O vídeo marketing é um excelente recurso para que as suas campanhas de marketing alcancem um número muito maior de público.

Ele é ótimo para passar informações do seu produto de forma muito mais atraente, além de estar auxiliando você a
elaborar uma estratégia de marketing super completa para que você conquiste muito mais clientes.

Então nesse artigo de hoje, você irá aprender tudo sobre vídeo marketing, quais os tipos, e como fazer. E como está estratégia poderá aumentar as suas vendas.

Afinal de contas, é isto que você deseja certo? Aumentar as suas vendas.

Então vamos lá para mais esse aprendizado!

Como Fazer Vídeo Marketing

Mas Por Quê Vídeo Marketing?

Está é uma pergunta muito simples de ser respondida. O vídeo marketing é uma estratégia de utilizar vídeos como seu conteúdo principal para divulgar seus produtos e serviços na internet.

Apesar do vídeos existirem a muitos anos, somente de uns tempos pra cá, este formato tornou-se uma excelente forma de ampliar o reconhecimento de uma marca já existente, ou uma nova marca.

Pesquisas recentes revelam que, a cada 10 pessoas 6 delas tem preferência em assistir vídeos na internet do que ver tv.

E atualmente mais de 80% das empresas estão utilizando vídeos como sua principal ferramenta de marketing e publicidade online.

Muitos pesquisadores, e grandes especialistas do marketing digital, afirmam que até o ano de 2022 praticamente todo o tráfego da internet será em forma de vídeos.

Por esse motivo você deve começar a fazer vídeo marketing desde já, pois se trata de uma ótima forma de divulgar seus negócios. Além de ser útil para o marketing, o PUSH-PULL.

O marketing push-pull nada mais é que apresentar a sua marca para as pessoas. Cujo o objetivo é conseguir atingir o maior número possível de seu público-alvo mostrando seus produtos.

Saiba que um vídeo promocional bem elaborado irá ajudar a você a fortalecer o reconhecimento de sua marca, pois você estará apresentando os benefícios e recursos dele para as pessoas.

O pull marketing quer dizer que você deve ter as informações essenciais quando uma pessoas desejar comprar o seu produto.

O clientes em potencial por sua vez já conhecem a sua marca, mas porém eles precisam estar mais que convencidos que estarão comprando a marca certa.

Os vídeos no pull marketing tem a serventia de como explicar como utilizar os seus produtos, bem como fazer comparações com produtos concorrentes. Assim poderá apresentar detalhes que possam resultar em vendas.

Hoje em dia criar vídeos com a finalidade de marketing nunca foi tão fácil e barato. Basta utilizar um smartphone que tenha uma boa resolução. Todos hoje em dia tem a capacidade de usar o vídeo marketing em suas estratégias.

Exemplos De Conteúdo De Vídeo Marketing:

Mostrarei agora alguns exemplos de vídeo marketing que você pode aplicar em sua estratégia de marketing de conteúdo. Mas não esqueça que é necessário saber qual é o seu público e assim segmentar os seus vídeos.




Depoimentos e Estudo de Caso:

Este modelo de vídeo mostrará os clientes que você já tem dando depoimentos que realmente os seus produtos e ou serviços ajudaram eles de alguma forma para melhor.

Então os potenciais clientes irão confiar em um produto que foi útil e utilizado por outros, e que por sua vez apresentou resultados convincentes.

Vale lembrar que está estratégia de vídeo marketing não é adequada para novas empresas que lançaram o seu primeiro produto ou serviço agora.

Mas por outro lado, os depoimentos são muito válidos para empresas que já existem a mais tempo, e esperam assim que muito mais pessoas adquiram seus novos produtos.

Demonstração e Avaliação Dos Produtos:

Uma demonstração irá ajudar muito a sua audiência a ficar imaginando como é o funcionamento do produto e o que elas podem esperar dele se comprarem.

Sem falar que é o momento ideal para fazer elogios sobre a qualidade do produto ou serviço que você está vendendo. Está com toda certeza é uma excelente estratégia de vídeo marketing.

Tutoriais: Como Fazer:

Um bom tutorial em vídeo mostrará para sua audiência como o seu produto irá funcionar. Procure mostrar a elas exemplos reais do uso do mesmo no dia a dia da vida real.

Entrevistas:

Procure por especialistas que poderão dar uma visão muito mais crítica para o público. Assim você poderá utilizar a entrevista para mostrar realmente que seu serviço ou produto tem a solução para o problema das pessoas.

Participação Em Eventos:

Quando a sua marca ganha um prêmio ao participar de um evento, então vale muito usar esse conteúdo em sua estratégia de vídeo marketing.

Mostre aos seus expectadores os detalhes importantes e conte a eles que o seu produto já foi reconhecido diversas vezes por outras pessoas.

Vídeos Animados:

Um vídeo animado com certeza é uma ótima forma de transformar uma explicação mais confusa e complicada em uma explicação simples e divertida.

Ao invés de usar pessoas reais para fazer a apresentação do produto no vídeo, basta fazer um vídeo animado simples projetando sua ideia. Dessa forma seus expectadores entenderam com muito mais facilidade.

Muitas empresas utilizam vídeos animados como estratégia de vídeo marketing, e tem muitos resultados dessa forma.

Marca:

O vídeo da marca apresenta claramente o produto ou o serviço que a empresa está vendendo. O maior objetivo é conseguir atingir o maior número de pessoas possíveis criando o reconhecimento da marca.

Isso deverá ser feito divulgando o olhar e a missão de sua marca, e também o seu valor. Por isso jamais deixe de aplicar está técnica de vídeo marketing em seus negócios.

Vlogs:

Da mesma forma que um blog, um vlog tem uma chegada mais pessoal da marca cujo você está comercializando.

Os vídeos poderão apresentar concepções pessoais do dono e até mesmo de funcionários sobre os produtos. Seja de qual forma for, deve ser feito a captura utilizando-se da sinceridade.

Por exemplo: se você tem uma confecção de roupas, então poderá criar vlogs para mostrar como as roupas são produzidas. Assim seu público poderá conhecer melhor a sua marca.

Estudos de Caso:

O vídeo marketing sobre estudo de caso deve esclarecer pros seus clientes como a sua empresa resolveu problemas no passado, e como ela poderá fazer isto no futuro.

Utilize-o com a finalidade de estabelecer a índole de sua marca para seus clientes.

E para isso, é importante fazer pesquisas para descobrir quais foram as soluções úteis para os seus usuários, e também os desafios que o seu produto encara.

Faça uma boa análise de todos eles com a finalidade de fazer sua marca crescer, e também procure refletir isso nos vídeos de estudo de caso.

Webnários:

Está é uma dica valiosíssima para aplicar nas técnicas de como fazer vídeo marketing. Todas as vezes que sua empresa estiver planejando a realização de um seminário, procure gravá-lo, ou melhor, transmitir ele ao vivo se possível.

Isto permitirá uma maior interação, possibilitando responder as perguntas de clientes e assim conseguir maior engajamento através de seus comentários.

Fazendo a Integração De Vídeos No Mapa Da Caminhada Do Cliente:

Ao produzir vídeo marketing, jamais se esqueça da persona de seu possível comprador. A persona nada mais é que a representação de como o seu público-alvo se comporta. Quais são seus objetivos, e o que os leva a comprar.

Você conseguirá estás informações à partir de pesquisas de mercado cujo você pode encontrar na web. Isso ajudará você a concentrar todo o seu conteúdo, para que ele se adeque ao seu público.

Tendo dados mais detalhados em mãos, com toda certeza você conseguirá melhorar as suas campanhas de marketing de vídeo e consecutivamente fazer crescer a sua taxa de conversão de vendas online.

Pense a longo prazo, pois isso mostrará que o vídeo marketing não é benéfico apenas para o avivamento da marca. Mas também será benéfico para todas as etapas da caminhada do cliente.

Por esse motivo resolvemos dividir esses estágios em três partes para te mostrar qual tipo de vídeo deve usar em cada etapa, são eles:

Informação:

O passo inicial e o primeiro deles é claro é, informar seus clientes quem é você e fazer o destaque de sua marca. Você necessitará de conteúdo para passar está informação de forma simplificada e significativa.

Neste caso, a recomendação para você é fazer um vídeo de brand (marca). Indique no vídeo marketing claramente o que faz sua empresa e exiba os melhores recursos de seu produto como destaque principal.

Deixe ele o mais atrativo possível, para que as pessoas realmente vejam o que você está oferecendo a elas.

Mas caso a sua empresa já estiver bem estabelecida, então existe uma alternativa, que é exibir um vídeo de depoimentos.

Assim você poderá fazer com que seus clientes valorizem a sua marca mostrando palavras positivas de outros usuários que também confiaram em seus produtos ou serviços anteriormente.




Interesse:

Na fase de interesse, os potenciais clientes então já familiarizados com a sua marca. Então eles continuaram fazendo pesquisas com a finalidade de saber ainda mais sobre seus produtos, interessados em comprá-los.

Nesta fase existem diversas informações que as pessoas podem precisar. Caso elas desejem entender melhor o lado positivo ou negativo sobre um item em específico.

Então você pode e deve fornecer para elas um vídeo marketing de revisão e demonstração. Isso vai permitir que eles façam uma avaliação sobre a qualidade do produto e decidam se atenderão seus requisitos.

Diversas categorias de vídeo marketing poderão então desempenhar um papel na avaliação do cliente. Como por exemplo, um vídeo do evento deixará elas informadas sobre a credibilidade de sua marca.

E você também pode mostrar a elas um vlog, caso elas desejem conhecer a empresa por um lado mais pessoal.

Conversão:

Já nesta fase, você conseguiu fazer a conversão de interessados em clientes reais com muito sucesso. Mas isto não quer dizer que você não precisa mais fazer vídeo marketing pra eles.

Agora é hora de concentrar-se em como você irá ajudar seus clientes a utilizar o seu produto de forma adequada, assim resolvendo os problemas deles.

Crie então um bom vídeo tutorial, seja ele um vídeo animado ou até mesmo representado por uma pessoa real.

Um webnar pode ser muito útil para eles também, pois assim você poderá apresentar diversas dicas de como os compradores possam usar o que compraram de uma forma muito melhor, extraindo muito mais o aproveitamento do item que adquiriram.

Analisando Métricas De Vídeo Marketing:

Todo e qualquer conteúdo produzido para as estratégias de vídeo marketing devem ser analisados, por esse motivo é importantíssimo fazer medições contínuas sempre.

Você tem por obrigação avaliar tudo o que foi investido para divulgar a sua marca.

Mesmo que você de alguma forma não consiga atender todas as suas expectativas em sua primeira tentativa implantando o vídeo marketing em seu negócio, não fique preocupado, pois é absolutamente normal.

Depois de feito a análise e descobrir o que pode ser feito para melhorar, então provavelmente você conseguirá um resultado muito melhor na segunda tentativa.

E jamais se esqueça disto, mesmo que sua campanha se saia bem logo de primeira, não se acomode. Pois não há limites para melhorar ainda mais o seu negócio. E você sempre deve buscar atrair a maior quantidade de pessoas possível para ele.

É claro que existem diversas métricas que podem determinar o sucesso do vídeo marketing em seus negócios. Uma das fomas mais simples é ver a quantidade de visualizações de seus vídeos.

Se você tem um vídeo com centenas de milhares de visualizações, então isso significa que o seu conteúdo é bom e que ele está se viralizando na internet.

Métricas De Engajamento Social:

O engajamento social com toda certeza pode sim fazer parte dessa sua conquista. Pois compartilhamentos em mídias sociais como Instagram, Twitter, Facebook entre outras, rendem comentários, o que aumenta a contagem de visualizações.

Métricas De Taxa De Cliques e Taxa De Conversão:

Mas também existem muitas outras métricas que devem ser levadas em consideração em suas campanhas de vídeo marketing, como por exemplo a taxa de cliques e a taxa de conversão.

Se você tem uma alta taxa de cliques, isso está indicando que o seu vídeo conseguiu sim convidar muitas pessoas a clicarem em um link específico.

Com muito mais pessoas clicando em seus links, a tendência é aumentar a chance das taxas de conversão (que são as compras de seus produtos ou serviços). Que como você já sabe é o objetivo final da campanha de marketing de vídeo.

Então se sua campanha de vídeo conseguiu atingir um alto número em cada uma das métricas, é porque o seu vídeo possui informações importantes e úteis e que foram direcionadas ao público certo.




Conclusão:

Como você viu, o vídeo marketing é uma excelente forma para divulgar sua marca, e por esse motivo ele se transformou no formato predileto para a grande maioria de usuários da internet.

E isto é muito bom, pois qualquer pessoa ou empresa pode usar esse tipo de conteúdo.

Mas nunca se esqueça, existem muitas categorias de vídeo, e cada uma delas tem seu uso de forma específica em sua estratégia de marketing, que são elas:

  • Depoimentos e estudo de caso: ajudaram a criar mais confiança;
  • Demonstração e avaliação dos produtos: mostra realmente como o seu produto funciona;
  • Tutorias de como fazer: auxiliam novos clientes com a maneira correta de utilizar o produto;
  • Entrevista: além de criar contexto passa sua marca, também tem o poder de mostrar para as pessoas como o produto resolveu o problema delas;
  • Eventos: ajuda a aumentar a credibilidade de sua empresa mostrando como a marca é popular;
  • Vídeos animados: faz com que os clientes entendam mais facilmente um processo que parece ser complicado;
  • Marca: mostra de forma clara e objetiva a visão e amissão da empresa;
  • Vlogs: fornece uma abordagem muito mais pessoal para sua campanha de vídeo marketing;
  • Estudo de caso: apresenta todos os recursos de seu produto ou serviço;
  • Webnários: é excelente para mostrar dicas adicionais para os cientes.

E apenas recapitulando que cada tipo de vídeo marketing tem funções diferentes que foram divididas em três partes na caminhada do cliente, que são elas:

  1. Informação;
  2. Interesse;
  3. Conversão.

Então ao aplicar tudo o que foi ensinado para você nesse nosso artigo, você precisa avaliar a taxa de sucesso de sua campanha de vídeo marketing, fazendo a contagem das visualizações dos vídeos.

Ver sempre como foi o envolvimento nas redes sociais, sua taxa de cliques em seus links e a sua taxa de conversão.

Agora que você já sabe como fazer vídeo marketing, e que ele tem um potencial enorme para engajar e atrair muito mais clientes para seu negócio. O que você precisa fazer agora é incluir campanhas de vídeo marketing em seus projetos.

E é isso. Chegamos ao fim de mais um conteúdo, esperamos que tenha gostado, e não deixe de colocar tudo em prática, pois você só saberá o resultado se aplicar.

Muito obrigado por ter ficado conosco até aqui, até mais, e sucesso em suas campanhas de vídeo marketing 🙂

 

Fique e leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.