• Post category:E-commerce

Saber como fazer a escolha correta da paleta de cores de sua loja de vendas online é mais que essencial, pois assim você irá conseguir induzir os seus visitantes e clientes em potencial a comprar os seus produtos que estão disponíveis em sua vitrine. Mas será que você sabe quais são as melhores cores para loja virtual?

 

Saiba que fazendo a escolha adequada das mesmas pode ter certeza que o desempenho de sua loja só tende a crescer cada vez mais, pois seu e-commerce será muito mais atraente do que outros. O que irá estimular ainda mais o cliente a passar o cartão e comprar.

 

Então preparamos esse artigo para te revelar quais são as melhores cores para loja virtual para você escolher e assim conseguir otimizar ainda mais as suas vendas. Fique conosco até o fim e saiba tudo sobre o assunto.

quais sao as melhores cores para loja virtual

A importância das cores no layout do seu e-commerce:

O design de sua loja online é extremamente importante, isso porque ele proporcionará ao usuário uma melhor experiência, e dessa forma é claro ele ficará muito mais tempo no seu site e provavelmente acabará comprando um produto seu. Então não trate jamais o seu layout como um simples detalhe sem importância.

 

Devido a isso, é essencial que você saiba utilizar corretamente a psicologia das cores para assim conquistar definitivamente o visitante, e dessa forma o mesmo tomará a decisão de compra.  Por isso recomendamos que no momento da criação do seu layout considere sempre em seu planejamento a coloração que será usada nos botões de chamada para ação (CTA).

 

Um exemplo simples, o vermelho chama bastante atenção como se fosse um sinal de alerta, então use-o com o máximo de moderação possível. A cor verde passa a sensação da generosidade, da natureza, da jovialidade e também da calma. Já a cor azul transmite sensações de tranquilidade, paz, harmonia e também a sensação de segurança.

 

Na grande maioria dos e-commerces o botão comprar que leva a pessoa até o carrinho de compras para ela poder fechar o seu pedido levam as cores, verde, amarelo, alaranjado e até mesmo vermelho. Simplesmente são usadas essas tonalidades de cores pois elas conseguem atrair e chamar muito mais a atenção do visitante, e acabam despertando neles o senso do impulso e também da pressa.

 

Cores tem mesmo influência na decisão de compra?

Não tenha dúvidas disso, elas são responsáveis por conseguirem criarem um clima muito mais agradável enquanto os usuários navegam pelo site, e assim acabam por influenciar a decisão de compra de seus visitantes. Saiba que uma página em total harmonia na sua parte visual tem o poder de conseguir despertar muito mais o desejo e o interesse das pessoas em passar o cartão e comprar.

 

Qual a melhor paleta de cores para lojas virtuais?

Definitivamente não existe uma paleta que seja melhor ou pior para todas as lojas virtuais do mundo todo, pois saiba o que determinará a escolha das tonalidades na grande maioria das vezes são os produtos que serão expostos a venda, qual o tipo deles, o nicho de atuação e até mesmo o público-alvo.

 

O mais importante é que as mesmas devem estar em total harmonia para proporcionar aos consumidores a melhor experiência possível enquanto eles navegam pelas páginas. Por isso é fundamental saber como escolher as melhores cores para uma loja virtual.

 

Qual é a cor que chama mais a atenção?

Saiba que a cor vermelha é a que mais chama a atenção das pessoas, já que ela tem o poder de deixar as pessoas com o instinto de atenção ligado. Não é atoa que a luz de pare nos semáforos é vermelha. Mas nem toda via essa cor é recomendada para ser utilizada em sites de comércio eletrônico, pois é muito agressiva. Use-a somente em alguns locais da loja, por exemplo em botões informativos.

 

Qual cor desperta o interesse?

Sem sombra de dúvidas que as cores verde e azul tem o poder de conseguir proporcionar uma agradabilíssima experiência para todos os consumidores que estão navegando pelo web site. Mas que fique bem claro que nem todas as vezes essas cores garantem que o interesse das pessoas seja despertado.

 

Pois como já mencionado tudo também vai depender do nicho de atuação e perfil de clientes. Nada melhor para elaborar um ambiente agradável do que utilizar tonalidades mais fortes ou fracas, dependendo é claro do propósito da marca.

 

Principais características e significado das cores:

Agora que já sabe a importância das cores para sua loja virtual, que tal também saber o significado delas? Saiba que a coloração do seu design não é, e nem pode ser tratado com um mero enfeitezinho. Pois sempre por traz de cada cor existe sim um significado, e também uma apelação emocional para estimular que o usuário tome a ação de clicar e comprar.

 

Então segue uma breve relação do significado e também das características das cores mais importantes:

 

Branco:

A cor branca significa e transmite pureza, paz, sensação de proteção, luz, clarão, transparência, humildade e pureza, nascimento, inocência e jovialidade. Muitos não consideram ela como sendo uma cor, mas como a inexistência da mesma.

 

Na grande maioria dos designs de web sites a mesma é sempre utilizada no fundo e nas entrelinhas dos artigos (textos), para assim deixar a leitura mais agradável para os usuários e também poder destacar com espaços em branco os botões de chamada para ação e de anúncios.

