Encontrar imagens é uma das funções do buscador Google, e ele faz com excelência. Por isso usando o Google Imagens Pesquisa você encontrará ,as melhores imagens, fotos, figuras diversas em segundos.

O banco de imagens do Google é repleto de informações visuais, e você ainda poderá aplicar todos os filtros e pesquisar somente por arquivos que te interessam.

Então se você deseja saber como pesquisar por imagens usando o Google imagens pesquisa, chegou a hora de revelar para você o que está ferramenta oferece.

Ela é tão poderosa que é capaz de localizar imagens a partir de textos, essa incrível ferramenta é totalmente capacitada para encontrar de forma eficiente todo e qualquer arquivo visual que você necessita.

Nela você pode fazer buscas usando vários filtros e assim escolher cores, tamanho das imagens, datas entre outras funções.

E saiba você que a pesquisa por imagens realmente está se tornando um verdadeira tendência na web, principalmente por quem está buscando serviços ou produtos.

Um outro motivo para usar o Google Imagens em seu negócio online.

Conforme mencionado pela Gartner, até o ano de 2021 as empresas que adequarem seus blogs, sites e lojas virtuais para a busca visual conseguirão muito mais receita.

Por esse motivo resolvemos elaborar esse artigo onde explicaremos tudo sobre como o Google Imagens Pesquisa funciona e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Então vamos ao que interessa!

Pesquisa no google imagens

Saiba Como Funciona O Google Imagens:

O Google imagens pesquisa faz parte de um dos motores de pesquisa do Google, que por sua vez permite realizar pesquisas por imagens de forma rápida.

Ele também utiliza buscas de texto e voz pra efetuar a procura da imagens e encontrá-las, o seu grande diferencial é permitir chamada reversa.

Este um recurso incrível, pois dessa forma você pode facilmente utilizar uma imagem do banco de imagem deles e ao mesmo encontrar muitas outras imagens melhores e semelhantes.

E também já faz parte desse enorme mercado as categorias de reconhecimento de objetos, reconhecimento facial, óptico, códigos Qr Code, entre muitos outros.

E o Google está é claro entre os maiores players, disponibilizando à todos o Google imagens pesquisa, um serviço mundial.

O buscador também está se destacando entre as categorias de realidade aumentada, o Google Lens.

Por esse motivo, o que mais interessa é procurar entender que está tecnologia em reconhecer imagens já estão comandando uma gigantesca transformação visual na internet.

Afinal de contas, nos últimos tempos as pessoas estão produzindo toneladas de imagens e vídeos. E claro que necessitamos de formas para conseguir identificar e achar esse conteúdo na web.

Como Funciona o Google Imagens

Como Buscar Imagens No Google?

Se você realmente quer encontrar excelentes imagens no Google imagens, então em primeiro lugar você terá de entender como funciona melhor a ferramenta.

Confira agora mesmo como elas funcionam tanto no computador como no celular.

Fazendo Pesquisas De Imagens No Google Imagens Pesquisa Pelo Computador:

Aqui você terá 4 opções diferentes para fazer a sua pesquisa, que são elas:

  1. Arrastando e soltando uma imagem;
  2. Fazendo o upload da imagem;
  3. Utilizar uma url;
  4. E clicar no mouse com o botão direito sobre a imagem.

Saiba como cada uma delas funciona:

  • Arrastando e soltando uma imagem: está opção é muito simples, basta arrastar o arquivo da imagem que está em seu computador e soltar ela em cima da caixa de pesquisa.
  • Pesquisando pelo upload da imagem: também é muito simples, basta acessar a página de pesquisas do Google Imagens. Então quando abrir a janela é só escolher a opção de enviar imagem;
  • Fazendo pesquisas por uma Url Da Imagem: bem parecida com a forma anterior, depois de clicar na câmera, selecione a opção de colar Url. E se a imagem estiver hospedada na internet, é só copiar e colar a Url para efetuar a busca.
  • Clicando com o botão direito do mouse: caso esteja mais interessado sobre uma certa imagem, então é só clicar em cima dela também com o botão do lado direito e depois em pesquisar imagem no Google.

Não que esqueça que nesta última opção mencionada, você não tem a necessidade de salvar a imagem em seu pc e também não necessita da url dela.

Pois em um segundo, uma nova janela irá se abrir revelando todas as informações à respeito da imagem que pesquisou.




Como Pesquisar Imagens Utilizando Um Smartphone:

Caso você também tenha interesse em usar o Google imagens pesquisa em seu smartphone, saiba que o processo funciona através do aplicativo do Chrome.

Mesmo no iOS ou no Android, você irá fazer a pesquisa em primeiro pela sua descrição textual, somente após está etapa conseguirá fazer a busca reversa.

E quando encontrar a imagem que estava pesquisando, então abra ela e selecione a opção do Google Lens, vai estar localizado na parte de cima.

O aplicativo fará um rápida análise da imagem e irá encontrar resultados muito parecidos com ela.

E como uma alternativa você também conta com muitos Apps não oficiais que enviam imagens direto da galeria do seu smartphone para o Google Imagens.

Mesmo com celular você também tem a opção de pesquisar por outras imagens semelhantes a outras que você já encontrou.

É só dar um leve toque na imagem e manter ela pressionada, em seguida escolha a opção: “Pesquisar imagem no Google”.

E a última opção para fazer pesquisas de imagens no celular é indo diretamente para a galeria do aparelho.

E para fazer isso, abra a imagem e então selecione a opção Google Lens que vai aparecer na parte inferior. Assim ele estará fazendo a mesma pesquisa, mas trazendo resultados semelhantes de imagens que já pesquisou.

Como Buscar Imagens No Google imsgens no computador ou no smartphone celular

Pesquisa Avançada:

A sua busca pode ficar ainda melhor se usar as opções avançadas do Google imagens pesquisa. Pois caso você não saiba, são diversas as sacadas para buscar imagens.

E se durante um pesquisa você não ficar satisfeito com os resultados, então dê um clique na opção “Ferramentas” e poderá escolher fazer novas pesquisas usando outros critérios.

Saiba quais são os filtros que estão disponíveis atualmente:

Busca avançada de imagens

Imagens Por Cor:

As abas de cores permitirá você fazer a escolha de diversas cores, como:

  • Colorida;
  • Preto e branco;
  • Qualquer cor;
  • Transparente (imagens com fundo transparente);
  • Cores diversas, entre outras.

A opção transparente é excelente para localizar imagens sem fundo, isto caso você estivesse criando uma peça de design.

Por sua vez a opção de pesquisa por cores usa o reconhecimento padrão, pois assim ele consegue encontrar pesquisar e encontrar imagens onde a cor que foi escolhida é mais predominante.

Mas muita gente não conhece este recurso, talvez pelo fato de não estar tão ligado assim com o Google imagens pesquisa. Que é o Google Art Pallette.

Está ferramenta faz parte do Google Arts & Culture, e permitirá que você consiga selecionar 5 cores e descobrir lindas obras de arte usando essa paleta.

Imagens Pelo Tamanho:

Já nesta aba do Google imagens pesquisa você pode encontrar qualquer tamanho de imagem, ou até mesmo ícones. De tamanhos grande, médio e pequeno.

Caso você esteja pesquisando uma imagem que ela será usada pra impressão, a melhor opção no seu caso é o tamanho grande.

Mas se você necessita de uma imagem mais clean e leve o tamanho médio já será suficiente.

E você também poderá aplicar filtros selecionando a opção “Maior que. Assim conseguirá fazer uma definição do tamanho mínimo das imagens, que são eles:

  • 400 x 300;
  • 640 x 480;
  • 800 x 600;
  • 1024 x 768;
  • 2 MP (1600 x 1200);
  • 4 MP (2272 x 1704).

E se não conseguir encontrar a imagem que precisa, é só usar a opção de “Tamanho Exato”. Insira altura e largura desejada e pronto. Lembrando o tamanho é em pixels.

Pesquisando Imagens Por Tipo:

A outra aba da ferramenta de pesquisas do Google imagens é a de buscas por “Tipo”. Aqui você encontrará diversas opções, como por exemplo:

  • Rostos;
  • Fotos;
  • Qualquer tipo;
  • Desenho lineares;
  • Clip arts;
  • Animação;
  • E mais.

Desse forma encontrar fotos de alta resolução, Gifs e até mesmo ilustrações fica ainda mais simples.

Recomendado que a aba “Direitos de Uso” irá permitir que você pesquise por imagens sem direitos autorais e que são livres para você usa-las. Assim se você estiver buscando em bancos gratuitos de imagens e não estiver encontrando, já sabe onde procurar.

Pesquisar Imagens Por Datas e Períodos:

Já na aba “Tempo” você vai encontrar todas as funções necessárias para buscar uma imagem de acordo com o a sua data e até mesmo o período (data em que ela foi publicada no site ou blog a primeira vez).

Você então optará pelas seguintes buscas:

  • Últimas 24 horas;
  • Qualquer data;
  • Última semana;
  • Último mês;
  • No último ano;
  • Intervalo personalizado.

Na pesquisa de intervalo personalizado você poderá selecionar a opção de datas exatas para buscar imagens. Se estiver buscando fotos e imagens ou notícias antigas, é só fazer uso dessa ferramenta.

Por Que Seu Site Deve Aparecer Nos Resultados De Pesquisas Por Imagens:

Saber como fazer buscas no Google imagens pesquisa, irá contribuir até mesmo para o seu Seo, pois os seus projetos na internet como sites e blogs necessitam se adaptar a esta nova fase.

Dessa maneira você começa a entender muito melhor esse novo comportamento dos usuários da web, e quais são suas consequências reais para o universo do Marketing Digital.

Hoje em dia os Estados Unidos realizam muito esse tipo de pesquisa por imagem, com mais de 1/4 das buscas.

Vermos agora as vantagens de aparecer também nas buscas por imagens.

Google busca de imagens - Por Que Seu Site Deve Aparecer Nos Resultados De buscas Por Imagens

Acelera E Melhora O Posicionamento:

Você deve sempre aplicar boas técnicas de Seo para as imagens do seu site, dessa forma você conseguirá aumentar o tráfego muito mais rapidamente. Melhorando assim o seu posicionamento.

Devido a isso jamais suba uma imagem ou um arquivo para seu site sem renomear o arquivo antes, por isso crie uma boa legenda e faça uma descrição no Alt da imagem.





Observe que ao fazer uma pesquisa por imagens, o Google imagens vai dar prioridade em mostrar resultados de imagens retangulares. Pois elas se assemelham ao padrão dos vídeos.

Uma outra dica bem válida é, sempre use imagens leves, pois elas carregam mais rapidamente.

E não podemos deixar de ressaltar que as pesquisas por imagens tem melhor retorno que a busca por texto, assim aumentará ainda mais as sua chances de conseguir mais visitas.

google buscar imagens - Google Imagens Pesquisa - Acelera o Posicionamento

Melhora e Cresce o Tráfego:

Desde que foi removida pela Google a opção de “Ver Imagem” da pesquisa, que foi em 2018. Então uma pesquisa realizada  logo depois comprovou que o tráfego vindo das imagens tinha aumentado bastante.

Na verdade a grande interesse do motor de busca era eliminar a utilização de imagens e assim conseguir auxiliar os usuários a encontrar por sites que realmente são úteis e interessantes.

Dessa forma, ao contrário de poder ver a imagem completa em uma nova janela, então o usuário de hoje primeiramente tem de visitar o site para ter assim acesso ao arquivo original.

E a ferramenta também acrescentou o aviso para todos os usuários informando: “Algumas imagens podem conter e estar sujeitas a direitos autoriais”.

E isto é realmente muito bom, pois dessa forma as nossas imagens conseguem atrair visitas como se fossem palavras-chaves dos textos.

Melhora e Cresce o Tráfego

Aparece No Resultado Das Pesquisas Por Textos:

A Moz elaborou um gráfico de análise de análise de serps, nele as imagens já correspondem a 20% de todas as pesquisas.

É só observar, preste atenção quando você faz uma pesquisa por algum arquivo visual, como por exemplo um produto. A tendência é que o Google imagens pesquisa te mostre resultado logo na primeira página.

Esse recurso é excelente, e também muito útil quando se deseja aumentar a visualização de produtos, serviços, e qualquer que seja o tipo de conteúdo visual.

Muito Mais Acesso Ao Conteúdo:

Muitos não sabem mais a acessibilidade é um fator de ranqueamento importantíssimo para o Google, que por sua vez recompensa os sites, blogs, e lojas virtuais que conseguem atender a maior quantidade de pessoas.

Existe um grande esforço em melhorias da inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência, como auditiva e visual na internet.

Por isso no caso das imagens é sempre bom incluir a legenda e também acrescentar a descrição alternativa da imagem. Tudo isso facilita a leitura das ferramentas de audiodescrição.

Melhor Experiência Do Usuário:

Você até pode não acreditar, e deva estar pensando que está fonte de tráfego não seja tão relevante pra você. Saiba que imagens bem otimizadas melhoram a experiência do usuário em todos aspectos.

Pois quando você usa imagens certas, como:

  • Imagens Atrativas;
  • Responsivas;
  • Imagens Leves;
  • E imagens que tenham relevância.

Então você será recompensado pelo Google imagens por sempre seguir as melhores práticas.

E para se diferenciar da concorrência, use juntamente com as imagens memes, montagens entre outros para enriquecer o conteúdo e assim conseguir diferenciar-se de sua concorrência.

Dessa forma o seu conteúdo fica com muito mais qualidade e assim melhora também o seu posicionamento.

Melhorar a experiência do usário

Imagens Mais Bem Informadas:

Está função faz parte de uma das últimas atualizações do Google imagens pesquisa disponibilizou isto para melhorar ainda mais o recurso de visualizações de produtos buscados.





Quando você configura os dados estruturados de seus produtos em suas páginas, então você poderá tirar proveito desse outro recurso mais avançado na buscas.

E caso você tenha uma loja online de vendas, você conseguirá disponibilizar muito mais informações sobre os seus produtos para os usuários do Google. Incluindo avaliações e preço.

Imagens Mais Bem Informadas

Por Que Usar O Google Imagens Pesquisa?

O Google oferece em sua ferramenta de pesquisa de imagem diversas possibilidades, é você pensar mais no lado visual e verá que é totalmente natural começar uma busca iniciando pela imagem.

As pessoas tem usado cada vez mais esses recursos em suas buscas utilizando o pesquisador de imagens.

Só pra você ter uma ideia, nichos como moda por exemplo. Praticamente 85% de todos os seus consumidores dão prioridade para informações visuais.

Sem falar que 36% de todos os entrevistados também já usaram as pesquisas visuais online, e que 59% delas tem preferência pela informação visual do que a textual seja em qualquer segmento de produto.

Se você parar e analisar que em termos de marketing e conversão em vendas pela internet, as pesquisas por imagens são muito promissoras. Pois proporcionam uma excelente experiência para os usurários.

E não para por ai, a inteligência artificial ainda vai deixar as ferramentas de busca por imagens ainda mais avançadas.

Google Imagens - Por Que Usar O Google Imagens Pesquisa

Encontre Imagens Relacionadas Usando a Busca Reversa De Imagens:

A pesquisa reversa do Google imagens pesquisa com toda certeza é uma das mais interessantes ferramentas, pois ela te retorna imagens parecidas em poucos segundos.

Usando ela você será capaz de encontrar informações à respeito de qualquer objeto existente no planeta, bastando fazer o upload do arquivo.

Que por sua vez o desconhecido deixou de existir em ambientes visuais, pois hoje em dia toda e qualquer imagem pode ser nomeada e identificada.

Você poderá utilizar esse recurso para identificar um artista por exemplo, ou então saber mais detalhes sobre um determinado produto. E também para encontrar ideais parecidas e até descobrir se alguma pessoa está usando suas fotos.

A busca reversa do Google imagens é excelente para procurar e encontrar tamanhos e determinadas resoluções de uma imagem.

Na mesma hora que você está efetuando o upload da imagem, a ferramenta de pesquisa do Google já especifica todas as suas dimensões. E também oferece opções contendo outros formatos e mostra uma pesquisa relacionado com o texto.

Fazendo Pesquisas Reversas Com O Google Lens:

Com toda certeza que você quer uma busca mais avançada ainda não é mesmo? Então o Google Lens é inovação das buscas visuais, como já mencionado em tópico anterior.

Ele permitirá que você utilize a câmera do smartphone para buscar dados sobre objetos físicos na internet.

Bastando apontar o aparelho para o ambiente em que esteja, e o programa analisa todo o cenário, mostrando resultados baseados em inteligência artificial e realidade aumentada.

Milhares de pessoas já estão utilizando o Google Lens para buscar produtos, textos, livros, mídias em geral, inclusive código de barras. Se já usa o Android Oreo, saiba que tem recurso disponível no assistente do Google.

O Tec Mundo anunciou em maio de 2019 quando chegaram os novos filtros Google Lens.

E as novidades dividiram o serviço em 5 tipos:

  1. Texto: basta apontar para um texto qualquer e copiar todo o conteúdo;
  2. Traduzir: traduza textos automaticamente apontando a câmera do celular, que será traduzido em segundos pelo Google Tradutor;
  3. Auto: aponte para qualquer objeto e descubra todos os seus detalhes;
  4. Jantar: saiba tudo sobre pratos e menus apontando pra eles, veja todas as resenhas e reviews incluindo informações sobre o restaurante;
  5. Shopping: encontre oferta incríveis de produtos apontando a câmera para produtos e código de barras.

E não pense que o Google é o pioneiro, pois o Pinterest Lens já previa todo o sucesso das pesquisas por imagens.

A ferramenta do Pinterest funciona da mesma forma, basta apontar a câmera para um um objeto ou um cenários para encontrar ideias incríveis dentro da plataforma.

E ela pode ser usada pelo aplicativo oficial, que está disponível no PlayStore e iOS para download.

Com certeza este é um futuro incrível das pesquisas por imagens, e que deixarão as buscas ainda melhores.

Google Lens - pesquisa de imagens

Comece Fazer Pesquisas Por Imagens:

Então agora você já pode e deve começar imediatamente a testar todos esses recursos do Google imagens pesquisa e melhorar ainda mais os resultados de buscas por imagens.

Saber e entender como a pesquisa por imagem é um grande diferencial para quem deseja seguir as tendências de pesquisas visuais. Que com toda certeza vão revolucionar a web.

O Google, é claro está liderando as mudanças e todos os melhoramentos para melhorar ainda mais a experiência do usuário. Por esse motivo, jamais deixe de testar e usar o Google Imagens, pois está repleto de novidades sempre.

Toda e qualquer atualização das ferramentas e algorítimos é um indicador do que ainda está por vim, especialmente para o Seo.

E existem diversos indícios que tudo indica mesmo que esse universo da internet será cada vez mais visual.

google imagens busca - Comece Fazer Pesquisas Por Imagens

Conclusão:

Se o seu interesse era aprender como pesquisar por imagens de alta qualidade de foma mais avançada no Google Imagens Pesquisa, então agora você está super preparado pra isto.

Faça a sua lição sempre como explicado aqui no artigo, e tire o máximo proveito que puder do Google imagens. Podemos garantir que os resultados irão te surpreender.

Esse exercícios servirão também para que você tenha uma certa noção da evolução de toda a inteligência artificial do Google.

Com toda certeza jamais você imaginou que apontaria a câmera do smartphone para uma garrafa de Whisky e na mesma hora já receber reviews e resenhas sobre. E tudo de foma automática.

Ou então que seria possível apontar para um vestido e com isto conseguir encontrar diversas fotos de atrizes usando roupas parecidas, e lojas onde você poderá comprar naquela hora mesmo.

Acreditamos que você também não tinha noção do potencial do Google Imagens Pesquisa e do Google Lens. Use-os e verá.

E tudo isso ainda é só o começo, muita coisa vem por aí!

Nós já usamos a pesquisa visual, e ela só vem crescendo e aumentando nossas visitas. E por isso estamos levando muito a sério todo esse crescimento.

É isso, finalizamos mais um artigo, esperamos que tenha gostado, e que ele realmente seja útil para você. Ficando por aqui, abraço e sucesso 🙂

 

Fique e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.