Publicidade

Caso você não saiba já tem bastante tempo que a plataforma Facebook, agora também denominada como “Meta” lançou para todos os seus usuários uma nova ferramenta, o “Marketplace”. Isso significa que além de ficar compartilhando o que gosta, e de ver o feed de notícias, você também poderá usar a ferramenta para efetuar compras e vendas em simples passos. Mas sempre fica a pergunta: como vender mais no Marketplace do Facebook?

 

Publicidade

Essa funcionalidade da rede social é grátis e com ela é possível localizar itens que estão a venda em sua localidade, ou o mais próximo de sua região, isso é possível pois a ferramenta utiliza a geolocalização, e também é simples e fácil de encontrar para comprar praticamente qualquer item a venda ou produtos divididos por categorias. Simplificando as buscas.

 

Então já que a ferramenta permite que os seus usuários encontrem facilmente o que querem comprar, o que está esperando para começar a vender seus produtos no Marketplace de uma das maiores mídias sociais do mundo?

 

Fique conosco até o fim, e saiba tudo sobre como vender mais no Marketplace do Facebook, aprenda como funciona esse recurso, como utilizar da melhor maneira para obter mais resultados e muito mais.

Publicidade

como fazer para vender mais no marketplace do facebook

O que é o Marketplace do Facebook?

Essa ferramenta da plataforma é um recurso que está totalmente disponível à todos os usuários da rede, e é totalmente gratuita, podemos dizer que a mesma trata-se de um campo de compras e vendas onde todos podem anunciar os seus produtos. Suponhamos que tenha um item parado que não usa mais ai na sua casa ou empresa, basta anunciar ele no Marketplace do Face, esperar que os interessados entrem em contato e por fim concluir a venda.

 

À tempos atrás quando esse recurso ainda não existia os usuários então usavam os grupos de compra e venda, que na verdade existem até hoje aos montes, mas no entanto hoje em dia não são tão usados mais com tanta frequência como um canal de divulgação e negócios.

 

Como esse recurso funciona?

É muito simples de entender como funciona o Facebook Marketplace, esse recurso é um local público dentro da rede social onde qualquer pessoa ou empresa pode colocar os seus produtos a venda bastando fazer um simples anúncio gratuito.

 

Fazendo uso da ferramenta, você poderá expor praticamente o que quiser a venda, existem alguma regras onde falaremos mais adiante. E quando algum cliente em potencial se interessar pelo produto que você está vendendo na plataforma basta então que ambos combinem a forma de pagamento e entrega seja usado aplicativos de mensagem como o WhatsApp ou o Messenger (recomendado).

 

Não podemos deixar de mencionar que qualquer tipo de transação realizada sendo ela de compra ou venda, a forma de pagamento e entrega do produto devem ser combinadas entre o vendedor e o comprador. A plataforma apenas disponibiliza um local para você poder divulgar os seus produtos e vender, a mesma não se responsabiliza por qualquer que seja a negociação. Assim como a plataforma de Marketplace OLX já faz à muito tempo.

 

Quais produtos não podem ser vendidos no Maketplace do Facebook?

Como você já sabe toda plataforma de anúncios, sendo eles gratuitos ou pagos tem as suas regras, e é claro que aqui não seria diferente, por isso preparamos uma lista contendo segundo as Políticas Comerciais do Facebook os produtos e itens que não podem ser anunciados e vendidos no Marketplace, segue:

 

  • Produtos para adultos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Animais;
  • Partes ou fluidos corporais humanos;
  • Mídia digital e dispositivos eletrônicos que facilitem ou incentivem transmissões de conteúdo digital de forma não autorizada ou interferências na funcionalidade de dispositivos eletrônicos;
  • Discriminação em geral;
  • Os classificados do Marketplace do Facebook não devem promover a compra ou venda de documentos, moedas, instrumentos financeiros e moedas virtuais, reais ou falsos;
  • Jogos de azar;
  • Os anúncios não devem promover a compra ou venda de substâncias ou materiais perigosos;
  • Exploração humana e serviços sexuais;
  • As publicidades de produtos comerciais não devem promover oportunidades de emprego. Essa proibição inclui oportunidades de emprego que descrevam produtos ou modelos de negócios associados, bem como oportunidades de emprego enganosas, ilusórias, fraudulentas ou com um modelo de negócios pouco claro;
  • Produtos médicos e para saúde;
  • Nenhum item ou produto à venda: As divulgações não devem promover notícias, humor ou outro conteúdo que não ofereça nenhum produto para venda;
  • Produtos sujeitos à prescrição médica, medicamentos e acessórios para drogas;
  • Os classificados não podem ter produtos ou serviços posicionados de maneira sexualmente sugestiva;
  • Os anúncios não devem promover a compra ou venda de produtos de recall;
  • Serviços não devem ser organizados em listas;
  • Bens roubados;
  • Anúncios não devem promover a compra ou venda de conteúdo digital que pode ser baixado, assinaturas e contas digitais;
  • Os classificados não podem conter conteúdo que infrinja ou viole os direitos de propriedade intelectual de terceiros;
  • Um anúncio não deve promover a compra ou venda de produtos de tabaco ou itens relacionados;
  • Armas, munições e explosivos.

Fonte: Políticas Comerciais do Facebook.

 

O que posso vender no Marketplace do Facebook?

Qualquer tipo de produto ou serviço que não esteja relacionado com a lista a cima pode ser anunciado e vendido nos classificados do Marketplace da rede social. Caso ainda esteja com dúvidas, comece então a visitar com mais frequência essa seção e veja quais são os produtos que geralmente são anunciados. Podemos garantir que encontrará de tudo um pouco.

 

Você pode simplesmente vender também produtos usados, aquilo que não está servindo mais pra você pode muito bem servir para outra pessoa, então se tem coisas paradas ai em sua casa, e que não usa mais, faça um levantamento de tudo e lucre vendendo esses itens no Marketplace do FB.

 

Como acessar o Marketplace?

Para conseguir acessar o Marketplace do Facebook, você precisa é claro em primeiro lugar possuir uma conta criada na rede social, mas isso temos mais que absoluta certeza você já tem, afinal de contas quem hoje em dia não tem um perfil no FB. Então já tendo um cadastro não irá precisar mais nenhum outro para ter acesso a todas as funcionalidades da ferramenta.

 

Para acessar o Marketplace via computador, clique então no ícone que representa o mesmo, que é aquele ícone muito parecido com uma barraquinha dessas de rua. Acessando pelo pc esse atalho sempre estará no menu do lado direto da sua tela, ou então também na parte de cima, ou seja na parte superior.

 

E para fazer o acesso da ferramenta pelo seu smartphone, também é bastante simples, você só precisará ter o app do Face já baixado e instalado em seu aparelho celular. Procure pelo mesmo ícone como já mencionamos a cima, ou então clique naqueles 3 traços que ficam do lado direito da tela que você será redirecionado para a tela de menu principal, e lá terá a opção para acessar o Marketplace pelo celular.

 

Como vender através do Marketplace do Facebook?

Se os produtos que você tem para vender, ou os serviços que tem para oferecer atenderem e estiverem dentro das políticas da plataforma, então pra começar basta iniciar o cadastro dos mesmos. Saiba que cada item disponibilizado por você possuirá uma página específica contendo todas as informações que você cadastrou, como por exemplo fotos, descrição do produto, preço, prazo de entrega entre outros.

 

Saiba que quando você efetua a criação de um anúncio no recurso Marketplace do Facebook, o mesmo ficará então associado ao seu perfil, assim sendo quando os possíveis compradores dos seus produtos começarem a entrar em contato com você, a comunicação de vocês será totalmente feita pelo seu perfil. Muitos criam perfis falsos pra isso, nós não recomendamos, afinal de contas eles não passam credibilidade nenhuma.

 

Como vender mais pelo Marketplace do Facebook?

