• Post category:Web

Uma das máximas que você vai escutar quando começar a estudar a estratégia de marketing de conteúdo e, por consequência, Seo é: “O conteúdo é rei”. Isso é uma verdade, mas dificilmente as pessoas explicam como ele chegou lá e pegou a coroa, presumindo que isso começou com a internet, e que existe apenas uma forma em saber como escrever conteúdo de qualidade para blog.

 

Escrever um bom conteúdo para blog tem estreita relação com a habilidade de responder perguntas, e compreender quais são as perguntas que estão sendo feitas.

 

Vamos falar sobre essas perguntas, sobre como respondê-las e quais são os erros que nenhuma pessoa pode cometer quando está escrevendo conteúdos relevantes para blogs.

como criar conteudo de qualidade para blogs

O que é conteúdo de qualidade?

Para nós um conteúdo de qualidade é aquele que realmente atende a todas as necessidades da pesquisa realizada pela persona, solucionando e resolvendo seus problemas e dores.

 

Então podemos dizer que um conteúdo de qualidade é simplesmente aquele que consegue conquistar o leitor. E saiba que excelentes conteúdos só trazem resultados positivos para qualquer negócio online.

 

Quais são as perguntas fundamentais para escrever um bom conteúdo para blog?

Antes de tudo, você precisa se perguntar sobre o que é seu blog e qual o objetivo dele. O objetivo pode ser só colocar suas visões para o mundo, informar, gerar conteúdo como parte de uma estratégia de marketing, não importa. O importante é que o conteúdo precisa ser coerente com a proposta do blog.

 

Em um exemplo simples, eu não postaria um artigo sobre o mais recente disco de Harry Styles em um blog de carros ou ainda minha visão sobre o Tesla em um blog de música.

 

Da mesma forma que o tema do post, é importante também ter consciência sobre a linguagem, tamanho, objetivo e estrutura do post.

 

Uma linguagem equivocada pode dificultar a compreensão da informação que você está tentando passar.

 

O tamanho do post tem relação com a profundidade do assunto, sua capacidade de sintetizar o assunto e algumas regras de SEO (posts precisam ter, ao menos, 600 palavras, mas o Google vem dando atenção especial para blogs com posts de mais de 1000 palavras).

 

A estrutura do post tem total relação com boas políticas de escrita na internet, que são scaneabiliade, clareza e observação às regras de SEO (que não será abordado aqui, ou esse post ficaria enorme).

 

Como você pode perceber, saber sobre o que escrever e como colocar as ideias no editor de texto são partes fundamentais do processo, mas não são as únicas.

 

Outro aspecto que não pode ser ignorado é a pesquisa, que precisa ser feita com cuidado e critério, já que reproduzir fake news ou informações enviesadas simplesmente por estar na sua pesquisa e você simplesmente considerar “verdade” fará com que seu post seja ruim , e em alguns casos até criminoso. Cuidado e critério na pesquisa.

 

Finalmente, é importante que você faça uma boa revisão e acrescente outras mídias no post do seu blog. Podcasts, procure ótimos vídeos em banco de vídeos, e incremente ainda mais seu conteúdo usando excelentes imagens de banco de imagens grátis, eles enriquecem o conteúdo e valorizam seu posicionamento nos mecanismos de busca.

 

Sem falar que isso só irá contribuir para melhorar e aumentar a visibilidade de seu site no Google, o que é excelente.

 

Ao escrever conteúdo para blog não cometa esses erros:

Existem erros que são os mais graves ainda quando falamos em como escrever conteúdo de qualidade para blog. Alguns deles podem ser cometidos de forma inconsciente, mas os casos de má-fé são mais comuns.

 

Não cometa esses erros e seu conteúdo já estará acima da média de seus concorrentes, são eles:

 

Plágio:

O plágio traz diversos problemas, além de ser considerado crime e ser destrutivo para qualquer reputação. Um bom post de blog pode ser feito de diversas referências, inclusive é a forma mais comum de tratar de assuntos mais exatos, onde a precisão da informação é importante, mas nesse sentido é indispensável trazer sua interpretação e linguagem pessoal ao post.

 

Possivelmente essa é uma das dicas de como escrever conteúdo de qualidade para blog mais importante de todos os tópicos, então produza sempre textos originais. Você pode usar ferramentas de teste de plágio como o CopySpider, Copyscape entre outras, e assim garantir textos sem plágio.

 

Pesquisa de palavras-chave:

Uma excelente dica para escrever um artigo de qualidade para blogs mas porem ignorada por muitos que acaba sendo um erro é realizar uma boa pesquisa de palavras-chave. Afinal de contas do que adianta escrever sobre um assunto que ninguém está pesquisando, assim só perderá tempo.

 

Use ferramentas para encontrar as palavras-chaves mais buscadas em seu nicho, e jamais se esqueça também da intenção de busca do usuário, que hoje em dia é essencial. Saber o que seus possíveis leitores estão buscando realmente.

 

Uma dica é encontrar palavras-chave de calda longa para escrever conteúdos relevantes, elas até podem ter um volume menor de buscas, mas elas tem o poder de gerar tráfego para seu blog de forma mais rápida. Pois são um pouco menos concorridas que palavras de calda curta. Você pode usar a ferramenta gratuita Ubersuggest para essa tarefa.

 

Informações mentirosas, especialmente de caráter ofensivo sobre pessoas:

Outra atitude detestável e criminosa, é fundamental, sempre que possível, ter a autorização para falar de uma pessoa ou de postar uma foto dela (vamos falar disso melhor mais abaixo), já que existe sempre a chance de você ser criminalmente responsabilizado por difamação, calúnia e injúria, caso escreva algo mentiroso e negativo da pessoa.

 

Títulos enganosos:

Há bastante tempo atrás o título exagerado, que te levava a clicar na notícia ou post, era considerado uma técnica inteligente de cativar seu cliente.

 

Esse tempo passou, e hoje em dia o conceito de clickbait ou de exagerar a informação de um post do blog, ou ainda fazer o leitor acreditar que obterá algo que não é possível ou que simplesmente é prometido, mas não cumprido, gera sensação de decepção e de engano no leitor, que destrói qualquer credibilidade que ele teria no seu conteúdo.

 

Falta de revisão:

Seu conteúdo está pronto. Adequado ao tema do blog, com propósito e bem pesquisado. Só que você escreve um “nessessário” ou um “ezemplo”. Erros de ortografia e gramática são críticos e tiram muito do brilho de qualquer conteúdo.

 

Evite-os sempre, e corrija-os quando eles passarem. Você pode usar algum corretor ortográfico online para te auxiliar nessa tarefa. Essa é outra dica importantíssima para você escrever conteúdo de qualidade para blogs. Leitores odeiam erros gramaticais.

 

Entregar informações defasadas como se fossem novas:

Outro problema sério, que acaba com qualquer chance do seu blog ter credibilidade é colocar dados sem datas, dando a falsa impressão de que eles são atuais.

 

Sempre que for informar dados, dê o máximo de referenciais possíveis, e se for necessário, cite a informação com um link para a origem dela.

 

Descrever opiniões e conjecturas como se fossem fatos:

Este é um erro bem comum, mas que pode se tornar complicado, dependendo do assunto e do que está sendo dito. Especialmente quando falamos de situações sociais ou de algum tipo de questão na qual você pode ter repercussões negativas pela opinião emitida, é importante deixar claro que essa é apenas sua visão sobre o assunto.

 

Então ao criar conteúdo de qualidade para blogs jamais descreva opiniões que já estão defasadas como se fossem novidades.

 

Exposição de pessoas sem sua aprovação:

Uma continuação de um dos tópicos a cima, mas deixando a questão abrangente no geral. Ao escrever seu conteúdo pro seu blog cuidado ao usar fotos e imagens de pessoas, pois elas precisam ter lhe dado permissão para isso, ou você pode ser cobrado por uso de imagem de forma indevida e, eventualmente, até ser processado por isso.

 

E claro que você não quer isso não é mesmo? Então cuidado e assim evitará dores de cabeça e problemas futuros.

 

Conclusão:

Como você pode ver, existem muitos problemas e dificuldades, que podem fazer com que o conteúdo se torne menos eficaz, mas tomando esses cuidados você, com certeza, irá sim escrever conteúdo de qualidade pro seu blog.

 

Então para não esquecer das dicas vamos dar um revisada nelas rapidamente:

 

  • Evite plágio, é inaceitável;
  • Realize sempre uma pesquisa de palavras-chave;
  • Jamais repasse informações mentirosas;
  • Não use títulos enganosos com intenção de atrair cliques;
  • Revise sempre o seu texto;
  • Jamais publique informações antigas como se fossem novas;
  • Não descreva opiniões e conjecturas como se eles fossem fatos;
  • Nunca exponha pessoas sem autorização.

 

E é isso, esperamos ter ajudado com nossas dicas de como escrever conteúdo de qualidade para blog, esperamos que você as aplique em seus textos e que crie cada vez mais um conteúdo de alta qualidade. Sucesso em seus textos 🙂

 

 

Leia também: