O Marketing de Conteúdo é muito importante caso você pretenda criar uma relação duradoura com sua audiência e clientes. Assim conseguirá engrandecer o nome de sua marca.

Ela está entre a melhor e mais eficiente estratégia para conseguir gerar mais contatos para seu negócio por um custo muito menor. Mas é lógico que você precisa fazer isto da forma correta e assertiva.

Aqui nesse artigo você vai aprender muito mais sobre marketing de conteúdo, o que é, por que fazer e aplicá-lo em seus negócios, quais os tipos e as melhores dicas para conseguir ter sucesso com essa fantástica estratégia.

Então vamos lá aprender mais sobre Marketing de Conteúdo!

Estratégias de Marketing de Conteúdp

Marketing de Conteúdo: O Que é?

O marketing nada mais é que a prática de fomentar a sua marca ou seus produtos utilizando de diversas táticas diferentes como forma de exploração do mercado e propaganda.

Por isso o Marketing de Conteúdo é uma tática incrível que utiliza de recursos e materiais muito criativos, por exemplo: postagem em redes sociais como Instagram e Facebook, blogs e vídeo marketing. Sempre com a finalidade de conseguir mais engajamento do público.

Em resumo o Marketing de Conteúdo é saber como chegar ao seu público sempre ofertando conteúdo de grande valor. E que seja altamente de relevância pra esclarecer de vez os problemas que eles tem.

Sendo muito diferente dos anúncios patrocinados, o marketing de conteúdo não está de modo direto ligado em si com a propaganda de um determinado produto ou serviço.

O grande e maior objetivo do marketing digital sempre foi e sempre será gerar relacionamento com o seu público.

E isso sempre de forma indireta conseguir transformá-los em potenciais clientes que realmente compram.

Por Que Fazer?

Se o seu intuito é economizar e conseguir muito mais resultados, então obviamente vale muito fazer marketing de conteúdo em seus negócios.

No entanto enquanto o seu negócio não chega nem perto dos 2.500% de avanço como é o caso da gigante Airbnb fez com a campanha de conteúdo.

Utilizando corretamente o marketing de conteúdo você irá criar uma ligação muito melhor e mais eficiente com seu público alvo. O que então vai resultar em taxas de conversões muito maiores.

Claro que você deve estar se perguntando agora, mas por que o marketing de conteúdo é uma excelente pedida para seus negócios? Continue conosco que irá descobrir.




Impactar:

Praticamente 90% de todos os negócios do mundo inteiro geram conteúdo pra conseguir engajar sempre mais pessoas. E isto sucede porque as táticas de marketing de conteúdo são altamente impressionantes.

Veja só este exemplo da KISS METRICS que é uma empresa que desenvolveu uma ferramenta que faz análises e otimização de resultados digitais.

Usando um estratégia de marketing de conteúdo a KISS METRICS conseguir gerar mais de 2,5 milhões de visitantes, mais de 40 mil interações no Twitter, e mais de 20 mil curtidas em seus posts no Facebook.

As suas visitas geraram tanta receita que eles tem reserva até hoje para continuar investindo. Portando a criação constante de conteúdo instrutivo sempre ajudará a engajar pessoas e construir o reconhecimento da sua marca com lucro.

O Baixo Custo-Benefício:

Mesmo você sendo uma empresa pequena, média ou grande, certamente que o marketing de conteúdo irá ter oferecer modelos econômicos para fazer a promoção de seus produtos e ou serviços.

Você pode e deve iniciar compartilhando seus conteúdos em diversas redes sociais diferentes, sempre buscando a expansão de sua marca e audiência.

Um ideia bem interessante é ter um blog relacionado ao seu negócio, escrever e produzir conteúdo sobre seu negócio e seus produtos. Logo após publicar o artigo no blog em seguida compartilhar também nas redes sociais.

E uma outra dica bem importante é, procure sempre criar conteúdo de valor, quanto melhor o conteúdo mais as chances de aumentar suas visitas nas buscas orgânicas de seu site.

O tráfego orgânico que vem dos motores de busca é praticamente tudo que os proprietários de sites e blogs desejam, pois esse tipo de tráfego não pago vem de mecanismos de busca que consideram o conteúdo relevante e informativo.

Falando de uma maneira mais simplificada e direta, as pessoas procuram informações online a todo tempo usando buscadores na internet.

Então para que seu conteúdo seja mostrado nos primeiros resultados da primeira página de uma busca o seu conteúdo ter de ser totalmente otimizado para Seo e sua informação ter relevância tanto para o motor de busca, quanto para o visitante.

Praticamente todo o tráfego da internet origina-se da primeira página de resultados do Google. Por isso produzir conteúdo de qualidade é de extrema importância se pretende posicionar entre as primeiras posições.

Prazo Longo:

Se deseja mesmo engajamento com os seus clientes, então a melhor forma é tentar ajudá-los a solucionar os problemas que eles possam vir a encontrar, claro que isso dentro de sua área de conhecimento.

O marketing de conteúdo tem como o seu principal objetivo instruir as pessoas com informações relevantes e que tenham utilidade pra elas. Dessa forma o elo entre você e o cliente se tornam duráveis.

Então para que consiga fazer isto, o marketing de conteúdo usa táticas de rota de compras, por exemplo: informação e reconhecimento da marca, atenção e fase decisória.

A primeira fase da rota de compras é sobre como construir uma forte presença online. A segunda é procurar ensinar as pessoas a como escolherem os melhores produtos ou serviços. E a última é claro é quando elas tomam a decisão de comprar ou não comprar.

É claro que todas as 3 fases são muito importantes, mas o marketing de conteúdo foca geralmente nas 2 primeiras com muito mais força.

Por isso que o marketing de conteúdo é sim uma estratégia a longo prazo. E você pode sim esperar um claro e notável aumento em suas vendas quando elas iniciarem. Digamos que seja uma aplicação a longo prazo.

Quais os Tipos?

Então agora que você já está ciente que o marketing de conteúdo é extremamente importante para sua estratégia, iremos citar agora quais são os tipos de marketing de conteúdo.

Blogs:

Caso você já tenha um blog pessoal pra você ou até mesmo pra sua empresa, o marketing de conteúdo é com certeza um excelente negócio. Porém os proveitos serão ainda maiores se for uma empresa.

Se você procurar confeccionar um excelente conteúdo, isso irá revelar a sua especialidade no setor em que atua, além de estar construindo uma relação de extrema confiança com sua audiência.

Blogs são muito populares e eles logo alcançaram a marca de mais de 32 milhões de blogueiros (as) até 2021, isto somente nos Estados Unidos. Conseguiu entender o potencial de um blog para seu negócio?

Mas que fique bem claro aqui que a concorrência nesse tipo de marketing de conteúdo é alta. Por isso é essencial procurar descobrir como atrair cada vez mais visitantes, se desejar um público grandioso.

Redes Sociais:

Não poderíamos deixar de fora de forma alguma as mídias sociais, elas são o tipo de marketing de conteúdo que promovem o mais alto grau de envolvimento dos usurários.

Ela tem a função reversa, que ao contrário de você pesquisar em blogs, os usuários precisam apenas dar um clique no botão de seguir e assim obtêm as atualizações sobre assuntos que as interessam. Muito simples né!

Newsletters:

As Newsletters com certeza também é um excelente tipo de marketing de conteúdo, pois quando um usuário se inscreve em sua lista (assinando seu e-mail) então a porta se abre pra você.

Excelente forma de estar transformando assinantes em potenciais clientes, por este motivo a newsletter é excelente quando pretende estabelecer uma relação mais forte com seu cliente ou possível cliente.

O segredo é passar ao assinante sempre o melhor conteúdo que você pode desenvolver.

Mais uma vez você deve estar se perguntando, mas qual é o melhor conteúdo para a newsletter? A resposta é bem simples, por exemplo: pense sempre em alguma coisa que seu público gostaria. Informações de valor fazem a diferença.

Procure sempre personalizar as newsletter para que este elo entre você e o cliente fique ainda mais fortalecido.

White Papers:

Os papéis brancos (White Papers) nada mais são do que documentos oficiais apresentados pelas empresas com a finalidade de destacar recursos de seus produtos ou serviços.

Esse formato de marketing de conteúdo revela indícios factuais baseados em diversas pesquisas e testes. Dessa forma, os profissionais de marketing buscam por estar influenciando o seu público a comprar produtos sem o uso de anúncios mais aprimorados.




Infográficos:

Se quer apresentar informações usando um layout personalizado, os infográficos são perfeitos para isto.

Com o passar do tempo e a medida que as pessoas começam a entender melhor as informações visuais, então utilizar infográficos para engajar é bastante eficaz.

Além disso, os infográficos servem para muitos tipos de publicação, como por exemplo: atualização de mídias digitais, postagem em blogs, imprensa, etc.

Mas atenção, pois esse tipo de marketing de conteúdo é um tanto complicado de ser aplicado. Por isto procure investir em criar postagens visualmente atraentes e criativas.

Caso não consiga fazer seu infográfico sozinho procure por algum freelancer que faça pra você, existem muitos no mercado.

Tipos de marketing de conteúdo

 

Como Começar?

O marketing de conteúdo é uma tática que envolve estratégias e uma boa equipe de pessoas capacitadas atuando juntas com a finalidade de alcançar o mesmo objetivo que é: conseguir aumentar as vendas pela internet.

Como já mencionado anteriormente ele é uma estratégia a longo prazo, por este motivo o seu processo deve ser ser muito bem executado.

Conheça os 3 pontos que andam juntos:

  • Ação: o plano de ação sempre tem o foco principal em clientes, por este motivo conhecer o público é essencial;
  • Implementação: a implementação tem como objetivo principal concepções certas, utilizando é claro o marketing de conteúdo;
  • Revisão: a revisão é a forma de analisar dados para então replicar os esforços de sucesso e evitar os que não deram certo.

Conhecendo Seu Público-Alvo:

Por que e pra que conhecer o seu público-alvo deve estar sempre em primeiro lugar?

Caso você consiga fazer uma definição de quem é seu público-alvo, então logo saberá o que irá fazer com a sua campanha de marketing de conteúdo.

E pra isto é fundamental que você conheça a sua persona.

A persona nada mais é que o perfil de seu cliente perfeito. Esse perfil ou personalidade irá mostrar a você quais as dores e problemas que ele necessita resolver.

Tendo essas informações em mãos basta confeccionar conteúdo para o seu público-alvo.

Por exemplo: se você possui uma empresa de locação de automóveis, então você tem de saber quem são as pessoas que locam automóveis, por quanto tempo eles ficam com os veículos locados, assim saberá o quanto de receita pode esperar.

Público Alvo

Encontrando o Seu Nicho:

Então agora chegou a hora de confeccionar conteúdo para públicos segmentados. E ao confeccionar conteúdo, o público segmentado sempre deve estar em mente.

Não se limite a pensar somente no tipo de conteúdo, mas sim no que você entregará de valor a eles.

Tenha sempre em mente que um público diferente necessita de uma estratégia de marketing de conteúdo diferente também.

Por este motivo jamais envie uma newsletter só porque possui o e-mail delas, com certeza irão considerar um spam e não irão gostar.

Ao invés disso, você pode e deve usar redes sociais e blogs com a finalidade de atrair o seu público-alvo. À partir daí poderá criar uma lista de e-mails segmentada usando newsletters.




Análise:

Após fazer a segmentação de seu público-alvo com o conteúdo ideal para eles, então agora você irá precisar fazer a avaliação de sua estratégia.

Saber como analisar a estratégia de marketing de conteúdo é muito importante, pois só assim você saberá o que deu resultado ou não. Assim analisando a estratégia você poderá melhorar o que fez.

Então para fazer isto de forma eficiente, você necessita de métricas (dados, informações). E no caso do percurso de compra, cada um deles tem uma métrica.

No estágio inicial que é o reconhecimento de sua marca, bem provável utilize blogs e redes sociais. Então para ver e medir esses estágios e métricas você poderá utilizar dados como:

  • Visitantes: quantos visitantes (pessoas) acessam o seu blog;
  • Taxa de rejeição: qual a frequência os visitantes entram e saem do blog;
  • Votos: quantidade de votos em suas postagens em redes sociais;
  • Curtidas e comentários: quantas curtidas (likes) e comentários tem suas postagens em mídias sociais;
  • Compartilhamento de links: qual a frequência suas postagens são compartilhadas.

Obs: na fase de atenção ou reconhecimento de sua marca, a newsletter é basicamente o que irá utilizar. Você poderá obter métricas como:

  • Taxas de entrega: a quantidade dos e-mails que chegam aos seus clientes que se inscreveram em sua newsletter;
  • Taxa de partilhamento social: a quantidade de newsletter que foi compartilhadas em redes sociais;
  • Taxa de abertura e cliques: quantidade de cliques nos links dos e-mails enviados por você.

É lógico que os resultados podem sim variar, por isso a análise de dados é tão importante. Pois quanto mais cedo detectar que alguma coisa não esteja funcionando bem, da tempo de melhorar.

Breve Conclusão:

O marketing de conteúdo é uma excelente tática para gerar engajamento a longo prazo com clientes ou possíveis clientes, sempre passando conteúdo de alto valor a ele.

Essa estratégia é excelente pois realmente tem um impacto muito forte, ela é econômica e possui excelente custo-benefício, tendo como propósito atingir metas a longo prazo.

No mercado atual existem diversos tipos de marketing de conteúdo, como por exemplo:

  1. Blogs e sites;
  2. Newsletters;
  3. Redes sociais;
  4. Whitepapers;
  5. Infográficos.

Procure sempre os melhores modelos de marketing de conteúdo para suas campanhas.

E jamais esqueça de seguir essas etapas se pretende usar estratégias de marketing de conteúdo, são elas:

  • Conhecer em detalhes seu público-alvo;
  • Encontrar o seu nicho;
  • Analisar as métricas, dados, e resultados de suas campanhas.

 

Então agora que já sabe o que é marketing de conteúdo, borá colocar em prática sua estratégia e multiplicar as suas vendas, quem sabe até triplicá-las 🙂

 

Fique e leia mais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.