Pesquisando sobre o que é GitHub? Então saiba que ele se trata de um sistema de gerenciamento de projetos online e também de versões de códigos como se fosse uma plataforma no formato de rede social para desenvolvedores web.

E para que o GitHub é usado? Ele por sua vez permitirá que você possa trabalhar em projetos colaborativos, ou seja em equipe, juntamente com outros desenvolvedores de todos os lugares do mundo, e muito mais.

Ao usar a plataforma do GitHub você poderá de uma forma mais otimizada poder planejar os seus projetos, e também acompanhar todo o seu trabalho.

E não podemos deixar de mencionar que o GitHub é praticamente o maior depósito online de trabalho colaborativo de todo o planeta.

github o que e

Como surgiu a plataforma?

A plataforma GitHub foi lançada no ano de 2.008 e teve a colaboração de quatro desenvolvedores até a sua criação, são eles: J. Hyett, Chris Wanstrath, Scott Chacon e Tom Preston Werner.

Para o desenvolvimento da plataforma a tecnologia utilizada na época foi o Ruby on Rails, que segundo alguns rumores da internet até hoje é o framework usado até os dias atuais.





O GitHub foi aceito de forma rápida pela grande comunidade de desenvolvedores web, e só para você ter uma ideia aos exatos um ano após o seu lançamento no mercado, em 2.009 eles já contavam com nada mais nada menos que pouco mais 90 mil repositórios públicos.

E em 2.010 superou mais de 1 milhão de repositórios, e no ano de 2.012 ultrapassou os 10 milhões.

No ano de 2.018 a plataforma foi comprada pela Microsoft por aproximadamente $ 7,5 bilhões de dólares, tornando-se assim a maior comunidade existente de código aberto e arquivos de todo o mundo. Contando com muito mais de 45 milhões de repositórios e mais de 40 milhões de membros participantes de todo o mundo.

O que é Git?

É bom que você saiba que o Git trata-se do coração do GitHub, que nada mais é que um sistema de controle de versão que foi desenvolvido pelo criador do Linux, Linus Torvalds.

Mas agora você deve estar se perguntando o que é um sistema de controle de versão, então mesmo após o projeto ser lançado pelos desenvolvedores é normal ocorrerem atualizações de suas versões. Como por exemplo inserção de novos recursos e ferramentas, correção de possíveis bugs entre outros.

Assim o sistema de controle de versão auxilia no acompanhamento de alterações realizadas no código base, sem falar que ele também faz o registro de quem realizou a alteração. E também permite a restauração do código que foi excluído ou alterado.

Então uma vez que o GitHub salva diversas cópias em seu repositório, então não há códigos sobescritos.

git o que e

O que é Hub?

Conforme mencionamos no tópico acima, o Git é o coração da plataforma GitHub, então nesse caso o Hub completa a ferramenta sendo a alma dela. O Hub é o suplemento que torna uma linha de comando, como no caso o Git, a maior e melhor de todas as redes sociais para desenvolvedores de todo o planeta.





O GitHub permite a socialização com muitas pessoas que compartilham do mesmo interesse que o seu, além também de contribuir em muitos projetos. Aqui poderá seguir outras pessoas e poderá acompanhar de perto o que elas estão fazendo e até se comunicar com ela.

hub o que e

Qual a importância do GitHub?

Agora que já sabe o que é GitHub acreditamos também que é muito importante saber também qual é a sua importância para uma empresa e seus negócios online.

Ela é uma excelente ferramenta para realizar trabalhos em equipe, caso precise desenvolver um site ou então um software, saiba que essa plataforma online irá facilitar e muito o seu trabalho, e o trabalho de todos.

Sem falar que a segurança da plataforma GitHub é tratada com muita seriedade, o que é essencial para projetos digitais online em equipe.

E o melhor de tudo e o que deixa essa plataforma mais incrível ainda é que várias pessoas podem trabalhar nela ao mesmo tempo de diversos lugares diferentes do mundo.

Nos dias de hoje e em todo e qualquer tipo de negócio, como você sabe a automatização de fluxo de trabalho é mais que fundamental, e o GitHub torna isso totalmente possível.

Pois os recursos e funcionalidades encontradas na plataforma só irão contribuir no desenvolvimento dos projetos, facilitando assim o crescimento do seu negócio de forma geral.

Como usar o GitHub e quais as suas principais características:

Agora nesse breve tópico iremos abordar rapidamente como funciona o GiHub, como usar a plataforma e quais são as suas principais características:

Repositório GitHub:

O repositório do GitHub trata-se de um diretório que faz a armazenagem de todos os seus arquivos e códigos de seus projetos. Mas esses arquivos também podem ficar hospedados no seu próprio computador.

No repositório é possível armazenar de tudo, imagens, códigos, vídeos, áudios e tudo mais o que for relacionado ao seu projeto que esteja em desenvolvimento.




Branch:

O Branch é uma cópia idêntica do diretório, onde você poderá usá-lo para também poder desenvolver seus projetos de forma isolada. Saiba que trabalhar em um Branch jamais afetará o repositório central e nem outros branches.

E então após encerrar o seu trabalho em seu projeto, você poderá fazer a combinação de seu Branch, que está isolado na plataforma, com outros Branches existentes através de um Merge. E para você conseguir fazer essa combinação você utilizará o Pull Request.

Pull Request:

Realizar um Pull Request nada mais é que informar outros membros participantes do projeto que você está implementando as mudanças que criou em seu Branch ao repositório master (repositório principal).

Por sua vez os outros colaboradores do repositório podem aceitar ou não o seu Pull Request. Então lembre-se que sempre ao abrir um Pull Request você também poderá fazer revisões e também dialogar sobre o seu trabalho com outros participantes da GitHub.

Como dar um Forking em um Repositório?

Dar um Forking em um repositório da GitHub significa que você vai iniciar um projeto novo mas baseado em outros repositórios já existentes.

Simplificando, dar um fork em repositórios diz que você irá copiar um repositório já existente, efetuar mudanças e alterações necessárias, e por fim armazenar a nova versão como sendo um repositório novo. Dessa forma você poderá então chamar o projeto de seu.

Essa é uma excelente ferramenta para desenvolvimento de projetos, e mesmo o projeto sendo totalmente novo, o diretório central jamais será afetado. E você também poderá aplicar a atualização pro seu fork atual.

Conclusão:

Então como você pode conferir em nosso breve artigo, podemos concluir que é o GitHub é uma plataforma de hospedagem de arquivos e códigos para desenvolvedores, oferecendo muitos recursos e funcionalidades para trabalho em equipe e até mesmo sozinho.

Por isso não podemos deixar de mencionar também que a plataforma não é somente para desenvolvedores, toda pessoa que quiser fazer o gerenciamento de seu projeto com o máximo possível de eficácia, e atuar juntamente com outras pessoas ativas na comunidade, também pode utilizar o GitHub.

E se a sua equipe de trabalho atua em projetos grandes e que acaba realizando muitas atualizações, então poderá acompanhar de forma simples e de uma maneira mais eficiente todas as alterações feitas.

E por hoje é isso, esperamos ter ajudado você, grande abraço e sucesso. A e não deixe de tirar proveito dessa ferramenta 🙂

 

Aproveite para ler outro artigo que possa te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.