Hoje em dia muitas pessoas já sabem como ganhar dinheiro com blog. Que tal entrar nessa e começar a faturar também?

É claro que esse processo leva um tempo, pois nada acontece do dia para noite. Mas não é impossível e há muitas formas de lucrar com blogs.

Por esse motivo resolvemos elaborar esse artigo onde iremos revelar como ganhar dinheiro com blog.

Nesse conteúdo iremos abordar um passo a passo simples para você aplicar se realmente deseja ganhar dinheiro online de verdade.

Vamos começar pela escolha do nicho de atuação, falaremos também sobre como escolher um nome de domínio, e também como contratar uma boa hospedagem.

E em seguida é claro iremos direto ao assunto principal que é o que te interessa. Que é como ganhar dinheiro com blog.

Preparados, então vamos lá!

Como Ganhar Dinheiro Com Blog na Internet

Escolhendo Um Nicho:

Então já que você está decidido a aprender como ganhar dinheiro com blog, então o seu primeiro passo e o mais importante de todos em nossa opinião é escolher um nicho de atuação.

É extremamente importante focar em um assunto específico, pois desse forma você já terá um alvo certeiro para mirar.

Os usuários poderão encontrar o seu blog nos motores de buscas como o Google, o Bing, o Yahoo entre outros.

E eles também podem encontrar o seu blog nas redes sociais através de compartilhamentos, mas por sua vez elas só consumiram o seu conteúdo se ele for realmente bom de verdade.

Por esse motivo é importantíssimo focar em um único nicho, assim você evitará ficar escrevendo sobre todo tipo de assunto. O que pode até dispersar os seus visitantes.

Assim o seu público já vai ter em mente o que encontrará em seu blog, e com toda certeza continuaram visitando ele com frequência e até irão recomendar ele para outras pessoas.

Dessa forma os seus visitantes começaram a compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais, que por sua vez isso é ótimo, pois aumentará e muito o seu volume de tráfego (visitantes).

Se você ainda tem dúvidas sobre o nicho que deseja atuar, então preparamos uma pequena lista com 3 dicas para te orientar, são elas:

  1. Procure sempre escolher um nicho sobre um assunto que você gosta e tenha mais afinidade, pois assim você nunca ficará sem ideias;
  2. Conheça a sua audiência e aprenda o formato ideal de como irá se comunicar com seu público;
  3. Tenha absoluta certeza que existe um grande mercado para o nicho que você escolheu, pois a ideia é que o seu blog cresça e dure por muitos e muito anos.

Sabendo fazer a escolha perfeita do nicho de atuação, irá fazer toda a diferença. E é exatamente isso que vai fazer você ganhar dinheiro com blog mais rapidamente.




Escolhendo Um Nome De Domínio:

Agora que você já aprendeu como escolher um bom nicho para ganhar dinheiro com blog, chegou a hora de fazer a escolha do nome do domínio. Isso é o que vai fazer a definição da identidade de seu blog na web. Como se fosse o nome da sua empresa.

Procure sempre escolher um nome de domínio que esteja totalmente ligado ao nicho que você escolheu, por exemplo:

Se você optou por criar um blog de artesanato, então deixe isto bem claro no nome do domínio mostrando para as pessoas que realmente se trata de um blog de artesanato como por exemplo: artesanatocriativo.com.br.

Vamos além disso para te orientar melhor, registre e compre um domínio que tenha a sua palavra-chave, pois isso vai ajudar a conseguir um melhor posicionamento nos motores de busca.

A, e procure sempre escolher um nome curto, no qual as pessoas consigam lembrar com mais facilidade. Evite usar números e hifens e sempre de preferência para extensões terminadas em .com.br ou .com.

Existem diversos registradores de domínios na internet, realize uma pesquisa que com toda certeza encontrará um bom registrador.

Ganhar dinheiro com blog na internet - Escolhendo o nome do domínio

Escolhendo Uma Hospedagem:

Nicho de atuação escolhido, domínio comprado e registrado, então agora chegou a hora de escolher uma boa empresa de hospedagem de sites que seja confiável para você ganhar dinheiro com seu blog na internet.

A hospedagem é o que vai fazer o seu blog ficar no ar para seus visitantes, por isso a recomendação é para você escolher um provedor de hospedagem que ofereça no mínimo os seguintes requisitos abaixo:

  • Suporte 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, seja via chat, telefone ou e-mail;
  • Ela tem de oferecer backups diários para a segurança de seus arquivos;
  • Uptime 99,9% (isso é o tempo que ela fica no ar sem cair);
  • SSL (certificado de segurança) é aquele cadeado que aparece antes do nome do seu domínio. Isto passa mais segurança para seus visitantes e também para os motores de busca, e deixa o site seguro.

Atualmente existem várias empresas de hospedagem, então é só fazer uma pesquisa na internet e encontrar uma que disponibilize todos esses recursos mencionados.

Forma de ganhar dinheiro com blg - escolhendo uma hospedagem

Criando o Blog:

Nicho definido, domínio registrado e hospedagem contratada, então agora chegou a hora de criar o seu blog e transformar ele em uma forma real de ganhar dinheiro com blogs.

Agora você precisa escolher a plataforma que vai usar para construir o blog. Existem muitas delas por aí, mas nenhuma de compara com a plataforma WordPress.

Quando o assunto é blog, então o CMS WordPress (sistema de gerenciamento de conteúdo) é o melhor do mundo para está tarefa. Além de ser simples e prático de ser usado ele oferece muitas funcionalidades, como:

  • Temas: você pode escolher 1 entre milhares de templates WordPress que a plataforma oferece para criar seu blog;
  • Plugins: além de temas maravilhosos ele também disponibiliza milhares de plugins para deixar o seu blog ainda melhor. Os plugins são complementos que vão melhorar ainda mais o desempenho do blog.
  • Plugins para migração e backup: os plugins de migração e backup deixaram o seu blog ainda muito mais seguro. E caso deseje migrar o seu blog para outra hospedagem fará em 1 clique
  • Entre muitas outras funcionalidades.

A grande maioria dos temas e plugins disponibilizados pela plataforma são gratuitos, então se você realmente deseja ganhar dinheiro com blog nossa recomendação é que use o WordPress.

Ganhando dinheiro com blogs - criando o blog

O Que Fazer Para Ganhar Dinheiro Com Blog?

Existem muitas formas de ganhar dinheiro com blogs, por isso preparei uma série de dicas para você, vamos a elas:

Crie Conteúdos Incríveis:

O seu primeiro passo agora que já criou o seu blog é começar a criar conteúdo de alta qualidade e começar a fazer publicações frequentes nele.

Está é a melhor forma de conseguir fazer com que os seus leitores fiquem cada vez mais engajados com seu conteúdo. Mas tenha em mente que não pode ser qualquer tipo de conteúdo, tem de ser conteúdo de qualidade.

Veja algumas dicas de como criar conteúdo de alta qualidade:

  • Busque sempre por inspiração: faça uma boa pesquisa sobre os seus concorrentes, e veja que tipo de conteúdo eles criam e faça melhor que eles;
  • Formato de conteúdo: faça testes em seus conteúdos e veja qual está performando melhor, procure usar títulos chamativos e artigos bem elaborados;
  • Conteúdo visual: alimente seus artigos com imagens de qualidade que podem ser facilmente encontradas em banco de imagens grátis e também insira vídeos. Pois isso chama muito a atenção das pessoas;
  • Conteúdo sempre bem estruturado: jamais escreva parágrafos longos demais, isso cansa o leitor. E cuidado com erros ortográficos. Isso também não agrada e você pode usar os corretores ortográficos online para resolver isso;
  • Revisão: sempre faça uma revisão completa antes de publicar o seu conteúdo, leia o que escreveu em voz alta e veja se tudo faz sentido.

Ganhar dinheiro online com blog - Criando conteúdo de qualidade

Interaja Sempre Com Os Seus Leitores:

Quem realmente vai decidir se o seu blog é bom e é melhor que o do seu concorrente é o leitor, ele será e termômetro para medir isso nesse caso.

E justamente por este simples motivo que você tem de focar e procurar fazer com que os seus visitantes se sintam em casa enquanto consomem o seu conteúdo.

Existem duas formas de conseguir gerar interação com os seus leitores, e ambas são muito simples de serem aplicadas, que são elas:

  1. Poder da ação: convide sempre os seus leitores a deixarem um comentário em seu artigo, está é a sua oportunidade de responder o comentário dele solucionando o problema que ele apresentou no comentário;
  2. Artigos opinativos: muito bem provável que muitos dos seus visitantes irão discordar de sua opinião. Então isso também irá possibilitar que ele comente e ali se inicie uma discussão aberta mais sudável sobre o assunto. Isso é uma excelente forma de aumentar o engajamento.

Use Estratégias De Seo Para Gerar Tráfego Orgânico:

Se você realmente deseja ganhar dinheiro com blog, então você precisa gerar tráfego para ele. Quanto mais tráfego você conseguir mais dinheiro irá ganhar.

Existem muitas formas de gerar tráfego pro seu blog, mas a melhor de todas elas sem dúvidas é aplicar técnicas de Seo em seu blog.

Já falei sobre Seo em outros artigos aqui no blog e qual a sua importância para o seu negócio online.

O Seo é (Search Engime Optimization ou Buscas Orgânicas Otimizadas). Consiste em uma série de técnicas e estratégias para fazer com que o seu conteúdo apareça no resultado das pesquisas dos motores de busca listado nas primeiras posições.

O Google tem um algorítimo muito avançado que faz uma avaliação em todos os sites, e é ele quem decide quem vai ocupar os resultados da primeira página ou não.

Eles jamais revelam quais são esses algorítimos e como eles funcionam, porém existem algum fatores já comprovados por muitos Webmasters que podem te ajudar a posicionar melhor o seu conteúdo, são eles:

Qualidade do Conteúdo:

Quanto melhor for o seu conteúdo, mais chances ele terá de ser bem posicionado. Levando em conta o tamanho do artigo em quantidade de palavras, tamanho das frases e dos parágrafos.

Desempenho Do Site:

Já está mais que comprovado que a velocidade do site é sim um fator no ranqueamento, pois quanto mais rápido ele carrega melhor será a experiência dos usuários.

Sem falar também nas imagens que também devem estar otimizadas para os motores de busca. Hoje em dia usar imagens no formato Webp é a melhor solução para isto.

Palavras-chaves:

Outro fator ligado no posicionamento é a densidade das palavras-chaves, por isso utilizar palavras que tem um bom volume de buscas ajudará muito. Para encontrá-las você pode usar diversos planejadores de palavras-chave, como por exemplo:

  • Google Keyword Planner;
  • Ubersuggest;
  • KWFinder;
  • LongTailPro;
  • Semrush;
  • Entre outros.

Procure usar também palavras-chave de cauda longa, pois isso irá trazer tráfego mais rápido para seu site, pois elas são menos concorridas.

Site Estruturado:

Procure sempre ter um web site bem estruturado para auxiliar os motores de buscas a rastrear ele com mais facilidade, use sempre um sitemap e também o robots.txt.




Backlinks:

Utilize técnicas de link building em seu blog, tanto de linkagem interna entre artigos, como de linkagem externa, que são links vindo de outros domínios que apontam para o seu.

Os motores de busca enxergam isso com bom olhos pois os backlinks ajudam a passar relevância e autoridade para o seu site podendo melhorar o posicionamento dele nos resultados das pesquisas.

como fazer para ganhar dinheiro com blogs - estratégias de seo para gerar tráfego

Anúncios Pagos:

Se você acha que usando técnicas de Seo não é pra você, ou então está demorando muito para conseguir impulsionar as postagens do seu blog, pois o Seo (tráfego orgânico) é uma estratégia a longo prazo.

Então o que resta para você é impulsionar o seu tráfego com anúncios patrocinados (anúncios pagos). E para isso você vai precisar criar campanhas de PPC (Pay Per Click ou Custo Por Clique – CPC).

Esse tipo de campanha com toda certeza trará centenas de milhares de pessoas para seu blog, possibilitando que você consiga ganhar dinheiro mais rapidamente.

Nesse tipo de campanha você só paga quando o visitante clicar em seu anúncio. Você pode criar uma campanha de anúncios pagos agora mesmo em diversas plataformas e em questão de minutos o seu blog já estará recebendo visitas.

Basta você escolher uma plataforma para criar seus anúncios, fazer o seu cadastro nela e começar a anunciar. Logo abaixo fizemos uma relação de algumas plataformas que você pode usar:

  • Google Ads: é o antigo Google Adwords, é a plataforma de anúncios do Google, então basta você escolher as palavras-chave relacionadas ao seu nicho ou produto que acionem os seus anúncios quando o usuário faz a pesquisa que seu blog vai estar no topo;
  • Bing Ads: o Bing Ads é a plataforma de anúncios da Microsoft. Ao anunciar nessa plataforma os seu blog será mostrado nos seguintes mecanismos de pesquisa: Bing, Yahoo e Aol;
  • Facebook Ads: com nada mais nada menos que 130 milhões de usuários ativos somente no Brasil, elabore uma boa estratégia de marketing no Facebook e transforme está rede social em mais um fonte de tráfego pro seu blog.
  • Instagram Ads: no Brasil o Instagram conta atualmente com 66 milhões de usuários ativos, e por esse motivo essa mídia social não pode ser ignorada.

Então agora que você já sabe o que precisar fazer, que é criar conteúdo de alta qualidade, estruturar o seu blog, interagir com seus leitores e conseguir gerar muito tráfego vamos ao que realmente interessa que é ganhar dinheiro com blog.

Ganhando dinheiro com blogs e anúncios pagos

Como Ganhar Dinheiro Com Blog Com Mídia Programática:

Nos tópicos anteriores foram mencionadas duas formas de como conseguir tráfego de qualidade para seu blog, que foram elas: tráfego orgânico (Seo) e tráfego pago (PPC).

Agora iremos abordar uma forma de você ganhar dinheiro com blog, que é através da mídia programática.

Achou o nome complicado ou nunca ouviu falar? A mídia programática é mais comum do que você imagina, e com toda certeza você já se esbarrou com ela muitas vezes enquanto visitava outros blogs.

Ela nada mais é que inserir blocos de anúncios em formatos de banners dentro do seu blog. Esses anúncios são do Google Adsense, que é um programa do próprio Google para monetização de blogs e conteúdos.

Talvez seja uma das formas mais populares de monetizar um blog. Se trata de um método simples e muito prático, pois o próprio Google irá cuidar de todo o processo pra você.

Desde a inserção dos banners de anúncios ou blocos de anúncios como são conhecidos até o processo de faturamento que é em dólar. Isto mesmo você receberá em dólar.

Você pode ser remunerado de duas formas usando o Adsense, que são elas:

  1. PPC – CPC: custo por clique, é quando um visitante clica em um banner dentro de um artigo do seu blog. Então você recebe uma pequena comissão em centavos de dólar. Quantos mais cliques receber melhor;
  2. CPM: custo por mil, é o custo por mil impressões sobre cada bloco de anúncio (banner) inserido no seu blog. Mesmo que o visitante não clique no anúncio então você também é remunerado com uma pequena comissão em dólar.

Criando Sua Conta Gratuita No Google Adsense:

  • Faça o seu cadastro gratuito no site do Google Adsense, preencha o seu e-mail que tem de ser um G-mail e insira a url do seu blog;
  • Após feito isso insira o código de verificação entre as tags <head> e </head> (cabeçalho) em todas as páginas de seu site onde deseja exibir anúncios. Se você tem dificuldades com códigos e usa o WordPress basta instalar o plugin Insert Headers and Footers. Depois vá até configurações, encontre o plugin insira o código e salve. Pronto código de verificação inserido;
  • Agora é só aguardar pela sua aprovação, normalmente o processo é bem rápido levando apenas alguns dias, e você será notificado via e-mail;
  • Blog aprovado, então chegou a hora de terminar de preencher os seus dados pessoais dentro do seu painel do Adsense. Nome completo, endereço, telefone, cpf ou cnpj caso tenha criado uma conta jurídica, enfim todos os seus dados;
  • Comece a criar e inserir os banners de anúncios em seu site, vá até a aba anúncios, selecione novo bloco, escolha o tamanho e o tipo, peça para criar, seja gerado um código em HTML, basta você copiar e colocar no local desejado de seu blog;
  • Para inserir anúncios de forma mais rápida você pode instalar o plugin Ad Inserter, depois de instalado basta configurar e ele vai inserir os anúncios para você;
  • Anúncios automáticos do Google Adsense, recentemente a plataforma inovou lançando um formato de anúncios automáticos. Para usá-los é bem simples, basta inserir um único código do Adsense no <head> e </head> (cabeçalho) do site e pronto. Em poucos dias ele fará de forma automática a distribuição dos banners pra você.

Agora você já está pronto para ganhar dinheiro com blog monetizando o seu tráfego com anúncios de mídia programática.

Então conforme seus banners forem recebendo cliques ou impressões, os valores vão sendo acumulados dentro do seu painel e você poderá acompanhar tudo em tempo real.

Observações importantes: quando o seu saldo atingir $10 dólares a aba de pagamento será liberada para você preencher os seus dados bancários. E também será enviado para o seu endereço o código PIN.  Este servirá para fazer a confirmação do seu endereço, por isso preencha corretamente.

O recomendado é que use um banco digital para receber seus rendimentos, pois as taxas são muito menores que os bancos convencionais.

Alguns bancos recomendados:

  • Remessa Online;
  • Banco Rendimento;
  • Banco Inter.

Em ambos os bancos mencionados o cadastro é 100% gratuito e dispensa toda e qualquer consulta em SPC ou Serasa.

A plataforma libera o pagamento quando você conseguir atingir $100 dólares. Então fique calmo, vá trabalhando sempre com intuito de conseguir aumentar o seu trafego sempre criando mais conteúdo.

ganhar dinheiro com blogs com mídia programática

Postagens Patrocinadas:

Se você já tem uma boa quantidade de tráfego em seu blog, então com toda certeza que muitas pessoas como empresários entraram em contato querendo propor negócios.

Está também é uma excelente maneira de ganhar dinheiro com blog e não deve ser descartada.

É muito simples de entender como ela funciona,você será pago pelo contratante, que no caso pode ser uma empresa para postar artigos.

Mas você deve estar se perguntando. Mas o que eles ganharam com isso? A resposta é bem simples, pois esse tipo de artigo é criado estrategicamente para ajudar eles a conseguirem muito mais clientes.





Podem ser no formato de postagens com novos produtos, avaliações, até mesmo vendas entre outros.

Quem escreverá os artigos vai depender do acordo com o contratante, então caso eles desejem que você elabore o conteúdo, nossa recomendação é você cobrar um pouco mais pelo post patrocinado.

Fiz uma passo a passo para que você entenda melhor como usar as postagens patrocinadas e ganhar dinheiro com blogs usando esse modelo de negócio.

Relatório de Análise e Desempenho De Seu Blog:

Então se você espera que empresários ou empresas paguem por publicações patrocinadas, logicamente que eles vão querer saber detalhes do seu blog.

Por esse motivo faça periodicamente um relatório atualizado com as métricas do seu blog, como por exemplo: quantidade de tráfego diário e mensal, taxa de rejeição (bounce rate) visitas por páginas, entre outros dados.

Oferecendo Seus Serviços:

De inicio recomendamos de preferência você oferecer os seus serviços para empresas locais, assim aumentará as suas chances de conseguir mais clientes e conseguir ganhar dinheiro com blog mais rapidamente.

Por isso prepare um excelente portfólio para apresentar para possíveis contratantes. Depois de conseguir clientes locais comece a buscar por grandes empresas.

Mas nunca se esqueça que os nichos tem de ser compatíveis.

Negociando Preços:

Outra dica é, usar o seu relatório de métricas do seu site para estipular um valor a ser cobrado. E também procure se basear no seu grau de especialização.

Leve em conta o seu esforço e dedicação para construir o seu blog, desde o design até a criação do conteúdo.

Publicando as Postagens Patrocinadas:

Muita atenção antes de publicar o artigo patrocinado, pois em muitos países a lei exige declarar que está realizando um post patrocinado.

E sempre combine com o contratante do post patrocinado o estilo do artigo.

O conteúdo patrocinado é uma ótima opção para conseguir ganhar dinheiro com blog, mas por outro lado fazer isso com muita frequência poderá diminuir o seu tráfego. Por esse motivo faça com moderação.

conteúdo patrocinado

Marketing De Afiliados:

O marketing de afiliados não é nenhuma novidade no Brasil, ele já existe a muito anos e provavelmente seja a forma mais comum de ganhar dinheiro com blog na internet.

Ele por sua vez até se parece um pouco com as postagens patrocinadas. No caso você irá escrever um artigo no qual estará beneficiando uma empresa ou um produtor (pessoa que cria produtos).

Outra diferença está na forma de remuneração, no marketing de afiliados você recebe comissões geradas nos links de afiliados que você colocará em locais estratégicos eu seu artigo.

Então se o visitante clicou no link e efetuou a compra a comissão é sua, mas se ele somente clicar e não comprar você não receberá nada por isso.

As comissões oferecidas por plataformas de marketing de afiliados são as melhores do mercado, e por esse motivo você deve sim aprender como ganhar dinheiro com blog no mercado de afiliados.

Um detalhe muito importante que não podemos deixar de mencionar é que você deve escolher produtos nas plataformas de afiliados que sejam do mesmo nicho do seu blog. Forma de não deixar seus visitantes confusos.

E também procure usar um plugin WordPress para mensurar os cliques nos links, assim você saberá se seus visitantes estão realmente clicando nos links. Nossa recomendação é que use o plugin Shortlinks by Pretty Links.

Hoje em dia existem várias plataformas digitais com programas de afiliados com excelentes produtos (tanto produtos físicos como produtos digitais).

Além de ser uma forma de monetizar o seu tráfego, também é uma excelente forma de ganhar dinheiro em casa.

Conheça Algumas Plataformas Digitais De Programa De Afiliados:

  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Monetizze;
  • Awin;
  • Lomadee;
  • ActionPay;
  • C2cpanetwork
  • Web Afiliados;
  • Afiliados Amazon.

Trabalhar em casa como afiliado é uma ótima forma de você conseguir ganhar muito dinheiro com seu blog. Mas para isto você precisa se planejar, estudar e se dedicar.

marketing de afiliados

Conclusão:

Então como você podê perceber existem várias formas diferentes de ganhar dinheiro com blog, você pode testar todas elas e ver qual te agrada mais ou te da melhor retorno financeiro.

E se preferir você também pode criar um blog diferente com nichos diferentes para cada uma das estratégias apresentadas aqui, que foram elas:

  1. Mídia programática: monetizar o seu blog com anúncios do Google Adsense;
  2. Postagens patrocinadas: publicar postagens de clientes ou seu próprio conteúdo indicando produtos ou serviços de terceiros;
  3. Marketing de afiliados: divulgar em seu conteúdo produtos de plataforma digitais em troca de excelentes comissões sobre a venda.

Então agora que você já está mais preparado, e também já sabe como ganhar dinheiro com blog. Então chegou a hora de planejar e colocar a mão na massa.

É isso, esperamos que esse breve tutorial tenha ajudado você de alguma forma, ficamos por aqui. Até mais, e sucesso em seu negócio online 🙂

 

Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.