Se está pesquisando sobre quais são as melhores plataformas de Marketplace para vender, então é muito provável que tenha produtos aí, e claro que deseja vendê-los certo?

 

Fizemos questão de preparar um conteúdo com as plataformas mais recomendadas, onde também falaremos sobre suas vantagens e desvantagens, e quais são as suas principais características.

 

Como o nosso intuito aqui é sempre ajudar você, preparamos várias dicas importantes para obter o sucesso que deseja nesse mercado e assim poder conseguir realizar muito mais vendas.

 

Fique conosco até o fim desse artigo, e conheça quais são as melhores plataformas de Marketplace para vender online, esse guia tem o principal objetivo de auxiliar você a conseguir definir qual delas é a ideal para o seu perfil e tipo de negócio.

plataforma de marketplace para vender

O que é um Marketplace?

Um Marketplace é um local para a realização de vendas e compras dos mais variados tipos de produtos e vendedores, tanto no universo digital como também no universo físico, como por exemplo temos as feiras livres que acontecem em praticamente todas as cidades do mundo.

 

Marketplace vem do inglês, e é o resultado da soma de 2 palavras: “market” significando mercado, e “place” que significa lugar ou local. Os mesmos vem crescendo exponencialmente na internet, e tem movimentado muitos negócios e muito dinheiro.

 

Plataformas de Marketplace permitem que potenciais clientes consigam ter acesso ao mesmo produto, mas com a possibilidades de encontrar diferentes tipos de preços, pois afinal também tem diferentes vendedores. O que irá ajudar e muito na hora de escolher algum item pra comprar.

 

Vantagens e desvantagens do Marketplace:

Antes que comece a usar qualquer um dos Marketplaces para vender que mostraremos em nossa relação, é importante que conheça quais são as principais vantagens e as desvantagens que esse tipo de plataforma oferece. Se quer destaque em seus negócios, saber dessas informações é essencial.

 

Vantagens:

 

  • Visibilidade: como essas plataformas de Marketplace recebem milhares de visitas diariamente, divulgar sua loja virtual e os seus produtos pode sim ser bem válido. Já que assim os seus itens a venda serão mostrados para novos compradores, fazendo sua carteira de clientes crescer;
  • Diversidades de público: como diferentes pessoas podem é claro buscar pelo mesmo produto, então claro que a possibilidade de você conseguir chegar a diversos públicos diferentes é muito maior, assim sua marca se tornará bem mais reconhecida;
  • Crescimento no volume de vendas: fazer uso de uma boa plataforma de Marketplace juntamente com a sua loja virtual só irão fazer crescer o seu volume de vendas, mas fique sempre atento com o seu estoque para não vender pro mesmo cliente o mesmo item 2 vezes;
  • Plataforma já é pronta e não precisa de programação ou conhecimento em T.I.: os principais objetivos desses sites de Marketplace são vendas instantâneas, assim sendo os visitantes e clientes apenas desejam conhecer o que querem e realmente comprar.

 

Desvantagens:

 

  • Dependência da plataforma: se por ventura você resolva encerrar de uma vez por todas as suas atividades dentro do Marketplace, saiba então que os seus clientes não conseguiram mais localizar sua marca e seus produtos naquele local;
  • Concorrência alta: como essas plataformas de vendas online oferecem muitas possibilidades de compra do mesmo item para as pessoas, e com preços diferentes, ao fazer uso de um Marketplace terá que fazer diferente e melhor que seus concorrentes para conseguir se destacar;
  • Sujeito a aumento de taxas e obrigatoriedades: saiba que essas plataformas tem suas próprias políticas e normas próprias regidas por elas para você poder fazer a comercialização dos seus produtos. Por esse motivo fique sempre atento, pois ocorrem muitas alterações das taxas cobradas por eles, assim não perderá seu tempo e nem o seu dinheiro;
  • Influências sobre a importância da marca: o principal objetivo dentro do Marketplace são sempre os produtos e não as empresas que estão por de traz deles. Devido a isso, pode ocorrer dos clientes acabarem demorando um pouco mais pra conhecer a sua marca. O que já não acontece com as lojas virtuais, onde os clientes primeiramente conhecem a empresa e depois os produtos.

 

Melhores plataformas de Marketplace para vender:

Agora que já sabe o que é Marketplace, o que significa, quais são as suas principais vantagens e desvantagens, chegou a hora de conhecer em detalhes mais informações sobre esses mercados:

 

Amazon:

Fundada em 5 de julho de 1994 por Jeff Bezos, sendo considerado na época um dos homens mais ricos de todo o planeta, a Amazon é com toda certeza uma das melhores plataformas de Marketplace para vender produtos online. Mesmo ela liderando o mercado em praticamente todos os países onde atua, aqui no Brasil ela ainda não está entre as primeiras dos grandes Mercados. Mas isso não faz dela menos importante. Oferece prazos competitivos, uma ótima imagem e uma enorme credibilidade.

 

Mercado Livre:

O Mercado Livre está entre os melhores Marketplaces para se vender, e não é por menos, contando com mais de 10 milhões de vendedores, ofertando produtos de diversas categorias e nichos diferentes, ele ocupa atualmente  na América Latina uma posição desejada por muitos, sendo a mais valiosa de todas. Aqui é possível vender praticamente de tudo, e a plataforma oferece vários recursos pros seus vendedores.

 

Magazine Luiza:

O Marketplace da Magazine Luiza é perfeito para aqueles empreendedores que querem potencializar ainda mais os seus resultados e ganhos de seu negócio. Sendo ele um dos e-commercers com mais prestígio em nosso país, conquista a cada dia mais a confiança da população brasileira pela sua praticidade, agilidade e com a sua integração com diversas lojas de todo o Brasil.

 

Ao fazer uso desse Marketplace para vender você terá muitos recursos disponíveis para alavancar suas vendas ainda mais, como o aplicativo Magalu, uma plataforma multicanal, que oferece uma excelente experiência para o usuário em compras do varejo, Magalu Entregas, Magalu Ads, Magalu Pagamentos e mais.

 

Netshoes:

Como já sabe a gigante Netshoes está entre as melhores plataformas de Marketplace para vender artigos esportivos em geral, então se pretende ou já atua nesse nicho é o lugar ideal. A mesma recebe em média 54 milhões de visitantes todos os meses. Pra iniciar basta efetuar um breve cadastro, aguardar sua aprovação e vender.

 

Americanas Marketplace:

A plataforma Americanas Marketplace também está entre as gigantes do mercado englobando diversos sites que já são líderes em vendas na web, como por exemplo o Submarino, o Shoptime e claro as Lojas Americanas. A grande vantagem desse Marketplace é que eles não exigem nenhum investimento mínimo por parte dos vendedores pra começar. O mercado trabalha com o sistema de comissionamento e a quantidade dos mais variados nichos é gigantesca.

 

Via:

O Via é um excelente mercado para vender na internet, a plataforma obteve um crescimento no ano passado de aproximadamente 130%, a mesma também é a responsável por gigantes do Marketplace como o Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Um ótimo lugar pra se vender, mensalmente eles registram em média mais de 1 milhão de vendas (pedidos). Praticamente qualquer nicho se encaixa nessa plataforma de Marketplace.

 

Madeira Madeira:

O Madeira Madeira foi criado em 2009 no estado do Paraná, mais precisamente em Curitiba, esse Marketplace se destaca por ser a maior empresa de produtos e itens para o lar de todo o país. Hoje em dia ela vale mais de 1 bilhão de dólares no mercado, a mesma realiza aproximadamente 8 mil entregas diárias.

 

Shopee:

A plataforma de Marketplace para vender online da Shopee é excelente para quem procura sempre por inovações e por formas de diferentes de conseguir realizar vendas. Contando com pouco mais de 5 anos de atuação no mercado o seu App já foi baixado por 200 milhões de pessoas. Uma das grandes vantagens dessa plataforma está nas suas taxas de venda, que provavelmente são as melhores entre os mercados online.

 

Elo7:

Caso o seu objetivo seja vender produtos relacionados à artesanato, a Elo7 é considerada a maior empresa de comercialização de produtos e itens autorais de toda a América Latina. A plataforma conta hoje com mais de 80 mil diferentes lojistas em 3700 cidades do país, e uma quantidade de vistas mensais de 23 milhões de acessos. Tem produtos criativos, então venda aqui.

 

Walmart Marketplace:

O mercado da Walmart Markeplace pode ser muito bom se você estiver iniciando a sua jornada nas vendas online, esse Marketplace se baseia no SKU, no estoque, em atualizações em tempo real e mais. Mas por outro lado a empresa não mostra claramente informações à respeito de custos e de comissões.

 

Submarino:

O grande e principal ponto positivo para usar essa plataforma de Marketplace para fazer vendas está no fato deles simplesmente possuírem um tráfego de visitantes gigantesco diariamente, o Submarino oferece pros seus usuários recursos de marketing aliados a tecnologia. É só cadastrar-se, aguardar a aprovação e já poderá vender. Oferecem diversas formas de pagamento e sistemas antifraude.

 

Centauro:

A plataforma de Marketplace de vendas de produtos da Centauro também é bastante voltada paro o nicho de esportes, recentemente ela conseguiu fazer a aquisição das operações da Nike aqui no Brasil. O que fez dela a única e exclusiva distribuidora autorizada dessa conceituada marca.

 

Shoptime:

Além de ser uma ótima plataforma de Marketplace para vender produtos dos mais variados, o Shoptime oferece um diferencial bastante atrativo pros seus usuários, que é o seu canal na Televisão que tem uma grande audiência. Suas comissões partem de 16% em cima da venda de cada produto. E não podemos deixar de mencionar que eles são donos de umas das maiores listas de contatos de e-mails, possuem muitos seguidores no YouTube, no Instagram e no Fb.

 

Extra:

O Marketplace Extra surgiu em 2013, partindo de uma extensão mercadista, eles possuem um sistema de Marketplace que lista os produtos dentro da própria plataforma. Nela podem ser adicionados mercadorias das mais variadas categorias de nichos, o site consegue atrair muitos visitantes diariamente, ultrapassando 10 milhões de clientes.

 

Global Fashion Group (GFG):

A grande maioria das pessoas não conhece o Global Fashion Group por esse nome, mas o conhecem pelos sites de E-commerces que estão ligados à ele, que são eles a dafiti.com (moda), a kanui.com.br (artigos esportivos) e a tricae.com.br (produtos para crianças e bebês). Ambos famosíssimos na internet. Cada um desses E-commerces mencionados são excelentes opções para você colocar os seus produtos em grandes E-commerces que só vendem apenas um nicho em específico.

 

Aliexpress:

O Aliexpress é uma plataforma de Marketplace da China muito conhecida pelos brasileiros, a mesma abriu suas portas para os vendedores aqui do Brasil anunciarem e venderem seus produtos. Eles oferecem a menor taxa de comissionamento, mas por outro lado contam com uma alta relevância no mercado, principalmente de eletrônicos. Suas visitas mensais chegam a números expressivos, onde atualmente recebem 43 milhões de acessos.

 

OLX:

A OLX é praticamente um dos Marketplaces mais populares de todo o Brasil, atualmente está entre as 25 plataformas de vendas online mais acessadas. A mesma é conhecida por todos pela comercialização de produtos seminovos e usados. Mas atualmente ela passou por uma atualização onde vender produtos novos também pode ser uma boa opção, nessa atualização incluíram também a forma de pagamento OLX Pay para facilitar ainda mais suas vendas e envios.

 

Carrefour Marketplace:

No ano de 2021 a gigantesca e conhecidíssima rede de hipermercados Carrefour investiu pesado para alavancar sua plataforma de Marketplace, o Carrefour Marketplace. Já contam com mais de 25 milhões de visitas mensalmente, oferecem pros seus consumidores o seu próprio cartão, permitindo assim que compras possam ser parceladas em até 24x.

 

Enjoei:

A plataforma de mercado online de vendas de produtos da Enjoei é bastante voltada para o público mais jovem, e jovem adulto, o site iniciou basicamente como um simples brechó na internet. Um lugar onde era praticamente realizar vendas daquelas peças de seus vestuário que nem usa mais. Mas atualmente com o crescimento do seu Marketplace, a plataforma online se transformou em uma gigante vitrine que comercializa diversos produtos, como móveis, aparelhos de celular, notebooks, e até mesmo joias.

 

Marketplace do Facebook:

A rede social liberou a função pros seus usuários em 2016, a plataforma de Marketplace do Facebook é bem mais que um simples local para vender itens, ela trata-se de uma integração totalmente única e exclusiva da plataforma. Onde a finalidade principal é conseguir tornar mais próximo vendedores e compradores. O Facebook já está concretizando muitas parcerias com grandes do mercado como a Shopfy e muitas outras grandes plataformas de E-commerce.

 

Casas Bahia:

É praticamente impossível uma pessoa que não conhece as Casas Bahia, a mesma está presente fisicamente em mais de 17 estados espalhados pelo Brasil, nas mais diversas regiões. Mas a abertura da sua plataforma de Marketplace para vendas na internet só teve o seu início mesmo em 2015. A mesma não cobra taxas fixas, somente taxas por vendas realizadas, sem falar na visibilidade de sua marca que é gigantesca.

 

Ponto Frio:

A conhecida loja Ponto Frio foi a pioneira entre as grandes redes de eletrodomésticos a começar a investir em publicidade e propagandas na televisão, isso à muito tempo atrás. Contanto atualmente com 12 milhões de visitantes mensais, o Marketplace do Ponto Frio é de grande importância, principalmente se a sua área de atuação for de eletrodomésticos ou móveis em geral.

 

Estante Virtual:

A Estante Virtual é uma plataforma de Marketplace para vender livros e sebos, o seu App já registrou mais de 23 mil downloads de cartilhas, isso somente no seu primeiro mês de funcionamento. O site deles disponibiliza  um serviço de lojas virtuais especializadas em sebos de todo o Brasil, e realiza a integração em tempo real com o estoque físico de todas as lojas cadastradas na plataforma.

 

Como vender mais nos Marketplaces?

Agora que já sabe quais são as melhores plataformas de Marketplace para vender na web, confira também algumas dicas essenciais para você conseguir obter ainda mais resultado nesses mercados. Não interessa qual delas escolherá pra trabalhar, mas em ambas existem regras que devem ser levadas muito à sério,  pois caso infrinja as normas das políticas de uso delas poderá até mesmo ser banido definitivamente delas.

 

  • Ao se cadastrar em um Marketplace leia sempre as regras, normas e políticas;
  • Procure saber quais são os tipos de produtos que podem ou não ser vendidos nelas;
  • Use sempre imagens de alta qualidade;
  • Elabore títulos e descrições atraentes para os seus anúncios se destacarem;
  • Cadastre sempre o produto na categoria correta;
  • Informe sempre o prazo de entrega;
  • Consiga boas avaliações dos seus clientes;
  • Atenda-os da melhor forma possível, respondendo todas as dúvidas que eles tiverem com muita rapidez e transparência;
  • Ofereça mercadorias de boa qualidade e com preços que são competitivos;
  • Procure evitar ao máximo atraso no prazo de entrega;
  • Analise os seus concorrentes.

 

Conclusão:

Conhecendo praticamente tudo sobre plataformas de Marketplace, o que elas são, como funcionam, suas principais vantagens e desvantagens, o que precisa fazer é analisar as suas reais necessidades, e assim poder escolher a que mais se adequa ao perfil do seu negócio.

 

Então, pra não esquecer quais são as melhores plataformas de Marketplace para vender produtos online, recapitule rapidamente quais são elas:

 

  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza;
  • Netshoes;
  • Americanas Marketplace;
  • Via;
  • Madeira Madeira;
  • Shopee;
  • Elo7;
  • Walmart Marketplace;
  • Submarino;
  • Centauro;
  • Shoptime;
  • Extra;
  • Global Fashion Group (GFG);
  • Aliexpress;
  • OLX;
  • Carrefour Marketplace;
  • Enjoei;
  • Marketplace do Facebook;
  • Casas Bahia;
  • Ponto Frio;
  • Estante Virtual.

 

É isso, chegamos ao fim de mais um conteúdo onde falamos sobre sites de Marketplace, esperamos ter ajudado e faça uma boa escolha. Sucesso 😉

 

Leia também:

Aprenda Quais São as Melhores Cores Para Loja Virtual.
Como Ganhar Dinheiro na Internet: Dicas, Ideias e Formas.