• Post category:Marketing

Para você não ser prejudicado em suas campanhas de e-mail resolvemos criar este guia para mostrar quais as melhores ferramentas de e-mail marketing estão presentes no mercado atualmente.

 

Saber como escolher a ferramenta certa, que atenda os seus requisitos pode ser uma tarefa que exigirá paciência e tempo, pois afinal de contas são resultados que estão em jogo.

 

Hoje em dia como você mesmo já deve saber existem diversas ferramentas de e-mail no mercado, mas como nossa intenção aqui é facilitar a sua vida iremos citar somente as melhores.

 

Assim economizamos o seu tempo, que não vai precisar ficar por aí pesquisando até encontrar por elas.

 

Então, vamos lá conhecer quais são as melhores ferramentas para e-mail marketing que são tão importantes para o marketing digital.

ferramenta para email marketing

O que é uma ferramenta de e-mail marketing?

Antes da gente entrar em nosso assunto principal, é muito importante antes que você saiba o que são essas ferramentas.

 

Essas ferramentas nada mais são que softwares de automação, que tem a finalidade de ajudar você a atingir seus objetivos de marketing.

 

Então com uma ferramenta dessa em mãos, você poderá facilmente fazer todo o gerenciamento de suas campanhas. Conectando-se com sua audiência através de e-mails.

 

Conforme a sua lista de contatos vai aumentando vai ficando muito mais difícil de enviar centenas de milhares de mensagens todos os dias de forma manual. Então essas ferramentas enviam tudo para você automaticamente. Basta fazer um prévia configuração antes.

 

Como você sempre estará capturando contatos, seja eles via newsletter, ou em páginas de captura e até mesmo em popups.

 

Usando uma ferramenta de e-mail marketing você estará simplificando todo esse processo facilmente, e melhorando assim a sua produtividade.

 

Essas ferramentas são incríveis pois elas te fornecem vários dados, como por exemplo, quem abriu o e-mail, quem abriu e clicou no seu link, quem abriu e não clicou. Entre muitas outras funcionalidades.

 

Dessa forma você poderá rodar uma campanha de e-mail, em seguida fazer toda a analise dela, verificar como foi o seu desempenho. E assim ir ajustando ela para as próximas campanhas.

 

Por que usar uma ferramenta de e-mail marketing?

Conforme pesquisas e estatísticas, os grandes profissionais de marketing online de todo o planeta afirmam que o e-mail é uma das principais e mais efetivas estratégias para conseguir sempre mais leads, e aumentar a taxa de conversão em vendas.

 

Mas tenha em mente que as campanhas de e-mail não eliminam as outras estratégias, ou que elas são menos importantes. Ela irá complementar ainda mais as suas estratégias de marketing que você já usa e que estejam em curso.

 

E conforme os especialistas o e-mail já se provou ser o mais rentável de todos eles, sempre trazendo um ROI (Retorno Sobre o Investimento) muito positivo.

 

Então ao utilizar ferramentas, você poderá segmentar suas campanhas e enviar conteúdo de alta qualidade para seu público-alvo. Assim a sua comunicação com sua audiência ficará ainda mais próxima, que é ótimo.

 

E agora vamos ao que interessa de verdade que são as ferramentas de automação.

 

Melhores ferramentas de e-mail marketing:

É muito bem provável que você já saiba dessa informação, que a grande parte das ferramentas de e-mail marketing profissionais são pagas, exceto umas duas ou três empresas que disponibilizam planos grátis.

 

Mas por outro lado todas elas oferecem um período de teste gratuito, onde então você poderá conhecer mais a fundo as funcionalidades de todas elas. E comprovar se elas vão mesmo te ajudar em seu trabalho.

 

Essas ferramentas são muito utilizadas por lojas virtuais, para disparar e-mails com promoções para seus clientes. Também são bastante utilizadas por blogueiros, onde todas as vezes que ele escrevem um novo artigo para o blog, eles então enviam um e-mail para seus leitores cadastrados convidando eles para consumir o novo conteúdo.

 

Sem falar que é uma ferramenta essencial para quem trabalha com funil de vendas, então se você trabalha com marketing de afiliados essa é uma ferramenta indispensável para você criar suas listas e se relacionar com sua audiência.

 

MailChimp:

O MailChimp é usada por milhões de pessoas todos os dias para impulsionar os seus negócios e agilizar a comunicação.

 

Toda vez que você rodar campanhas usando essa ferramenta ela fará uma coleta de dados completa, assim você poderá analisar e melhorar suas próximas campanhas.

 

Se quiser pode começar com o plano grátis, mas lembre-se ele tem recursos limitados como por exemplo poder ter uma lista somente com 2.000 cadastros e poder enviar até 12.000 e-mails por mês pros seus subscritores.

 

Você também poderá usar outras funcionalidades da ferramenta, como criar landing pages, postcards e lindos formulários de popup. E tem mais, você poderá configurar anúncios do Google, do Instagram e do Facebook de forma simples e rápida.

