Se o seu interesse é conseguir um excelente posicionamento nos mecanismos de busca, então chegou a hora de aplicar Técnicas de Seo Para WordPress, caso você utilize o WordPress.

O WordPress é uma das úncias plataformas que ajudará o seu seo, e simplesmente por esse motivo ele é usado por aproximadamente 62,6% de Webmasters em todo o mundo.

Existem muitas coisas que você precisa fazer para levar seu site ou blog para um outro nível.

E para ajudar você com está importante tarefa preparamos esse guia incrível onde revelamos as melhores técnicas de seo para WordPress para que você consiga alavancar de vez o tráfego de seu site.

Então vamos ao que realmente interessa!

Estratégias e Seo para WordPress

Instale Um Plugin De Seo Para WordPress:

O CMS WordPress já conta com muitos recursos avançados de seo, mas para melhorar ainda mais a otimização nossa recomendação é que instale o plugin Yoast Seo. Ele é o melhor plugin de seo do mercado.

Com este plugin de seo WordPress instalado e ativo, você vai conseguir fazer a otimização de cada página ou post com a palavra-chave que escolheu para cada conteúdo.

Ele também oferece uma análise baseada nas atualizações mais novas do algorítimo do Google.

E com ele você pode gerar em 1 clique um mapa do seu site (sitemap.xml). Que irá ajudar os motores de busca no rastreamento do seu site.

Para fazer a configuração do Yoast é muito simples, vá para o painel administrativo de seu WordPress, em seguida na barra lateral esquerda procure por Plugins / Adicionar novo.

Então na barra de buscas é só pesquisar por Yoast Seo, depois clique em Instalar Agora e em seguida Ativar. Pronto, ele já está instalado e ativo e para acessá-lo procure-o no menu esquerdo.

Estratégias de seo para WordPress - Plugin Yoast Seo

Estratégia de Seo Para WordPress: Pesquisa de Palavras-chave:

Fazer uma boa pesquisa de palavras-chaves é essencial para que você consiga aplicar com sucesso as técnicas de seo para WordPress. Uma boa pesquisa vai ajudar nos seguintes quesitos:

  1. Criar conteúdo que seus visitantes realmente buscam;
  2. Desenvolver um melhor entendimento das necessidades de seu mercado;
  3. Acompanhar o desenvolvimento de tudo o que você já escreveu e publicou;
  4. Conseguir tráfego de valor para seu site.

Hoje em dia existem muitas ferramentas de pesquisas de palavras-chaves, algumas são pagas, outras são gratuitas. As mais usadas são: Google Keyword Planner, Semrush, Ubersuggest, KWFinder, e muitas outras.

Vários posts poder ser escritos usando somente as pesquisas de palavras-chaves, porém você deve seguir alguns princípios importantes, que são:

  • Faça uma listagem de palavras-chaves que tem relação com o seu tópico;
  • Utilize o planejador de palavras e descubra quais delas tem um bom volume e buscas e também que tenham menos concorrência;
  • Pesquise também por seus concorrentes usando a ferramenta de pesquisa de palavras e descubra quais são as palavras que levam mais tráfego para eles.
  • Analise essas palavras-chaves que tenham concorrência menor para competir com eles.
  • Insira em seu conteúdo uma boa combinação de palavras-chave de cauda curta e palavras de cauda longa, isso enriquecerá seu conteúdo.

Então após criar a sua lista de palavras-chave, chegou a hora de confeccionar seus conteúdos e otimizá-los.

Ative a Visibilidade De Seu Mecanismo de Busca:

Dentro do painel administrativo do WordPress existe uma opção que proíbe o seu site de ser indexado nos mecanismos de busca. Por isso é bom deixar está opção desmarcada.

Caso você ainda esteja criando o seu web site, aí sim poderá deixar está opção marcada, mas logo após o término da construção do mesmo desmarque-a para que seu conteúdo apareça nas pesquisas.

Está é uma técnica de seo para WordPress muito importante, pois caso o seu conteúdo não estiver aparecendo nas pesquisas, então este poderá ser o problema.

Para encontrar está configuração e saber se ela está ativa ou não é bem simples, basta ir até seu painel, em seguida em configurações / leitura.

Depois deslize a tela um pouquinho pra baixo e lá verá uma opção cujo nome é: Visibilidade nos mecanismos de busca. Deixe está opção desmarcada e depois pode clicar em Salvar alterações.

Seo para sites wordpress - visibilidade de mecanismos de busca

Ajustando os Links Permanentes do WordPress:

Quando você efetua a instalação do WordPress pela primeira vez em sua hospedagem de sites, então os posts e as páginas apresentam um estrutura um pouco estranha de Urls.

E por sua vez está estrutura padrão não é amigável para os motores de busca. Por esse motivo é bom realizar a configuração. A melhor opção é (nome do post).

Ao realizar está configuração que por sua vez é muito simples e muito importante para as técnicas de seo para WordPress. Assim você poderá incluir em sua url a palavra-chave de seu post.

E para realizar está configuração vá até o painel de seu web site, procure por Configurações / Links Permanentes, e escolha a opção Nome do Post.

Técnicas de Seo - Links Permanentes

Segue uma observação muito importante para que a sua estratégia de seo para WordPress não prejudique o seu site.

Caso você realize está alteração após já ter feito diversos posts em seu site ou blog, então será necessário fazer um redirecionamento 301 das Urls antigas para as novas.

Você pode fazer isto usando o plugin de seo Yoast, basta ir até seu painel, localizar o Yoast e verá uma opção chamada Redirecionamento.

Depois é só inserir a url antiga e a nova e ele fará o redirecionamento 301 para você em 1 clique. Se quiser também pode fazer usando o plugin (Redirection).




Adicionar o Seu Site Ao Google Search Console:

Usar a ferramenta gratuita do Google Search Console não pode ficar de fora de suas técnicas de seo para WordPress jamais. Ela vai te mostrar como anda o desempenho de seu site e também te alertará sobre possíveis erros.

Então para adicionar o seu web site WordPress ao Google Search Console é muito simples e rápido. Basta procurar no Google por: Google Search Console, e efetuar o login com seu Gmail.

Após feito isto é clicar em Adicionar Propriedade e inserir a url do seu site, que no caso é o seu Domínio. Nossa recomendação é que insira a Url no (Prefixo de Url). Está por sua vez é a opção mais simples e rápida para adicionar um site ao Google.

Seo WordPress - Adicionar propriedade do site no Google Search Console

Então agora clique em Adicionar, e você será redirecionado para uma tela na qual necessitará efetuar a confirmação de sua propriedade do seu site.

Existem diversas maneiras de fazer a verificação, mas a que mostrarei aqui é com toda certeza o jeito mais fácil, rápido e simples. Então escolha o Método Alternativo, e logo à seguir escolha a opção TAG HTML.

Google Search Console - Tag Html

Copie o código de verificação e vá até o painel de seu site, encontre o seu plugin de seo Yoast, e na parte de Ferramentas para Webmasters cole o código do Google, e em seguida clique em salvar alterações.

Código Html

Isso fará com que o código Html do Google vá para o cabeçalho do seu site, que também é conhecido como Header. Esse é o local correto que o código deve ficar. Depois é só retornar ao painel do Search Console e clicar em verificar.

Pronto o seu site agora já está verificado, então agora é só você enviar o Sitemap para finalizar este processo, segue imagem de exemplo logo abaixo. O Sitemap você encontrará também no plugin de seo em:  Seo / Geral / Recursos / XML Sitemaps.

Wordpress - Sitemap

Técnicas de Seo Para WordPress: Integrando Seu Site ao Google Analytics:

Para a sua estratégia de seo para WordPress ficar ainda melhor é de extrema importância fazer a integração do seu site com o Analytics do Google.

Além da ferramenta ser totalmente gratuita, ela irá mostrar o desempenho completo do seo de seu site, além de apresentar dados detalhados de todo o tráfego de seu site.

Fazer a configuração da sua conta do Google Analytics é muito simples também.

Pesquise em seu navegador por Google Analytics, efetue o login com seu Gmail, de preferência o mesmo e-mail que usou para confirmar a propriedade do site no Google Search Console.

Então basta seguir o passo a passo simples e direto que o Analytics irá te mostrar até você chegar no Código de Acompanhamento, que nada mais é que um código Java Script conforme modelo abaixo.

Código do Google Analytics

Dependendo do template WordPress que estiver usando, ele até pode ter uma opção nativa dele mesmo para você inserir o Código de Acompanhamento, que também é conhecido como (UA) Universal Analytics.

Mas se não tiver essa opção não tem problema, basta você instalar o plugin gratuito chamado Insert Headers and Footers.

Plugin Insert Headers and Footers

Basta ir em Configurações na barra lateral esquerda, localizar o plugin, então abra ele e vá até a seção Header (cabeçalho) e cole o código do Google Analytics conforme imagem abaixo e clique em salvar.

Adicionando código do Google Analytics no plugin Insert Headers and Footers

Prontinho, agora você já pode mensurar todo o seu tráfego visualizando diversas estatísticas do seu site, blog ou loja virtual.

Deixe Seu Site Otimizado Para Mobile:

O Google acaba de fazer um comunicado oficial informado que eles já começaram a realizar testes em seus índices de buscas para dispositivos móveis.

Isso significa que eles estão testando o desempenho e também as funcionalidades de seu conteúdo para celulares e tablets, ambos dispositivos móveis para determinar a sua classificação (nota).

Então em suas técnicas de seo para WordPress você não estiver usando um template (tema) que por sua vez prejudique quem esteja acessando o seu site através de dispositivos móveis. Corrija já este problema.

Escolha um bom tema que seja responsivo e confira o desempenho do seu web site para os dispositivos móveis. Pra isto é só acessar a página de teste de compatibilidade e digitar a sua url para ver o resultado.

Isso irá te fornecer uma análise bem detalhada de como anda o desempenho de sua versão mobile e também lhe mostrará algumas técnicas de seo para deixá-lo ainda melhor.

Turbine a Velocidade do Seu Site:

A velocidade do site sempre foi e sempre será de extrema importância, tanto é que um dos algorítimos do Google leva isto em consideração para classificá-lo melhor no posicionamento.

Mas hoje em dia está muito mais fácil transformar um site lento em um site rápido, é só seguir nossas recomendações logo abaixo:

Obtenha Uma Base Inicial:

Antes de começar a fazer a otimização da velocidade do site, primeiro você necessita realizar testes para saber como ele realmente está atualmente.

Por isso nossa recomendação é que você use a ferramenta GTMetrix e realize o teste de desempenho. Está ferramenta irá te fornecer uma análise completa do atual desempenho, daí basta ver o que precisar ser melhorado.

Hospedagem Sempre Atualizada:

Em muitos casos, uma configuração mal feita no servidor também pode afetar o desempenho do site causando lentidão. Por esse motivo é bom saber escolher muito bem qual empresa você deseja para hospedar seu site.

Nossa recomendação é que você utilize um VPS (Servidor Virtual Privado). Pois o seu site pode até iniciar bem pequeno, mas depois ele irá crescer e você precisará migrar seu site para uma hospedagem potente.

Hoje em dia existem Vps muito baratos e muito potentes. Saiba mais sobre clicando aqui.

Utilize Sempre Um Plugin de Cache:

Um bom plugin de cache jamais pode faltar em suas técnicas de seo para WordPress, pois ele irá gerar arquivos HTML estáticos, ao invés de gerar arquivos PHP que normalmente são necessários pra executar o WordPress.

Isso vai minimizar o número de solicitações entre o servidor e o navegador que o visitante do site estiver usando naquele momento. Que por sua vez irá diminuir drasticamente o tempo de carregamento das páginas do site.

Os plugins de cache mais usados no WordPress são: W3 Total Cache, WP Super Cache, WP Fastest Cache, Hyper Cache, Comet Cache, Cachify e o Simple Cache.

O recomendado mesmo é o Wp Rocket, ele é um plugin de cache pago, porém é o mais poderoso de todos e conta com funcionalidades incríveis que nenhum outro oferece.

Otimize Suas Imagens:

Obviamente que você está usando imagens em seu blog ou site, então elas também precisam estar muito bem otimizadas.

Otimize suas imagens seguindo nossa orientação logo abaixo:

  1. Antes de fazer o upload da imagem para o WordPress, é sempre bom reduzir o tamanho dos arquivos. E para isso você pode usar uma ferramenta gratuita chamada TinyPNG;
  2. Procure fazer um redimensionamento antes de subi-las para o site;
  3. Utilize um plugin para comprimir e otimizar as suas imagens ainda mais, como por exemplo o Imagify. Que além de comprimir ira transformar ela em um arquivo Webp, ideal para a web;
  4. Procure também usar imagens de bancos de imagens grátis, e também do Google imagens pesquisa, pois elas tem muito mais qualidade.

Corrija Links Quebrados:

Não sei se esse é o seu caso, mas ter links quebrados no seu site não é nada bom. Nem para os visitantes e nem para o seu ranqueamento nos mecanismos de busca.

Os links quebrados tornaram ainda mais difícil o rastreamento dos robôs do Google. Porém existe uma maneira bem rápida e simples de procurar links quebrados e arrumá-los.

Basta usar o plugin Broken Link Checker. Ele irá varrer o seu site por completo e encontrar todos os links quebrados e listá-los pra você, depois é só fazer a correção.

Se quiser pode até remover o plugin após o uso, mas instale-o de vez em quando para procurar links quebrados para você.

Foque Em Apenas Uma Palavra-chave Por Post:

Está é uma técnica de seo para WordPress muito valiosa, as palavras-chaves te um papel fundamental e de extrema importância no seo.

Por isso sempre que estiver escrevendo um novo artigo para postar no seu blog ou site, foque em uma palavra-chave para esse conteúdo.

Confira algumas recomendações e dicas para uma melhor otimização da palavra escolhida:

  • Utilize a palavra-chave principal no título (h1) e também nos subtítulos (h2,h3) mas cuidado para não otimizar demais o seu conteúdo;
  • Insira a palavra-chave foco logo primeiro parágrafo de seu texto, e seu possível na primeira linha;
  • Coloque também a sua palavra principal na url de seu post, e também em sua meta descrição;
  • Procure fazer uma boa distribuição de sua palavra-chave ao longo de seu texto, de forma natural, mas não exagere na otimização. Use também a semântica e sinônimos.

O plugin de seo Yoast irá facilitar está tarefa em sua estratégia de seo para WordPress. Pois sempre que estiver escrevendo um artigo, você terá de preencher uma campo chamado (Frase-chave de foco).

E enquanto escreve o artigo o Yoast por sua vez estará analisando o seu texto ajudando-o na otimização.

Técnicas de seo - palavras-chaves

Você vai receber muitas dicas de técnicas de seo que irão ajudar a melhorar o sua otimização, e com isto aumentará a sua chance de ser melhor classificado nos resultados das pesquisas orgânicas.

Crie Conteúdo de Qualidade:

Não sei se você sabe disso, mas a verdade é que o Google adora conteúdo de qualidade. Basta dar uma olhadinha rápida nos 10 primeiros resultados da primeira página.

Todos os conteúdo sem exceção tem dois pontos super importantes, que são eles:

  • O conteúdo possui alta qualidade e é longo;
  • O conteúdo cumpre a intenção da pesquisa.

Um conteúdo comprido e bem escrito é excelente, mas você talvez não saiba qual é a intenção da pesquisa. Então tenha isso em mente: a intenção da busca é a intenção que está por trás da palavra-chave.

Quando você estiver criando conteúdo, faça uma pesquisa e veja o que está classificando melhor no momento, e procure é claro entender o porque aquele conteúdo está listado naquela posição.

Muitas vezes, um conteúdo é classificado pela força do domínio. Mas no entanto se cada site tiver autoridade semelhante, o conteúdo será o fator de desempate para uma melhor classificação.

Para que você tenha um melhor ponto de vista da palavra-chave e sobre o que os pesquisadores estão buscando, então faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  1. O pesquisador busca informações ou conteúdo sobre o produto?
  2. Eles querem algo mais profundo? Ou apenas uma rápida leitura?
  3. Por que o ranqueamento das páginas atuais?
  4. Que tipo de conteúdo irá responder melhor a palavra-chave?

Agora que já tem um melhor entendimento da palavra-chave, das páginas melhores classificadas e sobre o que o usuário está desejando em sua busca. Você já está preparado para criar conteúdos incríveis.

Crie Sempre Conteúdos Longos:

Como já mencionado a cima, um conteúdo longo consegue uma melhor classificação nos motores de busca.

Pesquisas e estudos recentes da Moz mostram que os conteúdos mais longos conseguem muito mais compartilhamento nas redes sociais e também conseguem mais backlinks, significando um melhor posicionamento.

Uma outra pesquisa também descobriu que a maior parte dos conteúdos que ocupam a primeira página dos resultados de pesquisa do Google possuem mais de 2000 palavras ou mais que isso.

Em suas técnicas de seo para WordPress isso não quer dizer que todos os seus posts necessariamente tem de atingir esse tamanho, mas claro que isso deve sim ser o seu foco.

Mas cuidado, pois isso significa que você não deve fiar enchendo linguiça com palavras inúteis e desnecessárias para tentar chegar a conteúdos com 2 mil palavras ou mais.

A dica é, procure se concentrar sempre na intenção da palavra-chave em sua estratégia de seo. Pois em alguns casos você pode escrever menos palavras e guardar suas energias para outros textos maiores quando precisar.




Procure Criar Conteúdos Atualizados Em Sua Técnica de Seo Para Wordpess:

O conteúdo atualizado é uma potente arma de tráfego, e por sua vez não deve ficar de fora de sua técnica de seo para WordPress em momento algum.

O conteúdo atualizado sempre terá mais relevância sobre os outros, pois ele não depende de informações que sejam oportunas.

Veja um exemplo simples para você entender melhor. Imagine uma postagem desse tipo: O guia definitivo para ranquear seu site, e imagine algo como: Saiba tudo sobre a atualização mais recente do algorítimo do Google.

Veja que o primeiro exemplo terá relevância por um longo período de tempo, enquanto o segundo exemplo está totalmente baseado na informação em tempo real.

Isso não vai significar publicar o seu conteúdo uma única vez e esquece-lo pra sempre.

Ao contrário disso, você atualiza constantemente o conteúdo com a finalidade de refletir aspectos novos e que tem relevância ao seu tópico.

O conteúdo atualizado é valiosíssimo, pois jamais perderá a sua relevância. Então isso significa que você poderá compartilhar, divulgar e seletar backlinks para este conteúdo.

Esse tipo de conteúdo tende a permanecer nas posições mais altas dos rankings dos mecanismos de busca por longos anos.

É claro que um conteúdo assim é muito mais difícil para ser criado, mais os resultados serão satisfatórios por muitos e muitos anos.

Aponte Links Para Fontes De Qualidade e Autoridade:

Procure sempre fazer a conexão de seu artigo a uma fonte de qualidade, isso não irá prejudicar em nada o seu seo, pelo contrário irá ajudar.

Pois quando você aponta links para outros sites autoridade e de alta qualidade, você estará informando ao Google que aquele conteúdo vinculado ao seu são semelhantes.

E fazendo isso você está melhorando a experiência do visitante, fornecendo para eles muito mais informações importantes sobre o tópico.

Jamais deixe seu web site se tornar obsoleto na internet, pois compartilhar o link é sempre bom. Aponte links para fontes úteis, pois isso só tende a melhorar cada vez mais a sua credibilidade.

Agora que você já sabe que fazer o vínculo do link é importante, você precisa fazer isto da maneira correta.

Então para que você evite enviar o leitor pra fora do seu site, é necessário que os links externos sejam abertos em uma nova janela, ou nova aba. E para realizar esse processo é muito simples, veja um exemplo abaixo:

Faça a Criação De Um Hiperlink:

Para fazer a criação de um hiperlink é muito simples, basta destacar alguma parte de seu texto cujo queira vincular o link e clicar no botão hiperlink conforme imagem abaixo.

Criando hiperlink

Altere As Opções de Abertura De Links:

Uma pequena caixa de texto irá aparecer para você, então em seguida basta marcar a opção (abrir link em nova aba).

Abrir hiperlink em nova aba ou janela

Por vez, sempre que um visitante clicar no link, ele vai ser aberto em outra janela. E o seu site continuará aberto.

Use a Linkagem Interna De Conteúdo:

A linkagem interna do conteúdo do seu site é de extrema importância e não deve ficar de fora de sua estratégia de seo para WordPress. Aplique-a sempre que puder.

Está técnica de seo é muito poderosa e simples de ser aplicada, além de trazer inúmeras vantagens para seu projeto, assim como:

  • A linkagem interna faz com que os robôs do Google consigam rastrear o seu site com muito mais facilidade;
  • Se caso o seu conteúdo não estiver recebendo links de outros sites, nesse caso a linkagem interna o fará;
  • Com está técnica de seo você estará auxiliando o Google a entender melhor o contexto do conteúdo de sua página ou post utilizando um hiperlink relacionado;
  • Dessa forma você conseguirá também fazer com que os visitantes permaneçam mais tempo no site, visitando e lendo outros conteúdos. Assim reduzirá sua taxa de rejeição.

A plataforma WordPress facilita muito a linkagem interna entre conteúdos. Sempre que estiver escrevendo um post, basta destacar a parte do texto que deseja linkar e clicar no botão de hiperlink.

Daí é só selecionar o ícone, conforme já mostramos como fazer no tópico anterior de criação de hiperlinks. Que será mostrada suas opções de links.

Linkagem interna entre conteúdos

Na pequena janela que se abriu onde diz (Cole o URL ou digite para pesquisar), então é só digitar o termo ou a palavra desejada de artigos que você já publicou e queira fazer a linkagem e clicar sobre ele.

Linkagem interna entre posts e artigos

Observação importante: neste caso de linkagem interna entre conteúdos não selecione a opção de abrir o link em nova aba. Isto aplica-se apenas para hiperlinks de outros sites que não pertencem ao seu ok.

Otimizar Sua Página e Também Seus Títulos De Posts:

A tag do seu título é a sua tag mais importante do seu site. É ela que vai informar ao Google sobre o que é a sua página e por sua vez irá influenciar os leitores a acessar seu site, blog ou sua loja virtual.

Vamos a um exemplo mais simples. A tag de título é o nome da sua página ou de seu post (artigo).

Siga atentamente nossas orientações abaixo e otimize ainda mais a tag de seus títulos. Técnica de seo para WordPress indispensável e que não pode deixar de ser aplicada. Segue as técnicas:

  1. Sempre coloque sua palavra-chave principal no título, se possível for coloque no início;
  2. Procure criar uma tag que tenha no máximo 60 caracteres, assim ela será mostrada por inteiro nos resultados das pesquisas;
  3. Elabore um título chamativo que faça com que as pessoas tenham interesse em clicar nela. Isto aumentará sua taxa de cliques (CTR).

Criar uma tag de título super otimizada e clicável é extremamente simples de fazer. E se você estiver usando o plugin de seo Yoast que recomendamos será mais fácil ainda.

Então para alterar sua tag de título (caso já tenha postado o conteúdo) ou então para criar uma tag de título nova (caso ainda irá criar o post). Entre na sua postagem e role até o fim dela.

Lá você encontrará uma seção chamada (Prévia de Amostra). Assim como na imagem abaixo. E é nesses campos que você irá preencher a sua tag de título de seo e deixá-la otimizada para os mecanismos de busca.

Criar tag de título

Otimizar Tags Do Cabeçalho:

Para melhorar ainda mais as suas técnicas de seo para WordPress é importante também que otimize a sua tag de cabeçalho. Pois são elas que dirão ao robô do que se trata o seu conteúdo.

É essencial utilizar estás tags em todo o seu conteúdo, desse forma ele ficará muito mais legível e otimizado para os motores de busca.

Você deve ter apenas uma única tag H1 em seus posts, que seria a tag de cabeçalho. E em seguida dividir os subtítulos por hierarquia entre: H2, H3, H4 até H6. Mas geralmente usa-se até H3.

A sua tag H1 será o título principal de seu post ou página, ela será o cabeçalho principal. Por esse motivo é importante inserir a sua palavra-chave foco ali.

E para o resto de todas as suas tags de cabeçalhos (subtítulos) procure usar uma variação da sua palavra-chave como segmentação de semântica. Se possível for.

Apenas faça isto se fizer sentido, pois as técnicas de seo para WordPress não são tudo. É necessário pensar também na boa experiência do usuário que vai ler o texto.

Dentro do próprio editor de textos do WordPress, você poderá de forma simples e fácil adicionar suas tags de cabeçalho como mostrado na imagem logo abaixo.

Criar tag de cabeçalho

Utilize Urls Curtas:

Quando o assunto é Url, então quanto menor ela for, melhor. Tente fazer o possível para deixar suas urls curtas. E para que não mostrem diretórios ou categorias também.

Inclua em sua url apenas a sua palavra-chave foco e livre-se de todo o restante. O WordPress por padrão pega o título H1 (cabeçalho) e faz dela sua url. Mas você deve mudar isso deixando somente a palavra-chave.

Claro que usar uma url longa não vai prejudicar o seu posicionamento, mas isso pode fazer com que a sua url fique muito longa e quebrada. Parecendo um link de spam. O que vai diminuir sua taxa de cliques (CTR).

Caso você já tenha alterado os seus links permanentes como ensinamos em um de nossos tópicos desse artigo, isso vai ajudá-lo a ter um controle maior de sua estrutura de urls.

Siga essa orientação abaixo para criar urls amigáveis para os mecanismos de busca:

  • Procure usar um url curto sempre que for possível;
  • Insira sempre a sua palavra-chave foco na sua url;
  • Faça uma boa combinação de títulos e urls;
  • Deixe suas urls legíveis para as pessoas;
  • Evitar ao máximo que puder mostrar categorias, pastas e diretórios em suas urls.

Com as técnicas de seo para WordPress mencionadas acima, ficará muito mais fácil e simples editar as suas urls de seu site ou blog. É só clicar no botar editar como mostra o modelo abaixo e fazer a edição.

Como criar url curto

Otimizar a Meta Descrição:

A meta descrição nada mais é do que aquele texto em cinza que aparece embaixo dos links azuis quando você efetua uma pesquisa no Google.

Ela por sua vez não tem ligação direta com o fator de posicionamento, mas com toda certeza irá ajudar a melhorar a o CTR, que é a taxa de cliques.

Ter uma meta descrição bem preenchida e bem atrativa com toda certeza vai chamar a atenção do pesquisador a um possível clique em seu post. Em vez de clicar em outros resultados mostrados na pesquisa.

É simples de entender, se você tiver uma taxa alta de CTR, então o Google irá considerar que a sua página pode ser muito mais relevante que as outras, podendo sim melhorar o seu ranking.

Para fazer a otimização de sua meta descrição também é fácil, é só implementar as técnicas de seo para WordPress mencionadas abaixo:

  • Coloque a sua palavra-chave em sua meta descrição, pois o Google irá destacá-la em negrito. O que chamará mais atenção ainda de quem está realizando a pesquisa.
  • Imagine a sua meta descrição como um anúncio patrocinado, onde você estará usando da persuasão para o pesquisador clicar nela e não em outros posts de outros sites.

Otimizar a meta descrição

Você realiza está configuração facilmente no mesmo campo usado para configurar os títulos de páginas e posts mencionados um pouco acima.

Esquema de Marcação: Por Quê Incluir?

Você já deve ter ouvido ou lido em outro artigo o nome Schema Markup que significa esquema de marcação. E até mesmo já possa ter visto ele em ação mas não sabia o que era.

Trata-se de um código adicional que auxilia os mecanismos de pesquisa a fornecer dados pros seus usuários.

Quando você implanta está marcação em seu site, você torna as suas listagens de motores de busca muito mais atraentes. E isso poderá elevar seu CTR e trazer muito mais tráfego para seu web site.

Alguns temas WordPress já tem esse esquema implantado, como é o caso do tema que usamos nesse blog onde você está lendo esse artigo agora. O tema se chama OceanWp e nós o recomendamos muito.

Para saber se seu site já conta com um esquema de marcação, realize o teste nesta ferramenta clicando aqui. É uma ferramenta gratuita do próprio Google.

E caso você ainda não tenha o Schema Markup implementado, é só adicionar o plugin Schema acessando aqui. É um plugin gratuito e de fácil configuração. Praticamente fará a configuração automática em seu site.

Não deixe está técnica de seo para WordPress de fora, pois ela é muito importante.

Otimizando o Site Para o Google Serp:

É muito bem provável que você já tenha visto caixas que aparecem na parte de cima dos resultados das pesquisas do Google. Se ainda não viu, elas são assim:

Google Serp

Muito conhecida como posição zero, para você receber muito mais tráfego e cliques.

Mas se o seu site já estiver ocupando posições na primeira página dos resultados, então obter dessa posição fornecerá para você duas listagem diferentes nos resultados das pesquisas.

Até hoje não existe nenhuma forma que comprove como conseguir o tão desejado primeiro lugar, mas as técnicas de seo para WordPress com toda certeza aumentarão suas chances, que são elas:

  1. Fazer a implementação da marcação de esquema (Schema Markup) em seu site;
  2. Responder a pergunta contida na palavra-chave no começo de seu post;
  3. Formatar a sua resposta em formato de uma listagem ordenada ou não ordenada.




Otimizando Suas Imagens Para os Motores de Busca:

Utilizar boas imagens em seus artigos com toda certeza faz parte das técnicas de seo para WordPress, pois ela criará uma experiência de leitura muito melhor.

Além de ajudar a manter os visitantes mais envolvidos com seu conteúdo, também irá proporcionar impressões positivas do desempenho do site.

Mas não basta apenas inserir imagens, você precisa otimizá-las com intuito de melhorar ainda mais suas estratégias de seo.

São apenas 3 ingredientes que você vai usar para otimizar melhor as suas imagens, segue exemplo:

O Texto do Título da Imagem do Post:

Não sei se você sabe, mas o título da imagem não é rastreado pelos mecanismos de pesquisa, mas é um fator muito importante para a experiência do visitante.

Quando o usuário passa por cima da imagem do conteúdo, então aparece para ele o texto do título da imagem.

E para realizar a alteração do texto do título de sua imagem é muito simples, fácil e rápido. Vá até o editor de posts, onde você inseriu a imagem.

Então basta clicar sobre a imagem, e em seguida de mais clique no ícone de lápis, que por sua vez irá abrir o editor de imagens. Segue exemplo abaixo.

Texto do título da imagem

Um pouquinho pra baixo em detalhes da imagem você verá uma opção com o nome (Opções avançadas). É neste campo que você vai inserir o título da imagem. Segue modelo logo abaixo.

Texto do título da imagem - opções avançadas

Texto Alternativo da Imagem:

O atributo (alt text) ou texto alternativo de sua imagem vai fornecer um indicador para o robô do Google sobre o que é sua postagem.

Então na primeira imagem de seu artigo, você sempre deve inserir o texto contando sua palavra-chave principal. E para as outras imagens de seu post, procure usar palavras-chaves relacionadas a elas usando variações, ou então descreva a imagem.

Para fazer a alteração do texto alternativo da sua imagem, siga o passo a passo anterior mostrado acima. E mais uma vez clique em cima da imagem e em seguida clique no lápis que irá abrir a opção de edição.

Procure o campo denominado (Alt text), ou texto alternativo, e ali você vai inserir sua palavra-chave principal, ou uma palavra-chave relacionada a sua imagem. Exemplo abaixo:

Texto alternativo da imagem

Otimizar o Nome do Arquivo da Imagem:

O nome do arquivo de uma imagem pode e vai ajudar a classificar a sua imagem nas pesquisas de imagens do Google. O que poderá resultar em muito mais tráfego para o seu web site.

Porém a grande maioria dos nomes dos arquivos de imagens são confusas ou longas de mais, além de não estar relacionada com o tópico de seu artigo.

Por isso sempre antes de enviar (fazer o upload) de uma imagem para o seu WordPress, renomeie a sua imagem com sua palavra-chave foco que está segmentando em seu conteúdo.

E outro detalhe importante para suas técnicas de seo para WordPress são: caso você esteja utilizando diversas palavras em seu nome de arquivo, procure dividi-las com um hífen. Pois o Google lê hifens como sendo um espaço.

Deixando os Links Como Nofollow e Sponsored:

Caso você trabalhe como afiliado na internet, que é uma excelente forma de ganhar dinheiro em casa trabalhando honestamente, com certeza o seu site usa links de afiliados para rastrear suas comissões indicando produtos.

No entanto utilizar muito desses links em seu blog ou site é desaprovado pelo Google. Então se este for o seu caso, poderá facilmente camuflá-los e garantir que eles não sejam seguidos pelo mecanismo de busca.

Para isso é só você instalar um plugin de redirecionamento de links chamado Pretty Links, que é gratuito.

Ele é um plugin muito usado e útil, e que vai te fornecer uma url única e exclusiva contendo os seguintes atributos: Nofollow (não seguir) e Sponsored (patrocinado) em todos os seus links de afiliado.

Este plugin também oferece um rastreamento para você saber a quantidade de cliques que está recebendo em seus links.

E para instalar esse plugin gratuito é muito fácil, vá até a aba Plugins / Adicionar novo e pesquisar por Shortlinks by Pretty Links – Best WordPress Link Tracking Plugin.

Plugin Pretty links

Pronto, encontrado o plugin é só clicar em instalar e ativar. Em seguida vá até Pretty Link / Options (opções) que está na barra lateral esquerda de seu painel.

E para você estar realizando a configuração e deixar todos os seu link de afiliados como Nofollow e Sponsored é muito fácil.

Basta verificar as duas opções de configuração que são: Enable No Follow e Enable Sponsored, marque elas e pronto. Seu plugin está configurado e agora você dentro das normas exigidas pelo Google.

Após realizar está configuração é só começar a criar os seus links na opção Adicionar novo link.

Está também é uma excelente técnica de seo para WordPress, pois deixará o seu site em conformidade com o buscador.

Como deixar links como Nofollow e Sponsored

Deixe Seu Site Mais Seguro Adicionando Um Certificado de Segurança SSL – HTTPS:

O SSL Certificado de Segurança (Secure Scokets Layers) conhecido também como HTTPS tornou-se um item obrigatório em seu web site desde julho de 2018.

Ele é oficialmente um fator importante de classificação de seu posicionamento nas rankings dos índices dos resultados de pesquisa. Além de deixar seu site seguro, irá ajudar a melhorar o posicionamento.

Então já que ele é um fator importante com certeza deve fazer parte de suas técnicas de seo para WordPress.

O certificado SSL irá permitir que o navegador realize uma conexão segura com qualquer site no qual você estiver conectado. E também vai criptografar todos os dados enviados entre eles.

Para instalar um certificado de segurança SSL – HTTPS em seu web site é muito simples:

  • Entre em contato com sua hospedagem atual. Com toda certeza eles tem um certificado para te vender;
  • Compre um SSL de comando Let’s Encrypt;
  • Instale o certificado;
  • Verifique se está em funcionamento. Se estiver funcionando corretamente aparecerá um CADEADO no começo de sua url.

Https - Certificado de segurança ssl

Construa Backlinks Para Melhorar Seu Linkbuilding:

Os backlinks estão ente os principais fatores no posicionamento de um site, por esse motivo eles jamais devem ficar de fora de suas estratégias de seo para WordPress.

Por esse motivo quanto mais links de sites autoridade você tiver apontando para o seu site melhor serão as suas chances de estar bem posicionado nos resultados das pesquisas orgânicas.

Tenha em mente que este não é um post que iremos ensinar a você como criar e conseguir backlinks de alta qualidade, pois seria até mesmo impossível falar sobre todas as estratégias detalhadamente aqui.

Mas segue algumas dicas para te orientar sobre o assunto e ajudar você a conseguir backlinks:

  • Crie sempre conteúdos de alta qualidade, pois isto irá fazer com que outros sites e blogs apontem links para você;
  • Procure escrever artigos em outros blogs como convidado e assim poderá linkar com o seu;
  • Backlinks internos também são backlinks (mencionamos isso no tópico de linkagem interna);
  • Fazer comentários em outros blogs do mesmo nicho que o seu;
  • Criar perfis nas redes sociais comuns que já existem e também nas redes sociais novas que muitos ainda desconhecem para divulgar o seu conteúdo que também é uma forma de conseguir backlinks;
  • Use ferramentas de análises e sites para pesquisar seus concorrentes e ver como eles estão construindo backlinks.

Backlinks - Linkbuilding

Faça o Monitoramento De Seu Perfil De Backlinks:

Ao fazer o monitoramento de seus backlinks, você poderá ver se os seus esforços de Seo-Off Page estão surtindo efeito em seu projeto.

Os backlinks externos então entre os fatores mais importantes de classificação dos rankings, e por esse motivo é um item que requer verificação frequente.

Ver uma crescente no número de sites apontando links para você com certeza é excelente. Mas tenha em mente que não é apenas a quantidade de links que interessa, e sim a qualidade dos mesmos.

Por isso conseguir backlinks de sites autoridades é mais que fundamental para as suas técnicas de seo para WordPress terem o sucesso que você tanto deseja.

Hoje em dia existem muitas ferramentas disponíveis para você fazer o monitoramento de seu perfil de backlinks. Uma das mais usadas é o aHrefs.

Ela vai te fornecer em detalhes a quantidade e a qualidade de sites que apontam para você, a quantidade de domínios de referência e muito mais.

A ferramenta é paga e você poderá testá-la por 7 dias pagando uma pequena taxa de $7 dólares, e o seu plano mensal inicia com o valor de $99 dólares. Mas com toda certeza vale cada centavo.

Force o Robô Do Google a Rastrear e Indexar o Seu Site Rapidamente:

O seu web site é rastreado de acordo com a sua frequência de publicações de novos artigos. Mas há uma maneira para fazer com que o robô de rastreamento indexe ele no índice de pesquisa muito mais rápido.

É só você ir até o Google Search Console e na canto superior esquerdo verá uma opção chamada (Inspeção de Urls). Basta clicar nesta opção e inserir a url do artigo que acabou de publicar e dar um enter, ou clicar em Testar o Url Publicado.

O Google irá fazer uma rápida verificação em sua url e depois basta clicar no botão (Solicitar Indexação). Pronto seu url será enviado a uma fila e logo vai estar indexado no índice de pesquisas.

Lógico que isto não acontece assim tão rápido quanto você esteja imaginando, mas é muito melhor fazer isso do que esperar a indexação de forma natural que pode levar dias.

Force o robo do Google a rastrear e indexar o site

Palavras-chaves De Calda Longa:

Dependendo do seu nicho de atuação, classificar sua página entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa para certas palavras-chave pode sim ser muito difícil.

Muitas dessas posições foram conquistadas por sites mais antigos e com conteúdos que por sua vez foram otimizados por um longo período de tempo. Isto sem falar no excelente perfil de backlinks que os ajuda ainda mais.

Nesse caso, você precisará pensar de uma forma diferente a sua estratégia e continuar seguindo segmentando palavras-chave menores.

Elas são denominadas como Long Tail Keyword, que são conhecidas como palavras-chave de cauda longa. Em um exemplo simples tente entender o que um pesquisador procura antes de realizar a compra do produto.

Após isso, utilize uma ferramenta como o KWFinder para conseguir uma estimativa da dificuldade de posicionar e do volume de buscas mensais que a palavra tem.

Liste todas as opções que oferecem o maior potencial e daí sim publique seu artigo enquanto aplica todas as técnicas de seo para WordPress citadas nesse nosso conteúdo.

Isso vai trazer um fluxo muito maior de tráfego qualificado para o seu site.

Conclusão:

Viu só quanta coisa você tem de levar em consideração para otimizar um site para os mecanismos de busca.

Esperamos de coração que esse artigo sobre as melhores técnicas de seo para WordPress tenha sido muito útil para você. E que você aplique essas estratégias em seus projetos e comece hoje mesmo a otimizar o seu site.

O Seo é um trabalho de longo prazo, lembre-se sempre disso. Então quanto maior o seu esforço, mais resultados você terá. E claro que eles viram com o tempo.

Ficamos por aqui, e jamais deixe de aplicar essas técnicas de seo para WordPress em seus projetos, sucesso e até o próximo post 🙂

 

Leia também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.