• Post category:Tecnologia

Então agora que você se decidiu em criar um site, e está em dúvidas se usa uma hospedagem compartilhada ou hospedagem Vps. Fique tranquilo pois todos tem essa dúvida e é pra isso que criamos esse artigo. O primeiro passo é escolher um bom plano de hospedagem de sites, pois é ela que vai te disponibilizar o espaço em disco que você precisa em um servidor físico para fazer armazenar seus arquivos.

 

Nesta hora é bom ter muita atenção, pois algumas delas não dão conta de suportar alguns tipos de projetos. Por esse motivo leia esse conteúdo até o final e saiba mais sobre essas duas opções de hosting. Iremos falar sobre suas diferenças, sobre os recursos de cada uma delas, assim como os pontos fracos e fortes de cada uma delas também.

 

E quando chegarmos ao final desse breve artigo você então saberá qual é a melhor para você e seu negócio na internet, se é a hospedagem compartilhada ou a Vps.

hospedagem vps ou compartilhada

Compartilhada:

Imagine uma hospedagem compartilhada como trabalhar eu um escritório, onde você tem de compartilhar ambientes como banheiro, sala de café, estacionamento entre outros.

 

Então o seu web site vai estar compartilhando os mesmo recursos com outros sites, como por exemplo a memória, o uso da cpu e o espaço em disco.

 

A compartilhada é sim a mais em conta financeiramente entre todas elas, mas infelizmente o seu site ou blog podem ter uma maior largura de banca limitada. E até ficar lento quando outros sites que estão na mesma hospedagem geram muito tráfego.

 

Em resumo, você pode curtir a praia enquanto ela não está muito cheia, mas fique atento quando todo mundo quiser entrar no mar de uma vez só. O negócio irá piorar.

 

Vps:

Com o Vps (Servidor Virtual Privado) você ainda irá compartilhar o seu servidor, mas de forma diferente. Pois cada usuário obtêm recursos dedicados.

 

O que significa que outros servidores Vps que estão no mesmo espaço físico não irão te atrapalhar em nada. Totalmente diferente do que acontece com a compartilhada.

 

O tipo Vps irá proporcionar uma repartição virtual dedicada para cada usuário, garantindo assim que recursos como memória, banda limitada, uso de cpu, sempre estarão disponíveis.

 

Compare um Vps como uma cobertura em um prédio, onde existem muitos apartamentos, mais você tem tudo o que precisa em sua cobertura, e não tem de compartilhar com ninguém. Até soa egoísmo, mas é isso que um Servidor Virtual Privado é.

 

Outros tipos de hospedagem:

Além da compartilhada e da Vps, também existem outras opções que são muito utilizadas, como por exemplo a Cloud e a Dedicada. Num servidor dedicado você não tem de compartilhar nada com ninguém e ainda poderá personaliza-lo conforme suas preferências. Seus arquivos serão armazenados num único servidor dedicado somente a você.

 

A Cloud utiliza diversos servidores para equilibrar o tráfego dos sites e otimizar o uptime (tempo de permanência no ar sem interrupções). Ela funciona com a tecnologia da computação em nuvem, permitindo assim que um enorme número de máquinas trabalhem como um único sistema.

 

Isto significa que o seu site não fica hospedado em um único servidor, ele fica em um cluster, que permite que diversos servidores trabalhem juntos. Então se um servidor apresentar problemas o outro segura as pontas mantendo tudo no ar.

 

Os dois tipos, tanto a cloud como a dedicada são excelentes serviços de alta qualidade. Mas nesse artigo iremos focar na compartilhada e no Vps.

 

Mais detalhes:

Agora que você já viu algumas comparações gerais sobre os 2 tipos,  então veremos também comparações para auxiliar você a escolher a melhor para seus projetos na internet. Vamos manter o foco em alguns fatores importantes como:

 

  • Segurança e desempenho;
  • Controle;
  • Controle do Servidor;
  • Escala;
  • Custo.

 

Segurança e desempenho:

Da mesma forma de quem trabalha em um escritório cheio, e normalmente utiliza a compartilhada, então está sujeito a também ter companheiros de trabalho inconvenientes. Problemas que vem junto com a hosting compartilhada.

 

O seu site pode ser afetado de várias maneiras estando hospedado na compartilhada, até mesmo um simples erro em outro site pode prejudicar o seu site. E se outros sites maiores consomem toda a bando do servidor, o desempenho do seu site será horrível.

 

Por isso recomendamos o uso do Servidor Virtual Privado, já que os servidores funcionam de forma diferente e com muito mais segurança e desempenho, sem falar na velocidade dos sites que ficam incríveis.

 

Controle:

Se está em busca de opções avançadas para seu site, a Vps é muito mais recomendada do que a compartilhada. No Vps você garante acesso root ao servidor. O que permitirá que você instale o seu próprio sistema operacional, e também softwares para maximizar o seu desempenho e sua segurança.

 

Controle do servidor:

Se optar por uma compartilhada, praticamente nenhuma configuração técnica de sua parte será necessária. Pois os servidores compartilhados irão fazer tudo pra você.

 

Desde configurar o servidor, instalar softwares, monitorar os servidores com o intuito de evitar dowtime (site fora do ar) tomando conta apenas do backend. Um plano compartilhado até pode ser uma excelente opção, mas para você iniciante que vai criar seu primeiro site.

 

Porém o Servidor Virtual Privado é um pouco mais complicada necessitando de alguns conhecimento técnicos. Mas pra sua sorte os planos de Vps permitem a customização e configuração de aplicações para toda a otimização do site.

 

Escala:

Como já mencionamos o Servidor Virtual Privado (Vps) é muito mais personalizável, e por esse motivo é muito mais simples de ser escalada. Isto quando comparado com uma compartilhada.

 

Um plano compartilhado pode até ser uma excelente escolha, mas somente a curto prazo, se o seu site crescer muito, que é o que desejamos é claro, então poderá enfrentar problemas quando precisar escala-lo.

 

Já a tipo Vps permite facilmente que você cresça suas capacidades de forma fáceis e rápidas. Se conseguisse prever o futuro do seu web site, com toda certeza seria o melhor investimento.

 

Custo:

É lógico que a compartilhada é sim mais barata que a Vps, mas nem tanto assim. O Servidor Privado oferece menos espaço em disco e tem uma largura da banda mais limitada, isso quando comparada a uma compartilhada.

 

Mas você então deve estar se perguntando, mas por que o plano de uma Vps é mais recomendado? Simplesmente pelo fato do mesmo guardar exclusivamente para você uma parte do servidor. E isso é totalmente diferente de utilizar parte da estrutura de um plano compartilhado.

 

Qual tipo de hospedagem é melhor para meus sites e blogs?

Agora que você já sabe mais detalhes sobre compartilhada e Vps, então chegou o momento de escolher qual delas é ideal para você e seu projeto online.

 

Compartilhada:

Pontos fortes:

  • Muito mais amigável para pessoas iniciantes;
  • Configuração, ela já vem toda pronta;
  • Não requer experiência técnica;
  • Plano com o preço mais em conta entre todos eles.

 

Pontos fracos:

  • Muito menos largura de banda e de armazenamento do que uma Vps;
  • É muito mais frágil a erros quando tem tráfego muito alto de outros sites;
  • O acesso ao backend é limitado;
  • Não oferece o acesso root.

 

Use a Compartilhada somente em casos:

  • Se quiser criar um blog de tamanho médio ou então um site pessoal;
  • Use se estiver criando um site de pequeno e médio porte para alguma empresa;
  • Está com baixo orçamento no momento e precisa iniciar o projeto;
  • Ainda não tem conhecimento e deseja praticidade.

 

Vps:

Pontos fortes:

  • Possibilita ser customizada conforme a necessidade do usuário;
  • Disponibiliza o acesso root;
  • Jamais será prejudicada por alto tráfego de outros web sites;
  • Muito mais largura de banda e memória;
  • A sua grande maioria já usa Nginx;
  • Mais estabilidade e segurança.

 

Pontos fracos:

  • Necessita de alguns conhecimentos técnicos para ser configurada e gerenciada;
  • Custa ou pouquinho mais caro, mais vale cada centavo.

 

Use o Vps somente em casos:

  • Você disponibiliza de um orçamento maior e deseja investir no seu site;
  • Está administrando uma empresa e quer expandi-la usando a internet;
  • Você precisa de uma hospedagem que suporte um alto volume de tráfego e ainda oferece uma excelente velocidade para o site;
  • Muito mais largura de banda, memória, recursos de cpu e muito mais;

 

Os dois tipos, tanto a compartilhada, quanto a Vps, são excelentes opções para você criar o seu site ou criar o seu blog. Mas na verdade tudo vai depender do que recursos você realmente necessita, e de como deseja que o seu site se apresente.

 

Como saber quando é hora de um upgrade?

Se você já é um usuário da compartilhada e está habituado com ela, muito bem provável que esteja se perguntando. Quando então devo fazer um upgrade para a Vps? A resposta é simples:

 

  • As visitas do seu site estão crescendo muito;
  • Necessita de mais opções de de personalização, pois o Servidor Privado fornece o acesso root;
  • Pretende criar muitos sites ou então administrar muitos sites num futuro bem próximo.

 

Conclusão:

Como você pode ver, o plano de hospedagem ideal para seus projetos online dependem muito de suas necessidades e dos recursos que vai usar. Como pode perceber uma Vps oferece muitos pros que a compartilhada não tem. E antes de fazer a escolha entre um plano de hospedagem basta seguir essas dicas mencionadas acima.

 

Pois no fim das contas, quem vai decidir é você. E aí bora rodar um servidor Vps e contar com recursos incríveis para seus sites? Claro que a compartilhada é capaz, mas por quê não ir mais além? Você consegue!

 

Encerramos mais um artigo, esperamos de coração que ele tenha te ajudo, ficamos por aqui, grande abraço e sucesso 🙂

 

 

Leia também:

Saiba Quais São os Tipos de Hospedagens de Sites.
Como Atrair Visitantes Para Meu Site? Guia Essencial.