Você sabe como gerar tráfego para sites? Não sei se você já tem um super site, ou se já pensou em um nome para o seu domínio. Ou até mesmo já personalizou o site com um design lindo e até mesmo já inseriu excelentes conteúdos.

Se você já fez tudo isso, e seus relatórios de tráfego e visitas não saem do lugar. Então já passou da hora de virar o jogo e iniciar uma mudança imediatamente.

Por isso preparei um artigo especialmente para você onde irei revelar dicas simples e eficientes de como gerar tráfego para sites e blogs. E com isto atrair mais visitas, mais clientes e muito mais vendas.

Então, vamos lá aprender como gerar tráfego?

Gerar tráfego para sites e blogs

Diferentes Tipos De Tráfego Para Sites e Blogs:

Em primeiro lugar, é muito importante que você saiba como diferenciar quais são os tipos de tráfego existentes. E assim você vai saber a direção certa para o seu modelo de negócio.

Os dois principais tipos de tráfego para sites e blogs são:

Tráfego Orgânico:

O tipo de tráfego orgânico é referente as visitas que chegam até seu site através dos mecanismos de busca, como por exemplo o Google, o Bing, e o Yahoo.

Pesquisas revelam que aproximadamente 51% do trafego de todos os web sites são orgânicos.

Essa grandiosa porcentagem faz com que muitos proprietários de sites se dediquem cada dia mais para terem seus sites super otimizados para os motores de busca.

Afinal de contas, quem não deseja ter uma metodologia lucrativa e gratuita não é mesmo?

Mas saiba que gerar tráfego para sites de forma orgânica é investir sempre a longo prazo. Pois conseguir ter um site posicionado nas primeiras páginas dos resultados das pesquisas é briga de gente grande.

É muito bem provável que você passe longos meses sem ver resultado algum, em especial se a sua empresa ou modelo de negócios tiver alta concorrência.

Tráfego Pago:

O tráfego pago é aquele cujo os visitantes chegam até o seu site ou blog através de anúncios patrocinados (pagos). Como por exemplo: Facebook Ads, Google Ads, Bing Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, entre outros.

Então se você deseja obter resultado de forma mais rápida, opte então pelo tráfego pago. Assim você poderá criar uma campanha em apenas alguns minutos e gerar tráfego para seus sites de imediato.

Hoje em dia na internet existem diversos tipos de anúncios, que por sua vez oferecem diversas opções de público-alvo. Bastando escolher quem deseja atingir com base em idade, gênero, dados demográficos entre outros.

Saber como gerar tráfego para sites com o intuito de obter resultados imediatos parece ser a galinha de ovos de ouro. Mas prepare-se para investir muito dinheiro com anúncios patrocinados.

Os custos com mídias pagas podem deixar o seu bolso vazio, principalmente em nichos onde a concorrência é grande.

Conheça as Melhores Formas Para Gerar Tráfego Para Sites e Blogs:

O seu web site não necessariamente precisa penar por não ter tráfego. Basta preparar-se e aproveitar o nosso passo a passo abaixo que você irá aprender como gerar tráfego para sites e blogs na internet.

Otimize Seu Site Para Seo:

Otimizar seu site usando técnicas de Seo com toda certeza deixará ele muito mais adequado para os motores e busca e também para visitantes.

Um seo bem aplicado só trará benefícios para o site conseguir um melhor ranqueamento em melhores posições nas páginas dos resultados de pesquisa.

Uma boa maneira de iniciar uma otimização é realizar uma boa pesquisa de palavras-chave para seus conteúdos, assim você ficará sabendo o volume de buscas e quantas pessoas pesquisam por ela. E também a sua concorrência.

Depois de realizada a pesquisa de palavras, daí é só determinar quais palavras-chaves quer usar em seu conteúdo, e quais podem posicionar melhor nos resultados das pesquisas orgânicas.

Hoje em dia o Marketing Digital dispõe de muitas ferramentas para você pesquisar palavras-chave, algumas pagas, outras gratuitas, como por exemplo: Semrush, KWFinder, Google Keyword Planer, Ubersuggest entre outras.

Usando essas ferramentas que são fundamentais para um bom planejamento de como gerar tráfego para sites, então você vai ter muitas métricas. Assim como: concorrência, volume de buscas, e muito mais.

Uma dica, procure utilizar em seu conteúdo uma combinação de palavras-chave de cauda longa e cauda curta, pois isso deixará seu artigo muito mais rico e aumentará suas chances de conseguir um melhor posicionamento.

Agora que você já sabe quais as palavras-chaves vai utilizar em seu conteúdo, você precisa começar a otimizar o seu site. Essa técnica de otimização será dividida em duas partes:

Seo OnPage:

O seo onpage está ligado na otimização interna do site, incluindo o seu conteúdo é claro. Quando for criar conteúdo para seu site, procure se concentrar apenas no seo onpage.

Pois o seu site ou blog tem de ser excelente antes mesmo de você querer mostrá-lo para outras pessoas não é mesmo? Então segue algumas recomendações para você aplicar e melhorar ainda mais seu onpage:

  • Otimizar as Tags de Títulos: Procure sempre elaborar um título atraente com sua palavra-chave principal nele. E use no máximo 60 caracteres para que ele apareça por completo no resultado de pesquisa;
  • Otimize Sua Meta Descrição: A meta descrição nada mais é do que a descrição do conteúdo de seu artigo. Assim como as tags também coloque sua palavra-chave nela para deixar mais claro para o mecanismo de busca e para o visitante do que sua página se trata;
  • Otimizando Tags de Cabeçalho: Procure sempre dividir o seu conteúdo por hierarquia. O cabeçalho principal como H1 e o restante dos títulos subtítulos divida-o em H2, H3, H4 até H6.
  • Faça a Otimização dos Textos Alternativos Em Suas Imagens: É muito importante fazer uma descrição de suas imagens, pois ela auxilia os robôs do Google a entender melhor do que se trata a imagem.

Seo Off Page:

O Seo offpage está ligado na otimização externa do seu site, como por exemplo qualquer tipo de coisa que você poderá fazer para divulgar o seu site como, técnicas de link building (backlinks), guests posts, mídias sociais entre outros.

E-mail Marketing:

Como você já viu no tópico anterior, o seo é com toda certeza uma excelente forma de expor a potencialidade do seu site ou blog para seus clientes.

Mas para isto, é necessário garantir que eles visitem seu site mais de uma vez. Por esse motivo é importante interagir com frequência com seus visitantes enviando conteúdo e promoções via e-mail.

Se você pretende permanecer na memória de seus visitantes, então mantenha contato com eles frequentemente. Assim você o instigará a visitar novamente o seu site.

Para você começar uma campanha de e-mail marketing, então você necessitará de ferramentas de e-mail marketing. Existem várias como: Aweber, MailChimp, E-Goi, Mautic, ActiveCampaign entre outras.

Algumas delas oferecem planos gratuitos para você iniciar e realizar os seus testes. E conforme suas campanhas forem crescendo basta fazer um upgrade para um plano pago que se adeque melhor as suas necessidades.

De maneira alguma use essas ferramentas para encher seus assinantes com muitos e-mails sem necessidades. Faça isso com cautela disparando e-mails 1 vez por semana ou a cada 15 dias com as últimas novidades de seu site.

Como conseguir tráfego para sites e blogs com email marketing

Redes Sociais:

As plataformas de mídias sociais são excelentes fontes para conseguir gerar tráfego para sites e blog. Se souber usá-las de forma inteligente não vai demorar muito para descobrirem o seu web site.

Em primeiro lugar, é sempre bom garantir que o seu conteúdo seja fácil de ser compartilhado pelas pessoas. Pois as pessoas gostam de compartilhar artigos importantes que elas encontram na web com familiares e amigos.

Então não deixe de aplicar está técnica para conseguir gerar trafego para seu site incorporando nele uma simples ferramenta gratuita que permite que as pessoas compartilhem seu conteúdo nas redes sociais.

Procure sempre deixar o botão de compartilhamento social em todos os seus posts de seu blog. E deixe esse botão bem visível para facilitar ainda mais para elas.

Mas também não fique aí parado esperando somente o compartilhamento das outras pessoas. Você também tem de estar sempre ativo para conseguir alcançar novos públicos sempre.

Para isto, toda as vezes que você postar um novo conteúdo em seu blog, vá e compartilhe ele nas redes sociais. Isto é mais que uma obrigação sua. É de graça, e é uma excelente forma de gerar tráfego para sites.

Segue algumas recomendações para divulgar seu conteúdo nas mídias sociais:

  1. Use e abuse dos elementos visuais: as pessoas gostam de clicar em posts que são atraentes visualmente;
  2. Utilize hashtags: as hashtags irão tornar suas postagens muito mais fáceis de ser encontradas pelas pessoas, pois elas funcionam como palavras-chave nas redes sociais;
  3. Escolha a rede social certa: mídias sociais tem diferentes públicos-alvo. Os adultos utilizam mais o Facebook, e os mais jovens usam mais o Twitter e o Instagram. Por isso recomendamos fazer testes em diferentes plataformas sociais e ver em qual é a melhor pro seu site.
  4. Procure também por novas redes sociais, elas já existem sabia disso?

redes sociais

YouTube:

Com toda certeza você já se deparou com alguns vídeos enquanto realiza pesquisas no Google.

E provavelmente que eles sejam vídeos do YouTube, pois nada mais nada menos que 88% dos vídeos que aparecem na primeira página dos resultados da pesquisa são do YouTube. Pesquisa realizada pelo blog perficientdigital.com.

Por esse motivo você também deve explorar está plataforma de vídeos, pois ela tem o poder de conseguir gerar tráfego para sites e blogs.

Um forma bem simples e direta para gerar tráfego para seu site é falar para a sua audiência para visitarem o seu web site explicando algumas vantagens que eles encontraram lá.

Você pode fazer isto da seguinte forma: use chamadas curtas e objetivas assim como (acesse meu site em www.meusite.com.br e baixe grátis meu mais novo e-book que ensina técnicas de memorização).

E jamais deixe em branco o campo de descrição que fica bem abaixo do vídeo. Insira uma chamada para ação lá também convidando as pessoas a visitarem o seu site.

Como conseguir tráfego para sites e blogs no YouTube

Instagram:

O Instagram é a rede social mais popular de todas para anúncios. E também é ideal para quem tem uma audiência de pessoas mais jovens, pois a maioria de seus usuários tem no máximo 35 anos de idade.

Não sei se você sabe, mas está rede social pertence ao Facebook, e por isso o seu funcionamento também é parecido com o Facebook, principalmente a parte de anúncios.

Para veicular uma campanha no Instagram, você tem de escolher objetivos de 3 categorias e procurar fazer uma oferta irresistível para as suas opções de público, como (gênero, idade, País entre outros).

Procure fazer um alinhamento entre essas opções e escolher qual se adéqua melhor aos objetivos de seu negócio ou empresa. Se você não fizer este alinhamento, com toda certeza estará queimando dinheiro com o público errado.

Nossa sugestão é, teste o máximo que puder o conteúdo de seus anúncios. Como você já deve saber o Instagram é uma rede social que prioriza o visual. Por esse motivo explore anúncios que sejam visualmente atraentes.

Utilize frases, vídeos curtos e até mesmo imagens engraçadas. Explore todas as opções e crie anúncios que representem o seu site.

Não deixe de usar o Instagram, ele é uma ótima opção para gerar tráfego para seu site.

Instagram

Facebook Ads:

Já está mais do que comprovado que usar o Facebook Ads para gerar tráfego para sites é extremamente eficaz. Grandes profissionais de marketing em redes sociais afirmam que o Facebook é a rede social que apresenta o maior ROI (retorno sobre o investimento) positivo.

O Facebook Ads é uma fonte de tráfego barata quando comparada com muitas outras. A sua média de CPC (custo por clique) em todos os nichos é a mais baixa do mercado. E é você que decide o seu orçamento em suas campanhas.

Um dos grandes segredos do Facebook Ads é fazer valer cada centavo investido. Então para isto defina bem sus objetivos para suas campanhas, que podem ser: interesse, atenção e conversão.

  • Interesse: alcançar pessoas interessadas em seu produto ou serviço;
  • Atenção: chamar a atenção das pessoas para seu site em busca de informações;
  • Conversão: fazer com que seus visitantes comprem o seu produto ou contrate o seu serviço.

Tráfego no Facebook Ads

Usando o Linkedin:

O LinkedIn é uma mídia social que possui um grupo de usuários especiais, são eles profissionais de talento do mundo inteiro, e que contam com muitas habilidades e qualidades.

Por esse motivo o LinkedIn é um local ideal para conseguir tráfego para sites que tem foco principalmente em negócios.

Crie um perfil no LinkedIn e procure deixar ele o mais completo possível, desde requisitos básicos como foto, área de atuação, link para o seu site, enfim. Quanto mais informações sobre o seu negócio melhor.

Procure sempre publicar conteúdo que tenha relação a negócios em seu perfil do LinkedIn, pois isso vai atrair tráfego para o seu site. Além disso, nesta mídia você poderá focar em públicos mais segmentados.

Como Conseguir Tráfego Para Sites no Linkedin

Sempre Escreva Conteúdo de Qualidade:

O conteúdo é o Rei do seu site ou blog. Publicar conteúdos que envolvem as pessoas fará com que elas sempre voltem para visitá-lo novamente. Isto fará com que seus visitantes compartilhem o seu conteúdo para você na internet.

Confira abaixo algumas dicas e recomendações para você escrever conteúdos épicos que vão gerar tráfego para o seu site:

  1. Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave;
  2. Nunca usar palavras e frases muito longas;
  3. Procurar escrever um conteúdo que seja informativo;
  4. Insira sempre que puder imagens de banco de imagens e vídeos em seus artigos;
  5. Crie sempre um chamada para ação atraente, para quando o pesquisador ver querer clicar no seu link no resultado das pesquisas.

Quando estamos falando sobre escrever conteúdos de qualidade, praticar é o segredo. Com o passar do tempo você irá aprender a escrever textos melhores e conseguir gerar tráfego para seu site.

Tenha Um Web Site Responsivo:

Nos dias atuais 52% de todo o tráfego da internet é proveniente de dispositivos móveis. Simplesmente por esse motivo o seu site tem de ser compatível com qualquer dispositivo móvel (notebooks, smartphones e tablets).

Se o visitante tiver uma experiência não muito agradável ao visitar o seu site usando um dispositivo móvel, ele provavelmente não voltará nunca mais, e você perderá muito tráfego.

Você deve estar se perguntando agora: mas que tipo de site é considerado adaptável aos dispositivos móveis?

É simples responder a sua pergunta, é o site responsivo, ou seja, aquele que se ajusta de forma automática em qualquer que seja o tamanho da tela do dispositivo.

Assim os usuários podem navegar pelo seu site sem ter de ficar aumentando ou diminuindo a tela com o zoom. Isto deixará a navegação mais agradável ao visitante.

Então para ter um site responsivo a nossa recomendação é que você faça um site usando a plataforma WordPress. Que além de ser super barata também disponibiliza templates gratuitos que são compatíveis com dispositivos móveis.

Sem falar que um site responsivo consegue uma melhor classificação nos mecanismos de busca. Então, mesmo você produzindo conteúdo de altíssima qualidade, o seu site será prejudicado por não ser responsivo para dispositivos móveis.

Site Responsivo Para Dispositivos Móveis

Faça Uma Análise Dos Conteúdos Desatualizados Do Site:

Claro que você deve sempre inserir novos conteúdos com a finalidade de atrair novos visitantes. Mas também deve procurar fazer uma edição de seu conteúdo existente, pois está é outra forma de gerar tráfego para seus sites.

O seu site é rastreado pelos robôs dos motores de busca frequentemente buscando novos conteúdos.

Então todas as vezes que você atualiza um texto já existente você estará informando ao robô dizendo para ele realizar o rastreamento novamente.

Assim os mecanismos de pesquisa irão perceber está atualização e irão novamente reorganizar e recriar a classificação de sua página baseada em sua atualização.

Se quer obter resultados mais rápidos, procure atualizar conteúdos que geram tráfego considerável para seu site.

Muito bem provável que eles já tenham recebido uma boa classificação na Serp anteriormente, então uma atualização irá mantê-los relevantes e provavelmente terá mais chance de conseguir uma melhor classificação.

Utilize os dados do Google Analytics com a finalidade de encontrar seus conteúdos mais populares para atualizar eles.

O importante é fazer atualização com foco na qualidade, e não fazer atualizações simplesmente por fazer. Abaixo fizemos uma pequena relação com dicas para atualizar seu conteúdo:

  • Corrija erros ortográficos e de digitação;
  • Procure adicionar novas imagens (se possível imagens no formato Webp), vídeos ou infográficos;
  • Arrume links quebrados se houver;
  • Adicione novos links também para outros artigos ou para outros sites;
  • Atualize dados muito antigos, como informações de resultados de pesquisas cujo os números hoje em dia já são outros.

Uma boa atualização só tende a gerar mais tráfego para seus sites e blogs. Aplique em seus projetos.

Crie Links Internos:

Muito proprietários de sites focam apenas em links externos (backlinks – linkbuilding) e se esquecem completamente de criar uma boa linkagem interna entre os seus conteúdos.

Está é uma prática inaceitável chegando a ser vergonhosa, pois ambos são extremamente importantes para gerar tráfego para sites.

O Google utiliza links internos com a finalidade de determinar o valor da página. Então se existe uma boa quantidade de links para uma página, então o Google tende a considerar ela mais importante posicionando-a melhor.

Ficou claro está explicação para você que linkagem interna é importante? E por esse motivo toda vez que for criar ou até mesmo atualizar um conteúdo, nunca se esqueça da linkagem interna para artigos relevantes.

Além disso os links internos ajudaram a manter os seus visitantes por muito mais tempo no seu site consumindo seus conteúdos.

Ao oferecer links internos para conteúdos de relevância, os visitantes não sairão do seu site para pesquisar por informações que necessitam em sites concorrentes.

E não posso deixar de mencionar que links internos farão com que a sua taxa de rejeição também diminua.

Faça Uso De Uma CDN Para Acelerar a Velocidade Do Seu Site:

Não é de hoje que o Google quer uma melhor experiência de navegação para seus usuários, por este motivo a velocidade do seu site também vai impactar em melhor ranqueamento.

Melhorar a velocidade do site é ótimo, pois assim você também conseguirá mais tráfego para seus sites.

Uma forma simples e ideal de turbinar a velocidade do site é usar uma CDN (Content Delivery Network – Rede de Entrega de Conteúdo). Ela é um grupo de servidores que ficam espalhados em vários países pelo mundo todo.

Então, quando um visitante solicita uma visita em seu site, o servidor que está mais perto responderá enviando o conteúdo estático.

Como resultado disso, o tempo de carregamento é muito mais rápido devido a menor distância entre o usuário e o servidor.

Muitos provedores de CDN’s são pagos, mas pra sua sorte você pode utilizar o Cloudflare, que além de oferecer excelentes planos gratuitos funciona perfeitamente bem.

Para usar o Cloudflare é só criar uma conta gratuita, confirmar o seu e-mail no link que será enviado para você, adicionar o seu domínio e fazer a atualização dos nameserves (nome de servidores).

Após feito isso é só esperar o tempo de propagação e pronto, sua CDN já está configurada.

Marketing De Influência:

Muitas plataformas de redes sociais tem modificado o formato de como as pessoas procuram o que necessitam. Elas por sua vez estão buscando por influencers ou por especialistas em Marketing de Influência.

Usando corretamente o marketing de influência, isto pode trazer muito tráfego pro seu site.

Faça uma boa seleção de influenciadores que você deseja trabalhar. Faça contato com eles pessoalmente via telefone ou e-mail, e solicite a eles que divulguem os seus produtos ou serviços em troca de comissões.

Está é uma ótima forma de divulgar seus serviços ou produtos sem ter de investir muito. Pois muitos influencers gostam de receber brindes como forma de pagamento de seu serviço prestado.

Patrocine Canais No YouTube:

Fazer o patrocínio de canais do YouTube também é um formato de marketing de influência como mencionamos no tópico acima.

É muito simples de entender como funciona. Você vai pagar para os criadores de vídeos fazerem um vídeo para você com o seguinte formato:

Vídeo 100% Patrocinado:

O vídeo marketing tem de ser inteiro sobre seus produtos ou serviços. O assunto principal do vídeo é seu produto ou serviço, em nenhum momento do vídeo poderá fugir desse contexto.

Uma Citação Patrocinada:

Este já é um outro tipo de vídeo com um formato diferente. É um vídeo cujo os proprietários de canais irão falar sobre os seus produtos ou serviços em alguma parte do vídeo.

O assunto principal do vídeo por sua vez não serão seus produtos ou serviços, porém o YouTuber dono do canal falará e explicará detalhes do produto e qual a sua importância.

É claro que o valor dos vídeos patrocinados podem variar de YouTuber para YouTuber. A quantidade da audiência do canal vai ditar o valor, então quanto maior for o canal, maior também será o preço.

Alguns canais já trabalham de outra forma, eles já tem estipulado o preço por vídeo, enquanto outros cobram preços por suas visualizações.

Se for optar por utilizar este método para gerar tráfego para seus sites, procure levar em consideração o tamanho do canal e as taxas de visualizações.

Conclusão:

Logicamente que quem tem um site deseja gerar tráfego para ele certo? No entanto muitas pessoas acham que a única maneira de conseguir tráfego é gastando muito dinheiro.

E se esquecem que existem muitas estratégias gratuitas que funcionam perfeitamente bem se aplicadas da forma correta.

Mas por sua vez também existem formas pagas de divulgação que também funcionam muito bem se forem aplicadas da maneira certa.

Nesse artigo de hoje mostrei para você formas gratuitas e pagas para gerar tráfego para seus sites e blogs. Então vou recapitular rapidamente algumas formas de conseguir gerar tráfego:

Gerar Tráfego de Forma Gratuita:

  • Otimizar seu site para Seo;
  • Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais;
  • Crie um canal no YouTube e faça seus próprios vídeos;
  • Atualizar o seu conteúdo que já tem em seu site;
  • Use o LinkedIn.
  • Tenha um site responsivo;
  • Melhore a velocidade do seu site.

Gerando Tráfego Para Sites De Forma Paga:

  • Faça anúncios patrocinados no Instagram;
  • Procure fazer parcerias com influenciadores;
  • Divulgue seu site no Facebook Ads;
  • Patrocine canais no YouTube.

E é isso pessoal, chegueis ao final de mais um artigo onde o assunto abordado hoje foi “como gerar tráfego para sites”. Espero que tenha gostado, agora é com vocês, pratique que os resultados com certeza irão aparecer.

Até mais e sucesso 🙂

 

Fique e confira outros artigos:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.