Nesse nosso conteúdo de hoje iremos falar sobre programação para crianças, e quais são as melhores linguagens para elas. E também vamos mostrar os melhores sites de programação para elas poderem começar a aprender em casa, e as melhores linguagens.

Sabemos que aprender programação requer tempo de estudo e bastante dedicação, então ensinar linguagens de programação para os pequenos, e também para os adolescentes com toda certeza poderá ser um diferencial no futuro deles, isso é, caso eles peguem gosto pela coisa.

E vocês como pais jamais deixem de proporcionar para seus queridos filhos a oportunidade de aprender sempre mais, pois o conhecimento é realmente um diferencial na vida de qualquer pessoa.

Então, vamos lá aprender mais sobre programação para crianças?

linguagens de programação para crianças

Linguagens de Programação Para Crianças:

À partir de agora iremos abordar os quatro tipo de linguagens de programação para crianças, e entender um pouco mais sobre cada uma delas, que são elas:

Python:

O Python é uma linguagem de programação bem parecida com idiomas. Desde quando ela foi criada ainda nos anos 90, é utilizada até hoje para muitas aplicações, como por exemplo: sistemas operacionais, jogos e também inteligência virtual.

Essa linguagem é bem moderna, tendo tudo para tornar muito mais fácil o aprendizado da crianças e adolescentes. Sem falar que ela também é uma linguagem intuitiva.

Onde as crianças poderão focar seus pensamentos construindo ideias de programação e depois poderão se concentrar em transformar as ideias delas em comandos que uma máquina entenderá e obedecerá.

O Python também tem muitas funcionalidades introduzidas, o que é muito bom, pois muitos recursos que um programador necessita já vem nele como padrão.

linguagem de programação para criança

Java:

A programação para crianças em Java pode ser um pouco mais difícil no começo, mas não pense que seria fácil para um adulto também. Mas se iniciar o aprendizado por esse tipo de linguagem desde cedo, então as outras linguagens se tornaram muito mais simples.

O maior desafio para uma criança no início de seu aprendizado será compreender a sintaxe e aprender a instalar o JDK.

O Java oferece muitos recursos para facilitar ainda mais o aprendizado das crianças, como por exemplo: ferramentas diversas, kits e tutoriais. Pois essa linguagem já conta com uma boa bagagem online.

Sem falar que o Java é bastante semelhante com o C e C++, mas com funções de programação muito mais poderosa.

programação para criança - java

Ruby:

De todas elas, o Ruby é que apresenta a sintaxe mais adequada para programadores que são iniciantes. E justamente por esse motivo é a linguagem de programação para crianças mais recomendada.

Principalmente porque elas ainda não conhecem certos conceitos de programação.

O Ruby se destaca pelos seus códigos auto-explicativos, onde não é necessário ficar explicando os códigos um de cada vez.

Sem falar que ele também é muito famoso e popular, pois foi usado na criação da rede social Twitter, que hoje é usada em diversas plataformas populares.

linguagem ruby

C++

Essa linguagem de programação para crianças oferece uma abordagem bem mais matemática, por esse motivo é comum ela afastar os alunos. Principalmente uma criança. Mas como o Java, depois que aprende programação em C++ tudo fica mais acessível.

Essa linguagem é uma das preferidas de muitos desenvolvedores, mesmo havendo discordâncias à respeito, o C++ é a escolhida pelos grandes especialistas.

E ela é muito recomendada para quem está no início de seu aprendizado na programação, o que é ideal para as crianças, pois entender os seus princípios e seus fundamentos básicos é essencial.

Atenção, pois essa linguagem tem o poder de abrir muitas portas repletas de ótimas oportunidades para os Webmasters.

linguagem c++

Sites de Programação Para Crianças:

Então agora que você já sabe mais sobre programação para crianças, e que tipo de linguagens são mais recomendadas para elas, vamos ver agora alguns sites e plataformas online onde a meninada pode começar a estudar mais sobre programação, são eles:

Scratch:

O Scratch é um site bastante popular que ensina linguagem de programação para crianças de uma forma bem divertida, aqui elas aprendem contando histórias, criam jogos e também animações.

O site também permite que as crianças compartilhem sus projetos com outras crianças da comunidade. Sua interface é muito amigável para a garotada, foca bastante em programação em blocos.

E o melhor de tudo, esse site de programação para crianças é totalmente gratuito, muito simples de usar. Ela incentiva a criatividade das crianças, o trabalho em equipe e o raciocínio. E é todo em Português do Brasil.

curso programação para crianças

O Alice é uma plataforma online que ensina linguagens de programação para crianças com base em blocos, que incentiva e muito a criação de narrativas, animações, e até mesmo programação de simples jogos em 3d.

O site Alice motiva o aprendizado das crianças através da exploração da criatividade. Eles usam recursos de arrasta e solta e muito mais. E a plataforma é totalmente gratuita. Aqui suas crianças também podem aprender programação de graça.

escola de programação para crianças

Blocky Games:

A plataforma de programação para crianças Blocky Games utiliza em seu método de ensino muitos jogos educativos para ensinar as crianças a como programar. Plataforma mais que ideal para quem nunca teve nenhum contato com a programação.

A Blocky Games oferece para seus usuários uma interface amigável e bastante intuitiva, o que ajuda e muito no aprendizado. É de código aberto e os jogos são autodidáticos.

Blocky Games

Twine:

Esse site de programação para as crianças é recomendado apenas para as que já tem 12 anos de idade ou mais, o Twine é uma plataforma de código aberto, para os usuários contarem suas histórias de forma interativa e não linear, isso diretamente em HTML e criarem jogos específicos para iniciantes.

A plataforma é bastante intuitiva, basta digitar as palavras, inserir os colchetes e seguindo a orientação do próprio site de programação, o seu projeto já estará prontinho.

O Twine é grátis, oferece um editor muito simplificado e fácil de ser usado, e disponibiliza uma seção de perguntas e respostas para todos os seus usuários. Isso ajuda muito a tirar dúvidas.

twine

Swift Playgrounds:

O Swift Playgrounds se trata de um aplicativo exclusivo para iPad, recomendado para iniciantes, ele é baseado em quebra-cabeças para as crianças dominarem o básico usando esse App.

Que na verdade nada mais é que uma linguagem de programação que foi criada pela Apple.

O Swift oferece para estágios mais avançados, muitos desafios, que sempre levam seus alunos a playgrounds mais avançados ainda.

Eles disponibilizam todo o material de estudo, é ideal para iniciantes. Sem falar que é muito divertido e bastante interativo. Com certeza as crianças irão adorar.

Swift Playgrounds

Conclusão:

A programação para crianças não necessita ser tão complicada assim para os pequenos, e muito menos para seus pais. Hoje em dia há muitas linguagens que por sua vez podem sim ser muito mais fáceis de ser compreendidas.

Principalmente com o auxílio dos projetos certos que tendem a não desestimular, desencorajar e até mesmo assustar as crianças. Por isso projetos que permitem a interação com outras crianças com toda certeza poderão dar mais ânimo para elas durante o aprendizado.

Pois assim elas estarão compartilhando as suas ideias com outras crianças, e dessa forma podem ter muito mais ideias e assim aumentar sua criatividade.

Por isso sempre deixe o seu filho participar da escolha, sempre esteja com ele com o intuito de orientar. Mas não se esqueça que é importante que a criança tenha interesse.

Procure sempre motivar seu filho (a) a não desistir facilmente, claro que no começo a programação pode sim dar medo e até assustar. Mas lembre-se que os programadores de hoje também demoraram anos até se tornarem grandes profissionais.

Apresente a seus filhos a importância do estudo da programação, mostre a eles que ela está em praticamente tudo hoje em dia. Não tem mais como conviver sem ela. E se eles conseguirem absorver o que estão prestes a aprender, com toda certeza eles se motivaram ainda mais.

Então é isso, esperamos que tenha gostado de saber mais sobre programação para crianças e os tipos de linguagens ideais para elas inciarem. E esperamos também que tenha gostado de nossa lista de sites.

Ficamos por aqui, junte-se ao seu filho e boas aulas 🙂

 

Fique e leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.