 

O MailChimp tem recursos avançados com base de dados automatizados, o que irá permitir que você dispare e-mails em datas especiais para seus clientes, como por exemplo: enviar um e-mail automático de feliz aniversário, ou feliz Natal.

 

A ferramenta tem um recurso muito interessante para quem trabalha com lojas virtuais de vendas, que é o abandono de carrinho de compras.

 

O MailChimp tem uma função que vai enviar um e-mail para está pessoa com a finalidade de fazer ela lembrar do produto e fechar a compra.

 

Sem falar que você pode disparar uma sequência de e-mails com as novidades que acabaram de chegar em sua loja online. O que vai ajudar a manter o engajamento com o público.

 

Realize testes A/B em todas as suas campanhas, isso vai ajudar a você ver qual de todas está performando melhor, o MailChimp te ajudará na configuração facilmente. E se necessitar de suporte conte com um diretório de experts da ferramenta.

 

Comece com um plano gratuito para testar e se gostar e te atender faça um upgrade para um plano básico de $ 9,99 dólares mensais.

 

Mautic:

O Mautic é uma aplicação que vem se destacando muito, sendo considerada por muitos profissionais a melhor ferramenta da atualidade.

 

Com ele você poderá criar seus formulários e landing pages de capturas de leads, e assim ir formando o seu formulário de contatos e o seu funil de vendas.

 

Ele tem integração total com mídias sociais, que como você sabe são excelentes lugares para capturar contatos.

 

Os desenvolvedores do Mautic garantem entrega total de todos os broadcasts e follow-ups, caindo todos na caixa de entrada do subscritor.

 

Eles tem suporte a mais de 35 idiomas, e oferecem ferramentas incríveis de automação de marketing.

 

Que tal realizar um teste, com toda certeza irá gostar.

 

ConvertKit:

Essa é uma ótima ferramenta de automação, o ConvertKit disponibiliza para os seus usuários uma interface simplificada, oferecendo apenas os recursos mais importantes para fazer suas campanhas.

 

Eles também oferecem criadores de landing pages e formulários de captura para você começar a criar sua lista, existem muitos templates já prontos, mas você pode iniciar um do absoluto zero com a ferramenta de arrasta e solta.

 

Seus formulários de captura são exibidos em 3 formatos diferentes, que são eles: modal, inline e slide in.

 

O recurso dessa ferramenta de automação ajudará você a ver toda a série de e-mails antes de dispará-la, dessa forma você garante que tudo está ok antes de enviar.

 

Com o ConvertKit você também poderá usar vários filtros, assim como ver clientes inativos que nem clicam mais nos e-mails enviados, e também poderá realizar testes A/B em suas campanhas.

 

Essa ferramenta também pode ser totalmente integrada com mais de 70 ferramentas de marketing online existem no mercado.

 

Eles disponibilizam para você testar gratuitamente um período de 14 dias, após esse tempo se quiser continuar usando a ferramenta terá que assinar um plano básico de $ 29 dólares mensais.

 

GetResponse:

A ferramenta da Getresponse promete para seus usuários uma taxa de entrega de 99,9%, e pode ser testado gratuitamente por 30 dias.

 

Eles oferecem um editor de templates de arrasta e solta incrível para você pode criar suas landing pages, e páginas de captura para incrementar o seu marketing. Isso sem falar nos 500 temas personalizáveis já pré-prontos.

 

Oferecem também um banco de imagens que disponibiliza uma galeria bem legal contendo aproximadamente 5000 imagens, e todas elas licenciadas da Shutterstock. Imagens de alta qualidade para incrementar ainda mais o seu conteúdo.

 

Se você é um blogueiro, a GetResponse oferece 30 modelos de templates para RSS já pré-prontos, o que irá ajudar e muito o compartilhamento do seu conteúdo.

 

Então com essa ferramenta em mãos, você poderá disparar uma sequência totalmente automatiza usando o autoresponder na frequência que você determinar.

 

Basta programar horários e datas e o software de automação fará toda a entrega para os contatos de sua lista.

 

A GetResponse é bastante conhecida por ser a primeira a disponibilizar o Webinar. Com ela você poderá criar e agendar seus webinars de forma prática e simples. E já começar a captar mais contatos.

 

Quando você realiza o período de teste gratuito deles, então você receberá o Customer Relationship Management, que te auxiliará a compreender muito melhor o relacionamento e também as interações entre você e seus clientes.

 

Com toda certeza é uma ótima ferramenta de automação, e para usar o plano Premium você pagará $ 15 dólares mensalmente.

 

ActiveCampaign:

O ActiveCampaign é uma excelente ferramenta de automação, bastante completa contando ainda com recursos avançados.

 

Mas como já deve imaginar as funções mais avançadas da ferramenta são limitadas no plano gratuito.

 

Usando o plano básico você poderá criar formulários de inscrição para conseguir ainda muito mais contatos para sua lista. Procure ao ciar seus formulários acrescentar campos adicionais, como por exemplo WhatsApp. Isso com a intenção da continuar o relacionamento com o cliente.

 

Aqui você também pode usufruir dos templates já prontos, ou então se preferir pode criar o seu iniciando do zero. Essa tarefa fica muito fácil com a ferramenta de edição deles.

 

À partir do momento que as pessoas começarem a se inscrever, já deixe tudo pronto e testado anteriormente, prepare uma sequência de e-mails.

 

Sempre comece com um e-mail de boas vindas. Na sequência envie um contendo um super conteúdo bem atrativo, e somente depois venda.

 

Ao usar o ActiveCampaign você também terá acesso relatórios completos de todas as suas campanhas, incluindo dados de taxa de abertura, e com esses dados em mãos é só analisar o que não funcionou e rodar uma nova campanha baseada nos dados coletados.

 

Se quiser testar a ferramenta poderá testá-la por 14 dias gratuitamente com poucas funcionalidades, e se a ferramenta de automação de mensagens te atender poderá fazer um upgrade para o plano básico que custa $ 15 dólares por mês.

 

E-goi:

Muita gente não dá muita coisa para está empresa, talvez pelo nome ser meio feio e engraçado, ou por se tratar de uma empresa de automação de marketing de Portugal.

 

Mas se engana quem pensa assim, a E-goi é praticamente a ferramenta mais completa de todas que existem no mercado atualmente.

 

Disponibilizam criadores de páginas e formulários de capturas, mas se quiser usar o deles fique à vontade, pois eles tem uma biblioteca repleta deles para você capturar contatos.

 

Além do e-mail marketing, eles oferecem funcionalidades incríveis, como por exemplo: Sms marketing, notificações web push, traqueamento de e-commerce e muito mais.

 

Criador de e-mails simples e prático de arrasta e solta, e integração total com praticamente todas redes sociais.

 

Infelizmente eles deixaram de disponibilizar o plano 5001 contatos grátis, que era sensacional, então para poder usufruir dessa poderosa ferramenta terá de assinar algum plano.

 

AWeber:

Um dos serviços de automação de correio eletrônico mais antigo que existe, a empresa AWeber é muito bem recomendada para empresas e pessoas que estão começando os seus negócios. E também para negócios de médio porte.

 

A ferramenta deles oferece muitos recursos para você criar suas campanhas com sucesso, como por exemplo criador de formulários de captura. Personalize ou então crie um super formulário inserindo campos para capturar informações de seus contatos.

 

Para usar o AWeber você não precisará ter um domínio registrado, pois eles hospedam o seu formulário de contato e te fornecem um link personalizado para que compartilhe em sua rede.

 

Crie e-mails incríveis usando os templates prontos, são mais de 700 modelos diferentes para dispositivos móveis. Sem falar que eles oferecem uma biblioteca com 6.000 imagens grátis para você caprichar nas suas campanhas.

 

Visualize e teste toda a sua campanha antes de enviá-la, esse recurso permite você testar em tempo real como ficaram formatados os seus e-mails.

 

Faça o gerenciamento de sua lista de contatos facilmente e envie follow-ups de qualquer lugar usando um aplicativo da AWeber que você pode instalar em seu smartphone.

 

Use triggers e tags para enviar mensagens personalizadas, isso também vai te ajudar no gerenciamento de suas campanhas. E não deixe de usar a função de testes A/B que a ferramenta disponibiliza.

 

A AWeber garante total taxa de entrega, garantindo que eles sempre caíram na caixa de entrada de seu contato.

 

Você pode testar por 30 dias grátis e se a ferramenta te atender poderá então fazer um upgrade para o plano Premium que inicia com $ 19 dólares por mês.

 

Conclusão:

Nesse artigo de hoje você viu quais são as melhores ferramentas de e-mail marketing da atualidade, e todas elas podem ajudar você a atingir suas metas e principalmente seus objetivos.

 

Mas não podemos deixar de mencionar aqui alguns pontos muito importantes que você deve prestar muita atenção antes de escolher uma ferramenta dessas pro seu negócio, que são eles:

 

  • Todas devem oferecer a funcionalidade de criação de formulários para a criação da lista;
  • As ferramentas também devem proporcionar todo o processo de automação;
  • Criadores de páginas e landing pages para capturar e-mails;
  • Coleta e apresentação de dados de todas as campanhas;
  • Período gratuito para testes.
  • Integração total com diversas plataformas e redes sociais;
  • Período gratuito para testes.

 

E é isso, encerramos por aqui, esperamos que esse artigo tenha te ajudado, e nossa recomendação é que teste as ferramentas e veja qual se adéqua e se adapta melhor ao seu modelo de negócios.

 

Um grande abraço, até mais, e muito sucesso 🙂

 

 

Leia também: