• Post category:Sumário / Web

A sigla CDN que em inglês significa Content Delivery Network e aqui para nós significa Rede de Distribuição de Conteúdo. Trata-se um um grande agrupamento de servidores, que por sua vez conseguem permitir que os conteúdos da web estejam disponíveis de forma fácil, segura e rápida. Isso é o que é CDN.

As redes de distribuição de conteúdo mais populares e utilizadas em todo o mundo são a Google Cloud, a Cloudflare, Imperva, Akamai e StackPath Mas pode ter certeza que a Cloudflare lidera entre todas. Sem falar que é realmente a preferida entre os usuários de redes cdn.

Nossa recomendação é que você use em seu site uma rede de entrega de conteúdo (CDN), você pode optar por planos gratuitos ou pagos e desfrutar de muitos recursos que uma CDN oferece. Sem falar na sua configuração que é facílima e não terá complicações em fazer.

Até Novembro de 2.019 a quantidade de utilizadores de internet atingiu o número de 4,1 bilhões de usuários, o que representa praticamente mais da metade da população de todo o mundo.

E é claro que nos dias de hoje praticamente todos eles querem além de receber conteúdo de alta qualidade, eles querem isso da forma mais rápida possível. Por isso uma CDN – Content Delivery Network, é essencial para seus projetos online.

cdn o que e - rede de distribuicao de conteudo

O Que É Conteúdo?

Então antes de entrarmos diretamente no assunto e explicar para você o que é CDN, e de que forma o conteúdo é entregue ao usuário, é importante que você entenda também o que é conteúdo.

Resumidamente, o conteúdo é todo e qualquer tipo de elemento, podendo ser ele no formato de texto, vídeo e até mesmo áudio de um website. Saiba que existem 2 tipos de conteúdos, o conteúdo Estático, e o conteúdo Dinâmico.

Então o conteúdo Estático por sua vez é aquele cujo a sua versão original, que é a de entrada, é o que os usuários veem na página postada. Em suma, ele irá permanecer o mesmo, e não é modificado.





Nesse caso o servidor então dá o mesmo tipo de dado para cada usuário, e devido a isso, a entrega do conteúdo é muito mais rápida. Sem falar que é um processo muito simples, onde o usuário faz uma solicitação ao servidor de internet para poder conseguir acessar um arquivo, e assim ao mesmo tempo o servidor efetua a entrega do conteúdo solicitado.

E o conteúdo Dinâmico trata-se de um conteúdo que se modifica com base na sua versão original, que que também é a de entrada. Ele por sua vez é personalizado para diversas páginas, dependendo é claro das solicitações do usuário.

Só para você poder entender melhor um breve exemplo de um conteúdo Dinâmico de uma página de um produto, essa página geralmente contêm o nome do produto, um valor, uma descrição sobre o produto, e também imagens ilustrativas.

Como Funciona Uma Rede De Distribuição De Conteúdo CDN?

Para você saber de vez o que é CDN saiba então que uma rede de distribuição de conteúdo simplesmente faz a reprodução do conteúdo que por sua vez está armazenado no banco de dados do servidor central dentro da sua hospedagem de sites.

E a versão reproduzida de todo o conteúdo do site, será salva em vários lugares ao redor de todo o mundo, que são denominados de Pontos de Presença. E esses Pontos são os lugares no qual mais de 2 redes fazem a conexão entre elas mesmas.

Sem uma rede CDN, quando uma pessoa tenta acessar uma página na web, então o computador na hora envia uma solicitação de acesso ao servidor central para acessar o conteúdo. Então o servidor central responde a solicitação e apresenta o conteúdo para a pessoa.

Mas saiba que todo esse processo é um tanto demorado até ser totalmente concluído, pois a distância entre o usuário e o servidor central da hospedagem é que vai determinar toda a velocidade desse processo.

Um exemplo bem simples, e de fácil entendimento, levará muito mais tempo para um usuário que está localizado na cidade de São Paulo obter uma resposta do servidor que está localizado na Europa. Ou vice e versa, pois usuários de lá também acessam sites daqui.





Mas utilizando uma rede CDN as coisas são diferentes, pois ao invés de levar a solicitação do usuário até o servidor central, o usuário então receberá uma cópia idêntica de todos os dados, que são conteúdos já armazenados anteriormente, do servidor de internet que estiver mais próximo a ele.

O que deixa a entrega do conteúdo muito mais rápida, pois a CDN usa um sistema de mapeamento que consegue avaliar a real localização dos usuários e servidores. E caso o servidor que estiver mais perto do usuário por algum motivo não conseguir realizar a entrega do conteúdo. Então ele irá buscar rapidamente por outros servidores de CDN.

E tem mais, suponhamos que os dados não existissem, ou então não tivessem sido armazenados, então nesse caso o servidor CDN irá contactar o servidor central para o fornecimento do conteúdo. Assim será armazenado para poder atender aos pedidos futuros.

Para Resumir para você o que é uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), saiba que uma rede dessas conta com vários data centers espalhados em vários lugares do nosso planeta. Dessa forma os Pops consistem em um agrupamento de muitos servidores.

E são esses servidores que trabalham incansavelmente para conseguir acelerar todo o processo da entrega do conteúdo para milhares de usuários, de acordo com a solicitação que eles fizeram.

o que e provedor cdn

Conheça Os Benefícios Em Usar Uma CDN:

Talvez você esteja se perguntando agora: Mas por quê eu preciso usar uma rede de CDN em meus projetos online como sites, blogs e lojas virtuais entre outros? E a resposta para isso é muito simples.

Simplesmente porque a rede que distribui o conteúdo vai melhorar a velocidade de seus projetos online, vai melhorar ainda mais a segurança dos seus sites, protegendo você e principalmente seus visitantes.

Isso sem falar na melhoria em disponibilizar o conteúdo muito mais rapidamente, e o custo que não é um serviço tão caro assim pela sua qualidade. Algumas empresas oferecem ótimos planos gratuitos.

Tipos De Sites Que Precisam Usar Uma CDN:

Bom, nem todo tipo de negócio na internet necessita de um CDN, mas por outro lado outros não podem viver sem, como por exemplo um grande ecommerce que recebe uma grande quantidade de visitas do mundo todo.

Se a loja falhar na hora do visitante fechar a compra, ele imediatamente irá para outro site, e você perderá a venda, mas dispondo de servidores CDNs você não corre esse risco, pois uma cópia idêntica e segura do site será mostrada ao cliente que então poderá comprar tranquilamente.

Sites de jogos online também não vivem sem uma CDN, tudo isso devido a gigantesca quantidade de recursos que eles necessitam. Além de precisar entregar o melhor conteúdo sempre, ainda tem os dribles com problemas de desempenho de alguns games.

As CDNs permitem que jogos online inteiros sejam hospedados em um servidor, fazendo com que uma solicitação direta ao servidor central seja praticamente nula.

Já os sites de publicidade digital usam tipos de anúncios que tem em sua base a multimídia para conseguir gerar engajamento com o público, e claro conseguir realizar vendas.

E como esse tipo de site também requer muitos recursos para trabalhar devido a grande quantidade de publicidade, que o deixaria completamente lento. Que por sua vez iria fazer com que os visitantes o abandonassem rapidamente, pois ninguém gosta de acessar sites lentos. Nesse caso uma rede de CDN resolveria facilmente o problema.

E os sites de entretenimento jamais sobreviveriam sem uma rede distribuidora de conteúdo, pois aqui nesse caso o conteúdo é o principal fator de mídia e do entretenimento. Desde downloads a streamings, saiba que conteúdo desses formatos conseguem atrair milhares de visitantes de todo o mundo. Então um site de entretenimento necessita e muito de uma boa rede CDN.

Grandes blogs também necessitam usar uma CDN, afinal de conta eles são acessados de vários locais do mundo, e isso só ajudaria na entrega do conteúdo para o usuário.




Rápida Conclusão:

Então, agora você já sabe o que é CDN, e que ela é uma Rede de Distribuição de Conteúdo, já sabe também que ela é essencial tanto para os visitantes, quanto para os proprietários de sites.

Você pode e deve utilizar uma rede de servidores CDN caso o seu negócio online necessite carregar muito mais rápido, sem falar na melhora da entrega do conteúdo para o visitante, e tem também o seu custo que não é dos maiores. Conforme mencionamos existem ótimos planos grátis para você começar a usar.

Dessa maneira seu site estará protegido de ataques, você não terá problemas com alto volume de tráfego, o que deixará você com muito mais tempo livre para focar apenas no conteúdo que irá entregar para seu visitante.

E é isso, encerramos aqui, esperamos ter ajudado a você entender de uma vez por todas o que é CDN, como ela funciona, seus benefícios,  porque você deve usar, e quais são os tipos de sites que realmente necessitam de uma.

Agora é contigo, optar por usar ou não uma rede para distribuir o seu conteúdo, grande abraço e sucesso 🙂

 

Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.