Iniciar um web site do absoluto zero até que dá um certo trabalho, por isso usar um Framework PHP pode e vai te auxiliar a solucionar esse problema, pois eles oferecem um alicerce onde você pode fazer a construção e também o desenvolvimento do projeto.

Então resolvemos elaborar esse artigo com o intuito de auxiliar você a encontrar os melhores frameworks PHP para você realizar seus afazeres de programação e desenvolvimento.

Nesse nosso guia iremos te apresentar, e também falar sobre as características de alguns dos nossos Frameworks PHP prediletos. Mas antes de entrar no assunto principal faremos então uma breve introdução sobre Framework PHP e por que você deve utilizá-lo.

php FRAMEWORK

Breve Introdução Ao Framework PHP E Porque Usar:

Caso você não saiba, na área de desenvolvimento de programas, framework refere-se a biblioteca de arquivos que tem a função de armazenar muitas funções básicas. Então o grande objetivo do framework é oferecer o alicerce para você poder desenvolver os seus projetos de forma muito mais eficiente.

E para isso ele insere uma série de funcionalidades onde você terá que desenvolver desde o começo, caso você estivesse iniciando do absoluto zero.

Então imagine que você esteja testando uma nova receita aí na sua casa.  Você deverá comprar todos os ingredientes que serão necessários para o preparo da receita conforme as recomendações da mesma.

Mas como você sabe também irá precisar de utensílios básicos de casa como panelas, talheres e talvez algum eletrodoméstico.  Então nesse nosso exemplo saiba que os utensílios domésticos básicos da cozinha representam os frameworks.

Que na verdade, sem eles com toda certeza você iria ter muito mais trabalho para realizar o preparo de todos os ingredientes de sua receita.

Então saiba que os frameworks funcionam exatamente da mesma forma, tudo isso para você não ter a necessidade de reinventar tudo diversas vezes.

Por esse motivo caso você esteja fazendo um planejamento para desenvolver uma nova aplicação em PHP,  nossa recomendação é que procure um framework que já tem incluso todas as funções que você necessita.

Mas para sua sorte, as opções são bem diversas, mas claro que cada uma delas é única na forma de desenvolver. E claro todas elas possuem características distintas como pontos fortes e fracos.

E como nosso intuito aqui é sempre te ajudar, iremos agora te apresentar e te auxiliar a escolher o melhor framework PHP para todas as suas necessidades, que são eles:




Melhores Frameworks PHP Para Desenvolvimento Web:

Nós não sabemos se esse é o seu caso, mas caso já tenha utilizado algum framework, como já mencionado acima você sabe que cada ferramenta tem sua particularidade, o que a torna única.

Todas as opções que apresentaremos são gratuitas e também de código aberto, o que significa que você tem toda a liberdade para fazer seus experimentos nas diversas ferramentas.

Laravel:

Quando o assunto é framework PHP, com toda certeza que o Laravel é um dos mais populares, o framework é muito conhecido pela sua sintaxe que é elegante, além de ser muito fácil de conseguir aprender, sem falar no prazer de trabalhar com ele.

Utilizando o Laravel você inicia seus trabalhos em seus projetos muito rapidamente, o que fará com que você economize tempo e trabalho contando com funcionalidades como gerenciamento de seção, autenticação de usuário e cache.

De modo geral o Laravel oferece as ferramentas que você necessita para construir aplicações PHP modernas.

E caso você esteja interessado nas partes técnicas que fazem do Laravel uma excelente opção de framework, é muito fácil de descobrir. Então saiba que a principal essência do Laravel é muito sólida em relação a sua performance. Sem falar que suas funcionalidades podem ser estendidas com extensões.

O framework também tem total integração com alguns serviços de terceiros, como por exemplo o AWS (Amazon Web Services), que por sua vez permite o desenvolvimento de aplicações que são altamente escaláveis.

E para aquelas tarefas de longo prazo, você então pode programar para que elas sejam executadas de forma totalmente assíncrona, o que irá melhorar ainda mais o desempenho.

Principais Características:

  • Extensão de funções usando complementos;
  • Framework de sintaxe elegante;
  • Integração com algumas plataformas externas;
  • Funcionalidades nativas para poder trabalhar com gerenciamento de usuários, cache entre outros;
  • Executa tarefas de forma assíncrona melhorando a performance.

E não podemos deixar de mencionar que o Laravel conta com uma comunidade totalmente ativa, o que é muito bom, pois caso necessite de ajuda saberá onde encontrar.

E se essa for a sua primeira vez a usar um framework, então saiba que o Laravel será para você uma excelente opção.

framekor php laravel

Symfony:

Se existisse uma competição pelo nome do melhor framework PHP, com toda certeza que o Symfony também estaria nessa competindo com o Laravel e com o CodeIgniter, pois ambos são muito populares.

O framework Symfony é bastante fléxivel, possuindo um pacote e também um sistema de componentes que permitirão a escolha exata das funcionalidades PHP que você necessita, e se quiser também poderá usar o framework inteiro.

Então para garantir que sua aplicação seja executada da forma que realmente tem de ser, esse framework oferece funcionalidades de teste. Sem falar que o seu processo de aprendizado é um pouco complexo.

Principais Características:

  • Oferece um ótimo manual para o aprendizado;
  • Muito flexível permitindo a escolha de componentes;
  • Funcionalidade de testes.

O framework Symfony também é uma ótima opção, principalmente se você se importa com modularidade. Você poderá optar por usar somente os componentes que desejar, sem ter a necessidade de usar toda a biblioteca.

E isso faz dele um dos melhores frameworks PHP, caso você precise apenas de uma ajuda simples.

melhores frameworks para desenvolvimento

CodeIgniter:

O CodeIgniter se trata de um framework PHP que usa componentes distintos para poder lidar com tarefas específicas de desenvolvimento. Esse é um método bastante popular entre os desenvolvedores web, simplesmente porque permitem a criação de aplicações de alta escala sem ter de ocupar muito espaço.

Caso você seja um iniciante com frameworks PHP, então saiba que o CodeIgniter pode ser sim uma excelente opção para você, principalmente por ser muito mais fácil de aprender. Sem falar que a plataforma também disponibiliza um ótimo manual para melhorar ainda mais seu aprendizado.

A sua performance é bastante sólida, tornando-o ideal para criação de aplicações mais leves para servidores mais modestos.

Principais Características:

  • Framework de fácil aprendizado;
  • Leve e totalmente focado em desempenho;
  • Criação de app escalável.

Claro que existem diversas vantagens em utilizar o framework CodIgniter, mas de forma alguma podemos aqui considerá-lo como um dos melhores frameworks PHP, principalmente devido as suas atualizações que possuem pontos fracos, pois são atualizações irregulares.

frameworks codeigniter

Phalcon:

O framework PHP Phalcon é um tanto diferente em relação aos outros, pois seu código fonte é escrito na linguagem de programação C, então ele nada mais é do que uma extensão em C do PHP.

Se o quesito é desempenho, o Phalcon não deixa a desejar, sempre entregando resultados de alta qualidade e nível. Sem falar que ele é muito leve, e mais, a plataforma quase não tem arquivos pra ser instalados.

Muito pelo contrário, ao invés disso basta você apenas instalar os módulos caso necessite deles, o que deixará o processo de desenvolvimento muito mais organizado.




Principais Características:

  • Excelente performance com utilização de poucos recursos;
  • Framework PHP escrito em linguagem C;
  • Utilização de bibliotecas e módulos somente se necessários.

O Phalcon claro até parece ser uma ótima alternativa, principalmente pela sua popularidade. Mas não podemos deixar de mencionar que o seu manual de aprendizado é um tanto complicado.

E se precisar de ajuda por causa de bugs terá um pouco mais de dificuldade em encontrar. Mas mesmo assim o framework PHP Phalcon está entre os melhores. Principalmente se levarmos em consideração o seu desempenho.

melhor framework para desenvolvimento - phalcon

Zend:

O Zend é um framework totalmente voltado a objetos, também baseado em MVC (Model View Controller) permitindo que você carregue e use apenas os componentes que necessita, como por exemplo bibliotecas individuais.

Assim sendo o Zend irá permitir que você mantenha o foco somente nas funções e componentes que deseja, podendo ignorar todo o restante.

Devido a isso e também a natureza do objeto do framework, você então poderá reutilizar muitos dos códigos que já escreveu anteriormente, que na verdade soa como uma boa notícia.

O Zend também permite que você faça a integração com algumas plataformas externas, tudo isso para estender ainda mais as suas funcionalidades.

Principais Características:

  • Framework PHP voltado a objetos;
  • Integração com bibliotecas externas;
  • Reutilização de códigos já escritos;
  • Uso apenas de itens desejados.

Mas nem tudo são flores, o framework PHP Zend possui alguns pontos fracos, como por exemplo a dificuldade de aprender nessa plataforma. Mas mesmo assim o Zend é com toda certeza um dos melhores frameworks PHP.

zend php framework

Yii:

Saiba que o Yii também está entre os melhores frameworks PHP, merecendo destaque na facilidade de sua instalação e configuração inicial, que por sua vez é muito simples.

Sem falar que o Yii é um concorrente fortíssimo do Phalcon quando o assunto é desempenho, o que não deixa de ser um excelente atrativo.

O Yii, assim como outros frameworks PHP, disponibiliza para o usuário diversas ferramentas robustas que por sua vez aceleram o desenvolvimento das suas aplicações.

Mas ele se destaca mesmo pelos seus recursos de segurança, que por sua vez podem ser utilizados em projetos que precisam de alta segurança.




Principais Características:

  • Excelente performance e velocidade;
  • Oferece instalação padrão ou personalizada;
  • Criação de web sites e aplicações muito mais seguras.

Como ponto fraco podemos dizer que o Yii é um tanto difícil de aprender, isso caso seja o seu primeiro framework. E apesar de ser um dos principais frameworks PHP, se você é novato a linguagem, então nesse caso recomendamos outros opções.

frameworks para desenvolvimento

FuelPHP:

Podemos dizer que o FuelPHP é um framework PHP bastante novo, pois teve seu lançamento em 2014. Os seus criadores dizem ter feito a melhor seleção de práticas de outros frameworks já existentes e criado algo novo e animador para os usuários.

Principais Características:

  • Muito seguro;
  • Total suporte a HMVC;

O framework FuelPHP suporta versões 5.4 e acima disso. Sem falar na excelente documentação que disponibilizam para seus usuários.

php fuel

CakePHP:

O Cake PHP foi o pioneiro, sendo ele o primeiro framework PHP MVC a chegar no mercado. Isso no começo dos anos 2.000. Já naquela época ele era considerado uma revelação. E saiba que ainda hoje ele está entre um dos melhores frameworks PHP disponíveis e gratuitos. Sem falar que também está entre os mais populares.

Apesar do CakePHP ter melhorado muito na questão do desempenho adicionando novos componentes, esse framework se destaca mesmo é na maneira como ele aborda os códigos.

E devido a isso, quando você domina por completo o seu conjunto de convenções, então pode focar em desenvolver e entregar resultados melhores e muito mais rapidamente.

O CakePHP também disponibiliza para seus usuários uma incrível biblioteca com muitos componentes úteis. Saiba que ele oferece um dos melhores conjuntos de ferramentas e componentes do mercado. Então se pretende implantar recursos mais difíceis de encontrar, esse framework é ótimo.

Principais Características:

  • Uso de convenções para desenvolver projetos mais rápido;
  • Enorme conjunto de ferramentas e componentes.

Se você tem amor por convenções PHP, então o framework PHP CakePHP pode ser mais restritivo. Mas se você gosta de desenvolver de forma criativa, o CakePHP pode não ser uma boa opção. Mas mesmo assim esse framework é muito escolhido por muitos desenvolvedores.

melhor framework

Rápida Conclusão:

Como você sabe existem muitas linguagens de programação no qual você pode usar, mas o PHP tem seu destaque quando o assunto é programação de servidores.

E mesmo você sendo um desenvolvedor PHP bastante experiente, saiba que leva um bom tempo para conseguir fazer a digitação de cada nova aplicação.

Por esse motivo saber escolher o framework PHP para atender as suas necessidades é essencial, pois assim você poderá acelerar grande parte do trabalho, e assim poder ir direto ao ponto que interessa, que é criar uma aplicação nova.

É isso, por hoje é só, ficamos por aqui, e esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Grande abraço e sucesso 🙂

 

Aproveite e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.