• Post category:Wordpress

O seu web site até pode ter um excelente conteúdo, porém se não otimizá-lo para ele aparecer nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca nada adiantará. Por isso você precisa fazer uso dos melhores plugins de seo para WordPress.

 

E como você já sabe se o seu site não aparecer nas buscas ele não receberá visitantes, e isso não é nada bom.

 

Caso você esteja começando a criar o seu site no WordPress, então saber qual é o plugin de seo ideal para ele pode ser um tanto complicado, pois existem muitos.

 

Por esse motivo resolvemos elaborar esse artigo, e te mostrar quais são os melhores para você utilizar em seus projetos.

 

E aproveitando o artigo também iremos te mostrar algumas ferramentas muito úteis para suprir as suas necessidades e ajudar você a maximizar seus resultados.

plugins seo wordpress

Melhores plugins de Seo para WordPress:

Então sem enrolar você relacionamos os melhores plugins de seo para sites WordPress existentes, e que podem ajudar e muito o seu web site. Então vamos a eles:

 

Yoast Seo:

Talvez você já conheça o Yoast Seo, ele é considerado um dos melhores plugins de seo para sites feitos em WordPress que melhor atende a necessidade de seus usuários.

 

Ele tem duas versões, a gratuita e a paga (premium), e ambas funcionam muito bem. Contando atualmente com 5 milhões de instalações ativas em todo o mundo e uma excelente avaliação dos usuários.

 

Ele é um plugin muito simples e prático de ser instalado e configurado, além de oferecer algumas opções avançadas para você usar, assim como:

 

  • Otimizar palavras-chave: com ele você conseguirá fazer uma excelente otimização em suas páginas e postagens, usando títulos amigáveis, meta palavras-chave e meta-descrições;
  • Gerador de sitemaps: isso ajuda o robô do Google a encontrar seu site muito mais facilmente;
  • Snippet: o Yoast mostrará pra você uma prévia de como suas páginas e publicações irão aparecer nas pesquisas do Google;
  • Verificador de legibilidade: essa é uma funcionalidade que faz uma análise de seu texto baseados nos princípios Flesch-Kincaid para verificar se o seu texto está legível para seus visitantes;
  • Atualização: esse plugin é atualizado sempre a cada 2 semanas, assim você poderá ficar tranquilo, pois os seus sites sempre estarão otimizados para o algoritmo do motor de busca do Google.

 

All In One Seo Pack:

O All In One Seo Pack  também tem tudo para a otimização do seu site, com 2 milhões de instalações ativas e uma avaliação de 4,5 estrelas ele oferece muitos recursos para você, confira quais são eles:

 

  • Total integração com o Google Analytics;
  • Gerador de sitemap;
  • Função de Url Canônica;
  • Bloqueador de boots (robôs mal intencionados), esse bloqueador irá prevenir o seu web site de visitas indesejadas;
  • Automação de tags e meta tags;
  • Configurações personalizadas para você ativar e desativar recursos de acordo com suas necessidades.

 

Ele é muito amigável para pessoas iniciantes, mas precisará de um certo tempo para se familiarizar com ele. Caso você tenha um site de vendas e usa o WooCommerce, o All In One Seo Pack disponibiliza a integração grátis e com suporte, totalmente diferente dos outros plugins.

 

A sua versão premium oferece funções adicionais extras mais avançadas, como por exemplo opções de taxonomia e funções de para vídeos.

 

Rank Math:

Esse chegou a pouquíssimo tempo e veio com a promessa de ser o melhor de todos no segmento, o Rank Math já conta com 300 mil instalações e uma avaliação de 5 estrelas.

 

Até o presente momento ele é totalmente grátis e pode ser usado em todo tipo de site WordPress. De fácil configuração e muitas funcionalidades para ajudar o desempenho dos seus projetos online, assim como:

 

  • Simplicidade de uso;
  • Recursos e funções exclusivas;
  • Múltiplas palavras-chave;
  • Sugestões de palavras-chave baseadas em dados do Google Search Console;
  • Seo local;
  • Seo para imagens e vídeos;
  • Auditoria e muito mais.

 

SEO Squirrly:

Ele é muito amigável para o usuário, e inclusive ele parece que foi desenvolvido para pessoas que não tem experiência, o Squirrly atua de forma independente ou complementa o que você já tem instalado. O seu funcionamento é totalmente em tempo real, isso significa que as orientações vão ser mostradas enquanto você escreve o artigo.

 

O mais legal dele é que você não tem a necessidade de terminar de escrever para ver as ideias e sugestões que ele te mostra.

 

Ele é 100% compatível com outros plugins WordPress, não sobrepondo nenhuma configuração já feita anteriormente. E fique totalmente despreocupado caso necessite fazer a substituição de seu plugin antigo pelo Squirrly.

 

O mesmo também oferece o recurso de pesquisa de palavras-chave para você fazer a otimização de seu conteúdo em seguida. E todas as semanas você receberá um relatório do progresso e desempenho de seu site.

 

The SEO Framework:

Totalmente diferente dos outros, o The Seo Framework disponibiliza praticamente todas as suas funcionalidades de forma gratuita, e sem aqueles anúncios chatos pedindo upgrade.

 

Ele consegue gerar títulos de forma automática, Url canônica e muito mais. E a melhor parte de todas é que ele é muito fácil de ser usado. E caso as funções padrões não forem suficientes para você, ele também oferece funções avançadas através de suas extensões, que são elas:

 

  • Integração com Amp;
  • Suporte para aba anônima;
  • Análise de seo do site;
  • Rastreia com facilidade os comentários de spam;
  • Configurações de seo local.

 

Google XML Sitemap:

O Google XML Sitemap é um plugin gerador de Sitemaps XML pro seu site que envia uma notificação para os motores de busca todas as vezes que eles são atualizados.

 

Ele ajuda a melhorar a estrutura de suas páginas deixando o seu site muito mais fácil de ser encontrado. Até mesmo o Google recomenda a utilização desse plugin para sites de grande porte.

 

Você pode usar esse plugin tranquilamente, pois além dos benefícios ele não vai sobrecarregar o seu site.

 

AddThis:

Não sabemos se você sabe dessa informação, mas quanto mais alta for a sua taxa de rejeição, então a sua classificação nos mecanismos de pesquisa pode ser prejudicada, posicionando mais baixo no ranqueamento.

 

Então o que você faz para os visitantes ficarem muito mais tempo no seu site? Dar a eles opções para que eles possam ir para outras publicações logicamente que relacionadas ao interesse deles é a melhor pedida.

 

Saiba que o plugin AddThis faz essa linkagem interna entre conteúdos como ninguém, mesmo essa não sendo a sua função principal. Que no caso é criar botões de compartilhamento de redes sociais.

 

Ele não é bem um plugin de seo, mas a linkagem interna entre artigos é considerada uma técnica poderosa, por esse motivo colocamos o plugin na lista.

 

Google Analytics Dashboard Plugin for WordPress by:

Esse também não é um plugin, o Google Analytics Dashboard Plugin for WordPress by é um plugin que integra o WordPress com o Google Analytics em apenas um clique.

 

Mas como coletar dados e informações do site está totalmente ligado ao seo também resolvemos colocar ele na listagem. Com esse plugin você poderá acessar os dados do Analytics direto no dashboard (painel) de seu WordPress em tempo real, o que irá facilitar e muito as coisas, principalmente na economia de tempo.

 

O MonsterInsights vai te mostrar exatamente onde estão os seus visitantes, qual a idade deles, de onde elas vieram, quanto tempo ficaram na sua página, qual o dispositivo ele usou para chegar no seu web site e muito mais.

 

Todas essas informações são muito importantes, pois com elas você pode tomar muitas decisões sobre o desempenho e o futuro do seu site com base nos dados coletados.

 

Ferramentas de Seo:

Nem só de plugins vive o seo, existem algumas ferramentas poderosas que também podem te ajudar a conquistar a tão sonhada primeira página. Por isso achamos importante coloca-las aqui no artigo para que os seus resultados sejam ainda melhor, vamos a elas:

 

Semrush:

Como já mencionado no título do tópico agora não falaremos mais sobre plugins de seo, apesar de ser o assunto principal do artigo, mas sim de ferramentas, principalmente ferramentas poderosas de análises.

 

A primeira que citaremos é o Semrush, ela oferece funcionalidades incríveis como pesquisa de palavras-chave, posicionamento de palavras, visitas, análise de backlinks, e a função que os usuários mais gostam que é a análise de concorrentes.

 

Com essa incrível ferramenta de seo em mãos você poderá analisar toda a sua concorrência de forma simples e prática, e saber o que eles estão fazendo para gerar tráfego para seus sites.

 

Mas para desfrutar de todas as funções da ferramenta terá que desembolsar $ 99 dólares por mês.

 

aHrefs:

O aHrefs com toda certeza é a melhor ferramenta para análises de todo o mundo, os Webmasters especialistas adoram ela por muitos motivos e classificam ela como uma ferramenta essencial e indispensável.

 

A ferramenta também disponibiliza para seus usuários diversos recursos como por exemplo: pesquisa de palavras-chave, análise profunda de concorrentes, pesquisa completa de backlinks e conteúdo, análise de tráfego pago e orgânico entre outras funções.

 

Os resultados mostrados no painel do aHrefs são bem simples de entender, pois a grande maioria é no formato de gráficos.

 

E está incrível tool também é paga custando assim como a outra mencionada anteriormente $ 99 dólares mensais. Mas você poderá testá-la por sete dias por apenas $ 7 dólares.

 

Ferramentas gratuitas:

Segue também algumas ferramentas gratuitas para usar em análise de dados e informações que você pode usar para melhorar ainda mais seus resultados, são elas:

 

Google Search Console:

Não importa se você tem um site, um blog ou uma loja virtual, você sempre vai poder usar o Google Search Console de forma gratuita. A única coisa que precisa fazer é logar no GSC com seu g-mail e cadastrar o seu domínio.

 

Essa incrível ferramenta gratuita do Google vai permitir que você monitore todo o desempenho do tráfego orgânico do seu site nos resultados das buscas (Serp).

 

Ela vai te mostrar dados como quais palavras estão levando as pessoas para dentro do seu site, quantidade de impressões, Ctr, taxa de cliques, posições, erros no site que precisam ser corrigidos e muito mais.

 

Ferramenta essencial e indispensável para um proprietário de um site.

 

SeoQuake:

O SeoQuake é uma extensão do Google Chrome que realiza tarefas de auditorias simples principalmente no On Page (otimização interna) de suas páginas e artigos, e também de sites de concorrentes.

 

A extensão é gratuita e muito simples e prática de ser utilizada, com ela você poderá ver alguns diagnósticos, densidade de palavras-chave entre outras funções básicas. Ferramenta simples, mas consideramos indispensável.

 

Answer the Public:

Caso você esteja indeciso na hora de escolher quais os tópicos devem compor a sua estratégia de conteúdo, então você precisa conhecer o Answer the Public.

 

É só você inserir a palavra-chave na busca da ferramenta que em segundos será gerada uma lista completa de palavras-chave totalmente baseadas nas buscas do Bing e do Google.

 

Breve conclusão:

Fazer a escolha de um plugin de seo para WordPress vai depender unicamente de suas necessidades. Pode ser que você necessite de um pouco mais de recursos, enquanto outros precisam de menos.

 

Por isso sugerimos que você teste na prática os plugins e ferramentas apresentados aqui e veja qual se adequa melhor ao seu negócio digital e ao seu site.

 

Então é isso, faça um bom proveito dessa relação e decole seu site na internet. Grande abraço e sucesso 🙂

 

 

Leia também: