• Post category:Web

Sites para verificar plágio são muito utilizados pelas pessoas que trabalham em casa, seja como um freelancer profissional redigindo textos para blogs, matérias jornalísticas para para portais, auxiliando acadêmicos que estão se formando com o seu Trabalho de Formação de Curso (TCC), entre outros.

 

E como sabe o plágio é crime e gera punição, devendo ser evitado em qualquer que seja o tipo de conteúdo que esteja sendo criado. Hoje em dia com os detectores de plágio online está cada vez mais fácil identificar se um conteúdo foi copiado, e de qual fonte ele foi copiado.

 

Muitas desses verificadores são gratuitos com alguns limites de uso diário, porem existem ferramentas de verificação pagas onde você pode usar de forma ilimitada, podendo assim conferir quantos textos ou arquivos precisar.

 

Então fique conosco até o fim desse texto e saiba quais são os melhores sites para verificar plágio, garanta que seus textos sejam sempre originais, sem qualquer tipo de cópia, e de qualidade.

sites para detectar plagio

O que é plágio?

É considerado plágio toda e qualquer que seja a cópia integral, parcial e até mesmo conceitual de qualquer que seja o tipo de conteúdo de mídia como por exemplo: textos para blogs, matérias, vídeos, fotos, áudios entre outros, onde a fonte original e os devidos créditos são concedidos a outra pessoa sema a mesma ter o consentimento do autor original daquele conteúdo ou obra.

 

Tipos diferentes de plágio:

Caso não saiba existem 3 diferentes tipos de plágio, confira abaixo quais são os 3 diferentes desrespeitos aos direitos autorais:

 

Integral:

É quando um trabalho ou obra é copiada 100% da sua fonte original sem o consentimento do seu criador verdadeiro, e nenhuma menção é feita ou atribuída à ele.

 

Parcial:

A cópia parcial é quando copiam apenas algumas partes do conteúdo ou da obra, podendo ser partes de um texto, de uma música, onde as mesmas serão usadas por outra pessoa também sem a autorização de quem criou, e também sem menções.

 

Conceitual ou intelectual:

Essa forma de plágio acontece quando outra pessoa faz uso de suas ideias em qualquer que seja o tipo de conteúdo.

 

O plágio é crime?

Sim o plágio é crime conforme legislação brasileira, pois os mesmo acaba por ferir os direitos autorais que foram definidos na Lei nº 9.610/98, onde o Código Penal Brasileiro, artigo 184 determina que:

 

  • Art. 102. O titular cuja obra seja fraudulentamente reproduzida, divulgada ou de qualquer forma utilizada, poderá requerer a apreensão dos exemplares reproduzidos ou a suspensão da divulgação, sem prejuízo da indenização cabível.
  • Art. 103. Quem editar obra literária, artística ou científica, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe-á o preço dos que tiver vendido.

 

O mesmo é cabível de pena, com possível detenção de 3 meses até 1 ano, ou então pagamento de multa.

 

Fonte: Lei nº 9.610/98 Art. 102 e 103.

 

O que é um verificador de plágio?

Um verificador de plágio é uma ferramentas online que possibilitam que os seus usuários possam identificar de forma eficaz possíveis desconfianças sobre a originalidade de qualquer documento ou arquivo que esteja na internet ou não.

 

Essas ferramentas já vem a bastante tempo ajudando muitas agências de marketing, autores, redatores, editores, entre outros profissionais na questão das cópias, onde as mesmas não param de crescer, tanto no universo digital quanto no meio acadêmico também.

 

Melhores sites para verificar plágio:

Confira nossa lista onde nela relacionamos detectores de plágio grátis e pagos para você usar de forma simples em cliques, segue a relação com os melhores softwares e sites:

 

Copyscape:

O site para verificar plágio Copyscape funciona de forma 100% online, e devido a este motivo suas buscas por cópias ficam limitadas também a conteúdos que já estão na internet, ou então a URLs que você deseja fazer a verificação.

 

Muitos redatores freelancers consideram essa ferramenta que só está disponível em inglês como sendo uma das melhores, simples e fáceis de serem usadas. Sem falar no resultado que ele mostra ao usuário que é excelente. Disponível na versão grátis com limite de uso e pago ilimitada.

 

SmallSeoTools:

O SmallSeoTools é um detector de plágio online grátis que possui ótima recomendações de seus usuários, o mesmo consegue localizar qualquer tipo de cópia à respeito do conteúdo inserido por você, e também através do próprio banco de dados deles.

 

A ferramenta é gratuita e oferece vários recursos como integração de URLs, relatórios, verificação de diferentes idiomas, recurso de paráfrase automático, aceita praticamente todo e qualquer tipo de arquivo pra ser analisado.

 

Plagiarism Detector:

O Plagiarism Detector é gratuito e muito conhecido mundo a fora, o mesmo disponibiliza recursos que talvez não encontraria em um detector pago. Simples de usar, basta inserir o texto diretamente no campo indicado, ou a URL, ou então o arquivo que deseja verificar.

 

Dupli Checker:

Considerada por muitos como um dos melhores verificadores de plágio gratuito para monografias, o Dupli Checker consegue realizar análises de textos que contenham até 1000 palavras, é só copiar e colar. Você também poderá fazer a verificação de arquivos fazendo o upload dele para o site.

 

CopySpider:

O CopySpider é uma ferramenta grátis mas também tem a sua versão paga, muito usada por acadêmicos para verificarem seus trabalhos, e também muito usada por redatores freelancers que escrevem conteúdos para blogs.

 

A o fazer a varredura a ferramenta então considera uma cópia todo e qualquer que seja o material que mostra partes iguais de outras páginas da web e de documentos.

 

Plagiarisma:

O Plagiarisma é grátis e também disponibiliza uma versão paga, é uma ferramenta bastante conhecida e tem a capacidade de verificar textos em segundos em busca de plágio, oferece suporte para até 190 idiomas. Com ele é possível fazer verificações em textos, patentes, entre outros.

 

Plagius:

O Plagius trata-se de um software que precisa ser baixado e instalado em seu PC, não tem como usar essa ferramenta diretamente pelo navegador, o mesmo disponibiliza para seus usuários várias versões diferentes, onde a grande parte delas é paga.

 

Oferece recursos e funcionalidades avançadas que você até pode testar gratuitamente, verifique textos e arquivos de diferentes formatos em busca de cópias.

 

Grammarly:

Além de corrigir textos como praticamente nenhuma outra ferramenta, deixando sua gramática perfeita, o Grammarly também é um dos melhores sites verificadores de plágio, varrendo as páginas da internet e até mesmo banco de dados acadêmicos. Oferecem planos gratuitos e pagos e sua eficiência em encontrar conteúdo duplicado ou não é fantástica.

 

Plagtracker:

O Plagtracker permite que você realize buscas atrás de cópias com textos de até 5 mil caracteres em aproximadamente 14 bilhões de páginas da web incluindo bancos de dados contendo artigos acadêmicos. Oferecem planos grátis e pagos e sua interface é bastante simples de ser usada. A versão free é um pouquinho lenta, mas consegue encontrar o plágio onde for.

 

Farejador de Plágio:

Esse detector de plágio é 100% brasileiro, o Farejador de Plágio consegue rastrear partes de textos em diferentes sites, para ter acesso à todos os dados coletados pela ferramenta é só baixar um arquivo do Word. Sua forma de buscar plágio é online dispensando a opção de precisar baixar um programa para usá-la.

 

Turnitin:

O Turnitin é praticamente a ferramenta mais usada pelos profissionais da área de ensino, conforme dados do próprio site já contam com mais de 1 milhão de profissionais da educação usando o detector para verificarem os trabalhos de seus alunos.

 

Oferece suporte para 12 diferentes idiomas, e permite que seja feita a verificação em diversos tipos de arquivos diferentes ao mesmo tempo, e o mais legal de tudo é que a mesma não tem um limite de uso diário.

 

Google:

Muita gente nem sabe que dá pra usar o buscador do Google para encontrar plágio, e isso é extremamente fácil de ser feito, e o melhor de tudo é que não precisará pagar nada pra isso.

 

É só copiar a parte do texto que deseja verificar, colocá-la entre “aspas” e clicar em buscar, se tiver algo copiado no texto que inseriu, irá aparecer nos resultados. Você pode realizar buscas e varreduras em todas as línguas.

 

Plagium:

Bastante recomendado, o site para identificar plágio Plagium usa de diversas técnicas avançadas pra realizar essa tarefa, o mesmo tem uma enorme capacidade de realizar buscas por textos e documentos em páginas da internet. Seu uso é descomplicado e simples.

 

Anti Plagiarism:

O Anti Plagiarism também é um software que tem a finalidade de fazer a identificação de cópias em diversos tipos de documentos como textos, arquivos pdf, rtf docx. A mesma é grátis, assim poderá testar livremente.

 

PaperRater:

O PaperRater já é utilizado em mais de 140 países, essa ferramenta tem várias funcionalidades como fazer varredura em busca de plágio, faz a revisão e a verificação da gramática de textos também, e a mesma também oferece um construtor de vocabulário, desenvolvida por especialistas, disponibiliza planos básico grátis e o Premium pago.

 

PlagiarismChecker:

A grande maioria dos professores adoram o PlagiarismChecker, tudo isso devido a sua capacidade de conseguir checar de maneira eficiente se um texto é plagiado ou não. Tudo isso de forma simples e rápida.

 

Plag.pt:

Oferecendo pros seus usuários 2 versões, a grátis e a paga, o Plag.pt permite de maneira simplificada fazer a verificação de conteúdos em busca de plágio, a mesma irá relatar em seus relatórios até mesmo a fonte original caso houver cópia. Site bastante usado por alunos e professores.

 

Viper:

O Viper disponibiliza uma interface intuitiva e amigável pros seus usuários, seu localizador de plágio é gratuito, e pra usar não é necessário baixar nenhum programa em seu PC. Ferramenta bastante usada no universo acadêmico em geral, tem a capacidade de verificar e comparar rapidamente qualquer documento com mais de 10 bilhões de outros recursos online na internet.

 

Quetext:

O Quetext varre toda a internet em busca de cópias, incluindo banco de dados, sua interface é simples e fácil de ser usada, a ferramenta é totalmente livre de assinaturas. Basta inserir na campo o texto que deseja verificar e aguardar o resultado.

 

PlagScan:

Essa também é outra ferramenta para detecção de plágio bastante usada por empresas que fazem a verificação de textos para conteúdos online, principalmente revistas. O PlagScan é livre de assinaturas, basta inserir no campo uma URL ou os caracteres e palavras que deseja verificar. Integrável com Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

 

Copyleaks:

Para usar o Copyleaks é preciso fazer um breve registro no site, o mesmo é baseado em nuvem e consegue fazer o acompanhamento completo de como e qual maneira o seu conteúdo pode estar sendo usado na web. A ferramenta é paga permitindo um teste de 10 páginas somente.

 

Muito usada no mundo educacional e também no universo dos negócios, onde essa última é bastante voltada para editores profissionais de agências de Marketing Digital e Seo.  Essa ferramenta irá permitir que você varra toda a internet em busca de plágio em diferentes formatos de arquivos e idiomas.

 

Articlechecker:

O Articlechecker é um verificador de conteúdo duplicado muito semelhante ao PlagiarismChecker, também bastante usado no mundo acadêmico em geral.

 

Conclusão:

Agora que você já sabe o que é plágio, quais são os seus diferentes tipos, e que a prática do mesmo consiste em crime cabível de punição, esperamos que fique de fora dessa má prática.  Em nossa relação mencionamos os melhores sites para verificar plágio, então você não tem mesmo motivos para fazer uso disso.

 

Em nossa relação falamos sobre detectores grátis e pagos, sites e softwares para serem baixados em seu PC, essas ferramentas como já mencionamos podem e devem ser usadas para verificação de trabalhos acadêmicos em geral, como o TCC, artigos e textos para blogs, matérias para portais entre outros. E pra não esquecer quais são são esses sites, segue novamente a lista:

 

  • Copyscape;
  • SmallSeoTools;
  • Plagiarism detector;
  • Dupli Checker;
  • CopySpider;
  • Plagiarisma;
  • Plagius;
  • Grammarly;
  • Plagtracker;
  • Farejador de Plágio;
  • Turnitin;
  • Google;
  • Plagium;
  • Anti Plagiarism;
  • PaperRater;
  • PlagiarismChecker;
  • Plag.pt;
  • Viper;
  • Quetext;
  • PlagScan;
  • Copyleaks;
  • Articlechecker.

 

Ficamos por aqui, esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você, teste a versão grátis de cada verificador de plágio citado, pode ser que já seja eficaz para você, caso sentir necessidade é só assinar um plano. Sucesso em suas buscas contra cópias 😉

 

Leia também: