• Post category:Marketing

O assunto desse breve artigo é muito importante, vamos falar sobre como definir seu público-alvo, pois quando for fazer campanhas de marketing na internet é essencial saber quem você pretende atingir.

Nunca vivemos um momento tão assinalado assim pela ampla concorrência e por consumidores sendo cada vez mais exigentes a cada dia que passa. Por isso ter a precisão em acertar o público em suas ações é fundamental.

Apesar de ser uma concepção bem comum nos dias atuais, é sempre importante para seus negócios saber como definir o público-alvo.

No entanto muitas empresas e empresários se esquecem disso quando estão buscando novos clientes, e como consequência os resultados de suas campanhas e estratégias de marketing não são nada positivos.

O consumidor está sendo atacado por anúncios a todo momento, tanto na internet quanto no mundo físico como jornais, revistas, rádio, etc.

Por isso a importância de conhecer o perfil das pessoas que você deseja atingir é de extrema importância para sempre melhorar a sua receita.

Então o que você necessita é arquitetar ações de comunicação de extrema eficiência para seus negócios pessoais ou até mesmo de sua empresa caso possua uma.

Devido a este motivo saber como definir seu público-alvo é importantíssimo para seus negócios.

Então, vamos lá aprender como fazer a definição do seu público-alvo?

Como acertar seu público-alvo

Qual é o Principal Conceito:

Antes mesmo de você saber como definir seu publico-alvo você precisa entender qual é conceito de público-alvo. Na prática trata-se de um grupo de consumidores, que podem ser empresas e até mesmo pessoas.

E claro, que tem o mesmo perfil. De forma geral são aqueles que estão muito mais predispostos a comprarem o seu serviço ou o seu produto.

E por esse motivo devem ser usados como pilar quando for organizar suas campanhas de marketing e comunicação.




Definindo Seu Público-Alvo:

Já que o nosso papel aqui é sempre ajudar você facilitando o seu trabalho, então criamos um passo a passo simples de entender com pontos relevantes de como definir seu público-alvo, são eles:

Realizando Pesquisas de Mercado:

Um dos primeiros passo que você precisa fazer é realizar uma boa pesquisa de mercado, isto irá permitir entender mais profundamente os seus principais concorrentes e assim saber quem eles querem impactar.

Esteja Presente Nas Mídias Sociais:

Para ajudar você em sua tarefa é de extrema importância utilizar as mídias sociais, assim você conseguirá informações preciosas sobre tipo de pessoas que quer atingir, e como elas se comportam.

Além de ficar sabendo quais suas preferências. Praticamente todas as empresas ou prestadores de serviço estão nas redes sociais e você não pode ficar de fora delas ok.

Crie um perfil em todas elas, é grátis. As principais são:

Divulgue seus produtos e serviços em todas as mídias sociais, no início não precisa investir em campanhas pagas, quando dispor de maior orçamento aí sim recomendamos testar anúncios patrocinados, mas vá com calma.

Procure Segmentar o Seu Público:

Agora é hora de segmentar o seu público-alvo, saber mais especificações sobre ele como por exemplo:

  • Idade;
  • Gênero (masculino ou feminino);
  • Dados demográficos (cidades e estados e regiões onde eles estão);
  • Qual é a renda deles;
  • Com que trabalham;
  • Quais seus gostos e preferências.

Exemplificando Um Público-Alvo:

Neste tópico aqui vamos dar um exemplo bem simples de público-alvo, já que o intuito desse artigo aqui é ajudar você a como definir seu público-alvo da melhor maneira possível. Segue exemplo:

Homens, com idade entre 27 a 45 anos, residentes em pequenas cidades do interior, formados, casados. Classe A ou B com renda média mensal de r$ 7.000,00 a a 13.000,00 mil.

Tem filhos, procuram andar bem vestidos com roupas sociais, praticam esportes e consomem produtos de qualidade, não se importando quanto custa.

Quem Você Poderá Ajudar Com Seus Serviços e Produtos:

Outro fator de extrema importância e que com toda certeza ajudará você a como definir seu público-alvo é saber quem você estará beneficiando com seus produtos ou serviços.

Se você tiver está resposta, então já terá um entendimento muito maior e mais certeiro de qual é o melhor caminho a se seguir, além de economizar tempo.




Aprenda Como Diferenciar Público-Alvo de Persona:

É muito importante para sua estratégia de marketing saber diferenciar público-alvo de persona e assim com certeza irá definir seu publico-alvo com mais exatidão.

Ambos tem suas semelhanças é lógico, mas também tem suas particularidades próprias e que são significativas para o seu planejamento.

A persona por sua vez parte da pesquisa sobre o público-alvo, mas porém aprofunda-se muito mais nesse exercício.

Então a persona representa digamos assim que a forma fictícia o perfil do cliente, ou possível cliente. Para fazer um modelagem da persona é necessário saber os interesses dela como por exemplo:

  • Qual é o seu tipo de lazer predileto;
  • O que costuma fazer nas horas de folga;
  • Onde costuma fazer suas compras;
  • Quais mídias sociais elas gostam mais;
  • Que tipo de conteúdo costumam consumir na internet;
  • Quais são os sites e blogs que costumam visitar com mais frequência.

Como você percebeu construir a persona é ainda um pouco mais específico, embora a sua definição está um passo a diante do público-alvo.

Persona

Quais as Consequências Em Não Fazer a Definição:

Como já mencionado anteriormente os consumidores de hoje em dia estão cada vez mais exigentes e é por este motivo que é necessário impactá-los com ações planejadas e de seu interesse.

Portanto atos de como definir seu público-alvo irão ajudar a aumentar a eficácia de seu planejamento. E sem essa definição é bem provável que as suas campanhas ou estratégias não tenham resultados.

Por isso a definição tem de ser simples e também direta. Então saber como definir seu público-alvo é praticamente o primeiro passo para conseguir resultados positivos.

Quando se conhece melhor quem você quer atingir, as suas campanhas e os seus anúncios se tornam muito mais atraentes e eficazes.




Rápida Conclusão:

Nesse breve artigo você aprendeu como definir o seu público-alvo e também como fazer uma melhor comunicação com seus clientes.

Também entendeu a definição, o conceito de público-alvo, e também aprendeu a diferença entre público-alvo e persona. E aprendeu também dicas de como é possível identificar o seu público.

Você também viu quais são as desvantagens em não estar definindo o seu público-alvo, pois os benefícios para quem sabe como definir o público-alvo com exatidão é super vantajoso.

Tenha sempre em mente que não importa o tamanho da sua empresa ou negócio, pois o essencial sempre é definir seu público-alvo de forma eficiente.

Então tome cuidado pois sem planejamento o risco de investir e perder é muito grande. Procure investir também em Marketing de Conteúdo, pois essa estratégia é uma das mais poderosas e vai te ajudar muito.

Bom, ficamos por aqui e esperamos que você tenha gostado de mais este artigo, agora é só colocar em prática tudo o que aprendeu 🙂

 

Fique e leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.