Quer aprender como criar um blog em WordPress passo a passo? Então você precisa seguir alguns passos simples que iremos te mostrar nesse breve artigo.

Nesse artigo você vai receber dicas importantes que irão simplificar a sua caminhada e nessas dicas iremos abordar como escolher escolher um nicho de atuação, ajudar a você escolher uma boa plataforma para facilitar seu trabalho e deixá-lo mais simples.

Também iremos falar sobre como registar um domínio, que será o nome de seu blog. Te orientar também a escolher uma excelente empresa de hospedagem de sites.

Claro que também vamos te ajudar a fazer a configuração da plataforma, e como você vai fazer para publicar o seu primeiro post. Borá lá aprender o passo a passo!

Criar blog WordPress

Mas por quê criar um blog?

Todas as vezes que você está pensando em criar alguma coisa nova, então com toda certeza esse é a pergunta cujo você busca pela resposta não é mesmo.

Porém logo após descobrir os motivos do por quê, então todo o método irá se tornar bem mais gostoso e agradável. E com toda certeza você irá aprender muitas coisas novas durante a sua caminhada.

Por isso fiz uma relação contendo alguns motivos para te auxiliar com está resposta, são eles:

Você estará fornecendo conhecimento para uma audiência específica:

Para que você consiga criar artigos de qualidade ao fazer seu blog no WordPress, logicamente que você necessitará estudar seu nicho de mercado pesquisando diversas áreas. E é claro que no decorrer desse processo, irá juntar conhecimento de valor que poderá ajudá-lo no futuro. E assim quem sabe obter muitas ideias para ter o seu próprio negócio na internet.

Excelente forma de expressar suas ideias:

Com toda certeza todos nós já passamos por isto, sabe aqueles dias que surgem muitas ideias e você simplesmente não sabe o que fazer com elas. Bem, você poderá estar compartilhando suas ideias e também opiniões com diversas pessoas do mundo todo.

Conte com um fluxo abundante de tráfego e visitantes:

Diariamente e a toda hora surgem novos projetos diferentes e muitas empresas lutam pra conseguir encontrar um público-alvo para poder apresentar seus novos produtos e suas ideias.

E isto poderá sim causar certa lentidão no progresso. Mas contando com um blog, você ou sua empresa poderão ter visitas constantes de possíveis clientes e converter isso em potenciais clientes.

Uma porta para novas possibilidades:

Embora a caminhada possa ser longa e árdua e até mesmo difícil no início, quando o seu web blog começar a se expandir, você vai encontrar diversas novas oportunidades.

Ao firmar suas presença na internet, então muito mais pessoas irão se juntar a sua roda, e assim poderá se transformar em um grande especialista dentro do seu segmento.

Poder dizer a todos o que está falando:

Mesmo estando na área da tecnologia, a escrita é a forma mais forte de poder estar transmitindo a sua mensagem.

E mesmo se já estiver realizando projetos em paralelo, ter um blog com toda certeza será a melhor forma de mostrar suas conquistas para todo o mundo.

Se você souber usar o poder que a internet oferece, então você poderá alcançar todos os cantos do planeta rapidamente.

Que tal ser o próximo influenciador?

A cada novo artigo irá te dar um passo muito mais próximo da fama. E se você estiver grande experiência em uma certa área, com certeza irá ajudar a se afirmar no mercado.

Procure construir uma boa audiência, sempre fazendo novos contatos e apresentando as suas ideias e vá além de todos os limites inimagináveis.

Trabalhar sempre para realizar sonhos:

Não existe melhor sensação e nunca vai existir do que estar trabalhando rumo a um objetivo. Pois muitas vezes acabamos desistindo até mesmo sem tentar.

Por isso se é apaixonado por algo ou alguma coisa, vai ser o meio mais que ideal pra começar a trabalhar pela suas paixões.

Até pouco tempo atrás um blog não era visto dessa forma, como algo realmente sério. Mas isso vem mudando de uns tempos pra cá.

E muitas pessoas conseguiram transformar o seu blog em um trabalho sério e muito lucrativo contando até com o prazer de ganhar dinheiro em casa.

Então se o que busca se chama liberdade, começar a montar seu blog é um excelente começo ao rumo certo.

Escolhendo um nicho:

Caso você esteja no gerenciamento de uma empresa ou até mesmo de um projeto, um blog para expor seus produtos ou serviços é uma excelente estratégia.

Com um blog é sim possível atrair muitas pessoas que realmente tem interesse em seus serviços ou produtos. E com isso você está conquistando muito mais audiência.

Como não sabemos qual é o seu interesse em criar um blog, podendo ser ele um projeto pessoal, como um hobbie seu por exemplo.

Então você tem infinitas possibilidades como: criar um blog de viagens, estilo de vida, música, receitas e muito mais. Há centenas de milhares de assuntos para você escolher como o assunto predominante de seu blog.

Então como a escolha do nicho é o passo mais importante antes de você começar a fazer um blog usando o WordPress, pesquise bastante e faça uma boa escolha. Não tenha pressa neste quesito.

Nossa recomendação é que você faça muitas pesquisas até que encontre um nicho ideal e que realmente você queira de verdade falar sobre ele ok.

Vai mais uma dica valiosa aqui, e com certeza a melhor de todas, escreva sobre assuntos que você realmente gosta. Pois ao fazer isso terá melhores resultados e seu público perceberá rapidamente que seu trabalho é original.

Caso você ainda não saiba ou não se decidiu sobre o tema que irá abordar em seu blog, não desista, pois a grande maioria dos grandes blogs de sucesso também passaram por isso antes de chegar a glória.

Por isso a principal orientação para você que vai criar um blog em WordPress passo a passo é: entre de cabeça, tenha fé e jamais desista.

Registrando um domínio:

Todo site, blog ou loja virtual também tem o seu endereço, ele é chamado de Domínio. Saber como comprar e registar um domínio é de extrema importância pro seu negócio.

Um exemplo básico de nome de domínio (endereço na web) por exemplo é o grande portal Uol, conhecido e acessado por milhares de pessoal diariamente.

Pra você entender melhor segue um exemplo: Uol é o nome do portal, poderia ser o nome da sua empresa e até mesmo de se blog pessoal, ele por sua vez é registrado como (uol.com.br).

Existem diversas extensões disponíveis para você registar, a extensão é o que aparece depois do nome do domínio, por exemplo:

  • .com.br;
  • .com;
  • .online;
  • .xyz;
  • .org;
  • .info;
  • .site;
  • .tech;
  • .net.

Nesse nosso breve exemplo citamos apenas algumas extensões mais existem muitas, basta você escolher a que se encaixa melhor ao seu tipo de negócio. Lembrando que as mais comuns e usadas são .com.br e .com.

E para que você entenda de uma maneira mais ampla está parte de comprar e registrar um bom domínio quando for criar seu blog em WordPress preparamos um artigo somente para isso.

Vamos deixar o link dele logo abaixo ok, mas continue com sua leitura, depois você volta até o link e leia o outro artigo também tudo bem.

Escolhendo uma boa hospedagem:

Agora que você já sabe como registrar um domínio, vamos para a hospedagem de sites, só lembrando que a mesma serve para hospedar sites, blogs e lojas virtuais.

A hospedagem é que vai fazer o seu blog ficar no ar 24 horas por dia, 365 dias no ano, por isso escolher uma boa hospedagem é de extrema importância.

Existem alguns pontos muito importantes que devem ler levados em consideração antes de você fazer a contratação de uma hospedagem, vamos a eles:

  • Suporte de qualidade ao cliente, no caso você (seja via telefone, chat ou e-mail);
  • Custo benefício;
  • Recursos disponíveis para ter um blog em WordPress de sucesso;
  • Rapidez e praticidade na instalação e configuração;
  • Quantidade de tráfego (visitas) que você espera no seu blog.

É logico que particularidades de uma hospedagem vão muito além disso que mencionamos, pois a várias opções no mercado para você escolher. Claro que isto vai depender muito da escala do seu projeto.

Segue alguns tipos de hospedagens:

  • Hospedagem tipo Compartilhada (recomendada para iniciantes);
  • Cloud (recomendada para iniciantes ou usuários que já tem algum certo conhecimento);
  • Hospedagem de sites Dedicada (necessita de conhecimento mais avançado);
  • Hospedagem Vps (também necessita de conhecimento avançado).

Também preparamos para você um artigo exclusivo onde falamos somente sobre tipos de hospedagens, seus prós e contras.

Deixaremos o link desse artigo logo abaixo, mas nossa recomendação é que continue com está leitura aqui, em seguida você volta e confere o artigo ok.

Escolhendo a plataforma:

O passo a seguir é escolher uma boa plataforma que é o local onde você vai realizar o trabalho de montar o seu blog.

Como a grande maioria dos blogs são confeccionados em sua grande parte de conteúdo (texto, imagens, vídeos) então é claro que você deve levar em consideração escolher um bom CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo).

Então saber como escolher um bom sistema de gerenciamento de conteúdo trata muitos benefícios e praticidade para você em seu dia a dia. Segue alguns exemplos:

  • Poder você mesmo configurar o seu blog, sem ter nenhum conhecimento em linguagem de programação;
  • Publicar artigos de forma rápida e simples;
  • Ter muito mais tempo livre para produzir conteúdo de qualidade do que se preocupar com a parte técnica;
  • Adicionar novas funcionalidades sempre que necessitar, como plugins por exemplo;
  • Conseguir encontrar um layout de fácil personalização e deixar seu blog do jeito que desejar.

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo ganham a cada dia que passa muito mais popularidade, mas como tudo na vida, uns tem maior destaque que outros.

Como esse artigo aqui é totalmente voltado a criação de blog WordPress não poderíamos deixar de mencionar alguns de seus concorrentes.

Segue alguns concorrentes do WordPress:

  • Joomla;
  • Drupal;
  • Wix;
  • Blogger.

Não falarei sobre todos eles pois não vem ao caso, mas escrevi um artigo incrível sobre o CMS WordPress que é a plataforma que nós recomendamos que use para criar o seu blog.

De acordo com o site w3tech o WordPress é utilizado em 62,4% por todos os blogueiros de todo o mundo, dados atualizados em 05/02/2020.

Claro que todos os CMS tem suas vantagens e desvantagens, mas de longe o WordPress apresenta muito mais vantagens e prós.

Fazendo a instalação da plataforma:

Agora que você já sabe a importância de ter um blog para seus negócios, já viu também como escolher um bom nicho, aprendeu como registar um domínio e contratar uma hospedagem.

Então chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a criação do blog, vamos lá!

Instalação do WordPress na hospedagem:

Instalar o WordPress dentro da hospedagem que você com certeza já escolheu é muito simples, se escolheu uma hospedagem Compartilhada ou Cloud basta acessar o auto-instalador, seu WordPress será instalado em 1 clique.

Preencha os dados corretamente, como nome de usuário e senha e pronto.

Agora se você optou por uma hospedagem dedicada ou um Vps nossa recomendação é que entre em contato com o suporte que eles irão te orientar como efetuar a instalação.

Mas se você já tiver conhecimento sobre esses dois tipos de hospedagens mencionados a cima não terá problemas e nem precisará entrar em contato com o suporte. Com certeza fará a instalação sozinho.

Painel administrador:

Com o intuito de facilitar ainda mais o gerenciamento de seu blog WordPress, a plataforma oferece um painel de gerenciamento muito simples e intuitivo.

Então para você acessá-lo basta digitar no seu navegador o nome do seu domínio (nome do seu site) mais o caminho wp-admin ou wp-login. Por exemplo: seudominio.com.br/wp-admin ou seudominio.com.br/wp-login.

Após isso você será redirecionado a tela de login para acessar o seu painel administrativo do WordPress. Para isto basta preencher o nome de usuário e senha cadastrado na hora que instalou o WordPress.

Pronto assim você já estará logado no seu painel administrativo.

criar um blog wordpress passo a passo - Painel administrativo do WordPress

Escolhendo e instalando temas:

Para escolher um bom tema e deixar ele com um layout maravilhoso que agrade você e os seus visitantes é muito simples. Basta ir até a seção Aparência / Temas que está localizada no lado esquerdo do painel administrativo. Lá você irá encontrar uma infinidade de temas gratuitos.

fazer um blog em wordpress - Escolhendo e Instalando Temas WordPress

Instalando plugins:

Será necessário que você instale alguns plugins. Se você não sabe o que é um plugin segue uma breve explicação sobre. Plugins são como pequenos programas ou complementos que o ajudarão a deixar a funcionalidade e seu blog muito melhor.

Então para instalá-los basta ir até a seção Plugins / Adicionar novo, localizada no lado esquerdo do painel administrativo. Você será redirecionado ao repositório de plugins, basta escolher o que necessita.

criar um blog wordpress - Instalando Plugins WordPress

Criando posts:

Agora que você já instalou o WordPress, escolheu o tema do blog, instalou os plugins necessários chegou a hora de criar seus posts.

Para isto basta de dirigir até a barra lateral esquerda, lá você vai encontrar a aba Posts / Adicionar novo. Digite título de seu artigo e seu texto, insira imagens (se possível use imagens de banco de imagens) e vídeos e publique o seu post para ele ficar online.

fazendo um blog no wordpress - Criando Posts

Mas e agora como conseguir resultados com meu blog?

Indiferente do que esteja fazendo, efetue um bom planejamento antes de começar a criar o blog. Isso irá facilitar o seu trabalho e o seu dia dia.

Desse forma você conseguirá melhores resultados e também terá uma visão muito clara e objetiva de onde você poderá chegar com suas ideias.

Com toda certeza já ouviu ou leu isso em algum lugar: Se você não sabe onde quer chegar então qualquer caminho serve. Está é a mais pura verdade.

A grande maioria dos blogs existentes consegue novos visitantes através de tráfego orgânico. E a única maneira de conseguir esse tráfego é produzindo conteúdo de qualidade.

É bem provável que também já ouviu ou leu isto em algum lugar. Tenha isto em sua mente como uma regra valiosa: Conteúdo é Rei.

Mencionaremos aqui dicas essenciais que com toda certeza se aplicadas da maneira correta colherá resultados positivos, vamos as dicas:

  • Aprenda e aplique Seo em seu blog;
  • Analise os seus concorrentes;
  • Trace uma estratégia de Marketing de Conteúdo (estratégia poderosa);
  • Participe de mídias sociais como, Instagram, Twitter, Facebook, Pinterest, LinkedIn, YouTube, etc;
  • Utilize o Google Analytics para mensurar seu tráfego;
  • Aprenda como impulsionar seu blog.

A sua paciência será o segredo do sucesso:

É de extrema importância ter em mente que criar um blog é sim um investimento a longo prazo. Assim como em qualquer outra nova atividade que estiver iniciando. É preciso tempo e esforço para colher frutos.

Os motores de busca, principalmente o Google necessitam reconhecer a presença de seu blog na internet. Muitos Webmasters renomados em Seo do mundo inteiro afirmam que isto leva tempo, isto é conhecido como Google Sandbox.

Ninguém na verdade sabe onde está a Sandbox do Google, mas que ela existe, isso é uma verdade

Então nesse caso se realmente pretende e almeja o sucesso de seu blog, a paciência é o caminho mais certo. Espere sempre pelo melhor, mas também prepare-se para o pior, e certamente você alcançará o sucesso.

Concluindo:

Nesse artigo você viu todas as fases necessárias de como criar um blog em WordPress passo a passo e batalhar em busca do seu sucesso na internet.

Então como já mencionado em alguns tópicos desse artigo o sucesso depende exclusivamente de você e de sua força de vontade de planejar, colocar em prática e fazer acontecer.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha realmente ajudado você de verdade. Ficamos por aqui, até mais e sucesso 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.