• Post category:Web

Se você está buscando aprender como melhorar a experiência do usuário em sites, então saiba que sua escolha é ótima. Já está mais que comprovado que sites que oferecem uma usabilidade melhor para seus visitantes são mais bem vistos pelos mecanismos de busca.

Você poderá aplicar esse conhecimento em seus próprios sites e também em projetos de clientes, garantindo assim que os visitantes tenham sempre uma excelente satisfação enquanto estiverem navegando.

Então borá lá aprender com nosso guia como melhorar a experiência do usuário em sites?

experiencia do usuario

O Que e a experiência do usuário?

A experiência do usuário que vem do inglês (User Experience UX) é um ponto mais que essencial no design de qualquer web site, visando sempre melhorar a experiência que qualquer usuário tenha ao navegar por qualquer site que seja.

O UX caso você não saiba é um processo que visa em fazer crescer a satisfação dos visitantes, buscando sempre melhorar a acessibilidade, a usabilidade e a eficiência da interação dos usuários com os sites.

A UX é bastante importante, e por isso é importante saber como melhorar a experiência do usuário em sites, blogs e lojas virtuais, ou em qualquer que seja o projeto online, deixando a navegação cada vez melhor para os usuários.

o que e ux

Qual a importância da experiência do usuário em seus sites?

Saiba que a experiência do usuário trata-se de um dos principais e mais importantes elementos de sua marca. Além dela garantir a satisfação das pessoas que já fazem parte de sua carteira de clientes, ela também irá contribuir para que está carteira de clientes cresça ainda mais.




Melhorando a experiência e a usabilidade do usuário em sites:

Agora que você já sabe o que é experiência do usuário (UX), e também já sabe da sua importância para qualquer que seja o projeto online, então confira as melhores formas de você conseguir melhorar a experiência de seus visitantes:

Velocidade do site:

Se você pretende oferecer uma ótima experiência aos usuários, então saiba desde já que a velocidade do site é essencial, já está mais que comprovado que usuários que tem experiências ruins com sites lentos não voltam mais.

Nada é mais frustrante para seus visitantes que ter de ficar esperando uma página carregar, pois no final das contas elas não vão esperar e irão abandonar o site definitivamente e ir para outro.

Então nossa dica é tenha um site rápido usando um tema leve e um excelente provedor de hospedagem, de preferência um tipo Vps. E não deixe de conferir como anda a velocidade de seus web sites.

Use uma rede CDN:

Procure sempre usar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) em seus projetos online, recomendamos a Cloudflare. Todos os servidores da grande rede de data centers espalhadas por todo o mundo fará uma cópia do seu site.

Caso o seu site esteja hospedado em um servidor nos Estados Unidos como é a grande maioria, e se ele for acessado por um usuário que esteja em São Paulo ele carregará muito mais rapidamente.

Imagens e vídeos de qualidade:

Procure sempre usar imagens de alta qualidade e bons vídeos para conseguir capturar de uma vez por todas a atenção dos visitantes, as imagens fazem com que as pessoas se envolvam muito mais facilmente. Deixando assim o seu site muito mais humano.

Você pode usar sim as imagens do Google Imagens sabendo procurar corretamente, e use e abuse dos banco de imagens gratuitos que estão disponíveis na web.

Caso você seja um utilizador do CMS WordPress procure utilizar imagens de última geração, também conhecidas como imagens Webp, além de serem muito mais leves, elas tem mais qualidade e com toda certeza ajudará a melhorar a experiência do usuário do site.

Site responsivo:

Do ano de 2.014 até os dias atuais os dispositivos móveis já ultrapassaram os tradicionais computadores se tornando praticamente um dos aparelhos mais preferidos por todos para poderem acessar a internet.

E saiba que isso é uma tendência que só irá aumentar cada vez mais, então para oferecer uma excelente usabilidade aos usuários de sites você precisa ter um site responsivo.

O mesmo tem de funcionar em qualquer dispositivo e em qualquer tamanho de tela, indiferente se for um notebook, um tablet ou um smartphone.




Objetividade:

Uma outra dica de como melhorar a experiência do usuário em seus sites é ser o mais claro e objetivo possível em todas as propostas do site, pois o mesmo será acessado por muitas pessoas diferentes, com ideias e culturas diferentes onde é muito difícil prever os seus comportamentos e sentimentos.

Mas sendo claro e bastante objetivo pode ter certeza que é a melhor maneira de fazer com que todos os seus usuários entendam a sua verdadeira proposta.

Deixe a complexidade de fora:

Sabia que sites muito complexos com formulários mais complexos ainda são os responsáveis por impedir uma melhor taxa de conversão em qualquer site. Então deixe de lado a complexidade para não afastar os seus usuários.

Conteúdo de qualidade:

Muitas estratégias e métodos para atrair e também técnicas de posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, providas pelo marketing digital nos últimos anos desempenham um papel importantíssimo para melhorar a experiência do usuário em qualquer site.

Principalmente o marketing de conteúdo, que poderá te ajudar com alguns dos principais pilares da UX, que são eles a cumplicidade, e também a criar mais credibilidade e prover a proximidade.

Por esse motivo oferecer um conteúdo de alta qualidade para os seus leitores fará com que eles se sintam importantes para a sua marca, além de sentirem muito mais satisfeitos.

Pergunte e entreviste seus usuários:

Nada melhor para você começar a aprender como melhorar a experiência do usuário em sites perguntando e entrevistando direto à eles. Elabore um simples formulário com questões importantes. As respostas deles é muito valiosa e ajudará a entender o que realmente eles desejam.

Meça emoções e use palavras cativantes:

Se quiser ir além da técnica e da funcionalidade, então procure desenvolver ações que são destinadas a deixar mais humana a experiência do usuário procurando evocar os seus sentimentos.

Aqui você pode e deve usar as boas práticas de UX Writing, que ajudará você não apenas com a organização do conteúdo, mas também irá orientar o visitante e promover a sua interatividade.

Saiba que a escrita UX consegue envolver a inserção de palavras e mensagens em pequenos fragmentos do texto, que por sua vez conseguem conectar os usuários evocando seus sentimentos.

Espaços em branco:

Muita gente não acredita nisso, mas espaços em branco no site são essenciais para promover uma melhor usabilidade ao usuário, esses espaços em branco ajudam a separar e também a definir tópicos e assuntos do web site.

Já se foi o tempo onde banners saíam flutuando, links ficavam abrindo para os visitantes a todo momento, por isso quanto mais clean e limpo for o site melhor.




Como a experiência do usuário em sites influência suas métricas?

A experiência do usuário sendo otimizada e usada da maneira certa com toda certeza que irá melhorar as suas métricas e assim você conseguirá aumentar o tráfego de seu site de forma significativa.

Somente o simples fato de você oferecer uma melhor experiência também irá reduzir investimentos em busca é claro de resultados sempre melhores. Sendo assim a experiência do usuário poderá influenciar suas métricas das seguintes maneiras:

A experiência do visitante é um ponto mais que essencial e que deve ser levado em conta na hora de otimizar todos os resultados do seu web site. Pois quanto melhor for a experiência do visitante, muito mais tempo ele irá passar no site.

Aumentando assim suas taxas de conversão enquanto a sua taxa de rejeição só diminui, que é ótimo.

Conclusão:

Viu só como melhorar a experiência do usuário em sites nem é tão difícil assim, basta aplicar tudo o que você aprendeu em nosso breve guia que com toda certeza colherá bons frutos.

Deixe seus visitantes satisfeitos oferecendo à eles uma excelente usabilidade quando visitarem seu web site. Além de conquistar mais reconhecimento para a sua marca, melhorará suas taxas de conversão e a permanência dos visitantes no site.

Resumindo, oferecer uma ótima experiência para os usuários do seu site só fortalecerá sua presença online.

Então é isso, ficamos por aqui, esperamos ter ajudado com mais esse conteúdo, grande abraço, até a próxima e muito sucesso 🙂

 

Aproveite também para ler outro artigo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.