• Post category:Web

Nós não sabemos exatamente que tipo de fotógrafo você é, se já é um profissional, ou então um amador iniciante mas com muita vontade de crescer, que é importantíssimo. Sabia que é possível lucrar na web comercializando seu trabalho em plataformas e sites para vender fotos na internet. Então o que precisa para começar é criar lindas fotografias e vende-las.

 

Isso vai te gerar uma renda ótima, e a única coisa que precisa fazer é usar a sua criatividade, e assim poder colocar as suas imagens a venda para milhares de consumidores de todo o mundo que possam se interessar pelo seu trabalho.

 

E se a sua dúvida é onde encontrar bons sites para vender fotos na internet, então fique conosco até o fim desse texto que preparamos um ótima lista deles para você somente com os melhores.

sites para vender fotografias na internet

Por que devo vender minhas fotografias na internet?

Como dissemos no início do texto, não sabemos que tipo de fotógrafo que você é, mas com toda certeza é um apaixonado pelo que faz, e podemos afirmar que os seus hd’s e cartões de memória estão repletos de arte e também de muito dinheiro.

 

Mas agora deve se estar se questionando: mas como ganho dinheiro na web com as minhas fotografias? A resposta é muito simples, basta conhecer e se cadastrar em sites específicos para isso.

 

Preciso ser um fotógrafo profissional para vender minhas fotos na internet?

A resposta é não, você não precisa ser um fotógrafo profissional certificado para poder comercializar suas imagens na internet, mas como sabe quem almeja um lugar de destaque e pretende conquistar cada vez mais clientes, é essencial que com o passar do tempo faça cursos e treinamentos e dessa forma irá se tornando um profissional. Pois os seus clientes desejam imagens de alta qualidade, e é isso que tem de proporcionar à eles.

 

Pode começar com o seu próprio smartphone, depois com uma câmera um pouco mais avançada, e assim avançando e produzindo imagens cada vez melhores a cada dia.

 

Mas quem costuma comprar essas fotos?

Normalmente na grande maioria da vezes quem faz a aquisição dessas imagens são criadores de conteúdo, blogueiros, grandes revistas, grandes editoras e também muitas agências de publicidade. Esse seria praticamente o público-alvo desse nicho.

 

Mas por que eles compram e não produzem o seu próprio conteúdo? Isso porque na grande maioria das vezes adquirir imagens de alta qualidade com licença de uso nesses sites de venda de fotos sai muito mais barato que manter uma equipe somente pra tal finalidade.

 

Termos e condições jurídicas sobre a venda de fotografias online:

Antes de se inscrever em um site de venda de fotos, é essencial que leia todos os termos, pois cada um deles tem suas políticas. E assim dessa forma estará evitando problemas futuros.

 

Algumas plataformas fazem a exigência de uma assinatura como se fosse uma espécie de autorização quando existem pessoas na foto, já outras aceitam somente fotografias 100% exclusivas, e que as mesmas não serão comercializadas em outra plataforma.

 

Melhores sites para vender fotos na internet:

Sem mais, vamos direto ao que interessa que é a lista de plataformas online para você poder vender suas fotos e lucrar com isso na internet:

 

Shutterstock:

Provavelmente o Shutterstock é com toda certeza o mais famoso de todos eles, o mesmo conta com centenas de milhares de consumidores de todo o mundo. Essa plataforma oferece para os seus clientes um mega banco de imagens, incluindo imagens vetorizadas, áudio e também vídeos.

 

Colocando suas fotos para vender aqui irá receber um percentual de lucro todas as vezes que uma imagem sua for vendida, essa porcentagem pode variar entre 15 a 40%, mas isso vai depender de qual nível você está classificado na plataforma.

 

Adobe Stock:

Aqui no Adobe Stock você conseguirá vender suas fotos e receberá um percentual de 33% em royalties como fotógrafo, esse é valor pago por eles, a plataforma efetua a transferência para sua conta bancária de sua preferência quando atingir o valor mínimo de saque que é de U$ 25 dólares.

 

Se analisar essa porcentagem paga por eles verá então que ela ne é tão alta assim como parece, mas tem um lado bom aí é que não precisará assinar nenhum tipo de contrato de exclusividade com eles, dessa maneira poderá vender as suas fotografias em outros sites e plataformas também.

 

Alamy:

O Alamy é bastante procurado por fotógrafos de todo o mundo, principalmente porque ao vender suas fotos aqui suas comissões podem chegar a 40 ou 50% de lucro, mas tudo isso vai depender de alguns fatores importantes como a exclusividade da mesma e seu regime. Eles transferem o valor de suas vendas quando atingir o valor do saque mínimo que é de U$ 50 dólares.

 

Getty Images:

Esse é um site para vender fotos bastante conhecido na internet principalmente pelo seu banco de imagens, que normalmente são muito usadas por grandes revistas, jornais e também por grandes marcas que procuram por fotos de alta qualidade.

 

Para vender suas fotografias no Getty Images baixe o app deles, preencha corretamente todo o cadastro e envie pra eles no mínimo 3 e no máximo 6 imagens de sua própria autoria, as mesmas servirão então como uma amostra do seu trabalho que será analisado por eles.

 

Seus lucros aqui podem variar entre 15 a 20% do valor de suas vendas, e é obrigatório ter mais de 18 anos de idade para poder participar.

 

500px:

O site 500px é bastante procurado por fotógrafos de todo o mundo, contando nada mais nada menos que com quase 15 milhões de participantes ativos, nele será possível contatar outros artistas, participar e também criar seus próprios workshops. E dessa maneira irá construindo o seu perfil nessa plataforma de venda de fotos online.

 

Os seus ganhos podem variar de 30 a 60%, mas tudo isso vai depender da modalidade que escolher e decidir fazer parte se quiser vender suas fotografias. Sem falar que também terá de escolher um plano, ele pode ser gratuito ou pago, tudo vai da sua necessidade.

 

Snapped4U:

A principal especialidade do Snapped4U é em fotografias e retratos principalmente de eventos, basta criar sua conta que na mesma hora já irá receber um página onde você poderá criar as suas galerias para expor as fotos dos eventos em que participou e os fotografou é claro.

 

Um ponto negativo desse site de vendas de fotografias é que ele não disponibiliza nenhum plano grátis para que o usuário possa testá-lo, então saiba que para participar terá de pagar uma taxa de U$ 10 dólares. E para cada venda que fizer terá de pagar u$ 0,50 centavos de dólar para eles.

 

Elo7:

O Elo7 é muito conhecido por ser uma plataforma para venda de peças de artesanato em geral, mas ele também pode ser um ótimo local pra se vender fotos. Eles cobram entre 12 a 18% em cima do valor de suas vendas.

 

Mas atenção, pois a grande maioria dos visitantes desse site geralmente está realmente interessado em artesanato mesmo, e por esse motivo pode ocorrer de não ser encontrado dentro da plataforma, e não conseguir clientes. Então se pretender vender aqui terá que trazer clientes de outras mídias e assim poder enviá-los para suas páginas no Elo7.

 

FotoMoto:

Para poder usar o FotoMoto você precisará fazer um cadastro, e precisará de um site pessoal para poder colocar nele o código do FotoMoto, depois de feito isso e já com tudo confirmado então poderá a começar a vender cópias no formato impresso de toda a sua galeria de fotografias pra todo o mundo.

 

Um botão é adicionado ao seu site logo após a inserção do código deles, assim quando os visitantes e clientes em potencial clicarem nele o próprio FotoMoto se encarrega de todo o processo, desde a impressão da foto, sua embalagem e transporte até chegar ao comprador.

 

Caso queira testar saiba que eles oferecem um plano grátis, mas suas taxas por transação são um pouco salgadas girando em torno de 20%, mas assinando um plano conseguirá uma redução dessa taxa cobrada por eles.

 

Dreamstime:

O Dreamstime é conhecidíssimo, sendo um dos sites de vendas de fotos da internet com mais tradição, aqui poderá vender as suas fotografias pro mundo todo, e para centenas de milhares de pessoas.

 

Suas comissões aqui podem variar entre 20 e 50% sobre as suas vendas, mas isso vai depender também de qual é o nível que seu perfil se encontra na plataforma, e também qual é o tipo da licença que escolheu.

 

Eles liberam o seu pagamento quando atingir o valor mínimo para saques que é de U$ 100 dólares, e atenção pois essa plataforma estipulou uma limitação semanal pra fazer upload de fotos nela. Mas esse limite também dependerá do nível do seu perfil.

 

Dicas para vender mais fotos na internet:

Agora que já sabe quais são os melhores sites para vender fotos na internet, que tal pegar 3 dicas a mais e assim otimizar os seus ganhos com a sua carreira:

  1. Procure sempre melhorar a qualidade das suas fotos e imagens buscando sempre a melhor qualidade, mas cuidado pra não exagerar demais nos filtros. Utilize alguns softwares como o aplicativo Snapseed para mobile e o Photoshop no desktop ou notebook;
  2. Sempre que for postar fotos a venda, renomeie os arquivos das imagens com palavras-chaves relevantes, assim as mesmas serão encontradas muito mais facilmente pelos motores de busca;
  3. Jamais venda fotos com logotipo de outras empresas, a não ser que você e a empresa tenham feito uma parceria juntos, aí precisam assinar o chamado contrato de concessão de imagem.

 

Conclusão:

Podemos concluir que, depois de te apresentar as melhores plataformas para se vender fotos na internet, mostrar pra você quanto ganhará aproximadamente em cada uma delas e como elas funcionam, te dar motivos pra vender e lucrar fazendo o que gosta, e quem já é o seu possível cliente em potencial.

 

O que está esperando para começar?

 

É isso, esperamos que nosso conteúdo tenha te ajudado, e que você tenha muito sucesso em sua caminhada 😉

 

 

Leia também: