• Post category:Wordpress

Então agora que você já comprou seu domínio (nome do seu blog) já contratou um boa empresa de hospedagem de sites. Também já instalou o WordPress e personalizou seu layout chegou a hora de aprender como publicar o primeiro post no blog WordPress.

 

Mas daí vem aquela pergunta? E agora o que vou escrever? Como escrever o artigo? Mas quem será que vai ler? Qual o assunto devo escrever para publicar? Mas será que as pessoas irão gostar?

 

Fica tranquilo, você não é a primeira pessoa a passar por isto e nem vai ser a última. Por isso estamos aqui para te ajudar no que for preciso ok.

 

Recomendamos que você siga atentamente as dicas desse artigo que você vai aprender como postar o primeiro post no blog WordPress de uma maneira simples, prática e gostosa. Preparado? Então vamos lá!

como postar o primeiro post no blog

Seja sempre você:

Obviamente que você já leu centenas de blogs na internet não é mesmo? Então é claro que você se supõe com a mesma quantidade de leitores que eles já tem.

 

Você gosta do tipo de linguagem que aquele blogueiro usa, gosta do jeito que ele escreve suas postagens e da forma que trata os seus leitores.

 

No entanto por mais que você seja admirador de outros blogs e escritores, nunca o copie e sim o tenha como uma inspiração para postar no blog.

 

Esse blogs gigantes que existem na internet também iniciaram assim como seu vai começar também. Por isso é importante ter em mente que nenhum blog bomba na web do dia pra noite, isso não existe.

 

E eles se conservam extremamente sempre fiéis a seu público até hoje, utilizando sempre a mesma linguagem e a forma de interagir com seus leitores.

 

Por isso tente ao máximo ser sempre você quando for escrever, procure sempre estar definindo um tipo de linguagem pra se comunicar com os seus leitores e com isto aos poucos com certeza suas visitas irão reconhecer a identidade e a cara de seu blog.

 

Conhecendo seu leitor ao postar:

Você já tem definido para quem irá escrever? Se é para empresários, empresas, se é para jovens ou adultos, público masculino ou feminino? Isso é a primeira coisa que precisa e deve fazer antes de sua primeira postagem, definir seu público-alvo.

 

Pois assim você conseguirá adequar a fala e a chegada dos assuntos que irá postar no seu blog.

 

Busque sempre seguir o mesmo padrão desde quando fizer publicações, dessa forma mostrará afinidade e uma linha que seu leitor entenderá facilmente qual é o objetivo de seu blog.

 

Sempre publicar no blog conteúdo relevante:

Do que adianta ter um blog lindo e maravilhoso e um conteúdo pra lá de ruim. Então quando for publicar sobre determinado assunto, por exemplo: quais as melhores bandas de rock do anos 80. Então faça uma boa pesquisa antes e procure por críticas, pontos positivos e negativos sobre o assunto antes de escrever.

 

Outro ponto muito importante, antes de escrever sobre o assunto desejado, seja ele qual for, procure se aprofundar no assunto pra não publicar no seu blog qualquer coisa sem valor. Demonstre que você tem entendimento sobre o assunto.

 

Procure boas informações:

Sempre procure por informações boas e de qualidade quando for escrever sobre qualquer assunto. Pesquise sempre por informações de valor para passar para seus leitores e visitantes, isso fará toda a diferença.

 

Você já deve ter ouvido e lido por aí muitas vezes “conteúdo é Rei” então pois é verdade mesmo. Os visitantes de seu blog e sua audiência esperam por isso.

 

Seo: é de extrema importância:

Ao postar o primeiro artigo inicie imediatamente as boas práticas de Seo, isto é se quer ficar bem posicionado na primeira página e nas primeiras posições das pesquisas nos motores de busca como o Google.

 

Ao fazer isso logo de início você vai conseguir mais relevância e com o passar do tempo seu site ou blog será encontrado mais facilmente nas pesquisas.

 

Utilize palavras chave, existem diversos planejadores de palavras chave disponíveis, inclusive gratuitos como o Ubersuggest, use tags, linkagem interna e externa (seo onpage e seo off page).

 

Termine de ler esse artigo aqui e depois volte até este link e aprenda mais sobre buscas orgânicas otimizadas.

 

Compartilhando o seu conteúdo com outros blogueiros:

Procure ao máximo ser ser amigo de seus amigos que também são blogueiros (as). Compartilhe e comente conteúdos dos outros blogueiros. Um bom trabalho de rede sempre irá te ajudar a ficar mais conhecido e assim divulgará mais o seu blog.

 

Convide amigos que já são feras em determinados assuntos a postar em seu blog, e é claro que você pode e deve fazer isto no blog dos outros blogueiros também.

 

Estrutura:

Como você já sabe todo conteúdo postado em um blog logicamente tem um início, um meio e um fim, da mesma forma que você aprendeu em sua escola ou nos filmes em que assiste.

 

Então procure sempre escrever desta maneira, assim nunca deixará seu conteúdo confuso. O leitor necessita saber sobre o tema, entender o tema, e se plausível for passar o que aprendeu com você pra outros pessoas.

 

Publicar boas imagens e vídeos:

Usar boas imagens e também vídeos é com certeza uma forma de fazer com que o leitor se interesse ainda mais pelo seu conteúdo.

 

Sem falar que boas imagens e bons vídeos deixaram o seu artigo (post) com ar mais leve. Sendo que uma boa imagem ou um bom vídeo podem sim exemplificar e até mesmo somar com informações importantes para o leitor.

 

Nossa recomendação é que você busque por imagens em bancos de imagens gratuitos e também no Google imagem pesquisa, que é excelente e está cheio de novidades.

 

Lendo em voz alta:

É de suma importância antes de fazer a publicação fazer uma boa de uma revisão, pois claro que é normal conter alguns erros de gramática e até mesmo de digitação que podem fazer com que seu conteúdo perda a confiabilidade.

 

Por isso nossa recomendação é que você leia o texto que acabou de escrever em voz alta. Procure observar durante a leitura se aquilo que escreveu está fazendo sentido, e está compreensível para os leitores.

 

E essa nossa recomendação é que faça isto com todos os seus posts daqui em diante e não só com o 1º ok.

 

Acompanhar o post do blog após a publicação:

A função de publicar um artigo no blog vai muito além do que simplesmente postar. Por isso faz-se necessário fazer o acompanhamento dele de perto.

 

Fique de olho nos comentários do post e também nas redes sociais como Facebook, Instagram e outras mídias que você utiliza para divulgar seu conteúdo.

 

Mantenha-se ativo e procure sempre dar um alozinho para sua audiência, isso só vai tornar eles ainda mais fiéis a sua página e ao seu blog.

 

Publicando o seu primeiro post no blog:

Ao entrar no seu painel administrativo de seu blog WordPress, bem na barra lateral esquerda tem uma aba chamada Posts. E é neste local que você vai publicar o seu primeiro post no seu blog (inserir o conteúdo) texto, imagens e vídeos.

 

Logo após ter criado todo o seu artigo dentro dessa parte chamada Post, nossa recomendação é que você salve primeiramente o post em rascunho e peça para visualizar o post.

 

Assim poderá fazer uma conferência por completa antes de clicar no botão Publicar. Dessa forma verá como ficará o formato do seu artigo e ver se não contem nenhum erro na sua formatação.

 

Alguns erros são bem comuns e simples de serem corrigidos, mas se deixá-los a com toda certeza que isso irá prejudicar a cara do seu blog não é mesmo. Pois nenhuma pessoa gosta de ler um conteúdo desalinhado.

 

Espaços a mais entre o texto e as imagens também podem ocorrer e são de fácil correção, então por isso sempre revise o seu post salvando ele como rascunho e pedindo para visualizar ok. Depois de feita as correções daí sim clique em Publicar.

 

No entanto um fato muito comum que poderá ocorrer após publicar o seu post no blog, é que você possa ter esquecido de algo, talvez quer mudar uma imagem, reescrever uma parte do texto.

 

E isso é extremamente simples de fazer, basta entrar na aba Posts, lá irá aparecer os artigos (posts) já publicados por você, então basta clicar em editar, alterar o que desejar e clicar em atualizar. Simples assim.

postando o primeiro post no blog

Breve e rápida conclusão:

Então agora que você já tem todas as informações necessárias, procure unir todas estás dicas passadas a você nesse artigo e escreva um bom texto.

 

Procure estudar o seu público, procure também definir uma linguagem para falar com eles. Trate seu blog como uma verdadeira ferramenta que necessita ser abastecida sempre. Por exemplo: um carro. Você já viu algum carro andar sem gasolina? Com certeza que não.

 

O blog é a mesma coisa, ele precisa ser alimentado sempre.

 

Procure criar um hábito de publicar, manter uma constância é de extrema importância, não apenas pra manter ele atualizado, mas sim para criar uma conexão com seus leitores.

 

Os seus leitores e visitantes necessitam saber que você trata o seu blog de forma séria e tem responsabilidades para com ele.

 

Pense em todas essas dicas sempre, pois temos certeza que elas farão diferença quando você for escrever e publicar o seu primeiro artigo no seu blog.

 

Esperamos que tenha gostado de mais este artigo e que ele tenha sido útil pra você. Ficamos por aqui, até a próxima e sucesso 🙂

 

 

Leia também: