Buscando saber mais sobre a quantidade de atraso no tempo da internet que uma requisição leva para ser totalmente transferida de um lugar para outro? Então com toda certeza que você deseja saber o que é latência na internet certo? Onde a mesma é medida em milissegundos.

Por isso preparamos esse breve artigo onde explicaremos para você o que é latência, qual a latência ideal, diferença entre latência e largura de banda, como você poderá reduzir a latência de seus projetos na web, e quais são os principais fatores que causam a latência.

Então, vamos lá aprender mais sobre o que é latência na internet?

o que e latencia

O que é latência na internet?

Latência significa demora ou atraso, na internet ela quer dizer quanto tempo demora para que uma solicitação efetuada seja transferida de um determinado lugar para outro. Que como já mencionamos no início ela é medida em milissegundos (ms).

Para exemplificar bem um exemplo bastante simples e claro de entender é a solicitação que o seu pc realizou para acessar esse web site aqui onde você está lendo esse artigo agora.

Com toda certeza que você deve estar imaginando que a latência deve ser 0 ou o mais próximo possível disso. Sim tem razão, mas não é o que geralmente ocorre.

Saiba que a velocidade na internet é medida entre a largura da banda e a latência, e isso até pode sim provocar uma certa confusão quando entramos nesse assunto.

Então já que agora você já está sabendo o que é latência na internet, iremos falar sobre a largura da banda e quais são as principais causas de atraso no tempo na web.




Diferença entre latência na internet e largura de banda:

Caso você ainda não saiba dessa informação saiba que as duas trabalham juntas, podemos até dizer que andam de mãos dadas. Mas claro que elas tem significados diferentes e uma prejudica o funcionamento da outra. Entenda o porque:

  • A latência por sua vez está totalmente ligada a velocidade em que um determinado conteúdo ou página da web é carregada por exemplo dentro de uma tubulação entre um possível cliente e um servidor físico, ida e volta.
  • E a largura da banda está totalmente relacionada a largura da tubulação, podendo ser ela larga ou estreita, por isso se a tubulação for muito estreita então menor será o volume de conteúdo transportado em seu interior.

Tendo essas informações em mente, podemos entender que se você tiver uma boa latência mais uma largura de banda muito estreita, mais tempo irá levar para que as informações do cliente cheguem ao servidor. Mesmo isso sendo rápido (latência) existe muito pouco espaço (largura de banda).

Mas qual é a latência ideal?

Nesse caso essa resposta pode depender de alguns fatores como quase tudo na internet, então nesse caso o tipo do projeto e pra que você utiliza a internet vai auxiliar a responder qual é a latência ideal na internet.

A algum tempo atrás o Google revelou que a velocidade de carregamento de um site é um dos principais fatores de ranqueamento das pesquisas orgânicas, sabendo disso a latência de um site ou página na internet tem total impacto no número de visitas e também de vendas.

Até tempos atrás era preciso se preocupar apenas com a velocidade dos sites acessados via desktop, mas com a chegada dos smartphones é de extrema importância que também priorize sempre a melhor experiência pro usuário em dispositivos móveis.

Pesquisas revelam que aproximadamente 67% das pessoas que compram online reclamam sempre do tempo da demora do carregamento dos sites em aparelhos móveis. E a mesma pesquisa revela que outros 53% abandonam o site de vez por ele demorar mais que 3 milissegundos para carregar.

Como já é do seu saber acreditamos nós, o motor de busca do Google não quer de forma alguma oferecer uma péssima experiência de navegação para seus clientes. Por isso recomendamos que teste a velocidade de seu site usando ferramentas para isso sempre. E com isso busque melhorar sempre.

Principais causas da latência:

Saiba que a latência na internet pode ser causada por muitos fatores, entre eles um dos mais importantes está relacionado com o tipo de conexão, e também por congestionamento que possa ocorrer quando você quer enviar mais conteúdo que a tubulação pode suportar. Sem falar na localização dos servidores.

Mas você deve estar se perguntando agora: Mas por que devo me preocupar com isso? Será que a latência pode prejudicar meu negócio online? A resposta é sim.

E se ainda não estiver convencido sobre a importância da latência para o seu negócio na web, recomendamos que assista esse vídeo abaixo com um depoimento muito interessante da empresa Trainline sediada em Paris na França.

Essa empresa é uma operadora de passagens de trem que revela que conseguiram reduzir a sua latência em 0,3 milissegundos (ms), e devido a isso os seus clientes simplesmente gastaram mais de 11 milhões de dólares em apenas 1 ano.

Como fazer para reduzir a latência na internet?

Uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o atraso na internet é fazendo uso de uma Rede de Distribuição de Conteúdo, uma Rede CDN.

Os servidores data centers das CDN’S ficam distribuídos em diversos lugares ao redor do planeta em centenas de países, assim uma cópia do conteúdo fica sempre armazenada mais perto do usuário final. Dessa forma as requisições feitas por eles não necessitam ir tão longe.

O que resultará em um tempo menor de latência, pois a página da web solicitada irá carregar muito mais rápido e em bem menos tempo, melhorando assim o desempenho dos seus sites e projetos online.




Rápida conclusão:

Podemos concluir que a latência na internet é o atraso ou demora no tempo de uma requisição que um usuário realiza para acessar um conteúdo na web.

E agora com essas informações em mãos, não deixe que esse atraso ou demora prejudique seus projetos na internet de maneira alguma.

Como mencionamos, faça sempre uso de uma rede CDN para reduzir a latência e tornar suas páginas mais rápidas e acessíveis pros seus visitantes.

É isso, esperamos de verdade termos conseguido ajudar você a entender o que é latência na internet, quais são as suas causas e como fazer para reduzir ela. Ficamos por aqui, e sucesso em todos os seus projetos online 🙂

 

Fique conosco e leia também: