Pesquisando sobre como fazer um site carregar mais rápido? Se você é um proprietário de um site, blog ou loja virtual ou qualquer página na web querer fazer ela carregar rapidamente é uma obrigação sua. Pois já está mais que comprovado que páginas que carregam mais rápido convertem mais.

E as estatísticas comprovam o que acabamos de mencionar, sites lentos e que carregam em mais de 3 segundos perdem a metade dos seus visitantes e clientes em potencial. O Google quer que seu site carregue rápido, e os seus visitantes mais ainda.

Então é óbvio que aprender como fazer para um site carregar mais rápido é mais que essencial nos dias de hoje, pois um site lento pode até piorar o seu posicionamento no ranking das pesquisas orgânicas. E claro que você não quer isso, certo?

Fique conosco até o fim, e confira dicas valiosas para fazer suas páginas carregarem muito mais rapidamente.

como fazer para um site carregar muito mais rapido

Qual a importância em ter um site que carrega rápido?

Um dos principais motivos para você ter sites e páginas que carregam rapidamente é oferecer ao usuário visitante uma excelente experiência na navegação. E principalmente porque a velocidade de um site é um fator no posicionamento. Por isso tão importante.

Logicamente, que o tempo de carregamento de uma página pode depender de muitos fatores como o tamanho e o peso da página, a velocidade e o tipo da rede de internet do usuário, do servidor onde o site está alocado (hospedado), entre outros.

Então mesmo sabendo que existem muitos fatores que influenciam no tempo do carregamento de sites na internet, faça ao menos o que estiver ao seu alcance. Otimizações onde muitas delas você mesmo conseguirá realizar.

Melhorar o seu posicionamento nos rankings é sempre importante, ainda mais que dessa forma conseguirá muito mais tráfego, captura de contato de clientes, e conversões em vendas.

E não podemos deixar de mencionar aqui o crescimento disparado do uso dos dispositivos móveis, praticamente 70% das pesquisas realizadas no mundo hoje em dia são feitas via mobile. A tecnologia 5G já está praticamente aí. Por isso fazer um site carregar mais rápido é essencial.

Ter um site responsivo que se adapta a qualquer tipo de dispositivo e tamanho de tela já não basta mais para atender os requisitos dos motores de busca, e claro que dos usuários também que estão cada dia mais exigentes. Por isso é muito importante ter um site veloz.

Melhores dicas de como fazer um site carregar mais rapidamente:

Agora que já sabe o quanto é importante fazer seus sites carregarem mais rapidamente, vamos direto ao que interessa, afinal de contas você está lendo esse artigo para aprender a melhorar tempo de carregamento de suas páginas, segue as dicas:

Velocidade do site:

Se quer saber como fazer um site abrir mais rápido, então esse é o seu primeiro passo antes de começar com otimizações de performance, é necessário saber como anda a velocidade do seu site.

E você pode fazer isso usando ferramentas de teste de velocidade de sites, elas te mostrarão várias informações, desde back-end, front-end, qual o tempo de carregamento atual de abertura das suas páginas, e muito mais.

Essas ferramentas também mostram o que já está ok em seu site, assim não precisa otimizar e nem perder tempo com o que já está funcionando bem. E o que não está funcionando bem e provocando a lentidão basta efetuar as correções.

Muitas correções podem ser feitas por você mesmo, mas algumas temos que ser sinceros, somente um desenvolvedor web mesmo para resolver. E outra dica importante, realize testes com frequência.

Tipo de hospedagem:

Fique bastante atento a esse tópico se realmente quer aprender fazer sites carregarem mais velozmente, o tipo de hospedagem de sites que você usa pode ser o principal vilão de todos. Se ainda usa um plano compartilhado esqueça isso, é coisa do passado.

Usando um tipo compartilhado de hosting você vai estar dividindo o espaço do servidor com outros sites, o que é péssimo, pois o alto tráfego de muitos pode prejudicar o desempenho do seu web site.

Então para deixar o seu site rápido nossa recomendação é que opte por uma hospedagem tipo Vps,  Cloud ou uma Dedicada. Elas deixaram os seus sites muito mais estáveis e com uma melhor performance e desempenho.

Pois usando um Vps, ou Cloud, ou Dedicada não estará compartilhando o espaço do servidor com mais ninguém, o que é ótimo. Outro ponto importante é a compactação Gzip, que também ajudará na performance e muitos planos de hospedagem oferecem de forma gratuita, basta ativar.

Use uma rede CDN:

Jamais deixe de usar em seus projetos uma rede de distribuição de conteúdo, ou rede CDN como é conhecida, como o próprio nome já diz, ela distribui todo o seu conteúdo em vários servidores ao redor do mundo. Recomendamos a Cloudflare onde pode começar com o plano grátis.

Isso irá ajudar a reduzir a latência (tempo da demora da internet) e irá entregar o seu conteúdo muito mais rapidamente para o usuário. Suponhamos que seu web site está hospedado em um servidor nos Eua, então um visitante do Rio de Janeiro acessa ele, ele nem vai sentir a diferença, pois a CDN irá contribuir com a velocidade do carregamento.

Ao fazer uso de uma CDN estará também reduzindo o tempo de resposta do servidor, que é essencial pra uma boa performance.

Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS):

Não sabemos qual é o seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), mas ele também pode estar deixando seu site pesado e lento. Existem muitos atualmente como por exemplo o WordPress, o Joomla, Drupal entre muitos outros.

Sempre recomendamos fazer um site em WordPress, pois com ele será mais fácil ainda deixar seu site mais rápido. Esse CMS disponibiliza uma série de plugins, ferramentas e recursos que podem auxiliar no desempenho do mesmo. E o melhor de tudo, eles são fáceis de serem configurados, sem falar que muitos são gratuitos.

Tamanho e formato das imagens:

Para você conseguir fazer uma página carregar mais rápido ainda, então de atenção ao tamanho e ao formato das imagens que está usando, pois elas podem não estar otimizadas deixando seu site lento.

Sempre antes de subir uma nova imagem para seu site, blog ou loja virtual procure passar ela por ferramentas de compressão, existem diversas delas na internet, uma das mais usadas e a que nós também usamos é a Tinypng. Essa ferramenta vai reduzir e muito o tamanho do arquivos das imagens deixando assim o site muito mais leve e rápido.

E não podemos deixar de mencionar formatos de imagens de última geração, conhecidas como imagens Webp, elas tem uma compactação muito melhor que outras como os formatos PNG e JPEG. Consomem menos dados acelerando o carregamento do site.

Você também deve usar o lazy load em suas imagens, pois até mesmo imagens que ainda não aparecem na tela pro usuário pode fazer o site ficar pesado. Então poderá facilmente atrasar o carregamento das mesmas com o lazy load. Dessa forma elas só irão aparecer quando o usuário for rolando a página.

Cache:

Se quer mesmo fazer um site carregar bem rápido, use um sistema de cache em seus projetos, pois o cache diminui a necessidade do servidor de ter de ficar enviando a mesma informação de forma repetida pros navegadores da web que já passaram pelo seu site.

O cache irá gerar uma página estática para todas as páginas de seu site e também vai fazer o armazenamento delas durante o período de tempo que você desejar nas configurações.

Dessa forma o site carrega mais rápido, evitando até mesmo quedas no servidor caso ocorram picos de muitas visitas no site. Sem falar que se você usa o WordPress poderá apenas instalar um plugin de cache e configurar, ele irá minificar códigos HTML, Javascript e CSS deixando o site mais veloz.

Um bom sistema de cache ou até mesmo um bom plugin de cache também vai te ajudar a eliminar recursos que impedem a renderização e que podem atrasar o carregamento da página.

Template responsivo:

Indiferente de qual seja o CMS que você escolheu para fazer seu site, procure sempre escolher uma tema que seja responsivo e leve, pois assim o web site vai ser carregado mais rapidamente.

E sempre na hora da escolha do tema procure um que seja bastante responsivo e que adapte a todos os tipos de dispositivos e tamanhos de tela. Ter um site responsivo só ajudará no desempenho do mesmo e irá carregar muito mais rápido.

Conclusão:

Podemos concluir que ter um site que carrega rápido é mais que essencial para qualquer tipo de negócio online, não somente pelo fato de melhorar seu ranking nas pesquisas, mas também por saber na boa experiência que os usuários terão ao visitá-lo.

E só pra não esquecer das nossas dicas, vamos dar uma recapitulada nelas rapidamente:

  • Realize testes de velocidade e desempenho regularmente;
  • Escolha uma boa hospedagem de sites;
  • Faça sempre uso de uma rede CDN para distribuir seu conteúdo em vários servidores;
  • Otimize o tamanho e o formato de suas imagens;
  • Faça uso de cache;
  • Use sempre um template leve e responsivo;

É isso pessoal, esperamos de verdade ter ajudado você a saber mais sobre como fazer um site carregar mais rápido, então agora é contigo, chegou a hora de colocar a mão na massa e turbinar suas páginas. Sucesso 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.