Se quer mesmo vender mais nessa plataforma preparamos algumas dicas que acreditamos serem essenciais para ciar um bom anúncio, poder deixar ele mais atraente e vender, confira:

 

Usar imagens com boa qualidade:

Tenha sempre em mente que se quer mesmo chamar a atenção dentro do Marketplace da rede social, saiba que é mais que essencial que você use fotos de qualidade. Mas vou então precisar comprar uma máquina fotográfica profissional pra isso? Claro que não! Usando o seu smartphone conseguirá tranquilamente tirar fotos de qualidade. Veja algumas dicas simples:

 

  • Procure sempre tirar as fotos de perto e em vários ângulos para assim poder mostrar todos os detalhes do seu produto;
  • Faça as suas fotos sempre em um local que seja bem iluminado;
  • Use 10 fotos por anúncio (limite da plataforma), isso fará com que seu classificado ganhe mais destaque, já que a maioria dos anunciantes usa apenas 1 foto.

 

Faça uso de gatilhos mentais:

A primeira coisa que as pessoas veem em um anúncio em uma mídia social claro que é a imagem, mas o que realmente faz ela tomar a decisão de clicar e saber mais são os gatilhos mentais. O título do anúncio e a sua descrição tem de chamar a atenção, por isso nossa recomendação é que faça sempre uso de alguns deles, que são eles:

 

  • Razão;
  • Escassez;
  • Especificidade;
  • Preço de referência ou âncora.

 

Aprenda como criar anúncios para produtos no Marketplace do Facebook para vender mais:

E para você que nunca criou nenhum anúncio ainda nessa seção de vendas do FB, preparamos um passo a passo simples e descomplicado pra você criar seu primeiro classificado. E se quiser já pode começar a aplicar, e quem sabe já consiga a sua primeira venda, segue as dicas:

 

  1. Em primeiro lugar é preciso que você acesse a seção Marketplace, já te ensinamos a fazer isso tanto pelo celular, quanto pelo computador e clique “Criar um novo Classificado”;
  2. Em seguida basta escolher qual é o tipo de classificado que deseja fazer, ele pode ser um anúncio de produtos diversos, veículos em geral e até mesmo imóveis para aluguel;
  3. Agora chegou a hora de você cadastrar as fotos, e como já mencionamos também, use o máximo possível de fotos num total de 10, e jamais esqueça da qualidade das mesmas;
  4. Adicione agora um bom título pro seu classificado, de preferência a títulos curtos, mas que os mesmos deixem claro do que se trata;
  5. Insira agora o valor do seu produto, quanto ele irá custar para quem estiver interessado nele;
  6. Escolha uma categoria onde deseja alocar esse produto, escolha sempre uma categoria que realmente esteja relacionada ao seu produto;
  7. Faça uma descrição completa do que você está vendendo, descreva todos os detalhes da sua mercadoria, procure descrever a maior quantidade de informações que puder;
  8. Forneça sempre uma localização real e detalhada de onde está localizado o produto a venda;
  9. Caso seja uma empresa, e tem estoque de muitos produtos iguais, então basta anunciar como empresa e escolher a opção de “Anunciar como em Estoque”. E se for uma pessoa física anuncie simplesmente como “Anunciar como um item Único”;
  10. E por último basta clicar em “Publicar Anúncio”, o mesmo passará por uma breve análise pela plataforma, e em seguida se estiver tudo ok o mesmo já estará aparecendo no Marketplace.

 

Será que o Marketplace do Facebook é confiável e seguro?

Muitos usuários da rede social tem essa mesma dúvida, claro que como em qualquer negociação pode existir riscos, principalmente quando essa transação é feita de uma forma diferente digamos assim, não é igual pegar o seu cartão de crédito e realizar uma compra em um site de E-commerce.

 

Aqui se você é o vendedor então tratará de fechar a venda diretamente com o comprador, seja via aplicativos como o Messenger da própria plataforma, ou via WhatsApp. E se for o comprador a mesma coisa, os cuidados e as devidas atenções para vendas e compras são bastante difundidos na internet, mas vale sempre relembrar alguns cuidados extras:

 

  • Tome cuidado com o local combinado pra realizar a entrega de seus produtos, escolha sempre locais públicos, pois os mesmo oferecem muito mais segurança;
  • Em hipótese alguma forneça os seus dados pessoais como RG, CPF, numeração de cartão de crédito ou conta bancária;
  • Outra dica é procurar sempre manter a negociação no Messenger, mesmo que o interessado peça para ir pro Whats tente ao máximo sempre fazer suas negociações de venda no Messenger. Essa é uma dica muito importante, pois depois de fechada a venda e a entrega da mercadoria o comprador não ficará com o seu número de telefone. A não ser que você seja uma empresa e trabalhe com estoque. Mas se for se desfazer de algo usado opte sempre pelo Messenger;
  • Jamais entregue algum produto sem receber antes, uma dica é, abra uma conta no PagSeguro, lá você poderá gerar links pros seus produtos já com o preço e enviar imbox pro comprador pelo Messenger. Assim quando a conformação da compra cair no seu e-mail é só entregar, dessa forma fica livre de golpes;
  • De um voto de confiança para as pessoas que estão interessadas em seus produtos, afinal de contas ainda existe muita gente de bem, basta tomar os devidos cuidados que temos certeza que irá vender no Marketplace do Facebook sem problemas.

 

Plataformas de E-commerce ou o Marketplace do Facebook?

Como você pode perceber, fazer vendas no Marketplace de uma das maiores redes sociais do mundo é extremamente simples assim como seria em outro Marketplace, mas o que de fato jamais pode ser deixado de lado são algumas desvantagens como: pode ser que as pessoas que estejam passando pelos seus classificados não pertencem ao seu verdadeiro público, e assim nem mesmo notarão sua marca.

 

Devido a isso nossa dica é que considere desde já a hipótese de iniciar seu próprio E-commerce, claro poderá continuar vendendo nos Marketplaces, mas tendo a sua própria loja virtual online será ótimo, pois dessa forma conseguirá acabar com a conhecida dependência, o que não é algo muito bom.

 

Suponhamos que você sempre utiliza o mesmo canal de vendas para divulgar e assim conseguir vender os seus produtos, mas dai de repente o mesmo decide de uma hora pra outra sair do ar como já aconteceu com muitas, o que deixará você e o seu negócio na mão, ou seja tudo ficará parado. Assim sendo se o FB remover a seção Marketplace da rede o seu negócio está off-line.

 

Conclusão:

Como pode perceber ao longo de todo o texto, saber como vender no Marketplace do Facebook é uma ótima coisa, pois poderá vender tanto produtos usados cujo não usa mais e estão ai na sua casa juntando poeira, como também poderá divulgar e vender produtos novos sem ter de gastar com anúncios.

 

Então para você não esquecer das nossas dicas de como vender mais no Marketplace do Facebook, vamos agora então fazer uma breve recapitulação delas:

 

  • Não divulgue produtos proibidos conforme mencionamos;
  • Sempre use imagens e fotos com boa qualidade;
  • Procure em todos os seus classificados colocar 10 fotos;
  • Utilize gatilhos mentais para persuadir os interessados;
  • Escolha um bom título e uma boa descrição para seus classificados;
  • Jamais esqueça de colocar quanto custa o produto a venda;
  • Coloque sempre o item a venda dentro da categoria correta;
  • Forneça sempre a localização do item;
  • Atenção com o local combinado para entrega;
  • Use de preferência o Messenger para conversar com os interessados;
  • Não entregue nada nunca antes de receber;
  • De um voto de confiança para as pessoas tomando os devidos cuidados recomendados.

 

Então é isso, ficamos por aqui, esperamos ter conseguido ajudar você que deseja vender no Marketplace do Facebook mas ainda estava com dúvidas. Sucesso e boas vendas 😉

 

Leia também:

Conheça Quais São as Melhores Plataformas de E-commerce.
Dicas de Como Divulgar Seu Site na Internet.

Publicidade