Como você já sabe o blog é uma das formas mais populares para apresentar os conhecimentos que você domina. Mas será que você está fazendo isso da maneira certa? Você sabe como escrever um artigo para blog?

Não interessa o assunto do artigo, pode ser moda, tecnologia, diversão, receitas entre outros. Você consegue transformar suas ideias em textos incríveis?

Que deixam as pessoas com vontade de ler sempre mais.

Então se você está nesse grupo de pessoas vamos te dar super dicas de como escrever um artigo incrível para publicar em seu blog.

Vamos lá, você vai ver como escolher um nicho, como montar a estrutura do seu texto e muito mais.

como escrever artigos

Como Começar a Escrever:

Então para você aprender como escrever um bom artigo para seu blog, primeiramente iremos te auxiliar a escolher um ótimo nicho e em seguida como criar toda a estrutura necessária para seu blog.

E logo em seguida iremos abordar as melhores maneiras para editar e revisar todos os seus conteúdos.

Logicamente que não existe uma forma de escrever um blog. Claro que existem sim passos a serem seguidos. Que por sua vez fazem parte das boas práticas de como escrever bem.

Por isso esse artigo em especial é dedicado a iniciantes que desejam melhorar o seu desempenho na escrita e quem sabe até se especializar na área.

como começar a escrever um artigo

Escolhendo Um Nicho:

O recomendado é que você tenha foco em apenas um único nicho, mesmo sabendo que existem diversos outros blogs que focam em vários nichos diferentes.

Muitas vezes blogs que focam em múltiplos nichos apresentem um Seo não muito bom. Por exemplo um blog que fala sobre carros, ele terá melhores resultados nas pesquisas do Google do que um blog que fala de carros e churrasqueiras.

Existem diversas formas do buscador do algorítimo determinar a relevância de um site, e uma delas são as palavras-chaves.

Por esse motivo um blog que fala de vários nichos terá menos preferências nos resultados que um blog que tem um nicho somente.

Sem falar que tendo vários nichos pode ser que você consiga atrair menos leitores. Veja um exemplo simples: pessoas que querem ler conteúdo sobre carros podem não gostar de ver um conteúdo sobre churrasqueiras.

Por isso focando em um único nicho você conseguirá escrever e publicar um artigo para blog com muito mais qualidade. E claro dependendo do nicho de sua escolha virá os tópicos dos assuntos.





E não podemos deixar de mencionar pra você que o conceito de escrita desses artigos e tópicos devem ser os mais originais possíveis.

Escrever conteúdos originais tendem a atrair muito mais visitantes, não fique preocupado, pois um texto atraente e chamativo não é tão difícil de ser confeccionado assim.

Suas ideias para escrever devem partir sempre do que você quer fazer. Mas busque também é claro inspirações em outras fontes. Mas nunca se esqueça de usar a sua própria abordagem e o seu conhecimento, é claro.

Seguindo essas dicas de como escrever um artigo para blogs passo a passo iniciando do zero, você vai conseguir gerar tráfego para seu blog rapidamente, que é o que interessa.

Saiba que reescrever textos de outros autores e outras pessoas não é legal, e isso não tornará seus textos únicos. Inclusive isso pode até prejudicar sua imagem, pois assim não passará uma boa autoridade para os seus leitores.

Estrutura Do Artigo Do Blog:

Nesse nosso exemplo iremos utilizar o roteiro de um filme ok. Então o filme começa , tem seu meio e por fim a sua conclusão. Talvez você não saiba mais a estrutura de um blog funciona bem parecida com esse roteiro.

Podendo ser facilmente usado pelo redator para que ele organize e prepare o conteúdo de uma forma que seja compreendível de ler escrever e também de ler.

Nós costumamos chamar uma estrutura de planejamento, pois envolve coisas como:

  • Modelo;
  • Roteiro;
  • Instruções.

Independente do nome que você escolher o nosso objetivo aqui é te ajudar a escrever um artigo pro seu blog, e um texto de alta qualidade.

Quando você fizer a divisão de seu conteúdo em partes, então poderá planejar melhor a sua introdução, a sua desenvoltura, e é claro que a sua conclusão.

Jamais em hipótese alguma saia do tema escolhido por você, pode ser que o visitante não goste e saia mais rapidamente do site aumentando assim a sua taxa de rejeição.

Determine sempre um propósito para seus textos, o que você pretende, persuadir ou educar o seu leitor. Garanta sempre está linha de criação de artigos para o texto não ficar confuso.

Nunca se esqueça dos títulos e subtítulos do seu artigo. Escrever bons títulos informam ao usuário o que ele encontrará no tópico seguinte. Sem sair do contexto e seguindo excelentes técnicas de Seo.

Em um estágio um pouco mais avançado da estrutura do artigo, você já pode começar a aplicar estratégias de link building em seu blog apontando backlinks para ele.

Faça isso linkando um artigo com o outro ou então consiga links em outros blogs para apontarem para o seu. Isso aumenta a sua relevância fazendo com que você fique melhor posicionado nas pesquisas.

como escrever um texto para blog

Escrevendo Um Bom Artigo Pro Blog:

Esse é o seu primeiro texto, então esqueça a parte de edição e revisão do artigo agora e deixe para depois. Foque simplesmente em fazer um bom planejamento das melhores ideias, deixando a criatividade fluir.

Essa sem dúvidas é uma das melhores formas de escrever um artigo de alta qualidade para blogs.

Então levando em consideração que este é o seu primeiro texto para a web, você pode se deixar levar pelas suas ideias e pensamentos, que surgirem em sua cabeça espontaneamente.

Claro que podem ser que nem todas as ideias sejam tão boas assim, por esse motivo a eliminação de algumas ideias podem sim acontecer durante a fase da revisão e edição.

Mas não fique preocupado com isto agora, pois algumas dessas ideias que não podem ser tão boas possam ser aproveitadas em alguns outros tópicos futuramente.

Minha dica é, sempre que estiver escrevendo um texto, então escreva primeiramente o desenvolvimento, e deixe a conclusão e a introdução para depois.

Pois como o artigo é seu, você pode querer muda-lo a qualquer hora. Não apresse as coisas.

escrevendo artigo para blogs

Editar E Revisar O Artigo:

Agora que você já viu como começar a escrever, escolher um nicho, aprendeu mais sobre a estrutura do artigo, e como escrever um bom texto para blog. Então chegou a hora de editar e revisar o que escreveu.

Muita gente não sabe disso, mais editar e revisar são partes separadas do processo. O primeiro passo é a edição, e logo em seguida a revisão.

Edição:

Esse passos de edição e revisão de textos são muito importantes para garantir a boa qualidade do que está sendo informado. E também da clareza de uma boa leitura do artigo que você escreveu.

Na parte da edição, preocupe-se com a remoção dos exageros e até mesmo excessos em seu texto. Que na verdade são aquelas palavras e até mesmo informações sem necessidade. Que na verdade só estão fazendo volume.

Existem formas de conseguir cortar os excessos do artigo que escreveu.

É simples, quando for fazer a leitura do seu artigo, então pergunte para você mesmo se consegue explicar as suas ideias de forma objetiva e clara.





Em seguida revise também a estrutura e o estilo dos seu post. Nossa recomendação é que faça essa tarefa em outro dia, depois de escrever o artigo e conseguir organizar tudo.

Não faça tudo de uma vez só, é muito cansativo e pode acontecer de você não conseguir editar e revisar com a eficiência tudo o que precisa. Pois estamos falando de escrever um artigo que seja incrível.

Quando estiver fazendo a edição do conteúdo, olhe então para todo o planejamento com muito apresso. Certifique-se que todos os assuntos que gostaria de abordar estão ali.

Confira títulos e subtítulos e veja se tudo se encaixa da forma certa com os tópicos que veem abaixo, veja se tudo está determinado por grau de importância.

Quando estiver revisando o estilo do artigo, então procure verificar o tom da escrita, e veja se ele soa conforme planejou. Garanta sempre que sua escrita faça sentido.

Revisão:

Feito os passos acima, então é hora da revisão. Aqui vai lidar com questões de gramática, erros ortográficos, pronunciamento de verbos, acentos, pontuação e mais. Mas você pode usar ferramentas online como corretores ortográficos.

Isso é extremamente importante, pois erros de digitação, pontuação e escrita são inaceitáveis. Tenha sempre em mente “Conteúdo de Qualidade é Rei”.

Quando terminada a parte da revisão, chegou a hora de ver como o artigo que você escreveu ficará no seu site visualmente. Se usa o WordPress então basta solicitar a opção visualizar antes de publicar, assim você verifica itens como:

  • Estrutura;
  • Imagens;
  • Links;
  • Legibilidade do texto e mais.

Sempre ao escrever um artigo nunca jamais deixe a parte de revisão e edição de fora, textos mal escritos não agradam, na internet.

escrevendo artigos para blogs

Analise o Que Escreveu e Publicou. Veja Se Está Funcionando e Adapte-se:

Como já falado anteriormente, esse é um conteúdo pra iniciantes que não sabem como escrever um bom artigo para blog e fazer com que as engrenagens da internet saiam girando.

Esse não é um guia mostrando o passo a passo que você tem necessidade de seguir, então aproveite esse guia para garantir uma boa prática de escrita.

Se quiser pular a etapa de edição e revisão é por sua conta, mas saiba que pode se prejudicar com conteúdos de qualidade ruim.

Procure nessa fase analisar como as pessoas estão chegando em seus conteúdos e textos que escreveu.

Faça uma integração gratuita do seu web site com o Google Analytics usando um plugin e veja tudo o que acontece em tempo real.




Divulgue O Que Escreveu:

Jamais deixe de divulgar o seu site, agora que sabe como escrever um artigo para blog passo a passo, então por que não divulgá-lo, e ver de que forma as pessoas se comportam com o seu texto. Existem muitas formas de fazer:

Ao passar do tempo os artigos do seu blog já estarão com um volume de visitas muito mais alto, e você vai conseguir ganhar dinheiro com o seu blog também monetizando o seu tráfego.

Breve Conclusão:

Como você pode perceber, escrever artigos para blogs nem é tão difícil assim não é verdade? E nesse artigo de hoje acreditamos que conseguimos passar essa mensagem para você sempre escrever melhor.

Então que tal dar uma rápida recapitulada nos pontos mais importantes, que são eles:

  • Encontrar o seu nicho;
  • Criar uma boa estrutura;
  • Escrever um mega artigo;
  • Revisar o que escreveu;
  • Pré-visualizar o texto antes de postar e analisar;
  • Publicar o artigo e acompanhar ele através do Analytics;

Além das dicas de como escrever um artigo de qualidade pro seu blog , você também recebeu dicas sobre como fazer a divulgação. Então agora é com você.

Estude, pratique, aplique e acompanhe os resultados, pois eles irão te ajudar a melhorar sempre o seu modo de escrever.

Bom, por hoje é isso, esperamos que tenha gostado desse breve mais importante conteúdo. E que ele possa ter te ajudado de alguma forma.

Grande abraço, sucesso e escreva sempre artigos melhores 🙂

 

Fique e leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.