Muita gente tem essa curiosidade pelo lado da programação, mas na verdade nem chegam a colocar em prática. Por isso resolvemos fazer um artigo especial para você que deseja aprender como programar.

Então se você deseja melhorar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto, mas infelizmente só tem se deparado com cursos com custos muito elevados, até fora da sua realidade.

Que muitos deles nem são em instituições reconhecidas, ou que não da para confiar. Ou então você que deseja ficar sabendo muito mais sobre o assunto, você está no artigo correto. Aqui iremos fazer uma excelente explanação sobre como programar.

E lógico, que não poderíamos deixar de fora as melhores plataformas e os melhores sites para você aprender como programar de graça. Tornando-se um excelente especialista na arte da programação.

Tudo isso sem ter a necessidade de investir 1 único centavo. Você vai ver que consegue sim aprender, com aquisição de conhecimento é claro. E também vai se comunicar com outras pessoas que tem o mesmo interesse.

Preparados? Então antes de chegarmos ao assunto principal que é como programar, saiba o que é programação, como e quando ela surgiu, para que ela realmente serve, o que pode fazer com ela e conheça alguns tipos de linguagem de programação.

Como programar - aprender gratis

O Que é A Programação?

A programação é basicamente instruir coisas para que elas funcionem da forma em que foi programada. Imagine que você é o presidente de uma grande organização com muitos colaboradores.

Dentro de uma organização é muito comum situações como: por gentileza poderia me fazer e entregar o relatório a até tal horas.

Perceba que ocorre instruções por parte do diretor da organização. E com toda certeza ele espera que suas ordens sejam é claro que cumpridas. E executadas conforme o planejamento das mesmas sem nenhuma alteração.

Então programar é isso, não sem se envolver de forma direta com pessoas.

Mas sim com códigos de programação e linguagens de programação, que por sua vez comandam o funcionamento de milhares de coisas em aparelhos como:

  • Computadores;
  • Softwares;
  • Dispositivos móveis;
  • Aplicativos;
  • Jogos eletrônicos;
  • Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos;
  • Robôs.

programação o que é

Como E Quando Surgiu:

A programação não tem uma data específica, mas pelo que tudo indica ela teve seu início lá na década dos anos 30, com os primeiros computadores que eram elétricos.

Mas somente em 1948 que Konrad Zuse publicou a sua criação, que foi a linguagem de programação Plankalkul, mas como naquela época não tinha nenhuma utilidade então foi esquecida.

Antes da programação chegar aos computadores do mundo, eram utilizadas cartões de papelão que por sua vez eram perfurados, e assim eram criados os códigos.

Mas foi somente na década de 50 que as primeiras linguagens de programação começaram a surgir. E mais a frente nos anos 70 que muitos paradigmas da programação foram quebrados.

Nos anos 80 surgiram muitas linguagens importantes, mas somente na década de 90, que foi quando a internet e a rede de computadores apareceram como um raio, que a programação tomou novos rumos.

Quando e como surgiu a programação

Mas Para Que Serve A Programação?

A programação nada mais é que o principal alicerce de sustentação que movimenta o mundo da tecnologia. Ela está em todo lugar como por exemplo:

  • Celulares;
  • Televisores;
  • Computadores;
  • Eletrodomésticos;
  • E em todos os outros.

E a principal função do programador é criar códigos usando linguagens de escrita de programação para que todos os itens acima mencionados funcionem perfeitamente bem.

O ato de programar então serve para se ter a certeza de que um aparelho realmente irá funcionar. Como por exemplo você ligar o seu smartphone agora e o sistema operacional já começar a funcionar.

Ou então que não executará uma função diferente da que foi programada. Seria muito chato se o celular começasse a reiniciar em sequência. Ou então começasse apagar arquivos como fotos e vídeos sem o usuário solicitar.

As pessoas ficariam furiosas com isso, e nós também, né!





Você também com toda certeza usa aplicativos no seu dia a dia, e sabe que muitos deles solicitam que o usuários se cadastrem para fechar uma compra online. Então é aí que está a programação.

Ela serve para garantir que dados e informações de clientes sejam armazenados no banco de dados (BD) do próprio sistema operacional do App. Impedindo assim que ele seja levado para outra página que ele não deseja.

a programação serve para que

O Que Podemos Fazer Com a Programação?

Muito bem provável que já pensou em que tipo de coisas desejaria criar desenvolvendo e usando códigos de linguagem de programação.

As possibilidades são infinitas, pois tudo dependerá do seu total interesse em saber que tipo de coisa desejaria trabalhar e se especializar.

Por esse motivo relacionamos abaixo uma excelente lista sobre qual tipo de projeto poderá executar sendo um programador. Vamos a eles:

Criação De Sites:

Você não tem pra onde correr, pois quem realmente deseja se firmar de verdade na internet necessita ter um site.

É através dele que seus negócios, podendo ser uma empresa física, ou uma loja virtual de vendas online, ou um blog que oferece conteúdo de alta qualidade irá ganhar visibilidade na web, além de estar disponível 24 horas para milhares de usuários.

Um web site guarda todos os dados e informações criados por você. Assim eles ficam disponíveis de forma automática para outras pessoas da web assim que o conteúdo é postado, acrescentar produtos a loja ou então personalizar informações sobre sua empresa.

Então aprendendo como programar, você poderá criar todo e qualquer tipo de site usando linguagens de programação para decidir quais informações irá salvar no seu site.

Você também pode fazer uma super otimização no formato de como os visitantes irão acessar seu site e como irão interagir com ele.

aprender como programar e criar sites

Criar Aplicativos:

O dispositivos móveis se tornaram tão populares que a quantidade de aplicativos ofertados nas lojas de app se multiplicaram rapidamente.

Lojas como Google Play e iTunes são carregadas todos os dias com milhares de novidades para os usuários fazerem o download, testarem o aplicativo e depois comprarem.

E para criar aplicativos então é preciso aprender como programar, quem sabe você não se torna o próximo mestre na criação de apps para dispositivos móveis.

Você precisa ter muita criatividade, e saber como usa-la para conseguir desenvolver coisas que resolvam o problema das pessoas de verdade. Ou então consiga facilitar o dia a dia delas.

Quanto mais na dor das pessoas você conseguir mexer, e o tamanho da sua eficiência de seu app, muito mais rápido ele será baixado pelas pessoas.

E tenha certeza que se elas gostarem, se sentindo contentes e satisfeitas, muito provavelmente que elas irão compartilhar o seu produto com outras pessoas de seu convívio.

Caso já tenha uma super ideia já com algumas noções sobre linguagens de programação, então já pode começar a programar hoje mesmo.

Tanto as empresas Apple e Google disponibilizam ferramentas grátis e programas para incentivar você a fazer a criação do seu primeiro aplicativo.

aprender programação e criar aplicativos

Desenvolver Sistemas Operacionais:

Caso você não saiba, o sistema operacional é o principal programa (software) de um computador. Entre todos existentes os mais famosos são o Windows da gigante Microsoft.

Sem um sistema operacional nenhum computador funciona, pois simplesmente ele não consegue fazer o carregamento das atividades e funcionalidades cujo o usuário deseja executar.

Essas atividades são comandos que o usuário solicita para o computador, com a finalidade dele executar algumas instruções, como:

  • Desinstalar um programa que não usa mais;
  • Usar uma calculadora virtual;
  • Elaborar planilhas;
  • Jogar seus games preferidos;
  • E muito mais.

Se você souber como programar, então poderá desenvolver o seu próprio sistema operacional. E nele incluir as funções e recursos pensados para cada usuário que deseja conquistar.

Mas saiba também que existem sistemas operacionais de códigos aberto, que por sua vez são livres de propriedades intelectuais. Como o Linux por exemplo, que é um dos mais famosos e conhecidos.

Esse modelo de sistema operacional permitirá que o próprio usuário consiga mexer na linguagem de programação, e faça adaptações da forma que ele desejar, assim ele pode acrescentar até novas funcionalidades.

Inclusive é permitido fazer a comercialização da versão criada por você, que não deixa de ser uma excelente forma de ganhar dinheiro na web.

Como programar para desenvolver sistemas operacionais

Desenvolver Games:

A indústria de games é a que mais cresce em todo o planeta, só para você ter uma ideia da arrecadação do setor de games, ele lucra mais que a indústria da música. Será que esse mercado tem potencial? O que acha?

Então aprendendo como programar você pode se juntar com outras pessoas que também são amantes da programação e desenvolver games em conjunto.

Seria interessante para você conseguir conquistar uma vaga na Sony ou na Nintendo?

Aqui no Brasil mesmo você poderá trabalhar em empresas de desenvolvimento de games. Só aqui no Brasil o setor teve um crescimento de 600% nos últimos 8 anos.

Lembra do tópico anterior quando mencionamos os aplicativos móveis, saiba que 90% do lucro da Google Play é proveniente de games que estão disponíveis nas lojas de apps.

Está é uma excelente oportunidade pra quem deseja ser uma programador e se especializar no assunto ainda mais.

aprender programação para desenvolver games

Desenvolver Ferramentas Facilitadoras:

É claro que todos nós adoramos facilidades para agilizar os nossos compromissos no dia a dia não é mesmo?

Um aparelho eletrônico que grava seus filmes preferidos para que você possa assisti-lo depois. Ou então uma agenda virtual que faz a organização dos seus eventos.

Enfim, todas essas ocasiões que necessitamos de ferramentas para agilizar nossas rotinas diárias. E como consequência de tudo isso, essas ferramentas nos ajudam na velocidade da execução das tarefas, tornando-as mais produtivas.

Então como programador, você pode simplesmente desenvolver ideias para deixá-las ainda mais eficientes.

Viu só quanta coisa pode ser criada e desenvolvida com a programação. E agora antes de entrarmos no assunto principal que é como programar, vamos aprender mais sobre linguagens de programação. Muito importante.

O Que São Linguagens De Programação:

A linguagem de programação nada mais é que uma linguagem formal, que utiliza uma série de instruções e comandos.

Que por sua vez permitem ao programador escrever um conjunto de ordens, ações, dados e algorítimos para desenvolver programas que conseguem controlar o funcionamento físico de uma máquina ou um equipamento.

Portanto saiba que os programadores e as máquinas (equipamentos) se comunicam através da linguagem de programação, permitindo assim especificar com muito mais precisão muitos aspectos como por exemplo:

  • Quais os dados um software deve operar;
  • Como e de que forma esses dados devem ser armazenados e transmitidos;
  • E quais as ações o software deve executar.

Então uma linguagem de programação é um sistema de comunicação altamente estruturado.

Que é composto por inúmeros conjuntos de símbolos, palavras-chaves, e também de regras semanticais e sintáticas, que irão permitir o entendimento entre programadores e máquinas.

Linguagens De Programação Que Você Deve Aprender E Dominar Por Completo:

Como você já sabe a programação é um setor que engloba diversas linguagens.

E como existem diversos campos para você atuar como programador, então é normal que no começo você se sinta meio perdido no que irá se especializar para encarar as excelentes oportunidades desse gigante mercado.

Por esse motivo preparamos especialmente para você uma lista contendo as linguagens de programação mais utilizadas em todo o mundo.

Isto servirá como uma espécie de termômetro para você mesmo, assim poderá se guiar. Considerando que se aprender como programar e conseguir dominar ao menos uma das linguagens terá grandes chances de se tornar um programador de sucesso.

Vamos a elas:

C

A linguagem de programação C foi criada no ano de 1972, mas isso não significa que ela esteja desatualizada, pelo contrário.

Ela passa por melhorias continuas sempre, sendo uma das linguagens mais utilizadas e populares no universo da programação.

Ela é uma linguagem acessível, e o programador ao trabalhar com a linguagem C tem muito mais autonomia, simplicidade e praticidade para desenvolver e criar projetos sem necessitar de grandes recursos técnicos de hardware.

A linguagem C é muito utilizada na programação de softwares, ou em funcionalidades que se relacionam diretamente com o hardware de um dispositivo ou aparelho.

Com ela é possível criar e desenvolver sistemas operacionais, banco de dados, editores de texto e também programas que fazem o tratamento e a edição de imagens.

aprender como programar usando a linguagem de programação C

C++

A linguagem C++ surgiu na década de 80 é é baseada na linguagem C, mas com muitas melhorias bem mais avançadas, e diretamente voltadas a publicações e soluções complexas do mundo da computação.

Um programador especializado em C++ será capaz de desenvolver jogos eletrônicos, reprodutores de áudio, programas que tratam imagens. Além de sistemas operacionais e também editores de texto.

como programar usando a linguagem de programação c++

C#

A linguagem de programação C# foi criada e lançada pela empresa Microsoft no ano de 2002. Ela chegou para melhorar o desenvolvimento de aplicativos.

Mas saiba você que não são aplicativos para aparelhos eletrônicos e dispositivos móveis. Mas sim para projetos e soluções para a plataforma da .NET Framework, que pertencem a Microsoft.

O seu principal diferencial está em sua sintaxe de codificação, que foi baseada nas linguagens C++ e Java. Caso você já domine algumas delas, então aprenderá o C# com facilidade.

aprendendo como programar usando linguagem de programação c#

Python:

Está linguagem foi criada nos anos 90 e pode ser usada para diversas finalidades na programação.

Com ela é possível criar apps para web, soluções para sistemas operacionais, jogos, e até mesmo desenvolver inteligência artificial para indústrias da área da robótica.

A sua sintaxe é clara e moderna, e foi o que fez ela se tornar bastante popular nos últimos anos.

Permitindo assim aos programadores escreverem códigos muito mais legíveis e organizados, e que apresentam muito maior produtividade de trabalho quando relacionados aos outros tipos de linguagem.

como aprender como programar usando a linguagem de programação python

Java

Criada na década de 90, a linguagem Java ainda continua sendo uma das mais utilizadas na programação nos dias atuais.

Mesmo dividindo opiniões, a sua sintaxe de códigos é bem parecida com linguagens mais antigas, como por exemplo a C.

O grande destaque da linguagem Java é que ela é multiplataforma. Sendo assim, quando o programador cria e finalizada o código, ele fica totalmente disponível pra ser utilizado em outras plataformas.

Por isso dominar o Java é de suma importância, pois assim o desenvolvedor terá em suas mãos um gigantesco mercado de dispositivos móveis e aplicativos para explorar.

Principalmente nos dispositivos móveis com sistema operacional Android, que é o mais uado em todo o mundo.

como aprender programação usando a linguagem java

Php

Em hipótese alguma poderíamos deixar de mencionar aqui em nosso artigo sobre como programar a linguagem Php.

Isso simplesmente porque ela é uma das mais usadas em todo o mundo. Php é o acrônico para Personal Home Page, que logo em seguida foi transformado em Php (Hipertext Preprocessor).

A linguagem de programação Php é utilizada principalmente para criar sites na internet. Elá também é muito utilizada em gerenciadores de conteúdo, conhecidos como (CMS).

Que por sua vez contam com diversos recursos para postagens de textos, vídeos, fotos e links. Que é o caso das grandes plataformas como WordPress, Drupal e Joomla.

Um dos grandes diferenciais dessa linguagem está na sua portabilidade, podendo assim ser usada em várias plataformas diferentes com a criação de apenas um único script de códigos.

Além de ser livre de patentes e totalmente aberta a comunidade, o que deixa os programadores ainda mais incentivados e motivados em criarem e desenvolverem melhorias.

como programar com o php

Html

Pode ser que você esteja se perguntando por que ainda não mencionamos o Html como linguagem de programação. Pra sermos sinceros com você nós não esquecemos dele não.

Só fizemos questão de deixar ele por último pois o Html não é considerado um formato de linguagem de programação. Por isso como aprenderá programar Html se não estará programando usando essa linguagem?

Mas Então O Que É Html?

O Html é a abreviação de Hyper Text Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Como você pode perceber, o nome da linguagem já diz que esse tipo de linguagem não é destinada a programação.

Mas sim para fazer marcação de textos, estruturação de dados e ajustar informações mostradas em uma página da web.

O termo Html foi equivocadamente associado a programação pelo simples fato do programador usar essa tecnologia para desenvolver hipertextos para a leitura nos navegadores da internet.

Mas ele serve apenas para posicionar e inserir informações, não chegando a manipulá-las.

Então por esse simples motivo o Html não pode ser considerado uma linguagem de programação.

O Php, o JavaScript ou o C++, entre ostros já mencionados aqui. Esses sim são linguagens de programação, pois conseguem dar ordens e instruções para os sistemas para que eles executem as tarefas que foram programadas para serem executadas.

Html

Como Aprender Programação De Forma Gratuita:

Então agora que você já tem uma base muito mais sólida sobre programação, para que ela serve, e o que ode ser feito com ela.

E também já sabe mais sobre tipos de linguagens em que você deve focar, agora você está preparado para iniciar sua caminhada aprendendo como programar e conquistar sucesso nessa área.

E como meu intuito aqui é sempre ajudar você, saiba que uma das formas mais comuns para aprender como programar é através de instituições de ensino que ofertam cursos na área de Sistemas de Informação e Ciências da Computação.

O primeiro é totalmente voltado a programação para redes de computadores, e já o segundo é totalmente voltado a lógica de sistemas computacionais.

Mas o grande problema de tudo é saber a qualidade desses cursos, e dos materiais de estudo disponibilizados para conseguir formar programadores realmente capacitados.

Sem falar que o investimento para se ter acesso a esses treinamentos pode chegar a números um pouco altos. E isso infelizmente desmotiva o estudante fazendo com que ele desista do aprendizado.

Mas você pode ficar tranquilo que isso também tem uma solução. Hoje em dia com o avanço da internet você pode aprender como programar e estudar sem ter a necessidade de sair de casa, fazendo tudo pela web.

E pra melhorar ainda mais poderá aprender programação de graça, sem tem de investir um único centavo do seu bolso pra isso.

Então agora chegou aquela tão esperada hora de você se preparar para se especializar em uma área de seu interesse na programação sem tirar dinheiro do bolso.

Por isso preparei uma lista completa contendo diversos sites e plataformas onde é possível aprender como programar de verdade, são sites de empresas e instituições renomadas.

Sites E Plataformas Com Cursos Grátis Para Você Aprender Como Programar:

Daqui para frente, você vai encontrar uma excelente lista de sites e plataformas que disponibilizam treinamentos e conhecimento de forma gratuita, para pessoas que desejam aprender como programar e se especializar no assunto.

Muito deles oferecem certificados de conclusão, que pra você é uma ótima, pois assim poderá realmente provar que estudou e aprendeu como programar. E melhor que isso, que está capacitado para desenvolver games, programas, apps e muito mais.

Em muitos sites e plataformas mencionadas aqui também oferecem comunidades e fóruns para toca de ideias, experiências e informações com outros estudantes de programação.

Só lembrando que alguns deles são em inglês, mas muitos já tem muito material em português, mas não ignore-os. Talvez você precisará entender o idioma ou contar com a ajuda de alguém para conseguir entender as aulas e começar a aprender como programar.




Code Academy:

A Code Academy está entre as maiores plataformas de ensino na área da programação, além de ser uma referência e uma das mais usadas em todo o mundo.

Então pra quem pretende aprender como programar está plataforma é ideal.

Eles costumam abordar estudos introdutórios, apresentando projetos para os alunos praticarem as atividades para se desenvolverem.

Além é claro das aulas específicas sobre as principais linguagens de programação, que são elas:

  • JavaScript
  • CSS
  • PHP
  • Python
  • jQuery
  • Ruby
  • HTML

A plataforma também disponibiliza outros tipos de cursos, mas o seu foco principal é a programação.

curso grátis de programador - Code Academy

BitDegree:

O BitDegree disponibiliza uma enorme variedade e cursos grátis que vão desde desenvolvimento de games e programação. Eles oferecem cursos online de forma convencional e outro com sistemas de gameficação.

Os cursos disponibilizados em sistemas de gameficação enriquece conquistas e a interação durante o processo de aprendizado.

A única coisa que você precisará fazer é escolher o idioma do curso e começar seu estudos. Eles disponibilizam uma grande variedade de linguagens, mas as mais populares e abordadas são:

  • CSS
  • PHP
  • JavaScript
  • SQL
  • jQuery
  • HTML

O BitDegree também permitirá que você incorpore o Blockchain em seu processo de aprendizado. Pois existe recompensas além de um sistema de conquistas.

Isso serve para auxiliar os negócios a conseguirem recrutarem os talentos em tecnologia, além de conseguir assim fazer a medição do sucesso de seus cursos oferecidos na plataforma.

cursos gratuitos de programação - BitDegree

Free Code Camp:

O Free Code Camp é uma baita comunidade pra lá de gigante totalmente especializada em programação de código aberto.

Essa plataforma é muito interessante, pois ela oferece desafios diários, como por exemplo projetos para serem desenvolvidos, e com isso ainda premiam os alunos com certificados sobre a qualidade do programador.

O grande diferencial dessa excelente plataforma é que o estudante poderá fazer tudo conforme o seu tempo, sem ter de ficar preocupado com horários entre outras coisas.

Todos os cursos e treinamentos sobre como programar ensinados aqui são 100% grátis, e o estudante ainda conta com uma excelente ferramenta que vai ajuda-lo a encontrar outros programadores próximos a ele.

E sempre que tiver habilidades já desenvolvidas, você pode se inscrever em desafios de nível mais avançado e também em projetos de engenharia que são sem fins lucrativos.

Conheça algumas das linguagens abordadas por eles:

  • CSS3
  • Javascript
  • Node.js
  • React.js
  • D3.js
  • HTML5
  • Banco de dados
  • Git e Github

E caso necessite de auxílio, pode contar com a ajuda da comunidades de usuários da plataforma.

curso grátis de programador - Free Code Camp

MIT Open Courseware:

O MIT Open Courseware oferece todos os cursos de formação profissional incluindo os de graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Mesmo que você não faça parte do instituto, mesmo assim receberá treinamentos a nível da instituição.

Eles disponibilizam muitos materiais de estudo, e muitos deles são focados em ciência da computação. Assim você poderá completar uma graduação inteirinha ou então optar por treinamentos individuais.

Como por exemplo, você poderá encontrar curso de introdução em linguagens de programação como:

  • C
  • C++
  • Python e java

Treinamento gratuito de programação - MIT Open Courseware

Code School:

O Code School é uma excelente plataforma online que disponibiliza cursos grátis e também cursos pagos. Atualmente ela conta com mais de 1 milhão de alunos em todo o mundo.

A plataforma tem uma organização um pouco diferente das outras em seu sistema de aprendizado. Ela funciona desse forma:

  1. É você que vai escolher o trajeto de educação criado pelo instrutores da plataforma, e irá trabalhar com o material que receber deles;
  2. Você realiza a prática do que aprendeu direto na janela do seu navegador em seu computador, e na mesma hora já recebe o parecer o instrutor;
  3. A cada etapa de aprendizado você vai acumulando pontos até completar o curso;
  4. Em sua área de aluno você faz todo o monitoramento de seu progresso, como conquistas, materiais consumidos e selos recebidos.

Confira algumas linguagens abordadas pela plataforma:

  • Ruby
  • Elixir
  • PHP
  • Python
  • iOS
  • Bancos de dados
  • HTML e CSS
  • JavaScript

Com toda certeza é uma excelente plataforma para quem deseja aprender como programar e se tornar um excelente profissional.

aulas grátis de programação - Code School

Dash General Assembly:

O Dash General Assembly é um treinamento 100% online e gratuito que irá te ensinar todos os conceitos e os comandos básicos de desenvolvimento para web. E tudo isso poderá ser realizado no seu próprio navegador.

Você irá aprender linguagens como CSS3, JavaScript e HTML5. E como esses formatos de linguagens trabalham juntas para elaborar um incrível site moderno.

Você também vai ter de elaborar diversos pequenos projetos, que também utilizam esses tipos de linguagem juntas consecutivamente ao mesmo tempo. Então saiba desde já que você vai precisar criar um site.

Com a plataforma Dash, você terá um entendimento mais aprofundado à respeito do desenvolvimento para então criar um site.

Essa plataforma é excelente para iniciantes que não tem experiência nenhuma com programação e desenvolvimento.

curso grátis de como programar - Dash General Assembly

Codewars:

A plataforma Codewars é simplesmente fantástica, é uma plataforma para quem realmente gosta de desafios e deseja refinar suas habilidades.

Ela funciona basicamente dessa forma, o usuário recebe os desafios de programação que são diários, e assim que cumprir com suas tarefas irá conquistando mais experiência e também vai subindo de nível.

Mas saiba que a dificuldade das tarefas e desafios diários é progressiva, tornando-se cada vez mais complexos.

Você sempre poderá tirar dúvidas e fazer consultas de soluções interagindo com outros usuários e alunos da plataforma através da comunidade que eles disponibilizam.

E o mais divertido de tudo, é que de acordo com o nível alcançado, então daí você poderá elaborar seus próprios desafios. E também pode disponibilizar esses desafios e tarefas para outros estudantes do site tentarem resolver.

Na verdade é uma troca inteligente de experiências para enriquecer ainda mais o conhecimento de todos.

Confira algumas linguagens que aprenderá no Codewars:

  • C#
  • Ruby
  • Python
  • Java
  • SavaScript
  • SQL

Muito legal está troca de tarefas entre alunos, aprender como programar assim vai ficar ainda mais gostoso e motivador.

curso online grátis de programação - Codewars

The Odin Project:

O Odin Project acaba com todas as suposições sobre desenvolvimento de sites na web.

Pois quando você está tentando aprender como programar sozinho, então as coisas podem ficar difíceis e difícil de acompanhar todo o processo de desenvolvimento de todas habilidades necessárias.

Pode até ser que conheça as peças que compõe o quebra-cabeça, mas não sabe como fazer para encaixá-la no local correto.





Por esse motivo essa plataforma desenvolveu um processo bem lógico, provenientes das melhores fontes de educação online.

Você também poderá aprender a desenvolver muitos projetos durante o seu treinamento, que por sua vez será uma comunidade super ativa sempre à disposição pra te auxiliar caso tenha dúvidas.

Aqui no Odin Project você aprenderá a programar com as seguintes linguagens de programação:

  • Git
  • Javascript
  • Ruby e Ruby On Rails
  • Bancos de Dados
  • HTM
  • CSS

curso grátis para aprender programação - odin project

Code Conquest:

O Code Conquest é uma super plataforma que irá auxiliar você a aprender as noções básicas da programação.

Mesmo que nunca na sua vida você jamais tenha escrito um única linha ou muito menos saiba o que é a programação, então esse site com toda certeza vai te ajudar e muito a sair da estaca zero.

Nele você será guiado pelo seguintes processos de aprendizado:

  1. Em primeiro lugar aprender o que é programação;
  2. Escolher quais as linguagens deseja aprender;
  3. O site vai te encorajar a sempre estar melhorando o seu conhecimento;
  4. Conseguir aplicar o seu conhecimento e habilidades em problemas do dia a dia da vida real.

O site também disponibiliza uma enorme variedade de aulas e tutoriais para as seguintes linguagens de programação listadas abaixo:

  • JavaScript
  • PHP
  • Ruby
  • Python
  • MySQL
  • jQuery
  • HTML

Além das linguagens mencionadas acima, você também vai receber recomendações para melhorar e agilizar ainda mais o seu aprendizado. Com ferramentas e também outras plataformas.

cursos online gratuitos de programação - code conquest

Code.org:

O Code.org está disponível em português, e é mais voltada para ensinar programação a crianças, e devido a isso os conteúdos são mais adequados a eles. Não que você não possa participar, fique à vontade.

Os módulos do curso são divididos até por idade, desde o jardim de infância até o nível universitário.

Aqui você vai poder se jogar de cabeça em muitas horas de excelentes aulas gratuitas. E o mais legal de tudo é que o site consegue aproximar o conteúdo das aulas com o verdadeiro universo das crianças.

Por esse motivo é possível encontrar muitos conteúdos como:

  • Filmes;
  • Star Wars;
  • Jogos Eletrônicos como Flappy Bird e Minecraft.

curso gratuito online de como programar - code.org

Code Avengers:

Você vai adorar o Code Avengers, pois se gosta de criar jogos eletrônicos, aplicativos ou página na internet ele é pra você sem dúvidas.

A plataforma de cursos online de programação Code Avengers oferece treinamentos com foco na linguagem de cada especialidade que queira aprender.

Ela dispõe materiais de estudo desde níveis iniciantes até avançados. Aqui você vai aprender como programar praticando de verdade.

Assim você criar seu portfólio próprio e ainda acompanhar todo o seu progresso e desempenho através de uma plataforma com um layout atrativo e muito responsivo.

O site também disponibiliza muito conteúdo em português, que vai ajudar você e muito. Nessa plataforma você vai aprender linguagens como:

  • CSS
  • Python
  • Javascript
  • jQuery
  • Desenvolvimento de sistemas
  • HTML

curso gratis de programação - Code Avangers

Khan Academy:

De forma alguma poderíamos deixar de mencionar a Khan Academy, ela é praticamente a plataforma pioneira no ensino online grátis de programação.

Excelente oportunidade para iniciantes tomarem gosto pela coisa e se tornarem excelentes programadores.

O site disponibiliza a todos os alunos material didático, e vídeos bastante intuitivos. Oferecem também especialização em jogos e animações.

E caso goste, eles tem outros cursos de estudo com foco na matemática, economia e música.

Todos os treinamentos da plataforma são licenciado por grandes especialistas, e os estudantes são motivados a compartilharem o que eles aprendem em todas as fases do processo.

No Khan Academy você dominará com muita facilidade as linguagens de programação como: CSS, JavaScript, Banco de dados e Html.

escola gratis online de programação - Khan Academy

Web Fundamentals by Google:

Uma das criações do Google, que antes era chamada de HTML5 Rocks, e hoje é a Web Fundamentals by Google. Tem em seu principal objetivo fornecer tutoriais de alta qualidade sobre as últimas práticas de programação de todo o mundo.

A plataforma é mais recomendada para aqueles desenvolvedores e usuários que já estão em níveis intermediários ou avançados em como programar. Por isso tenha um conhecimento prévio antes de entrar nessa plataforma.

E se por acaso estiver a procura de uma excelente fonte de conhecimento, para somar com o que você já sabe. Então o Web Fundamentals by Google vai te ajudar e muito.

cursos gratuitos para programar - Web Fundamentals by Google

Udemy:

A Udemy é uma excelente plataforma digital, que também disponibiliza conteúdo em português, e dispõe de inúmeros cursos online de programador. Ela oferece tato cursos pagos, como também cursos gratuitos.

E se você der uma boa pesquisada na internet vai encontrar vários cupons de desconto para excelentes treinamentos pagos que sairão quase de graça.

Na plataforma Udemy você encontrará muitas opções de cursos voltados a desenvolvimento, onde aprenderá:

  • Desenvolvimento de games;
  • Criação de sites voltados para E-commerce;
  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Todas as linguagens de programação que desejar aprender;
  • Desenvolvimento de aplicativos e aplicações móveis.

curso gratuito online de programador - Udemy

Coursera:

Ela é praticamente a rainha de todas as plataformas de programação de todo o mundo, a Coursera é praticamente uma líder no ensino a distância pela internet.

Aqui as aulas são dadas por professores das universidades mais conceituadas e também por alguns centros de ensino renomados sobre o assunto.

Nesta plataforma você vai se deparar com uma gigantesca oferta de cursos em programação.

Desde treinamentos mais introdutórios, até os mais complexos possíveis que são administrados pela renomada Universidade de Londres.

Muitos materiais para estudo são disponibilizado em vídeos, sem falar na enorme quantidade de incríveis execícios para praticar.

A grande maioria dos cursos são gratuitos, mas o usuário também tem a opção de pagar se desejar se aprofundar mais ainda no assunto e dominar de vez a programação.

Na Coursera você encontrará diversos cursos, como:

  • Introdução à programação
  • Python
  • Java
  • C
  • Programação IoT
  • HTML
  • CSS

curso de como programar - coursera

Conclusão:

A programação é uma excelente área para se atuar, mas exige muito empenho e dedicação para aprender como programar, e principalmente para dominá-la. Você vai investir horas se realmente quiser aprender tudo o que deseja.

Mas como tantas opções para aprender programação de forma gratuita disponível, com toda certeza vai aprender se dedicando muito.

Saiba que existem muitos cursos pagos por ai em sites e plataformas, mas os sites mencionados aqui que disponibilizam cursos grátis para você aprender como programar já são mais que suficientes.

Neles você começará sua caminhada no universo da programação, e aprenderá muitos conhecimentos básicos necessários.

Saiba que você não precisa fazer todos os cursos mencionados nesse artigo, por isso escolha um conforme de acordo com seu perfil. Depois disso é se jogar de cabeça mergulhando em conhecimento.

Ficamos por aqui, e te desejamos muito sucesso pra você como programador 🙂

 

Leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.