• Post category:Sumário / Web

Saber o que é um banco de dados nem é tão complicado assim, é que devido ao corre corre do dia a dia isso até passa despercebido de nossos pensamentos.

Então pare só um pouquinho para pensar nisso que você se dará conta de que eles estão muito mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar.

Ele é tão presente em nosso dia a dia que somos nós mesmo que praticamente alimentamos todos eles diariamente. Ou quase todos eles.

Alimentamos os bancos de dados quando visitamos algum site ou loja virtual, quando utilizamos aplicativos, quando preenchemos algum cadastro online. Enfim, praticamente todos os recursos que a internet nos oferece atualmente geram dados e informações.

Então se deseja saber exatamente o que é banco de dados, fique conosco. Esse será um artigo muito breve, mas muito proveitoso.

o que é um banco de dados

O Que É Um Banco De Dados?

Um banco de dados nada mais é que um conjunto de informações e dados que de alguma forma foram coletados e armazenados, e que por sua vez se relacionam entre si de uma maneira muito organizada, fornecendo informações importantes sobre alguma coisa.

Em resumo um banco de dados então é o agrupamento de informações e dados que falam o mesmo assunto, e que necessitam ser armazenados em total segurança. Pois você ou alguém em algum momento poderão necessitar acessá-los com facilidade em algum momento.

Por isso é muito importante possuir um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Saiba que hoje em dia existem diversos sistemas de gerenciamentos. Falaremos mais sobre.

Qual A Importância Do Banco De Dados?

Um banco de dados tem a sua importância, e muito grande, pois ele permite que você consiga armazenar todos os dados e informações contidas em seu web site ou blog de uma maneira bem mais eficiente.

O que por sua vez irá permitir ao usuário uma melhor experiência, e que ele realmente consiga navegar e localizar todas as informações que ele precisa em sua pesquisa.

Esses dados e informações organizados e armazenados de forma correta, além de contribuir com a melhoria de experiência do usuário, também irá facilitar o trabalho da equipe de TI. Pois esses profissionais conseguiram acessar esses dados sempre que precisarem com facilidade.

Então se você tiver um site em WordPress, ou até mesmo em outra plataforma, saiba desde já que o banco de dados deles é essencial para o seu funcionamento, sendo uma das partes mais importantes de todo o site.




Principais Tipos:

Caso você não saiba, hoje em dia existem diversos tipos diferentes de bancos de dados, segue os mais usados:

SQL Server:

O SQL Server é um banco de dados que foi desenvolvido pela empresa Microsoft, ele é bastante conhecido e também muito usado. A linguagem utilizada na ferramenta é o T-SQL. Que por sua vez oferece muitos recursos avançados que facilitam a atualização e armazenagem dos dados seguramente.

banco de dados o que é - sql server

MySQL:

O MySQL se trata de um banco de dados relacional e que pertence a Oracle, a principal característica desse modelo de BD é que ele se trata de um Open Source. Ele usa linguagem SQL, funcionando com licenças de software livre e também comercial.

Ele se destaca muito pelo seu fácil uso, sem falar na sua segurança. Que permitiu que grandes empresas e também aplicativos usassem os seus recursos e funcionalidades. Sem falar que ele tem total integração com o PHP de praticamente todas as hospedagens de sites do mercado.

banco de dados o que e e para que serve - mysql

Oracle Database:

O Oracle é praticamente o sistema de gerenciamento de banco de dados mais usado em todo o mundo. Ele usa a linguagem SQL garantindo segurança e muitos recursos para seus usuários. Sem falar que ele pode ser instalado em diversas plataformas.

o que e banco de dados na informatica - oracle database

PostgreSQL:

Considerada como uma das principais alternativas do mercado, o PostgreSQL também é um gerenciador relacional Open Source. Ele oferece muitos recursos e funções avançadas, e também complexas.





Ele tem uma capacidade de conseguir suportar uma grande quantidade de dados com segurança, sem falar no excelente desempenho.

postgresql

NoSQL:

O NoSQL trata-se de um sistema de banco de dados não relacional, a sua utilização irá permitir que você tenha muito mais escala, sem falar que ele possui uma manutenção muito simplificada. O que ajudará na redução de gastos.

nosql

Redis:

O banco de dados Redis vem se tornando a cada dia que passa bastante popular entre os usuários, o mesmo também funciona como Open Source.  Onde através desse sistema, todas as informações e dados são armazenadas no formato de chave-valor.

Ele se destaca muito pela sua velocidade, facilidades de utilização e suas funcionalidades. Todo esse sistema do Redis conta com uma estrutura bastante versátil.

banco de dados redis

MongoDB:

O MongoDB também é um banco de dados Open Source e tem muito destaque no mercado. O seu sistema gira em Linux, Windows, OSX, usando a linguagem de programação C++.





Sua performance é ótima, e isso é devido a sua linguagem de programação, que tem a promessa de melhor desempenho em seu dia a dia.

mongodb

Breve Conclusão:

Como você viu um banco de dados nada mais é que dados que foram coletados e também organizados de uma forma bastante estruturada, cujo a finalidade é facilitar o seu acesso e o gerenciamento de todas as informações.

Como mencionamos você então poderá usar os sistemas de gerenciamentos de bancos de dados, como por exemplo o SQL Server, MySQL, Redis entre outros para gerenciar todos os seus dados facilmente. E mantê-los armazenados seguramente.

Por hoje é só, como dissemos no início, esse seria um artigo bastante breve, mas não menos importante. Ficamos por aqui, esperamos ter ajudado você a entender melhor o que é banco de dados. Até a próxima e sucesso 🙂

 

Aproveite para ler também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.