• Post category:Web

Então você não faz nem ideia de como fazer para deixar um site responsivo para todos os tipos de dispositivos, principalmente os móveis, ou então pretende deixar o seu web site que já possui bem otimizado para todos os tamanhos de telas. Saiba que está no artigo certo.

Hoje em dia ter um web site compatível com todos os tipos de dispositivos e tamanhos de tela, principalmente dispositivos móveis é muito mais que uma obrigação de um proprietário de site, blog, loja virtual, enfim.

A responsividade do site vai aumentar o tráfego do site de forma bastante significativa, e dessa forma você vai ter muito mais chances de superar os seus concorrentes.

Então, vamos lá saber o que é site responsivo, por que você precisa de um, qual a sua importância e como deixar seu site responsivo.

como deixar um site responsivo

O Que É Um Site Responsivo?

Um site responsivo nada mais é que um web site que tem a capacidade de se adaptar a todo e qualquer tamanho de tela indiferente da sua resolução ou tamanho sem qualquer tipo de distorção.

Ele por sua vez tem de se adaptar perfeitamente um qualquer que seja o dispositivo, podendo ser eles dispositivos móveis ou não.

Um layout responsivo consegue identificar facilmente qual é a largura exata de cada tela de cada dispositivo, e assim consegue determinar com precisão o espaço disponível para a página ser mostrada. Dessa forma todos os espaços são aproveitados sempre da melhor forma.

Sem falar que o site responsivo também tem a capacidade de ajustar todas as dimensões, sendo elas de imagens, fontes, e de todos os elementos que compõe a página. Tudo isso para que ela não fique de tamanho desproporcional ou destorcida.

Resumindo, o site responsivo é que aquele cujo o seu layout se ajusta perfeitamente a toda a qualquer resolução de maneira totalmente harmoniosa, proporcionando para o usuário visitante uma ótima experiência de navegação e de leitura. Indiferente de qual aparelho ou dispositivo esteja sendo usado para o acesso.

site responsivo o que e

Saiba Qual É a Importância De Você Ter Um Site Com Design Responsivo:

Para você ter um site com um visual bacana e bem amigável para todos os tipos de dispositivos, principalmente os móveis, então saiba desde já que tudo começa com o layout, que obviamente tem de ser responsivo.

Então qualquer quer que seja o tipo de site, ele sendo responsivo, ele será capaz de conseguir responder de forma rápida quando acessado pelos usuários e visitantes.





Esse site tem de funcionar muito bem, e ter um visual atraente não importando qual o tipo do dispositivo estiver sendo usado para acessar.

Confira algumas vantagens importantes do porque de você deve ter um web site responsivo:

Fácil Gerenciamento E Economia:

Um site otimizado para todos os dispositivos, principalmente os móveis, é muito mais fácil de ser gerenciado, pois todas as atualizações que realizar irão então aparecer em todo e qualquer tipo de dispositivo que acessar o site.

Indiferente se o usuário estiver acessando o web site, blog ou loja virtual do pc, tablet, smartphone ou notebook o conteúdo é exatamente o mesmo. Sem falar que o custo de um site responsivo é muito mais baixo. Pois você não tem a necessidade de fazer sites diferentes pra cada tipo de dispositivo.

Seo Muito Melhor:

Todos os sites que tem o layout responsivo usam o mesmo código HTML e também a mesma URL sempre, indiferente de qual seja o dispositivo ele esteja sendo acessado.

Saiba que essa configuração auxilia permitindo que o robô do Google faça a indexação, a exploração e o gerenciamento de todo o conteúdo de seu site de uma maneira muito mais simples e eficiente.

E como resultado disso o seu conteúdo será muito melhor classificado nos resultados das pesquisas orgânicas, sendo assim a responsividade contribuirá e muito pro seo de seu site.

Por Quê Seu Site Tem De Ser Responsivo?

Com o surgimento dos aparelhos móveis como smartphones, tablets, notebooks, hoje em dia já é bastante comum as pessoas terem bem mais preferência em estar acessando a internet utilizando os seus próprios dispositivos móveis.

Pois com eles simplesmente se pode acessar tudo, e de qualquer lugar do mundo, e em qualquer momento que seja do dia ou da noite.

Então nossa recomendação é você fazer um site responsivo, pois aproximadamente 70% de todo o tráfego de toda a web vem principalmente dos smartphones. E isso só irá aumentar a sua audiência ainda mais.

Sem falar que aproximadamente 51% dos consumidores afirmam que utilizam os seus aparelhos móveis para também pesquisar novos produtos e marcas.

Com toda certeza esses números mostram claramente que deixar um site responsivo para dispositivos móveis é uma excelente forma de estar expandindo o seu negócio online. Elevando ele para outro nível.

E não podemos deixar de mencionar que 89% das pessoas que tem uma experiência positiva em uma página mobile otimizada tendem a recomendar ela para outras pessoas.

Também temos outro ponto muito importante pra ser mencionado nesse tópico, recentemente em uma das suas atualizações de algorítimo, o Google fez uma atualização que se o seu site não atende os requisitos para aparecer em dispositivos móveis, ele pode simplesmente ser retirado dos resultados das buscas.

E aí, vai querer ficar de fora das buscas?

Como Deixar Um Site Responsivo:

Em primeiro lugar, é bom que você entenda que para fazer um site responsivo e amigável para todos os tipos de dispositivos móveis vai requerer de sua parte algum conhecimento técnico específico.

Então nossa dica é, se tem esse conhecimento ótimo, caso não tenha recomendamos que contrate um desenvolvedor web para realizar essa tarefa para você. Você pode encontrá-los em sites de freelancers.

E agora vamos ao que interessa de verdade, que são as nossas dicas para você deixar seu site responsivo, segue:

Priorize O Mobile:

Geralmente a grande maioria quando vai iniciar a criação de web site geralmente começa desenvolvendo pensando logo em dispositivos com tamanhos de telas maiores, como por exemplo um desktop ou então um notebook.

Não que isso seja errado, mas no final quando precisar fazer a otimização para mobile então poderá ter alguns probleminhas. Por esse motivo sempre otimize pensando em usuários que usufruem de dispositivos e aparelhos móveis.

E a melhor forma para você poder fazer essa tarefa é começando logicamente que por um layout mobile, comece criando e deixando o site bastante funcional para os usuários de mobile. Pois para chegar até as telas grandes depois é será muito mais fácil.

Saiba que fazer a otimização da tela menor para a maior é bem mais complicado, por isso seja inteligente e ganhe tempo começando de telas pequenas como smartphones, até chegar nas maiores, como as de desktops.

como fazer o site ficar responsivo

Tema Responsivo:

Usar um tema responsivo só ajudará você, pois ele praticamente já deixará o site muito bem amigável para todos os dispositivos, inclusive os móveis. Ele irá mostrar todo o conteúdo similar do desktop no mobile perfeitamente.

Hoje em dia existem muitos templates disponíveis, principalmente se você for usuário do CMS WordPress. Saiba que muitos deles são grátis e estão totalmente disponíveis. E muito possuem um excelente desempenho.

Nossa dica pra você aqui é, sempre que desejar verificar se um tema é realmente responsivo e tem um ótimo tempo de carregamento use o ToolsPingdom. Essa excelente ferramenta vai te fornecer informações importantes sobre a velocidade do site e muito mais.

fazer site responsivo

Faça A Conversão Do Site Desktop Para Mobile:

Se você já tiver um web site especialmente para computadores de mesa, que por sua vez também é totalmente funcional, só que ainda não está otimizado para uso em dispositivos móveis. Então o que você precisa fazer é convertê-lo para uma versão mobile.

E para sua sorte existem algumas maneiras de se fazer isso, que é contratando um serviço online, ou então se for usuário de CMS poderá então fazer via plugins.





Então você pode fazer a conversão da versão desktop para a versão mobile usando 2 excelentes serviços online obviamente que pagos, mas ambos excelentes. Que são eles:

Eles oferecem recursos para deixar qualquer tipo de site totalmente otimizado e responsivo para todos os dispositivos móveis existentes.

E se você for um usuário de CMS como o WordPress, o Joomla e o Drupal por exemplo, você então poderá realizar a conversão do site de sua versão desktop para a versão mobile usando plugins.

Se o seu site for feito em Joomla, use o JoomlaShine e o Responsiver. Caso o seu CMS for o WordPress use os plugins JetPack e WPtouch. E se estiver utilizando o Drupal então use os plugins MobileTheme ou o ThemeKey.

conversao de sites da versao desktop paraa versao mobile

Velocidade Do Site:

Não sabemos se você sabe disso, mas a velocidade de um site depende muito do tipo de hospedagem que estiver utilizando, por esse motivo nossa recomendação é sempre optar por um servidor de alta qualidade. E que seja confiável e muito rápido para criar sites responsivos.

Procure sempre otimizar ao máximo a sua página inicial, remova itens que são desnecessários, como ícones ou widgets, e procure até mesmo diminuir a quantidade de postagens mostradas. Assim sua página inicial carregará bem mais rápido.

Exclua plugins que estão inativos e que são desnecessários, e mantenha o site mais organizado possível. E use também uma CDN para fazer a distribuição do seu conteúdo mais rapidamente.

velocidade do site

Não Usar Flash:

Nunca use flash em seus sites, ele além de utilizar recursos de hardware, tem uma resposta muito mais lenta de suas páginas e do tempo de carregamento da mesma.

Sem falar que o uso do flash irá afetar de maneira negativa o seo do site, e claro não é isso o que deseja.

E o flash também apresenta outro problema, os sistemas iOS e Android não tem suporte para ele, então esqueça de vez esse software se pretende ter sites responsivos.

AMP (Accelerated Mobile Pages):

O AMP (Accelerated Mobile Pages) ou Páginas Mobile Aceleradas se trata de um projeto do próprio Google que visa melhorar a velocidade de tempo de carregamento de sites, ao se usar dados comprimidos. Tudo isso para conseguir páginas mobile com tamanho reduzido em até 8x.

Os desenvolvedores responsáveis por essa inovação alegam que ela tem a capacidade de acelerar a velocidade de seu site em até 4x. Sendo assim ele estará muito mais responsivo e otimizado para os dispositivos móveis em geral.





O carregamento rápido do AMP é a sua principal vantagem, pois isso irá melhorar a visibilidade do seu web site, melhorando ainda mais seu tráfego orgânico. Que é valiosíssimo.

O motor de busca do Google sempre vai mostrar nos resultados das pesquisas os sites que possuem AMP juntamente com um símbolo de um raio ⚡️. Isso auxilia o usuário a diferenciar sites que usam o AMP e os que não usam.

Amp - Accelerated Mobile Pages

Aparência Do Site:

Jamais deixe a aparência do web site de lado, pois o conteúdo tem o poder de atrair, mas saiba que é a aparência que fará com que o visitante permaneça no site por mais de 15 segundos. Esses 15 segundos são cruciais para os usuários se decidirem se ficam ou saem.

Sites otimizados tem menor taxa de rejeição, e também são melhores classificados pelo Google.

Por isso passe sempre uma imagem positiva logo de cara para os seus visitantes. Cuidado com formulários em sua página, geralmente preencher formulários em mobile é complicado. Procure sempre usar fontes com tamanhos grandes, deixando-os super amigáveis para dispositivos móveis.

Utilize a ferramenta de teste de responsividade do Google, e faça um check-up para verificar como anda a sua otimização mobile.

aparencia

Rápida Conclusão:

Agora sabendo o que é um site responsivo, a sua importância e como fazer para ter um, acreditamos que não te resta mais dúvidas que muitas vezes para se conseguir voos mais altos na internet se adaptar é preciso.

Considerando a enorme quantidade de usuários mobile existentes, e que não vão parar de crescer seria inteligente de vossa parte colocar em prática todas as nossas dicas de otimização para mobile.

Deixar um site responsivo para todos os dispositivos, principalmente os móveis até pode sim dar um certo trabalho, mas acredite, não será perda de tempo. Jamais.

Muito pelo contrário, aplicando essas dicas, com o tempo o seu site só tende a melhorar cada vez mais, e com certeza começará a atrair muito mais visitas, aumentando seu tráfego orgânico.

Então é isso, encerramos por aqui, te desejamos boa sorte. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. Grande abraço e muito sucesso 🙂

 

Leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.