Mesmo que pareça ser uma missão muito difícil, existe um fundamento básico que você precisa saber, para que consiga chegar ao menos na primeira página de resultados das buscas. Se está pergunta: Como aumentar a visibilidade do meu site no Google, for a que você está se fazendo, aqui estará a resposta para ela.

Se você possui um website ou pretende fazer um, provavelmente já ouviu falar de Seo e Otimização de sites ou coisas parecidas.

E certamente o assunto de estratégias e técnicas para conseguir a melhor posição no Google já devem ter chegado até você.

Assim que abrimos um site ou criamos um ecommerce, é praticamente impossível controlar o desejo de ver o número de acessos crescendo a cada dia, mas isso não será possível, se você não fizer um trabalho bem feito de Marketing Digital.

Você verá no decorrer deste post, dicas úteis para alavancar o crescimento de acessos em seu website e aumentar a sua visibilidade no Google.

melhores dicas de como melhorar a visibilidade do seu site no google

Melhores dicas de como aumentar a visibilidade do meu site no Google:

Sem mais, vamos direto ao que realmente interessa, que é mostrar para você como é possível melhorar a visibilidade de seu site no buscador do Google:

Pense como usuário:

Isso mesmo, se você pretende melhorar seu site para agradar os usuários, primeiro você deve pensar como um. Para que sua visibilidade no Google aumente, só rechear sua página com palavras-chaves não será suficiente, você deve pensar além disso.

Supondo que sua página está sendo construída para um serviço ou produto. Você deve organizar a sua página de maneira que forneça uma boa resposta para os usuários com todas as informações relevantes.

Com uma página focada apenas em palavras-chave, oportunidades estão sendo perdidas, visto que sem que sua página responda bem às perguntas dos usuários, você estará perdendo clientes.

Use o Google Local:

Quando se trata de um negócio local e também online é claro, o uso do Google Local é uma obrigação. Além de ser configurado facilmente, o Google Local possibilita que sejam ainda maiores os benefícios de aumento de sua visibilidade no Google.

Na medida que sua marca é pesquisada pelos usuários, o Google Local garantirá a presença de sua marca nos resultados quando as informações são pesquisadas em uma área específica.

Lembre-se das mídias sociais:

Quando o assunto é visibilidade, o que pode ser melhor que dar uma resposta direta ao usuário? Os sinais sociais já desempenham um papel importante nos algoritmos de busca (e estão em preparação para cumprir um papel bem maior).

Você estará entrando no caminho do sucesso ao abrir a sua mídia social. Hoje as mídias sociais já são determinantes para obter visibilidade no Google, e tendem a ser bem mais, trazendo mais benefícios ainda para seu site.

Cuide bem do seu código:

Um fator muito importante para as ferramentas de busca, certamente são os dados estruturados. Muitas ferramentas de busca como é o caso do Google, Yahoo e Bing, além de outras, tem uma certa dependência desses dados, para que possam fornecer resultados com mais precisão e mais detalhados.

Como por exemplo, detalhes relacionados a sua loja virtual, datas de seus eventos e detalhes da sua empresa. Para manter esses dados com bons cuidados, não é necessário que você seja um programador.

Existe a oferta da ferramenta Webmaster Tools pelo próprio Google, junto com os detalhes de como usá-la da forma correta para otimizar seu conteúdo com eficácia.

Não busque apenas no Google:

Mesmo que o Google seja o site de busca que as pessoas mais usam, atingindo 99,99% das buscas, se tratando de números o Yahoo e o Bing representam uma parcela de presença significativa no mercado e estão em constante crescimento no número de buscas.

Além disso, estão surgindo outros sites com destaque, como por exemplo, o Duk Duk Go que promete oferecer uma experiência diferenciada nas buscas.

Considere os sinônimos:

Mais uma boa maneira de aumentar sua visibilidade no Google é fazendo uso dos sinônimos. Ao pensar em uma palavra, veja as outras possibilidades que podem ser usadas, como é o exemplo da palavra férias, que pode usar como sinônimo, folga ou descanso.

Leve em consideração que ao fazer pesquisas sobre os produtos ou serviços, os usuários poderão usar os sinônimos.

Portanto, com um texto bem escrito e estruturado corretamente contendo os sinônimos, têm suas chances de visibilidade maiores no Google.

Como aumentar os acessos do meu site?

Como já mencionado acima, é praticamente inevitável não desejar obter novos acessos em seu site, seja ele novo ou se você já abriu há um certo tempo.

Veja a seguir o que você pode fazer para obter mais acesso em seu site:

Não tenha preguiça de criar conteúdo:

Essa estratégia é considerada uma das mais importantes, a criação de conteúdos novos é como abrir novas portas para novas visitas. Ao criar conteúdos novos, são geradas as seguintes oportunidades:

  • Poderá aparecer no resultado de pesquisa do Google para o assunto do seu novo conteúdo;
  • Divulgações nas redes sociais.

Os novos produtos podem ser criados, por exemplo, para posts em blog, artigos, novos páginas de serviços, notícias, landing pages de uma promoção, uma página nova de seu FAQ, entre outros. São muitas as possibilidades para a criação de conteúdos.

Busque aplicar as técnicas de Seo:

As técnicas de Seo são de muita importância e devem sempre ser aplicadas na criação de conteúdos, pois dessa forma, será mais fácil fazer a identificação dos termos que são mais pesquisados no Google.

Possibilitando assim uma criação facilitada de uma página mais atraente, para obter melhores colocações nos resultados das buscas.

Vale ressaltar, que as técnicas de Seo não servem apenas para aplicação nos novos conteúdos, elas são compostas de uma diversidade de fatores capazes de ajudar seu site a obter um posicionamento melhor.

Você deve divulgar seu trabalho nas redes sociais:

Como citado anteriormente, a criação de novos conteúdos também é importante para serem publicados nas redes sociais.

Através de compartilhamentos, você atrai cada vez mais atenção, e a cada compartilhamento receberá mais visitas interessadas em seu trabalho.

Uma dica muito importante, é que você se organize para fazer postagens periodicamente para aumentar seu engajamento com seu público.

Considere a opção de impulsionar suas publicações:

Em praticamente todas as redes sociais, é possível impulsionar as suas publicações. Na prática, você pagará uma certa quantia, para que a rede social apresente a sua publicação para um determinado público-alvo, presentes entre os usuários da mesma rede social.

Com isso, seus conteúdos serão vistos por mais pessoas, e consequentemente ganhará mais fãs em sua base.

Faça investimento em anúncios:

Existem maneiras simples e eficazes de fazer anúncios, como é o caso das redes sociais como citado acima, ou até mesmo no próprio Google. Dessa forma, você poderá atingir mais pessoas e poderá ganhar mais visibilidade em seu site.

Existe uma diferença determinante entre fazer um anúncio no Google e em uma rede social como o Facebook, por exemplo.

Pois em anúncios no Google são usadas palavras-chave que são digitadas pelos usuários na caixa de busca para anunciar no Google.

No Facebook são usadas definições de características do público-alvo que você pretende atingir, para que a rede social associe as características definidas por você as características dos usuários que receberam o anúncio.

Então nossa dica é, faça marketing nas redes sociais, pois isso ajudará e muito a melhorar sua visibilidade na internet.

Dicas de Seo para impulsionar o site no Google:

Quer saber como aumentar a visibilidade do seu site no Google com técnicas de Seo? Então confira também o tópico à seguir:

Faça uma boa escolha das palavras-chave:

Para obter uma noção melhor de quais seriam as melhores palavras-chave que corresponda ao que os visitantes encontrem o que estão buscando em seu site, você deve fazer as seguintes perguntas:

  • Por que o ranking das páginas atuais?
  • O pesquisador está em busca de informações ou de conteúdo sobre o produto?
  • Eles procuram algo com maior profundidade? Ou uma breve leitura?
  • Qual estilo de conteúdo responde melhor à palavra-chave?

Compreendendo melhor a palavra-chave, dos sites que estejam melhor colocados e do que é desejado pela pessoa, você estará preparado para criar um conteúdo perfeito.

Produza um conteúdo atualizado e relevante:

Mesmo que não pareça, o Google reconhece e valoriza os conteúdos de qualidade. Para tirar a prova disso, é só conferir o ranking dele e os 10 primeiros colocados.

Não será difícil perceber que todos os artigos são compostos por requerimentos de total relevância:

  • Normalmente são de conteúdos longos e de alta qualidade;
  • O artigo supre bem as intenções de pesquisa.

Mesmo que a recomendação do Seo seja um conteúdo longo e bem escrito, você pode não ter conhecimento das intenções de pesquisa. Na verdade, as intenções de pesquisa correspondem diretamente à intenção existente por trás das palavras-chave.

Assim, antes de começar a criação de qualquer conteúdo, tente buscar informações sobre o que está classificado naquele momento e busque compreender o motivo pelo qual aquilo está classificado em tal posição.

Tenha mais atenção no momento de redigir seu conteúdo, seja claro, objetivo e ofereça algo completo. Desta maneira, será mais fácil responder ao que os usuários procuram em seu conteúdo.

Vejas os primeiros resultados da busca:

Uma das principais dicas do Seo para melhor compreensão do que é procurado pelos usuários e quais são as dúvidas que eles têm, é fazer uma boa observação nos primeiros resultados da busca, em português e também em inglês.

Considerando que a compreensão das tendências de mercado de outros países também é de muita importância.

Com isso, você conseguirá perceber os pontos em comum e até mesmo as perguntas que ainda estão sem resposta, buscando criar um conteúdo ainda mais completo.

Busque compreender o que é oferecido por esses artigos e faça a extração de algumas ideias relevantes. Exercite sua empatia e se coloque no lugar de seus visitantes, fazendo uma observação sobre o que ainda falta lá, ou até mesmo se há algo exagerado.

Recorra ao Webmaster Tools:

Os profissionais que atuam nas áreas de Marketing Digital e Seo tem conhecimento que é quase que impossível conseguir seguir em frente sem utilizar o antigo Webmaster Tools, ou “Google Search Console”, como é chamado atualmente. Isso se dá por ser por meio dele que é possível conseguir:

  • Acompanhar a posição que o site se encontra para cada termo de pesquisa;
  • Quantas vezes o site apareceu em um resultado de pesquisa;
  • Quais são os termos que estão mostrando o site, etc.

Essa ferramenta também possibilita o uso de muitos outros procedimentos, como por exemplo, solicitar o envio de uma certa página para o índice do Google, apresentar as informações para o Google de onde o nosso sitemap está entre os demais.

Faça uso de ferramentas de pesquisas:

O Google Analytics e o Google Trends são ferramentas de pesquisas que podem ser utilizadas para muitas situações.

O Trends podem ser muito bem aproveitados por um dono de um blog ou criador de conteúdo, para fazer acompanhamento das tendências principais do momento.

Dessa forma, você terá chances melhores de encontrar as conhecidas “pautas quentes” que são aquelas que estão com um volume imenso de tráfego/busca naquele momento, e assim você poderá produzir um conteúdo promissor.

Já o Google Analytics, é destinado para fazer a coleta de análises de dados que possuem relação ao tráfego e ao comportamento dos usuários em um determinado site.

Sendo uma solução indispensável para todas as páginas. Visto que com ele é possível coletar as seguintes informações:

  • Quantidade de acessos;
  • De onde veio o usuário (Qual tipo de mídia? Qual site? Qual cidade?);
  • Qual plataforma a pessoa estava utilizando? (mobile ou desktop);
  • Tempo de experiência do usuário e de permanência em cada página;
  • Qual página tem mais “saída de usuários”, entre outras.

Procure uma agência especializada para fazer uma parceria:

Ter uma parceria com uma agência de Marketing Digital é importante para a obtenção de soluções e funcionalidades como é o caso de criar e otimizar landing pages, palavras-chave, entre outros.

Conclusão:

Chegando ao fim desta postagem, vimos que há muitas coisas para serem consideradas antes de decidir otimizar seu site para se adequar aos mecanismos de pesquisa.

Você deve ter consciência que as dicas de Seo são para um processo a longo prazo. Mesmo que as estratégias de Marketing Digital apresentem seus efeitos após um determinado tempo, considere que, quanto mais você se esforçar e se empenhar em Seo, mais resultados positivos serão obtidos.

Então se você deseja aumentar a visibilidade do seu site no Google, basta seguir todas essas dicas mencionadas nesse artigo que acabou de ler.

Ficamos por aqui, esperamos de verdade ter ajudado, mãos a obra e sucesso 🙂

 

Aproveite e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.