• Post category:Redes Sociais

Saber quais os melhores horários para postar no Instagram é fundamental, pois assim você conseguirá muito mais engajamento com o seu público, e ainda irá conseguir melhorar ainda mais o seu volume de vendas ou serviços prestados, tudo vai depender do seu tipo de negócio.

 

A rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, correspondendo a nada mais nada menos que a 1/7 de toda a população mundial. Com toda certeza são números grandiosos. Mas saiba desde já, que mesmo contando com essa enorme quantidade de perfis ativos não será tão fácil assim engajar seu público. Tudo isso porque as grandes empresas investem pesado em publicidade nessa mídia.

 

Então se você chegou até esse conteúdo ficará sabendo em detalhes quais os melhores horários para postar no Instagram, conseguir aumentar o seu engajamento com seu público-alvo e fazer muito mais vendas e negócios.

qual melhor horario para postar no instagram

Por quê é importante saber os melhores horários para postar no Instagram?

Até um bom tempo atrás, para sermos mais precisos em 2016 todos as publicações eram mostradas no feed do Insta em ordem cronológica, mas logo em seguida o algoritmo da rede social passou por modificações. O que significa que depois das mudanças existe uma sequência lógica que irá fazer a definição sobre o que será mostrado pros seus seguidores.

 

Assim sendo, saiba que nem todas as suas postagens serão vistas pelo seu público, ou pelas pessoas que seguem o perfil do seu negócio, pois depois da alteração do algoritmo somente as postagens que obtiverem mais interações como comentários, curtidas, cliques no botão de salvar e compartilhamentos serão enxergadas pela plataforma como sendo as mais relevantes pra sua audiência. Dessa forma a mesma será mostrada para muito mais pessoas.

 

Por isso, para conseguir um excelente engajamento é mais do que importante saber qual hora do dia os usuários da rede estão mais ativos, isso também possibilitará que você se organize melhor podendo até mesmo elaborar um calendário para as publicações.

 

Melhores horários para postar no Instagram:

Uma pesquisa feita recentemente pela Sprout Social, que é uma empresa especializada em gestão de mídias sociais mostra os melhores horários para postar nessa rede, salientando que essa pesquisa foi realizada a nível mundial, confira:

 

  • Melhor horário para fazer postagem: quartas-feiras as 11 horas da manhã, e sexta-feira por volta de 10 horas e 11 horas da manhã;
  • Melhor dia da semana para postagens: quarta-feira;
  • Pior dia da semana para publicar: domingo;
  • Horários e dias que possuem mais engajamento: de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas até as 16 horas da tarde;
  • Horários e dias com menor engajamento: todos os dias da semana, depois das 17 horas da tarde, e antes das 5 horas da manhã.

 

Conforme mostra o resultado da análise da pesquisa, a melhor hora para postar no Insta é entre as 14 horas e as 15 horas da tarde, e o período noturno e os finais de semana também não são bons.

 

Mas saiba que conteúdos publicados as 5 horas da manhã de terça a sexta-feira normalmente conseguem gerar muito engajamento, isso ocorre porque muitas pessoas quando acordam já abrem o aplicativo. Um outro horário que também mostrou resultados positivos, foi o horário do almoço, entre 11 horas até as 15 horas da tarde.

 

Porém outro estudo feito pela Later, que é uma ferramenta de marketing pro Instagram, apresentou resultados bastante diferentes, conforme a pesquisa dessa empresa os melhores horários e dias para publicar no Instagram são:

 

  • Domingo: 7, 8 e 16 horas;
  • Segunda-feira: 6, 10 e 22 horas;
  • Terça-feira: 2, 4 e 9 horas;
  • Quarta-feira: 7, 8 e 23 horas;
  • Quinta-feira: 9, 12 e 19 horas;
  • Sexta-feira: 5, 13 e 15 horas;
  • Sábado: 11, 19 e 20 horas.

 

Conforme o resultado dessa pesquisa, a mesma aponta que a melhor hora para postar na rede social é entre as 9 horas e 11 horas da manhã. A pesquisa foi feita recentemente, onde analisaram mais de 12 milhões de postagens. Já o Facebook os horários para postar são totalmente diferentes.

 

Boas horas para postar no Insta por nichos de mercado:

Confira também os resultados apontados pelas pesquisas de bons horários para fazer as publicações conforme o nicho ou o setor de atuação do negócio:

 

Bens de consumo (comércio):

Para o setor do comércio o melhor dia pra postar é na quarta-feira as 15 horas da tarde, e o domingo é o pior dia.

 

Educação:

Nessa área as postagens realizadas nas sextas-feiras as 10 horas da manhã engajam bastante, e o domingo deve ser evitado.

 

Comunicação:

Empresas que atuam no setor de comunicação geralmente conseguem um bom engajamento nas sextas-feiras as 9 horas da manhã. O final de semana também não é bom pra esse nicho.

 

Tecnologia:

Os melhores dias e horários pra conseguir bons engajamentos com as publicações pra esse tipo de negócio é a quarta-feira as 6 da manhã, e entre as 9 e 10 da manhã. Ou então na sexta-feira das 7 as 10 horas da manhã. O domingo também deve ser evitado.

 

Organizações sem fins lucrativos:

Já para esse tipo de organização os dias bons geralmente são terça-feira das 13 horas até as 15 horas da tarde, e o domingo também não é nada bom.

 

Finanças:

Pras empresas do segmento financeiro, os resultados das pesquisas apresentaram algumas diferenças, sendo a melhor hora na sexta-feira as 11 horas da manhã, mas o melhor dia é a quarta no mesmo horário. Já o pior dia para esse tipo de negócio é a terça-feira.

 

Saúde:

O nicho de saúde costuma engajar muito bem no Instagram na terças-feiras as 8 horas da manhã, e os fins de semana não são nada bons.

 

Turismo e lazer:

Empresas que atuam no mercado de lazer e turismo apresentaram excelentes resultados com publicações feitas as quartas e quintas-feiras as 13 horas da tarde. E o pior dia pro segmento é o domingo.

 

Como definir as melhores horas para publicar no Instagram?

Como viu, nos tópicos anteriores muitos horas e dias para fazer postagens na rede foram apresentados pelas pesquisas feita pela empresas Sprout Social, e também pela Later, mas até podemos dizer que talvez realmente não exista mesmo uma melhor hora pra se fazer isso.

 

Isso se deve pois todas as pesquisas e análises de dados foram realizadas com o público-alvo diferente do seu, pois isso irá depender também do seu nicho de atuação. Por isso preparamos algumas dicas importantíssimas para você publicar o seu conteúdo no Instagram e conseguir o engajamento desejado.

 

Analise os dados e informações da ferramenta Instagram Insights:

Sem sombra de dúvidas o melhor horário para fazer postagens no Instagram é quando o seu público está online na rede, e para saber essas e outras informações como idade, localização, alcance e quais são os horários que eles mais acessam, use então a ferramenta gratuita da própria plataforma, o Instagram Insights. Para poder usufruir da ferramenta gratuita de análise é necessário possuir um perfil que seja comercial na rede.

 

Para obter acesso a ferramenta de Insights da plataforma basta estar logado nela, em seguida clique sobre as “3 linhas horizontais”, em seguida é só fazer a escolha da opção “informações” e depois acesse o que desejar, como por exemplo os horários, os seguidores, o publico e muito mais dados serão mostrados. Ferramenta mais que essencial.

 

Encontre a região demográfica do seu público:

Para que consiga fazer a elaboração de um excelente calendário de postagens nessa mídia, jamais esqueça de levar sempre em consideração a localização da sua audiência (dados demográficos). Pois em nosso país existem estados com fuso horários diferentes. Leve isso sempre em consideração quando for publicar no Insta, principalmente se você tem um negócio online e que atenda em todo o país.

 

Procure conhecer o comportamento do seu público:

Como sabe gerar conteúdo de alta qualidade para sua audiência é fundamental, mas saiba que isso somente não é o suficiente você tem a obrigação de saber quais são os principais costumes e hábitos de seus consumidores. Quando conhecer realmente seu público-alvo terá então informações importantíssimas sobre as suas reais necessidades. Então analisando o perfil dos seus seguidores só irá ajudar ainda mais a saber quando eles estão online ativos na rede.

 

Analise a sua concorrência:

Fazer uma análise sobre os seus concorrentes é extremamente importante, dessa forma você vai ver quais são os horários que eles estão postando e engajando, e isso pode ajudar a descobrir um bom horário pras postagens do seu negócio. Então fique sempre de olho nos posts dos seus concorrentes, principalmente os que possuem mais engajamento.

 

A análise da concorrência também é fundamental principalmente se tem um produto que seja parecido com outras empresas que já possuem um número grandioso de seguidores na rede, por isso jamais deixe de forma alguma de fazer o monitoramento dos seus concorrentes. Isso irá contribuir na criação do seu próprio calendário de dias e horas para fazer as postagens.

 

Realize testes:

Faça testes frequentes para conseguir ver melhor quando uma publicação gera mais engajamento, indiferente dos resultados das pesquisas, dos horários de pico da rede social e de suas ferramentas de análises. Nossa recomendação é que teste mesmo se deseja descobrir os melhores dias e horários para fazer postagens pro seu tipo de negócio.

 

Procure fazer testes como postar a mesma publicação em horários e dias diferentes, e analisar os dados em seguida, repita esses testes A/B ao menos umas 3 ou 5 vezes no mínimo. Dessa forma terá mais informações e dados pra analisar.

 

Use aplicativos de análise e insights:

Além do Instagram Insights ou Business como já mencionamos, saiba que também existem outros Apps que funcionam perfeitamente bem para analisar suas métricas, um dos mais utilizados e conhecidos é o UNUM. Onde o mesmo está disponível pra download tanto para os sistemas operacionais iOS e Android.

 

Esse aplicativo disponibiliza pros seus usuários um recurso bem interessante, que é o “Best Time to Post”, que significa “melhor horário para postar”, então fazendo uso desse App você poderá verificar qual ou quais horários obtiveram maiores picos de engajamento ao longo da semana. Juntando essa ferramenta com o Insights terá muito mais informações.

 

Poste bons conteúdos:

Essa estratégia de marketing no Instagram de fazer as publicações em horários específicos com mais picos de audiência sé será válida se o conteúdo tiver a capacidade e o poder de envolver as pessoas, por isso não gaste seu precioso tempo fazendo postagens sem apelo e ruins, isso não irá jamais gerar o engajamento que deseja.

 

Outros pontos importantes que podem ajudar no engajamento de sua marca ou negócio com os clientes em potencial é o seu perfil, crie uma bio atrativa, use Stories, anúncios patrocinados, capriche na descrição do seu perfil. Tudo isso pode ter um impacto direto na entrega do seu conteúdo, assim sendo terá impacto direto com suas vendas.

 

Conclusão:

Agora que já sabe quais os melhores horários para postar no Instagram, o que precisa fazer agora é começar a colocar a mão na massa, como dissemos, tenha como base os dias e horas mencionados nas pesquisas, mas jamais deixe de realizar seus testes e analisar os resultados usando as ferramentas de Insights aqui mencionadas.

 

Poste em horários e dias diferentes e tire suas próprias conclusões, pois é na prática que realmente se aprende, e jamais se esqueça que seus seguidores querem é conteúdo de valor, aplicando frequentemente essas dicas com toda certeza seu engajamento vai crescer e consequentemente as suas vendas só irão aumentar.

 

É isso, ficamos por aqui, esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você de alguma forma, sucesso em suas postagens 😉

 

Leia também:

Conheça Quais São as Redes Sociais Novas.
Dicas de Como Divulgar Seu Site na Internet.