Se você tem um site, um blog ou uma loja virtual na internet, é bem provável que já tenha se perguntado diversas vezes: mas como melhorar o posicionamento do meu site no Google?

Estar com o seu negócio online não é o suficiente para que você consiga alcançar um melhor resultado nas pesquisas orgânicas do maior buscador do mundo.

Por isso, para conseguir o destaque que tanto deseja será necessário investir em técnicas e estratégias. E dessa forma conseguir otimizar o seu conteúdo pra que ele alcance um excelente lugar no ranking dos motores de busca.

Conseguir um melhor posicionamento e ficar no topo não é tarefa fácil, mas também não deve de forma alguma ser encarado como algo impossível de se conseguir.

Muitas otimizações podem sim ser aplicadas em seus projetos na internet para poder melhorar a experiência do usuário, que é importantíssima. E também melhorar sua classificação nas pesquisas.

Então fique conosco, pois hoje a pergunta que você faz diariamente que é como melhorar o posicionamento do meu site no Google será respondida. Bora lá!

melhorar posicionamento do site nas pesquisas do google

Qual a importância em melhorar o ranking do meu site no Google?

Caso você ainda não tenha entendido qual é a importância em melhorar o seu posicionamento no Google, então saiba que estar no topo dos resultados das pesquisas orgânicas são os resultados mais clicados e visualizados pelos usuários.

Por esse motivo conseguir uma boa posição nos resultados das pesquisas poderá e vai com toda certeza crescer o seu tráfego, melhorando muito o número de visitantes e clientes em potencial. Fazendo com que você venda mais na internet, ou preste mais serviços.




Melhores dicas de como melhorar o ranking do seu site no Google:

Vamos ao que realmente interessa, pois acreditamos que após conferir nossas dicas a sua pergunta: mas como melhorar o posicionamento do meu site no Google será respondida. Segue:

Google Search Console:

A primeira coisa que deve fazer antes de começar fazer otimizações em seu site, é fazer a indexação do mesmo na ferramenta Google Search Console, lá dentro você irá confirmar a propriedade do site, também enviará o “Sitemap” do seu site e assim ele começará a ser indexado no índice dos resultados das pesquisas.

Como dissemos indexado, mas não posicionado. Jamais confunda indexação com posicionamento, pois são coisas completamente diferentes. E com o tempo, a ferramenta também começará a te mostrar muitos dados para que possa analisar, e assim melhorar ainda mais os seus projetos.

Use pois é uma ferramenta totalmente gratuita, e com ela estará ajudando o robô do Google a encontrar o seu site muito mais facilmente. Sem falar na ferramenta de inspeção de url disponibilizada no console.

Funciona assim: toda vez que você inserir um novo conteúdo em seu site, blog ou loja virtual basta enviar a url que ela será indexada mais rapidamente no índice dos resultados.

como melhorar as posicoes do meu site

Google Analytics:

Agora com seu site já verificado no Search Console, o seu próximo passo para começar a melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google é também cadastrar ele na ferramenta gratuita que é o Google Analytics.

Após efetuar o seu cadastro que é muito rápido e fácil de ser feito a ferramenta então irá gerar um código pra você inserir em seu site. E após isso todo o tráfego do site começará a ser rastreado e mensurado.

Essa ferramenta vai te dar informações importantíssimas como por exemplo, de onde estão vindo os seus visitantes, quais as páginas ou produtos do seu e-commerce estão sendo mais acessados.

Enfim ela te mostrará tudo o que está acontecendo quando seus visitantes acessam o seu site, dados demográficos, países, idade, gênero e muito mais. Assim usando o Google Search Console e o Analytics juntamente terá muito mais informações. E assim saberá o que otimizar.

melhorando o posicionamento

Seo:

É impossível falar de melhorar posições no Google sem falar de técnicas de Seo, essa é a principal e a mais essencial de todas as estratégia que você deve aplicar se realmente pretende galgar as melhores posições nos resultados das buscas.

Essa técnica que é conhecida como Search Engine Optmization que significa Otimização para Mecanismos de Busca envolve uma série de otimizações, que devem ser feitas em sites, blogs, lojas virtuais, ou em qualquer página da web com o intuito de melhorar o ranking sempre.

Ao aplicar o Seo em seus projetos online, o seu único e principal objetivo é com toda certeza que alcançar melhores posições orgânicas, o que irá te trazer muito mais visitas (tráfego), contatos, autoridade para sua página. E consequentemente resultados positivos.

como fazer para melhorar meu ranking no google

Conteúdo de qualidade:

Oferecer conteúdo de qualidade pros seus leitores e visitantes é mais que uma obrigação sua, muitas pesquisas já afirmam que os vídeos estão tendo um crescimento absurdo, mas o formato de passar informações em texto ainda é o mais impactante.

Por esse motivo disponibilizar conteúdo relevante é mais que fundamental, procure sempre escrever bons artigos e sem nada de copiar artigos de outros sites, seja original sempre.

A dica é, antes de começar a produzir o seu conteúdo dê uma olhada no conteúdo de seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo e de que forma estão apresentando seus conteúdos para seus visitantes. Caso os textos da primeira página tiverem uma média de 1.000 palavras, então produza um conteúdo de 1.500 palavras. Mas com qualidade superior à deles.

Lembre-se sempre de responder a pergunta do usuário em seus artigos, isso é essencial e o algoritmo do Google está cada vez mais inteligente nesse quesito. Produza um conteúdo que resolva o problema de seu público.

como ganhar posicoes

Conteúdo antigo:

Os conteúdos antigos do seu web site também necessitam ser atualizados, essa é uma prática que poucos fazem mas tem muita importância no fator de ranqueamento.

Então procure dedicar um pouco de seu tempo fazendo uma revisão geral deixando o seu conteúdo o mais atualizado possível.

como melhorar meu ranqueamento

Palavras-chave:

Procure analisar bem as suas palavras-chave (keywords), pois o Google em suas últimas atualizações começou a analisar muito a questão de semântica das palavras, de nada vai adiantar ficar repetindo a sua palavra foco principal em seu texto. Como mencionamos a cima o foco é sanar dúvidas dos leitores.

Então para melhorar seu ranking no Google procure sempre fazer uma boa distribuição semântica das palavras em seu conteúdo. Jamais deixe de produzir conteúdo para as chamadas palavras -chave de calda longa. Elas geralmente trazem tráfego muito mais rápido e posicionam melhor.

como conseguir ranking no google

Link building:

Essa é praticamente uma das melhores formas para melhorar o seu ranqueamento no Google, receber backlinks vindos de outros sites que já possuem autoridade e do mesmo nicho que o seu é mais que essencial para poder subir nas pesquisas. Pois seu site receberá parte do Juice (suco) ou força como dizem.

Quanto mais links de domínios diferentes apontando para o seu site melhor, mas não se esqueça que não pode ser qualquer link, ele tem de ser um link natural vindo de outro site que já tem reputação.

Receber backlinks está ligado ao seo Off Page, e é uma estratégia poderosa, mas você também deve aplicar seo On Page em seu conteúdo, que nada mais é que fazer uma boa linkagem interna entre o seu conteúdo. Essa é uma estratégia que deve sim ser aplicada e com paciência.

posicionar no google

Urls amigáveis:

Acreditamos que já saiba disso, que depois que acaba o domínio, sempre vem a url com a continuação relacionada ao conteúdo, que obviamente deve conter a palavra que você deseja posicionar. Então usar urls curtas e amigáveis também é uma forma de melhorar seu posicionamento.

Jamais use urls que contenham números ou palavras que não deseja ranquear. Veja um exemplo simples de uma url nada amigável pros mecanismos de busca: https://meusite.com.br/category/post-name/01-01-2021/ .

Será mesmo que alguém irá clicar nessa urlr esquisita que não passa informação nenhuma para o usuário? Ou será que alguém se lembrará dela? Acreditamos que não.

Por isso, sempre use urls amigáveis, que não sejam muito longas, que obrigatoriamente contenham a palavra-chave que deseja posicionar. Segue um exemplo simples: https://xtudodaweb.com/o-que-e-url-do-site/ .

Veja só que termina o domínio, e já vem a continuação mostrando diretamente para o robô do buscador do que se trata aquela página ou conteúdo.

conquistar melhor posicoes

Título do Seo:

O título do Seo caso não saiba são aquelas letras que aparecem na cor azul no resultado das pesquisas, e esse título tem por finalidade guiar tanto o usuário que está realizando a busca, quanto o motor de busca à respeito do que se trata aquele conteúdo.

Procure sempre preencher o título de suas páginas, posts e produtos da melhor forma, e sempre inserindo a sua palavra-chave principal com as iniciais em letras maiúsculas para dar ainda mais destaque.

como fazer para conseguir melhorar minhas posicoes no google

Velocidade do site:

Esse também é outro fator muito importante no posicionamento, a velocidade do seu site também tem influência no ranking, por esse motivo ter um site rápido é fundamental.

Diversas pesquisas já revelaram que sites lentos tem alta taxa de rejeição pelos usuários, que não é nada bom. Pois são abandonados antes mesmo da página carregar. No máximo 3 segundos de tempo de carregamento é que o Google quer, e os usuários também esperam por isso ou até menos.

Então teste a velocidade dos seus projetos online usando as melhores ferramentas de teste de velocidade e desempenho e veja como anda o tempo de carregamento de suas páginas. Confira o diagnóstico dados pela análise das ferramentas e arrume tudo para melhorar o seu desempenho.

melhorar a velocidade do site

Site responsivo:

Os mecanismos de busca, principalmente o Google tem priorizado e muito os dispositivos móveis, como smartphones, tablets, notebooks. Pois com a chegada deles as buscas realizadas nos buscadores praticamente triplicaram.

Então nossa dica é, tenha um site responsivo para todos os tipos de dispositivos, e todos os tamanhos de tela. Fazendo essa simples otimização com toda certeza só terá a ganhar pontos no ranking. Muitas vezes um simples template aplicado resolve tudo.

site responsivo

Rede CDN:

Uma outra dica bastante importante para melhorar suas posições no Google é fazer uso de uma rede CDN. Que nada mais é que uma rede de entrega de conteúdo com servidores espalhados por todo o mundo.

Além dela diminuir a latência, que é o tempo de demora que existe na internet, ela também vai deixar seu web site muito mais rápido, e também mais seguro.

A rede CDN fará uma cópia de todo o seu conteúdo, então vamos supor que o teu site esteja hospedado em um servidor em São Paulo, e ele é acessado por um visitante lá dos Estados Unidos. A CDN como já tem uma cópia do seu conteúdo irá disponibilizar ao solicitante o conteúdo armazenado, e assim ele nem notará a diferença no tempo de carregamento da página.

Sem falar que fazendo uso dessa ferramenta estará também protegendo seus projetos de ataques DDOS maliciosos. Então faça uso desse recurso que pode ser usado gratuitamente.

rede cdn melhora o desempenho

Redes sociais:

Participe das redes sociais, é grátis não custa nada e ainda ajudará a melhorar seu posicionamento nas pesquisas orgânicas. Existem muitas mídias sociais para participar e divulgar o seu site.

Além de gerar mais tráfego ainda pra sua página, o que é ótimo, ter o link dele clicado e compartilhado várias vezes ao dia só ajudará.





Sem falar que dessa forma também estará fortalecendo a sua marca, aumentando o seu engajamento e fazendo que as informações que você deseja transmitir cheguem até sua audiência.

participar de redes sociais

Conclusão:

Claro que entender como funciona todo o algoritmo do Google é um verdadeiro mistério, pois são muitos os fatores que ele leva em consideração para escolher qual página merece ou não aquela posição. Claro todos querem estar no topo da primeira página é óbvio.

Porém existem muitas estratégias que se aplicadas da forma certa com toda certeza que só ajudarão a melhorar o posicionamento do seu site no Google e subir ele nas pesquisas orgânicas, mas claro, que pra isso terá de estudar e aplicar.

Então, para você não esquecer vamos dar uma recapitulada rápida nos tópicos do artigo:

  • Confirme a propriedade do seu site no Google Search Console;
  • Crie uma conta no Google Analytics;
  • Aplique técnicas de Seo em seus projetos;
  • Produza conteúdo de qualidade;
  • Atualize os seus conteúdos antigos;
  • Realize uma boa pesquisa de palavras-chave e semânticas;
  • Aplique estratégias de link building;
  • Use sempre urls amigáveis;
  • Preencher sempre corretamente o título do Seo;
  • Tenha um site rápido;
  • Tenha um site responsivo para todos os tipos de dispositivos;
  • Use uma rede CDN para distribuir seu conteúdo em vários servidores;
  • Participe das redes sociais.

Nada vai adiantar aplicar 1 ou 2 técnicas aprendidas aqui nesse artigo, nossa recomendação é que aplique todas elas, pois só assim com o tempo conseguirá ver resultados positivos.

É isso, ficamos por aqui, esperamos ter respondido a sua pergunta que era como melhorar o posicionamento do meu site no Google, e que as nossas dicas sejam válidas e tragam excelentes resultados pra você. Até mais e sucesso 🙂

 

Fique conosco e aproveite para ler também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.