na época, e ela tinha seus apenas 8M de memória RAM e 256MB de espaço físico em disco rígido.

Mas claro que para aquela época, isso era sim um poderosíssimo computador de aproximadamente $6.500 dólares, equivalente a uns r$ 26.500,00 reais nas dias atuais.

Mas mesmo assim nunca jamais chegou próximo da potência dos servidores que vieram a surgir nos meados da década de 90.

Só para você ter uma ideia, o avanço da tecnologia foi tanto de lá pra cá que hoje em dia existem muitos serviços de fácil acesso de hospedagem de sites de vários tipos permitindo pessoas comuns terem negócios na web.

Saiba a Diferença Entre Web e Internet:

É muito importante que você saiba que, principalmente nos dias atuais, que WEB e INTERNET, são utilizados praticamente como um sinônimo.

Mas no entanto, quando estamos tratando da história da rede mundial de computadores, isso por sua vez acabará resultando em anacronismos.

Então por isso, fizemos uma importante diferenciação: a internet surgiu nos anos 70, praticamente 10 anos antes da web chegar.

Os seus primeiros experimentos e testes na área de comutação de pacotes teve seu início nos anos 60 nos Estados Unidos.

Os primeiros protocolos a surgirem foram os IP, Voip, E-mail e Ftp, isso nos anos 70. Assim como o advento do TCP/IP que surgiu um pouco mais tarde em 1983.

Assim sendo, anterior a web como é conhecida atualmente surgiu no fim dos anos 80, e nesta época já existia toda uma organização de estrutura de internet prontinha pro mundo todo.

Outra questão que muita gente não sabe, é que ela estava localizada em apenas alguns países mais desenvolvidos. E eram utilizada unicamente por instituições de ensino ou militares.

E isso permitiu que Tim Berners Lee conseguisse desenvolver o que hoje em dia conhecemos como web ou rede mundial de computadores.

Web e a Sua Popularização:

Entre os anos de 1992 a 1995, aproximadamente por 3 anos, a internet teve seu crescimento em ritmo lento, mantendo-se principalmente em laboratórios e instituições de ensino como universidades.

Mas já nessa época também começaram a surgir os primeiros webcomics (quadrinhos online) e também os primeiros navegadores precursores.

Então somente em 1996 que as grandes empresas sentiram a importância de se ter uma presença online. E com isso, nos 3 consecutivos anos seguintes houve uma explosão de sites comerciais do tipo .com.

E com isto as empresas começaram a mostrar seus produtos em páginas estáticas de forma simples com formato de hipertexto. Sem contar com qualquer tipo de elegância e refinamento como hoje em dia.

Enfim em 1999 a internet chegou de vez a população em geral, isto já foi próximo a virada do milênio.

Esses primeiros anos, até 2001, ficaram conhecidos como a bolha da internet. Então foi quando um enorme número de empresas tipo startups começaram a surgir firmando sua presença online.

A termologia bolha da internet até então usado por muitas empresas não se sustentou a um período de longo prazo que por fim acabaram na falência.

Bolha da Internet: O Que Aconteceu Após?

Após o término da bolha da internet, ocorreu digamos assim que um limpa na web, já que vários sites deixaram de existir. Então, isso facilitou as operadoras de telecomunicações a operar com capacidade de sobra para oferecer os seus serviços.

Mas isso foi até bom, causando um rápido progresso na velocidade das conexões, redução de preços da banda larga. E que ajudou muito a popularização desse meio para os consumidores.

E foi justamente nesse período, em meados do ano 2002 que surgiu a Web 2.0 como é conhecida. A criação de blogs e também de feeds RSS mudou de modo crucial e irreversível e maneira como a rede mundial de computadores funcionava.

Então abriu-se o caminho para surgirem as primeiras redes sociais como o Orkut, o MySpace e o Facebook. Que com toda certeza fizeram um tremendo sucesso principalmente entre os jovens.

Devido a isto os conteúdos mais acessados já não eram mais produzidos por empresa de mídia, mas sim por qualquer pessoa. Como seus amigos de trabalho ou até mesmo um influenciador conhecido em sua região.

Esse e outros fatores vieram a permitir que a web se tornasse presença mais que constante que é hoje na vida de milhares de pessoas de todo o mundo.

No ano de 1990, somente 2,6 milhões de pessoas estavam online. Mas esse número aumentou para 412,8 milhões no ano 2000 e chegou ao primeiro bilhão no ano de 2005.

Nos dias atuais existem mais de 3,9 bilhões de pessoas usando a internet no planeta inteiro. Isso representa praticamente mais da metade da população mundial. E com toda certeza que esse número só aumente.

Internet Chega ao Brasil:

A grande primeiro passo para a internet chegar ao Brasil foi em 1987, quando aconteceu uma reunião na Universidade de São Paulo, a USP.

Nesta reunião estavam presentes representantes do governo e também da Embratel, que juntos discutiram a criação da rede que iria permitir fazer a ligação entre cientistas brasileiros com pesquisadores de outros países.

O único e principal objetivo dessa reunião foi trocar informações entre estes dois grupos (cientistas e pesquisadores).

Então o plano foi colocado em prática em 1988, quando o LNCC (Laboratório de Computação Científica) conseguiu fazer contato com a Universidade de Maryland, nos Eua.

E para conseguirem isso, eles usaram a Because It’s Time Network (Bitnet) e assim conseguiram enfim a troca de mensagens com seus pares do outro lado do continente.

E com isso nos anos seguintes, aproximadamente 3 anos, muito mais cientistas começaram a utilizar a internet aqui no Brasil. Mas mesmo assim essa era a dimensão máxima da internet aqui no Brasil.

No ano de 1991 a rede mundial de computadores também começou a ser usada pelos governos estaduais e também por órgãos federais de nosso País.

E também nesse ano a internet brasileira passou a ser utilizada para realizar transferência de arquivos. E também para acessar base de dados nacionais e intencionais.

Começo Da Internet Comercial Aqui No Brasil:

Assim como em todo o mundo a rede mundial de computadores do Brasil surgiu dentro de universidades. Também com a finalidade de troca de mensagens e informações.

Mas logo em seguida ganhava espaço entre os órgãos do governo e logo depois para a população de forma geral.

Segue agora digamos assim, que uma linha do tempo da internet brasileira:

  • 1989: TLD – Domínio de Top .br foi então reservado exclusivamente para o Brasil pelo Jon Postel, diretor da câmera de atribuição da Internet Assigned Numbers Authority;
  • 1994: Demi Gestchko, então superintendente da área de informática da Fapesp conseguiu acertar a reserva de blocos de IP (Internet Protocol) para o Brasil;
  • 1995: Surgem os primeiros provedores de acesso à internet, que possibilitou o desenvolvimento comercial do serviço. E com isso surgiu sites de notícias, de empresas e muitos outros;
  • 1996:Neste não já havia 851 domínios registrados aqui no Brasil. Comparando com os dias atuais, hoje são 4 milhões de domínios .br registrados;
  • 2000: Neste ano surgiu os primeiros provedores de acesso grátis. Cujo essas empresas por sua vez forneciam discadores para usuários se conectarem por uma linha telefônica.

Funcionava mais ou menos dessa forma: os usuários pagavam 1 pulso a cada 60 segundos de internet, o que correspondia a praticamente 1 minuto falando no telefone fixo.

Os provedores gratuitos eram financiados através de publicidades, como por exemplo banners que apareciam nos navegadores dos usuários.

E também neste ano surgiu as conexões de banda larga, como ADSL, que permitia até mesmo fazer transmissão em vídeos, mas o custo na época era um pouco alto, mas os preços logo cairão.

  • 2004- Neste ano chegaram as redes sociais como MySpace, Orkut e o Facebook. Que modificou bastante a relação dos brasileiros com a internet;
  • 2007: Já neste ano foi a maior popularização do Facebook e uma grande comercialização de aparelhos do modelo smartphone 3g. Que consolidaram presença definitiva da rede mundial de computadores no dia a dia dos brasileiros.

Então Daí Em Diante é História Que Continua:

Os aparelhos smartphones foram ficando cada vez mais modernos, mais rápidos e melhores. E com isso a internet também foi ficando mais avançada e barata como nos dias atuais.

E hoje em dia é muito comum ver pessoas compartilhando momentos de sua vida em vídeos usando o stories de outra rede social que é o Instagram. Que surgiu logo em seguida.

Muitas coisas inimagináveis, como por exemplo efetuar ligações em forma de vídeo ou então assistir seriados na Netflix enquanto se está no metrô ou ônibus indo para o trabalho se tornaram muito comuns.

Conclusão:

O que menos importa é a maneira como você a chama, pode ser web, internet, rede mundial de computadores, enfim. De qualquer modo ela já faz parte de nossas vidas, e irá continuar fazendo.

Seja conversando pelo App WhatsApp, ou mesmo assistindo vídeos e até aprendendo com algum tutorial no YouTube. Ou salvando seus arquivos no Dropbox ou no Google Drive.

Você, seus amigos e familiares utilizam a rede mundial de computadores para diversas coisas na vida.

Então é isso, vou ficando por aqui, cheguei ao final de mais esse artigo, e você ficou sabendo muito mais sobre a grande história da rede mundial de computadores. Desde sua criação, quem inventou até sua chegada para nós aqui no Brasil.

Espero que tenha gostado de mais esse artigo e até mais 🙂

 

Fique e confira outros artigos:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.