 

Laranja:

Não podemos negar que a cor alaranjada realmente é uma cor bastante vibrante, e tem o poder de transmitir amizade, confiança, equilíbrio, humor, modernidade, extravagância e muito mais.  Use-a de forma moderada para que a mesma não domine o seu layout, que não seria nada legal.

 

Podemos dizer que essa tonalidade de cor é muito boa para ser utilizada em anúncios, banners, botões de chamada para ação, entre outros. Muitos web designers tem essa cor como sendo uma de suas preferidas.

 

Vermelho:

A cor vermelha é extremamente quente, transmitindo e significando amor, coragem, emoções, sem falar no seu estímulo e energia, o que por sua vez acaba incentivando ações e gerando também confiança.

 

A mesma também causa muitas impressões de desejo e excitação, o que é muito interessante, mas ela pode ser encarada por um sinal de atenção, então a nossa recomendação é que utilize essa tom de cor com prudência na sua loja virtual.

 

Amarelo:

A cor amarela é excelente para impulsionar a atenção e também o otimismo, a mesma trará sensações de conforto e de satisfação, pois ela acaba despertando algumas sensações de sabedoria.

 

Não podemos deixar de mencionar que ela possui um tom muito marcante, e jamais você deve usa-la em todo o design de sua loja online. O correto é usa-la somente como um complemento.

 

Azul:

A cor azul consegue facilmente transmitir segurança, calma, tranquilidade, harmonia. Em tons mais claros está ligada também à higiene e ao frescor, enquanto nas tonalidades mais escuras representam poder e também sucesso.

 

Na grande maioria das vezes é usada com frequência principalmente por marcas relacionadas ao nicho da saúde, mas por outro lado também é usado em cores de muitas lojas virtuais, pois a mesma também transmite segurança e tecnologia.

 

Roxo:

Caso não saiba, a cor roxa tem a capacidade de estimular uma área importantíssima do cérebro humano, que é a área da criatividade, sabedoria, auxiliando a nossa intuição que contribuirá na capacidade de solucionar problemas. A mesma também é notada como uma cor sensual, misteriosa, nobre e iluminada. Ideal pra passar pros seus visitantes aquela impressão de presença forte.

 

Normalmente essa cor costuma ser bastante usada em layouts de e-commerces que estão relacionados a cosmética, moda, e também por quem está buscando um ar muito mais moderno.

 

Cinza:

A cor cinza significa e representa a neutralidade, a elegância, utilizada por praticamente todos os sites da internet, se não está presente no layout, com toda certeza está presente nos textos e nas descrições dos produtos da loja.

 

Preto:

A tonalidade preta consegue facilmente transmitir poder, sofisticação, formalidade, sem falar que a mesma é uma cor cheia de mistérios, além de ser considerada nobre e superior, porém distintiva.

 

Não podemos deixar de mencionar que a mesma também representa um pouco a tristeza e também o luto, mas no mundo das grandes e luxuosas marcas ela tem a capacidade de ser extremamente glamurosa. Nossa recomendação é que use-a sutilmente em seus projetos, pois da mesma forma que a vermelha ela deve ser utilizada sempre em equilíbrio.

 

Verde:

A cor verde tem a capacidade de emitir tranquilidade, saúde, segurança, perseverança, juventude, fertilidade e também natureza. No mundo empresarial essa coloração tem a capacidade de gerar conexão e também harmonia.

 

Nas lojas virtuais ela despertará aquela sensação de confiança, como se fosse o sinaleiro da rua abrindo para o motorista passar, é uma ótima escolha para ser usadas em botões de chamada para ação, como por exemplo: comprar agora, compre já, finalize seu pedido.

 

Principais cores que despertam o desejo de comprar:

Agora que já sabe quais são as melhores cores para sua loja virtual, que tal também descobrir qual delas despertam e estimulam ainda mais o desejo de comprar dos seus visitantes e clientes em potencial. Tanto a cor roxa, como a amarela e o alaranjado tem o poder de estimular a compra sem ao menos causar aquela sensação atenção como normalmente acontece com o vermelho.

 

As mesmas conseguem transmitir vitalidade e também energia, que na grande maioria das vezes acaba se transformando em sentimentos agradáveis aos consumidores que por fim acabam tomando uma ação de compra.

 

Então nossa dica é, analise bem a utilização dessas cores e seus tons, já sabendo que ambas são bastantes fortes e muitas vezes elas não combinaram com outras cores de seu e-commerce. Procure estudar mais sobre a psicologia das cores para lojas virtuais, dessa maneira conseguirá fazer uma definição muito melhor que sintonizará sua marca, quais são os propósitos dela e seus clientes.

 

Conclusão:

Podemos concluir rapidamente que o equilíbrio entre as tonalidades de cores é o maior e o principal segredo pra montar um e-commerce que irá oferecer uma ótima experiência aos visitantes. Saber escolher as cores para usar no layout de uma loja online não é tarefa muito fácil, mas basta seguir as nossas dicas que temos certeza que conseguirá.

 

Então é isso, ficamos por aqui, esperamos ter ajudado você a saber quais são as melhores cores para loja virtual, faça uma boa escolha ao montar a sua e sucesso em suas vendas online 😉

 

Leia também: