• Post category:Wordpress

Hoje em dia aprender como criar um site no WordPress passo a passo é extremamente simples, muito fácil e gostoso, pois você não precisa entender nada de programação.

 

Nesse artigo de hoje iremos revelar para você quais as ferramentas você vai precisar, vamos também te ensinar também como definir um objetivo para seu site, como escolher o nome dele, como escolher um bom plano de hospedagem, até a instalação do WordPress e a criação do site.

 

Preparados? Então vamos lá!

como fazer um site no wordpress

Definindo o objetivo:

É importante definir qual será o objetivo dele. Então para descobrir isso faça duas perguntas para você mesmo. O meu site será sobre o que? O que eu quero falar e apresentar nele?

 

Existem inúmeras ideias diferentes por aí, mas somente com o planejamento correto as suas ideias poderão se transformar em um negócio sério e lucrativo possibilitando até mesmo ganhar dinheiro em casa trabalhando pela internet.

 

Por isso, inicie sempre fazendo a definição clara de qual é o intuito do seu web site, e o que você realmente espera ao criar seu projeto na web. Por esse motivo fizemos uma relação logo abaixo contendo alguns tipos diferentes de sites que você pode querer criar:

 

Criar um blog:

Você está exatamente em um blog agora lendo um artigo. Isto é um blog. Existem diversos tipos de blogs, desde blogs empresariais até mesmo de assuntos dos mais variados possíveis, com por exemplo (blog de viagens, de receitas e culinária, moda, tecnologia, estilo de vida e por aí vai).

 

Montar uma loja virtual:

Uma loja virtual nada mais é que um site onde você vai expor os seus produtos para vender na internet pro mundo inteiro, o que seria uma coisa impossível de se fazer se você tivesse uma loja física.

 

Fazer um portal de notícias:

Os usuários estão a todo momento procurando por informações na internet. Então o que você precisa fazer é criar e entregar conteúdo de qualidade para eles. Mas jamais esqueça da credibilidade.

 

Elaborar um site educacional:

Está pode ser uma boa ideia se você tem algum talento em alguma coisa em específico. Você poderá criar o seu curso online, e assim irá ensinar as pessoas.

 

Criar um portfólio:

Um portfólio digital online é um local ideal para você demostrar para a pessoas as suas habilidades, seja ela qual for. Pode ser um portfólio de fotógrafo, de artesanato e muito mais.

 

Fazer comunidades online:

A internet está repleta deles, então se é esse o tipo de site que deseja comece logo. Pois construir um público levará bastante tempo.

 

Criar um web site institucional para sua empresa ou negócio:

Esse modelo servirá perfeitamente para empresas que desejam apenas fazer uma apresentação de seus negócios e objetivos. Normalmente ele é formado por apenas 1 ou 3 páginas no máximo.

 

Landing Page:

Uma Landing Page ou página de destino funciona praticamente em qualquer negócio online, pois o único objetivo desse tipo de página estática na internet é o foco em conversão, podendo ser ela em vendas, captura de contatos (leads) entre outros objetivos de conversão pré estabelecidos por você anteriormente.

 

Escolhendo um nome de domínio:

Para você escolher um bom nome de domínio antes de começar a fazer o seu site no WordPress é muito simples, basta você seguir algumas dicas e recomendações que estão relacionadas abaixo:

 

  1. Faça um brainstorm (chuva de ideias);
  2. Escolha uma empresa responsável por registar domínios;
  3. Efetue a compra e o registro de seu domínio escolhido.

 

Siga também mais essas dicas extras que com toda certeza irão contribuir na escolha do seu domínio:

 

  • Sempre procure dar preferência para nomes de domínios .com.br: o .com.br é a TLD do Brasil, ela é a mais popular de todas. Dessa forma ficará muito mais fácil os usuários lembrarem do nome dele;
  • Faça uma avaliação de nomes que se parecem com o seu: procure sempre avaliar quais os possíveis erros as pessoas podem cometer pesquisando pelo seu domínio. Desse forma saberá outras alternativas existem garantindo o tráfego para você;
  • Escolha sempre um nome curto: de sempre preferência por nomes curtos, assim fica muito mais fácil das pessoas memorizarem;
  • Procure evitar o uso de hifens e números: usar hifens e números não é uma prática recomendada para usar em um endereço na web, isso dificultará o trabalho das pessoas quando elas pesquisarem por ele na internet.
  • Use um gerador de nomes para empresas, muitos deles já geram o nome do domínio.

 

Escolhendo o tipo de hospedagem:

Hoje me dia existem muitos tipos de hospedagens, e muitas empresas que oferecem esse serviço também. Mas por sua vez escolher uma boa hospedagem vai depender do tipo, do tamanho do projeto e quanto pretende investir de início.

 

Então para deixar isso bem mais claro para você, daremos alguns exemplos que com toda certeza irão atender você mesmo com projetos na fase inicial e até mesmo de projetos de grande porte. Utilize também um rede CDN para deixar seus sites muito mais rápidos e seguros.

 

Hospedagem compartilhada:

Está é a opção ideal para quem estão começando agora. Ela nada mais é que um servidor que compartilha um espaço com diversos usuários em um único servidor.

 

Porém nesse modelo de hospedagem, todos os sites que ali estão hospedados utilizam recursos de um único servidor físico. O que torna o serviço até mais barato. Mas ela também tem muitas limitações.

 

Hospedagem tipo cloud:

Esse modelo de hospedagem utiliza a simplicidade de uma hospedagem compartilhada com recursos de um servidor poderoso.

 

Ela hospedará o seu web site na nuvem, além de oferecer um uptime (tempo de atividade) muito mais confiável e estável. Pois ela praticamente fará uma cópia de seus arquivos em outros servidores.

 

Por esse motivo se algum servidor parar de funcionar por algum problema, os outros servidores irão garantir que sua página fique no ar.

 

Hospedagem VPS (Servidor Virtual Privado):

Sendo uma das melhores opções de todas. Um VPS ou Servidor Virtual Privado oferece muito mais segurança contra ataques, e muito mais liberdade para o usuário, sem falar no desempenho.

 

A grande vantagem de usar um VPS é que você não dividirá o espaço do servidor com mais ninguém, contará com muito mais possibilidades de personalização entre outras funcionalidades.

 

É muito importante escolher um bom plano de hospedagem antes de começar a criação de um site. De preferência a uma hospedagem que forneça um certificado de segurança para deixa-lo ainda mais seguro e confiável para os visitantes.

 

Aprendendo como criar um site no WordPress passo a passo:

A plataforma WordPress é muito famosa, ela é o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais famoso em todo o mundo, contanto com 62,4% de usuários.

 

Muitas pessoas acham que ela serve apenas para criar blogs, mas estão completamente equivocadas. Com o WordPress é possível criar qualquer tipo de site que desejar sem ter a necessidade de programar nada.

 

Conheça agora as principais vantagens de utilizar o WordPress:

 

  1. Custo baixíssimo: a plataforma disponibiliza vários templates e plugins de forma gratuita para você. Com eles você conseguirá personalizar um layout atraente sem investir 1 centavo sequer;
  2. Dispensa por completo conhecimento em programação: esqueça códigos, isso é coisa do passado.
  3. Diversos tutoriais na web e comunidades para tirar dúvidas: caso você tenha alguma dúvida ou não souber fazer algo em especifico. Então faça uma busca no YouTube, ele está repleto de tutorias grátis sobre o assunto.

 

E mesmo assim se não conseguir encontrar a sua resposta, o que duvido muito. O WordPress conta com uma comunidade gigantesca e muito ativa. Onde lá você encontrará as respostas que necessita.

 

Instalando o WordPress:

Instalar o WordPress é extremamente simples e você conseguirá fazer isto em apenas alguns cliques. Vamos supor que você optou por uma hospedagem compartilhada ou cloud para começar fazer seu site, então basta fazer o login no seu Cpanel (painel de controle de sua hospedagem).

 

Quando você contrata uma hospedagem você recebe em seu e-mail um link para acessar o Cpanel de sua hospedagem. Pois é lá dentro que você vai instalar o WordPress usando o Auto Instalador.

 

Então ao clicar na opção Auto Instalador selecione a aplicação WordPress, onde você terá de preencher alguns dados como por exemplo:

 

  • Nome de usuário: este será o nome usado para acessar o painel administrativo do WordPress;
  • Senha: será a senha que você também utilizará para fazer o login no painel do WordPress;
  • E-mail: pode preencher usando o seu e-mail pessoal mesmo;
  • Idioma: aqui você deverá selecionar o idioma que deseja.

 

Depois de ter realizado todos esses passos simples basta clicar em instalar, e o seu WordPress já vai estar instalado.

instalando o wordpress

Agora se você optou por uma hospedagem tipo VPS nossa recomendação é que entre em contato com o suporte de sua hospedagem. Isto pode ser feito via e-mail, telefone e também via chat.

 

Pois um VPS requer um pouco de conhecimento que talvez você ainda não tenha para fazer o processo de instalação do WordPress.

 

Agora que você já está com o seu WordPress devidamente instalado, então você necessita acessar o seu painel administrativo para começar a criar o seu site no WordPress.

 

Acessando o painel admin:

Já estamos quase dentro de seu painel administrativo, para chegar até ele é muito simples e fácil. Basta digitar no seu navegador o nome do seu site (seu domínio no caso) seguido de wp-adim.

 

Para exemplificar melhor digite assim: seudominio.com.br/wp-admin e será redirecionado automaticamente para uma tela exatamente como está da imagem abaixo.

painel administrativo do site wordpress

E por fim para acessá-la insira os dados que você preencheu conforme mencionado no tópico acima, nome de usuário ou e-mail e senha. Então agora que você já está dentro do seu painel de controle já poderá começar a montar seu projeto para depois deixa-lo online.

montando um site em wordpress passo a passo - painel de controle

Instalando temas e personalizando design:

Você terá inúmeras vantagens, pois a quantidade e variedade de temas gratuitos que ele oferece para seus usuários é simplesmente fantástica.

 

Não interessa que tipo de site você quer fazer, ele dispõe de milhares de designs para você fazer a personalização do layout do jeito que quiser, deixando ele com sua cara.

 

O seu repositório de temas oficial atualmente tem nada mais nada menos que 7.360 modelos de templates diferentes. E você encontra eles facilmente acessando a seguinte opção: Aparência / Temas, dentro de seu painel administrativo.

desenvolvendo um site em wordpress passo a passo - Instalar temas e personalizar design

Então após acessar a área de temas você só precisa clicar em Adicionar Novo, pesquisar e escolher um tema que lhe agrade e realizar a instalação do mesmo.

 

E você poderá também visualizar uma prévia de como ele irá ficar antes de realizar a instalação e ativação do tema. O que te ajudará na escolha.

 

Caso tenha interesse em realizar alterações no tema escolhido basta acessar: Aparência / Personalizar e editar o que achar necessário.

 

Mas se você estiver tendo algum tipo de dificuldades na escolha do tema para criar sites em WordPress, então você pode dar uma conferida na lista que preparamos para você que está logo abaixo.

 

Como criar páginas, posts de conteúdo e adicionar mídias:

No WordPress você poderá facilmente criar 3 tipos diferentes de conteúdo, que são eles:

 

  • Posts: um post nada mais que é que um artigo de conteúdo que por sua vez pode ser composto de texto, imagens e até mesmo vídeos;

como adicionar um post no wordpress

  • Páginas: geralmente as páginas são usadas no formato estático como página principal do site, ou páginas de contato, página de Sobre Nós. Normalmente não requer atualizações frequentes;

adicionar pagina

  • Mídias: você pode adicionar vários tipos de mídias, como por exemplo: imagens, vídeos, áudio, arquivos no formato pdf. Depois de adicioná-las na biblioteca de mídia poderá inseri-las em suas páginas ou postagens.

como adicionar midia no wordpress

Como adicionar plugins:

Se quer tirar mais proveito ainda, o repositório de plugins está repleto deles. Os plugins servem para complementar o seu site com muitos recursos e deixá-lo ainda melhor.

 

Existe plugin para as mais diversas funcionalidades que você pode imaginar, como por exemplo:

 

  • Plugins para melhorar o desempenho e aumentar a velocidade;
  • Plugin para criar formulários de contato, permitindo assim que as pessoas entrem e contato com você;
  • Plugins para compactar as imagens do deixando ele mais leve;
  • Se precisar realizar um backup ou até mesmo migrar é um plugin que vai usar;
  • Plugins de segurança para a proteção;
  • Plugins para Seo que ajudaram a melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa no Google;

 

Aqui mencionaremos apenas alguns, uma minoria apenas para exemplificar, pois existem atualmente 55.891 plugins disponíveis no repositório de plugins do WordPress para você usar. Claro que não precisará de todos, só usará alguns, os mais essenciais para você.

 

Rápida conclusão:

Esperamos é claro ter conseguido tirar suas dúvidas e até mesmo ter respondido as suas perguntas sobre como criar um site no WordPress sem precisar programar. Temos certeza que este artigo vai te ajudar muito e também ajudar outras pessoas.

 

Como você pode ver, o único investimento é a compra do domínio e a contratação da hospedagem. E sejamos sinceros, é muito barato.

 

O resto você não precisa tirar um único centavo do bolso. Encerramos aqui, desejamos muito sucesso para você e para seus projetos na internet 🙂

 

 

Leia também: